Mato Grosso
Botelho reúne mais de 100 pessoas e apresenta propostas para zerar déficit na prefeitura

Fotos: Vanderson Ferraz
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União), reuniu com profissionais da área contábil, lideranças comunitárias e servidores para debater a situação fiscal de Cuiabá, que deve fechar o ano de 2024 com um déficit de R$ 1,7 bilhão. Além disso, a prefeitura se encontra com baixa capacidade de investimento, sem condições de buscar novas receitas, descontrole no gasto público, geração de novos gastos continuados em lastro financeiro e um endividamento crescente, o que resulta na baixa capacidade de financiamento das políticas públicas.
Durante o encontro, os participantes puderam apresentar diversas propostas, dentre elas, fomento aos eventos na cidade para gerar emprego e também dinheiro novo, um gabinete de governança central, vinculado ao gabinete do prefeito e ainda a redução da burocracia para incentivar a abertura de empresas, que poderão ser inseridas no plano de governo.
Botelho ressaltou a importância de ouvir quem vive o dia a dia das finanças de Cuiabá e quem sente o impacto da crise financeira da prefeitura que resulta na falta de investimentos e serviços ruins.
“Combate à corrupção, revisão dos contratos, alterar a legislação de incentivos fiscais, aumentar o controle para evitar a evasão fiscal são algumas das medidas necessárias para alterar a realidade financeira de Cuiabá. O próximo gestor precisa mudar esse cenário caótico nas contas da prefeitura para poder aumentar a capacidade de investimento na capital, que será essencial para recuperar Cuiabá da situação que se encontra”, afirmou.
O parlamentar ressaltou ainda que para recuperar as contas de Cuiabá é necessário atuar com propostas sérias, comprometidas com a cidade e que sejam possíveis de cumprir.
“Não podemos permitir que candidatos mintam para as pessoas com propostas vazias como temos visto. Não podemos permitir a candidatura de um prefeito maluco, que não sabe dialogar com ninguém, em um momento que Cuiabá precisa da união de todos para ser reconstruída”, afirmou.
O parlamentar ressaltou ainda que para recuperar as contas de Cuiabá é necessário atuar com propostas sérias, comprometidas com a cidade e que sejam possíveis de cumprir.
“Não podemos permitir que candidatos mintam para as pessoas com propostas vazias como temos visto. Não podemos permitir a candidatura de um prefeito maluco, que não sabe dialogar com ninguém, em um momento que Cuiabá precisa da união de todos para ser reconstruída”, afirmou.
Botelho lembrou que como presidente da Assembleia Legislativa conseguiu deixar as contas no azul e ainda devolver mais de R$ 500 milhões ao longo dos anos. “Tiramos o Parlamento das páginas policiais e vamos fazer o mesmo com a Prefeitura de Cuiabá, que foi alvo de 20 operações, a maioria delas por contratos superfaturados ou fraudes em licitação. E por isso, uma das principais medidas será uma auditoria em todos os contratos e também manter uma auditoria permanente para fiscalizar todos os contratos em vigência na prefeitura”.
A apresentação referente ao plano de governo foi feita pelos economista Guilherme Muller, que tem ampla experiência na área de gestão e auxiliou na elaboração das propostas que preveem um programa para melhorar a eficiência do gasto e da receita pública, buscando equilíbrio e o saneamento do déficit financeiro existente, além de um arcabouço fiscal com regras, objetivos e metas de sustentabilidade fiscal para o Município de Cuiabá, tudo isso com foco em desenvolver ações voltadas para melhorar a eficiência do gasto público.
E Botelho reforçou ainda que junto aos esforços para colocar as contas em dia, também será necessário criar ações voltadas a melhorar a arrecadação das receitas públicas municipais. Segundo ele, isto poderá ser feito com medidas como a reestruturação do Programa Nota Cuiabana, adequar a legislação dos incentivos fiscais para atração de investimentos focada no reforço das atuais cadeias produtivas e estímulo de novas, buscando o aumento da produtividade, competitividade e desenvolvimento municipal.
O deputado também destacou a importância de uma parceria com o governo do Estado para realização de ações direcionadas ao combate à sonegação e evasão fiscal e com isso melhorar a eficácia tributária, mediante reestruturação e fortalecimento do sistema de fiscalização fazendária.
Assessoria
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Grupo do agro em Cáceres pede recuperação de R$ 90 milhões

Crise teria sido gerado pelas queimadas
Uma dívida que ultrapassa os R$ 90 milhões colocou um tradicional grupo ligado à pecuária de Mato Grosso no centro de um processo de recuperação judicial. A decisão da 1ª Vara Cível de Cuiabá trouxe um alívio imediato aos proprietários, suspendendo cobranças e bloqueando medidas como penhoras e apreensões de bens.
O caso envolve o Grupo Tubino, de Cáceres, no oeste de Mato Grosso. O grupo é formado pelo casal de advogados Cleiton Tubino Silva e Darlise Hasper Muniz Tubino Silva, que mantêm a tradição na atividade pecuária desde a década de 1990 na região.
A medida liminar, publicada em 29 de maio de 2026, autoriza o início do processo para um passivo estimado em exatos R$ 90,2 milhões. O pedido busca preservar a viabilidade da operação rural, que é fundamental para a economia local de Cáceres.
O que muda para os credores com a decisão da Justiça?
A autorização concedida antecipa efeitos protetivos essenciais. Na prática, ficam suspensas todas as cobranças relacionadas a dívidas declaradas pelo grupo, além da interrupção temporária de ações de sequestro de bens e penhoras judiciais.
Antes do avanço definitivo, uma constatação prévia será realizada para verificar se a operação possui condições reais de continuidade. Esta análise técnica é decisiva para comprovar a viabilidade econômica e operacional da atividade desenvolvida pelo casal em Mato Grosso.
Queimadas e custos de produção elevaram o passivo financeiro
Nos documentos apresentados à Justiça, os produtores detalham que o endividamento se agravou devido a uma combinação de fatores externos. O aumento nos custos de insumos, a alta dos combustíveis e os reflexos econômicos da pandemia foram citados como estopins para a crise.
Além disso, o grupo aponta que eventos climáticos extremos foram determinantes para o desequilíbrio das contas. Períodos de estiagem severa e incêndios de grandes proporções em Cáceres forçaram a contratação de novos créditos para manter a sobrevivência do rebanho.
Dados do Inpe confirmam alerta de incêndios no estado
A justificativa sobre o impacto das queimadas encontra respaldo em dados oficiais. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Mato Grosso registrou 1.675 focos de calor entre janeiro e junho de 2026, ocupando a segunda posição no ranking nacional de queimadas.
O próximo passo do processo exige que o grupo indique quais bens são estritamente essenciais para manter a pecuária funcionando. O objetivo é garantir que o fluxo de caixa seja preservado enquanto o plano de pagamento aos credores é desenhado e apresentado à Justiça.
Fonte: CenárioMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Dia Mundial do Meio Ambiente destaca importância da logística reversa no agronegócio

Dia Mundial do Meio Ambiente destaca importância da logística reversa no agronegócio. Foto: Assessoria
Celebrado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente reforça a necessidade de ações concretas voltadas à preservação dos recursos naturais e à construção de um futuro mais sustentável. No agronegócio, uma dessas iniciativas é a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas, que transforma resíduos em novos produtos e evita impactos ambientais.
Em Lucas do Rio Verde, esse trabalho é realizado pela Fundação Rio Verde, por meio da Central de Recebimento e Processamento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos (Cearpa), integrante do Sistema Campo Limpo, considerado uma das maiores referências mundiais em logística reversa de embalagens pós-consumo.
O sistema, gerenciado pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), garante que as embalagens utilizadas nas propriedades rurais retornem para uma destinação ambientalmente correta, prevenindo a contaminação do solo, da água e contribuindo diretamente para a conservação do meio ambiente.
Os resultados demonstram a eficiência do trabalho realizado. Em 2025, a Cearpa recebeu e destinou corretamente 2.124 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Para 2026, a previsão é manter os altos índices de recolhimento, com mais de 2 mil toneladas destinados adequadamente.
Segundo o Gestor Ambiental da Cearpa, Rangel Portela, o comprometimento dos produtores rurais é fundamental para o sucesso do programa.
“Nosso produtor rural é muito consciente da importância da destinação correta das embalagens. Hoje, praticamente tudo o que vai para o campo retorna para reciclagem ou para uma destinação ambientalmente adequada, fortalecendo a sustentabilidade da atividade agrícola”, destaca.
Atualmente, a Central conta com nove colaboradores e recebe diariamente embalagens de seis propriedades rurais, de acordo com agendamento. Além disso a entidade presta suporte ao posto de recebimento de Tapurah, que encaminha semanalmente mais de 19 toneladas de materiais para processamento.
Após o recebimento, as embalagens passam por uma rigorosa triagem. Aproximadamente 85% do material segue para reciclagem e os outros 15% são destinados ao coprocessamento, tecnologia que utiliza os resíduos como fonte de energia em processos industriais.
“A reciclagem é uma importante ferramenta de preservação ambiental. As embalagens retornam à cadeia produtiva como matéria-prima para novos produtos, enquanto o coprocessamento garante uma destinação segura para os materiais que não podem ser reciclados”, explica Portela.
O material reciclado dá origem a 38 produtos homologados, utilizados em diversos setores da economia. Na construção civil, transforma-se em tubos para esgoto e dutos corrugados. No setor de transportes, é utilizado na fabricação de caixas para baterias, dormentes ferroviários e postes de sinalização. Já a indústria moveleira utiliza o material na produção de componentes e estruturas de proteção.
Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, a atuação da Cearpa e da Fundação Rio Verde comprova como o agronegócio pode aliar produtividade e responsabilidade ambiental. O trabalho desenvolvido impulsiona a preservação dos recursos naturais, reduz impactos ambientais e promove a conscientização sobre a importância da destinação correta dos resíduos gerados no campo.
Produtores interessados em realizar o agendamento para entrega das embalagens ou obter mais informações podem entrar em contato pelo WhatsApp (65) 99997-3597 ou acessar o sistema de agendamento do inpEV.
Fonte: CenárioMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Distribuição de medicamentos para parar de fumar cresce 138% no SUS em três anos

Ilustração
O Sistema Único de Saúde (SUS) ampliou significativamente a oferta de medicamentos voltados ao tratamento da dependência de nicotina nos últimos anos. Entre 2022 e 2025, a distribuição desses insumos registrou crescimento de 138,51%, passando de 19,5 milhões para 46,6 milhões de unidades enviadas aos estados e municípios brasileiros.
Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde e reforçam as ações desenvolvidas no âmbito do Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado em 31 de maio. A disponibilização dos medicamentos integra o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (SCTIE).
Segundo a secretária da SCTIE, Fernanda De Negri, o aumento na distribuição demonstra uma procura cada vez maior da população por apoio especializado para abandonar o cigarro.
De acordo com ela, os números refletem o interesse crescente dos brasileiros em buscar alternativas para melhorar a qualidade de vida e reforçam a importância das políticas públicas de prevenção e tratamento do tabagismo.
Cinco medicamentos integram tratamento oferecido pelo SUS
Atualmente, o SUS disponibiliza cinco itens essenciais para auxiliar pacientes que desejam deixar o hábito de fumar. Entre eles estão o cloridrato de bupropiona de 150 miligramas, a goma de mascar de nicotina de 2 miligramas e os adesivos transdérmicos de nicotina nas dosagens de 7, 14 e 21 miligramas.
Além do fornecimento dos medicamentos, a estratégia nacional inclui ações de educação em saúde e acompanhamento dos pacientes, ampliando as chances de sucesso no tratamento.
O Ministério da Saúde destaca que garantir o abastecimento regular desses produtos em todo o território nacional é uma das prioridades da pasta. Segundo Fernanda De Negri, o fortalecimento das estratégias de distribuição e do uso racional dos medicamentos é fundamental para assegurar que o tratamento chegue de forma contínua, segura e orientada às pessoas que desejam abandonar o tabagismo.
Crescimento ocorreu em todos os medicamentos
Os números mostram aumento expressivo na distribuição de todos os itens utilizados no tratamento.
O fornecimento de bupropiona 150 mg passou de 8,68 milhões de unidades em 2022 para 18,62 milhões em 2025. Os adesivos de nicotina de 7 mg cresceram de 3,13 milhões para 6,32 milhões de unidades no mesmo período.
Já os adesivos de 14 mg registraram aumento de 3,14 milhões para 8,13 milhões de unidades, enquanto os de 21 mg passaram de 3,58 milhões para 8,89 milhões.
O maior crescimento proporcional foi observado na distribuição da goma de nicotina de 2 mg, que saltou de pouco mais de 1 milhão para 4,64 milhões de unidades entre 2022 e 2025.
Tabagismo continua sendo desafio de saúde pública
Considerado uma das principais causas evitáveis de doenças e mortes no mundo, o tabagismo está associado a diversos problemas de saúde, incluindo doenças cardiovasculares, respiratórias e diferentes tipos de câncer.
Por meio do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, o SUS oferece tratamento gratuito e acompanhamento especializado para pessoas que desejam abandonar o vício, contribuindo para a redução dos impactos do cigarro na saúde da população brasileira.
Fonte: CenárioMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-

Meio Ambiente7 dias atrásComo será o clima no Brasil em junho de 2026
-

Meio Ambiente6 dias atrásJunho terá frio e mais chuva no Paraná
-

Notícias5 dias atrásMaçã no Brasil – Especialistas debatem cenário da safra e desafios da cultura
-

SOJA6 dias atrásChuvas favorecem soja 2026 em Roraima, mas El Niño preocupa
-

Pecuária5 dias atrásChina reconhece território brasileiro como livre da febre aftosa
-

Agronegócio5 dias atrásFruticultura brasileira busca mercado na Índia
-

Pecuária5 dias atrásCampanha de Atualização de Rebanhos chega a 47,7% das propriedades
-

Mato Grosso6 dias atrásCorteva Agriscience e Aprosoja Brasil lançam cartilha técnica sobre Pragas Quarentenárias







































