Transporte
Mato Grosso é segundo estado do país que mais apreendeu cocaína em 2024, aponta Mapa da Segurança Pública

Sesp-MT
Mato Grosso subiu para a segunda colocação entre os estados brasileiros que mais apreenderam cocaína em 2024, segundo dados do Mapa da Segurança Pública de 2025, divulgado pelo Ministério da Justiça nesta quarta-feira (11.6).
Conforme dados do mapa, as ações das forças de segurança estaduais apreenderam 23,6 toneladas de cloridrato de cocaína e de pasta base de cocaína. O total representa um aumento de 3,8 toneladas em relação a 2023, quando Mato Grosso apreendeu 19,8 toneladas.
Mato Grosso ficou atrás apenas de São Paulo, que retirou 47,9 toneladas de circulação. Na edição do mapa de 2023, o estado mato-grossense despontou em terceiro lugar, com 19,8 toneladas de cocaína apreendida.
O Mapa da Segurança Pública apontou também que Mato Grosso ficou na oitava colocação entre os estados que mais apreenderam maconha no ano passado. No total, foram 17,6 toneladas.
Somando cocaína e maconha, as apreensões representam um volume total de 41,2 toneladas de entorpecente, o que significa um prejuízo estimado em R$ 554 milhões às facções criminosas. O volume é 57% maior do que foi apreendido em 2023, quando 26,2 toneladas de drogas foram retiradas de circulação.
Para o secretário adjunto de Integração Operacional (Saiop), coronel PM Fernando Augustinho, os estudos divulgados reconhecem os esforços do Governo de Mato Grosso no combate ao tráfico de drogas e às ações das facções criminosas, que têm sido o foco da atual gestão.
“O aumento das apreensões demonstra os esforços do Estado no combate às facções criminosas e ao tráfico. Outro exemplo de dedicação do Estado contra o crime é o programa Tolerância Zero, que vem reduzindo crimes e aumentando ainda mais as apreensões de drogas. O tráfico é o pilar financeiro dos grupos criminosos. Quando conseguimos apreender, estamos quebrando um ciclo financeiro das facções criminosas, descapitalizando o crime e, consequentemente, contribuindo para a redução dos índices de criminalidade”, concluiu.
Leia também:
Índices de roubos caem em até 37% com Programa Tolerância Zero contra Facções Criminosas
Índice de homicídios dolosos reduz 30% em Mato Grosso com Programa Tolerância Zero
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Sete são presos durante operação contra caça ilegal em Mato Grosso

PMMT
A Polícia Civil de Ribeirão Cascalheira (780 km de Cuiabá) deflagrou, ontem, a Operação Primorosa, para inibir a caça ilegal noturna na cidade. A ação resultou na prisão de sete pessoas por crimes de trânsito e porte ilegal de arma de fogo.
A operação ocorreu durante o fim de semana de lua cheia, período em que, segundo o delegado Diogo Jobane, a prática ilegal da caça noturna costuma se intensificar em áreas rurais da região. Foram montadas barreiras na Curva da Macaca, ponto que dá acesso ao Assentamento Primoroso, à comunidade Piabanha e ao rio das Mortes, áreas frequentemente usadas como rotas clandestinas por caçadores e infratores ambientais.
Durante a fiscalização, quatro motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool, um deles com índice de 1.2 miligramas por litro no etilômetro, quase quatro vezes acima do permitido por lei.
Também foram presos três homens por porte ilegal de arma de fogo. Dois dos detidos, um de Querência e outro de Ribeirão Cascalheira, estavam com armas, mesmo tendo apenas o registro de posse, o que não autoriza o transporte fora do ambiente residencial.
Um terceiro suspeito, que possuía porte legal, estava com um revólver calibre .357 em desacordo com as regras previstas: a arma estava carregada, com munições no mesmo compartimento e fora do horário e trajeto autorizados pela guia de tráfego.
A Polícia Civil informou que continua monitorando a região.
Só Notícias
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Carga de madeireira irregular carregada em Sinop é apreendida pela PRF

foto: assessoria
A equipe da Polícia Rodoviária Federal apreendeu 51 m³ de madeira serrada transportada ilegalmente hoje de madrugada, no km 211 da BR-364, em Rondonópolis (218 km de Cuiabá).
A abordagem ocorreu por volta da uma hora, quando os policiais rodoviários federais verificaram que o veículo transportava um volume de madeira acima do permitido pela Guia Florestal.
A carga foi carregada em Sinop com destino a São José do Rio Preto (SP), segundo informou a assessoria da PF.
Redação Só Notícias
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Notícias
Motociclista morre em acidente em avenida de Sinop; 3ª vítima em 3 dias

fotos: Só Notícias/Fabiano Marques
O jovem identificado como Hayran Fellipe Campos Severo da Silva, de 18 anos, faleceu, há pouco, em acidente no cruzamento da avenida das Figueiras com a rua Roma, próximo ao bairro Jardim Itália 3. O Corpo de Bombeiros esteve no local, constatou o óbito do jovem e prestou atendimento médico ao garupa da motocicleta, de 19 anos, que sofreu ferimentos na perna.
O sargento Mauro, da Polícia Militar, relatou que a vítima conduzia uma Honda Twister 250 quando houve a colisão com o caminhão betoneira. “A moto seguia pela avenida das Figueiras. Na rua Roma, um caminhão que carregava o concreto fazia o contorno. Segundo uma das vítimas que sobreviveu, falou que ele (Hayran) seguia pela Figueiras e, quando visualizou o caminhão, reduziu a velocidade, mas mesmo assim sem tempo hábil para evitar o choque”, explicou.
Uma câmera de segurança registrou a batida seguida de atropelamento da vítima. Terceiros ainda tentaram acenar para o condutor do caminhão, que não parou no local.
A Politec foi acionada para perícia e apontará a causa e dinâmica do acidente, enquanto a Polícia Civil investigará as responsabilidades do acidente.
Ele é a terceira vítima fatal em acidentes de trânsito nos últimos 3 dias. Conforme Só Notícias já informou, Alexandre Meyer faleceu logo após o acidente envolvendo duas motos, ontem à noite, na avenida São Francisco. Na sexta, uma jovem foi atropelada por carreta perto do quartel dos bombeiros.
Só Notícias/Wellinton Cunha
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-
Agronegócio7 dias atrás
Mato Grosso deve colher safra recorde de milho, mas setor teme prejuízos
-
Notícias5 dias atrás
Vitivinicultura – Tecnologia de Aplicação de agroquímicos em uva foi tema de encontro entre cooperativas vinícolas do RS e CEA-IAC
-
Notícias6 dias atrás
Casos de raiva em morcegos ‘acendem’ alerta no DF
-
Pecuária5 dias atrás
Acrimat alerta para impacto de possível taxação da carne bovina nos EUA
-
Meio Ambiente5 dias atrás
Reflorestar neutraliza contrato com crédito de carbono
-
Agronegócio5 dias atrás
Encontro reúne produtores de frutas no Paraná
-
Agronegócio5 dias atrás
Menor demanda de tilápia pressiona cotações em junho
-
Agronegócio5 dias atrás
Famato alerta para impacto da tarifa de Trump e cobra reação firme do Brasil