Conecte-se Conosco

Mato Grosso

Deputado contribui com lei sobre mudanças climáticas, os efeitos nos recursos naturais e vida das pessoas

Publicado

em

Foto: Diogo Palomares/Assessoria

O deputado Dr. Eugênio de Paiva (PSB) é autor da lei que contribui com a legislação sobre a Políticas Estadual de Mudanças Climáticas em Mato Grosso. Trata-se da Lei Complementar 777/2023, cujo assunto é debatido nesta semana do meio ambiente.

O Deputado do Araguaia enumera no ordenamento 12 iniciativas para serem aplicadas como objetivos específicos para minimizar e mitigar as mudanças climáticas em Mato Grosso. A Lei Complementar 582/2017 institui a política estadual sobre o tema.

“Elaboramos leis com foco no social para beneficiar a população, e ao mesmo tempo para orientar e estabelecer novos padrões de conscientização e atitude concreta das pessoas na questão da sustentabilidade e recursos naturais”, afirma Dr. Eugênio.

“Por isso enumeramos as iniciativas que podem ser colocadas em prática pela sociedade sobre esse assunto mudanças climáticas. E é oportuno debater isso na semana do meio ambiente, que requer essa reflexão e uma nova prática de todos nós quanto à questão ambiental”, argumenta o deputado.

“É necessário esse debate e busca de soluções já inseridas na lei diante do extremo calor recente em Mato Grosso e a tragédia dos nossos irmãos no Rio Grande do Sul”, diz.

Publicidade

Em sua contribuição, como autor da Lei Complementar 777/2023, o parlamentar lista as ações da sociedade civil, instituições, governos e a iniciativa privada para impactar o mínimo possível o ambiente e conservar os recursos naturais.

Água e floresta

Entre as iniciativas fixadas na lei do Dr. Eugênio estão: na “agricultura e atividades extrativas, adaptando a produção a novos padrões de clima e disponibilidade hídrica, reduzindo emissões de gases de efeito estufa por meio da racionalização do uso do solo rural e dos recursos naturais”

“Utilização de áreas degradas sem comprometer o Cerrado e outros ecossistemas naturais, controlando queimadas e incêndios, prevenindo formação de erosões, protegendo nascentes e fragmentos florestais, recompondo corredores de biodiversidade”.

Assim como, outra iniciativa, por exemplo, na “pecuária, reduzindo a emissão de metano pela fermentação em animais e a pressão dessas atividades sobre florestas e outros ecossistemas naturais”, destaca a Lei Complementar 777/2023 do Dr. Eugênio.

Publicidade

Energia renovável

Outra iniciativa alterada pela Lei Complementar do deputado foi o “uso de combustíveis mais limpos e energias renováveis, notadamente a solar, bioenergia e eólica”. Além de iniciativa sobre “conservação de energia, com estímulo à eficiência na produção e uso final das mercadorias”.

Da mesma forma, a legislação estabelece minimizar o “consumo de combustíveis fósseis (como gasolina e diesel) na atividade mineradora, para evitar o assoreamento de rios, protegendo as encostas de morros e promovendo a recuperação vegetal”.

As iniciativas estabelecidas na lei contemplam também “responsabilidade pós-consumo, com uso de bens e materiais que tenham reuso ou reciclagem consolidados”.

Ainda nas iniciativas estabelecidas na alteração da Política Estadual de Mudanças Climáticas pelo Dr. Eugênio estão: na “construção civil, promover, em projetos próprios ou incentivando em projetos de terceiros, a habitação sustentável e de eficiência energética, redução de perdas, uso de materiais reciclados e de fontes alternativas e renováveis de energia”.

Publicidade

Objetivos

A Política Estadual de Mudanças Climáticas (Lei Complementar 582/2017) tem o objetivo de integrar esforço global de governos, sociedade civil, empresários e população para promover medidas que criem condições e adaptação aos impactos das mudanças no clima.

Também é objetivo contribuir na redução das emissões dos gases de efeito estufa (GEE), que provocam o aquecimento da atmosfera e aumento da temperatura.

A lei institui a política pública estadual com princípios, conceitos, diretrizes, objetivos gerais e específicos e cria o Sistema Estadual de Mudanças Climáticas, sua composição, competências da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), Fórum Mato-grossense e Municipais de Mudanças Climáticas e Defesa Civil.

A legislação determina ainda os instrumentos para a execução da Política Estadual de Mudanças Climáticas, como o Plano Estadual de Mudanças Climáticas e Fundo Estadual de Mudanças Climáticas.

Publicidade

Crédito da foto: Diogo Palomares

 

Redação/AguaBoaNews

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Governo conclui projeto de acessibilidade para pedestres no Complexo Viário do Tijucal

Publicado

em

Obras de acessibilidade no Complexo Viário do Tijucal

 

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) concluiu as obras de melhoria na acessibilidade do Complexo Viário do Tijucal, em Cuiabá. Entre as principais ações, está a instalação de uma passarela metálica para garantir que os pedestres possam atravessar o local em segurança.

O investimento na obra foi de R$ 3,8 milhões. Além da passarela, foi implantada uma rua marginal, para dar acesso aos comércios no entorno do complexo viário, que inclui um viaduto e uma trincheira.

A passarela está localizada justamente por cima da trincheira que é utilizada para ligar a Estrada do Moinho e a Avenida Fernando Côrrea da Costa. A ausência de um ponto para travessia de pedestres era uma reclamação constante no local.

Publicidade

Toda a passarela e o topo da trincheira também receberam guarda-corpos, uma proteção maior. A obra ainda contou com iluminação da passarela e seu entorno, assim como da via marginal.

Outras ações realizadas no local incluem a implantação de rampa de acesso para cadeirantes, drenagem das águas pluviais e melhoria na sinalização, tanto vertical quanto horizontal.

A obra do Complexo Viário do Tijucal foi planejada para a Copa do Mundo de 2014 e, apesar de ser utilizada pela população desde então, só foi finalizada pela atual gestão no fim de 2020.

A implantação de melhorias na acessibilidade atende um Termo de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministério Público do Estado.

Guilherme Blatt | Sinfra-MT

Publicidade

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Mato Grosso

Publicado

em

Foto: Assessoria

 

 

O vice-presidente do diretório regional do PSDB em Mato Grosso, Marcelo Maluf, destacou que as propostas do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União), são os motivos que levaram a legenda declarar apoio ao parlamentar na disputa pela Prefeitura de Cuiabá. Ele ressaltou que agora o momento é de união e o papel do partido será o de ajudar a levar o nome do pré-candidato e apresentar justamente estas propostas para a população.

“Por que chegamos ao consenso da candidatura do Botelho? Fomos procurados pelo Ludio e Abílio, mas as propostas deles não chegam nem perto das propostas do Botelho e foi isso que fez com que chegássemos a um consenso de que o Botelho é o mais preparado para administrar a capital”, afirmou o vice-presidente.

Publicidade

Botelho participou de uma reunião na noite dessa terça-feira com todos os 28 pré-candidatos a vereador por Cuiabá, na qual aproveitou para falar das suas propostas e também ouvir as demandas dos postulantes a um cargo no Legislativo. O parlamentar fez questão de conhecer todos os que irão disputar a eleição e destacou a importância da construção de um plano coletivo para Cuiabá.

Maluf então reforçou a importância dos pré-candidatos irem para a rua e falar com a população. “Agora nosso papel é viabilizar essa candidatura e também dos nossos pré-candidatos a vereadores e vamos dar todas as condições para que vocês possam gastar sola de sapato para ir para as ruas, apresentar propostas e convencer o eleitor”, declarou.

Dentre as demandas levadas pelos pré-candidatos estão demandas voltadas às mulheres, saúde mental e também relacionadas à mobilidade urbana. Botelho destacou inclusive que tem um plano voltado para recuperação do Centro Histórico, levando toda a administração municipal para a região, construção do Parque Morro da Luz e ainda do Largo do Rosário, e criação de uma rota que possa fomentar o turismo na área. Só que também reforçou ações voltadas para a educação, saúde, entre outras áreas.

“Temos um projeto em construção e a contribuição de vocês vai fazer parte do futuro de Cuiabá. É importante ouvir todos, conhecer todos vocês que vão enfrentar a eleição mais difícil de todas que é a de vereadores. A verdade é que a saúde ficou para trás, as ruas ficaram para trás, a prefeitura deixou de cuidar das ruas, das pessoas, das praças. Temos mais de 11 mil pessoas fora da creche, temos que trabalhar para colocar essas crianças nas escolas, na creche. A transformação é pela educação, não tem como proporcionar mudança sem educação”, afirmou Botelho, atendendo também uma das preocupação dos pré-candidatos a vereadores.

Assessoria

Publicidade

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Mato Grosso

Governo lança sistema para reforçar segurança de motoristas por aplicativo, taxistas, caminhoneiros e mototaxistas

Publicado

em

Mayke Toscano/Secom-MT

O Governo de Mato Grosso lançou, nesta terça-feira (23.07), o Vigia Mais Motorista, sistema para reforçar a segurança de motoristas por aplicativo, caminhoneiros, taxistas e mototaxistas.

“São motoristas, mototaxistas, transportadores e todos os profissionais de diversos setores que agora podem contar com esse mecanismo para serem rapidamente atendidos pelas forças de segurança”, destacou o governador Mauro Mendes.

Para acessar o aplicativo é preciso fazer o cadastro no Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp). Inicialmente, as associações, sindicatos e outras organizações das categorias são as responsáveis pelo cadastramento dos motoristas.

Além do acionamento direto às centrais de operações das polícias em todas as regiões do Estado, o Vigia Mais Motorista permite que o veículo seja monitorado pelas câmeras do programa Vigia Mais MT durante todo o atendimento da ocorrência.

“Os motoristas terão contato direto com a polícia, sem intermediários. Ele aciona a força policial e seu alerta ou pedido de socorro cai no Ciosp. São os próprios operadores da Central da Segurança Pública que vão atendê-los”, explicou o secretário de Segurança Pública, César Roveri.

Publicidade

A presidente do Sindicato dos Motoristas por Aplicativo, Solange Mennache, ressaltou que a categoria foi prontamente atendida pelo Governo do Estado, que abraçou a causa.

“Só temos a agradecer. Agradecer mais uma vez ao senhor, governador, abraçar essa nossa causa, como fez em 2022, com o IPVA.  Queremos lembrar e dizer que desde o momento que procuramos o governador e a Secretaria de Segurança Pública, em abril deste ano, fomos atendidos. Fizemos reunião, fomos ouvidos sobre o que precisávamos e queríamos,  e agora estamos sendo atendidos”, disse a presidente.

Participaram do evento  os deputados federais Nelson Barbudo e Abílio Brunini, o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, o deputado estadual Rafael Ranalli, entre outras autoridades.

Alecy Alves | Sesp-MT
Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]
Continue Lendo

Tendência