Transporte
“O medo de denunciar não pode nos paralisar”, diz mulher assistida pela Patrulha Maria da Penha

PMMT
“O medo de denunciar não pode nos paralisar. Vivemos anos sendo vítimas de violência doméstica, mas chega uma hora que é preciso dar um basta nesse ciclo para podermos seguir em frente”. Esse é o depoimento de uma das 2.970 mulheres que foram acolhidas pelo Programa Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar de Mato Grosso, neste ano.
Marluce* vive na zona rural do município de Nossa Senhora do Livramento e foi casada com o ex-marido por mais de dez anos. Em diversas situações, passou momentos de pânico nas mãos do agressor, sofrendo violência física e psicológica.
“Na maioria das vezes, ele estava embriagado. Me tratava mal, dizia coisas horríveis e fazia eu me sentir a pior pessoa do mundo. Em outras situações, me agredia com tapas, socos e chutes. Uma das agressões quebrou meus dentes e sempre me ameaçava caso eu acionasse a polícia”, contou, relembrando os momentos de dor que passou junto do agressor.
Em um certo dia, após conversar com a filha, tomou a decisão de acionar a Polícia Militar, por meio do 180, para relatar a situação e pôr um fim às agressões. A partir da denúncia, Marluce passou a ser assistida pelo Programa Patrulha Maria da Penha e recebeu a devida atenção e acolhimento.
“Eu passei muito mal, desenvolvi crises de ansiedade só de pensar em denunciar o agressor, com medo do que ele poderia fazer comigo. Mas, depois de muita coragem e determinação, eu decidi fazer o que era certo e o melhor pra mim, para minha vida, que era denunciar. Com o tempo, fui acolhida da melhor maneira possível e reconheci que nada do que aconteceu era minha culpa”, ressaltou, sobre a importância de integrar a Patrulha Maria da Penha.
A vida de Joselma* também mudou a partir do momento em que ela reconheceu ser vítima de violência doméstica em Várzea Grande. Há três meses, ela denunciou o ex-marido, com quem foi casada por 10 anos, após perceber que vivia um relacionamento cercado por medo, insegurança e violência.
“A gente fica numa situação e se acostuma a conviver com ela. No começo, não percebemos se tratar de violência doméstica e, com o tempo, você está sendo agredida de diversas maneiras. Essa foi uma realidade que reconheci por meio da Patrulha Maria da Penha, no qual me prestaram todo apoio possível, desde orientação jurídica e ajuda psicológica para poder superar esse trauma”, contou. Ambas as vítimas possuem medidas protetivas contra os agressores.
A Patrulha Maria da Penha teve início em 2019 como objetivo encerrar ciclos de violência e resgatar a sensação de segurança e dignidade das vítimas. Dos 142 municípios, o programa está ativo em 98 cidades, por meio de 41 núcleos, dos 15 Comandos Regionais. Neste ano, 4.008 medidas protetivas foram decretadas pelo Poder Judiciário e 346 casos de descumprimento foram registrados. Além disso, 124 homens foram presos em flagrante por violência doméstica, 5.524 visitas solidárias às vítimas foram contabilizadas, e 642 autores foram visitados para trabalhos de orientação. Mato Grosso registrou um caso de feminicídio entre as mulheres assistidas pelo programa Maria da Penha.
A comandante da Patrulha Maria da Penha, do 1° Comando Regional, capitã PM, Gabrielle Narjara, destacou que o programa promove atividades de prevenção primária com a realização de palestras, orientações, blitz educativas e outras formas de acolhimento, assegurando uma rede de proteção e incentivando as vítimas a denunciar. Além disso, desde a implantação em Mato Grosso, as equipes têm se dedicado de forma incansável à proteção de vítimas de violência doméstica, garantindo o cumprimento das medidas protetivas de urgência e promovendo a sensação de segurança para essas mulheres.
“Esse número reflete não apenas a ação ostensiva da Patrulha, mas também o fortalecimento da rede de proteção, o diálogo constante com o Judiciário e Ministério Público, e a confiança das mulheres assistidas em nosso trabalho. Porque sabemos que a violência doméstica deixa marcas que vão além das visíveis. Marcas emocionais, psicológicas, silenciosas e é justamente por isso que nosso trabalho vai além da fiscalização. É um trabalho de escuta, acolhimento e proteção integrada. Entendemos que essa não é uma batalha de curto prazo, que há desafios estruturais, culturais e institucionais, mas sabemos também que cada mulher salva é uma vitória imensurável no nosso Estado”, enfatizou.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Cláudio Fernando Tinoco, destacou que o programa tem reduzido os índices de reincidência de violência entre as mulheres atendidas, e que os resultados positivos são uma soma de esforços no trabalho do policiamento ostensivo, preventivo e dos investimentos do governo no âmbito da segurança pública em Mato Grosso. Desde 2019, o Governo de Mato Grosso já investiu mais de R$ 2,3 milhões no programa Patrulha Maria da Penha, voltados para compra de viaturas e equipamentos tecnológicos e de trabalho próprios, além da reforma de locais e sedes para atendimento às vítimas.
“A atenção da primeira-dama Virginia Mendes representa um fortalecimento da rede de enfrentamento ao combate à violência contra as mulheres e vulneráveis, para que possamos potencializar as nossas ações em todo o Estado. Já possuímos a jornada extraordinária com várias operações dentro do Estado e agora de forma específica para atuação na violência contra a mulher”, pontuou coronel Fernando.
Operação Integrada Shamar 2025
As Forças de Segurança do Estado deflagrou a Operação Integrada Shamar 2025, na quinta-feira (7.8), que marca o “Dia D” da mobilização nacional de combate a violência contra mulher. A ação conta com equipes da Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).
“A Operação tem como principal missão atuar de forma conjunta e integrada com todas as forças de segurança pública no enfrentamento à violência contra a mulher. Mais do que ações ostensivas e operacionais, ela foca também na prevenção, por meio de orientações e palestras que buscam conscientizar e encorajar as mulheres a romperem o ciclo de violência”, afirmou o secretário-adjunto de Integração Operacional, coronel Fernando Augustinho.
Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Operação Shamar ocorre em todo o território nacional tradicionalmente no mês de agosto. A iniciativa faz referência ao aniversário da Lei Maria da Penha, que completa 19 anos de promulgação neste dia 7 e integra a campanha Agosto Lilás.
Os nomes das vítimas são fictícios, para manter a integridade das mulheres assistidas pela Patrulha Maria da Penha*
Wellyngton Souza | PMMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
GAP fecha ponto de venda de drogas e prende quatro suspeitos no Setor Palmares, em Barra do Garças

Foto: CenárioMT
Uma operação tática do Grupo de Apoio (GAP) da Polícia Militar resultou na prisão de quatro pessoas por envolvimento com o tráfico de entorpecentes em Barra do Garças. A ação ocorreu na tarde de sábado (18), no Setor Palmares, após as equipes receberem denúncias anônimas sobre a movimentação característica de comercialização de drogas em uma residência da região.
De acordo com o registro oficial da corporação, a abordagem aconteceu por volta das 17h30. Ao chegarem no endereço indicado, os militares realizaram um cerco que impediu a fuga dos suspeitos. Durante a revista no local, foi confirmada a existência de um ponto de distribuição de drogas.
Quantidade significativa de substâncias análogas a entorpecentes (porções prontas para venda);
Dinheiro em espécie, em notas trocadas;
Aparelhos celulares utilizados para a comunicação com usuários e fornecedores;
Materiais para pesagem e embalagem da droga.
Os quatro suspeitos foram detidos em flagrante e não ofereceram resistência durante a condução. Eles foram levados à Delegacia da Polícia Civil, onde foram autuados por tráfico de drogas e associação para o tráfico, conforme a legislação vigente em Mato Grosso.
Investigação e combate ao crime organizado
A Polícia Judiciária Civil assumiu o inquérito para apurar se os detidos possuem conexão com facções criminosas que atuam na região do Vale do Araguaia. A investigação também buscará identificar a origem dos entorpecentes e outros possíveis envolvidos na rede de distribuição local.
A reportagem, fundamentada nos boletins de ocorrência da PM-MT, reforça que a atuação do GAP tem sido intensificada para desarticular pontos de venda de drogas em bairros periféricos. A colaboração da população via 190 segue sendo uma ferramenta indispensável para o sucesso das operações de segurança pública em Barra do Garças
Fonte: CenárioMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
PM Ambiental fecha garimpo clandestino de ouro e prende empresário em Novo Mundo

PMMT
Uma operação da Polícia Militar de Proteção Ambiental resultou na prisão de um empresário e no fechamento de um garimpo clandestino de ouro neste domingo (19). A ação ocorreu na zona rural de Novo Mundo e desarticulou uma estrutura de extração mineral que operava sem qualquer licenciamento dos órgãos competentes.
Ao chegarem na propriedade, os policiais flagraram a atividade em pleno funcionamento. De acordo com informações da Polícia Militar, um funcionário que estava no local indicou o responsável pela mineração. Ao comparecer ao endereço, o empresário admitiu que não possuía autorização legal para a extração do metal.
Apreensão de armamento e estrutura de mineração
Durante a fiscalização na área degradada, as equipes identificaram uma estrutura completa para a lavra de ouro, composta por motores estacionários e equipamentos de separação de sedimentos. Além das irregularidades administrativas, os agentes localizaram uma espingarda calibre .28 com munições intactas.
A descoberta da arma resultou na prisão em flagrante do empresário por posse ilegal de arma de fogo, somando-se às sanções penais previstas na Lei de Crimes Ambientais por operar atividade potencialmente poluidora sem licença.
Destruição de maquinário e embargo da área
Para interromper imediatamente o dano ambiental e impedir a retomada das atividades, parte da estrutura de suporte foi destruída no local pelos policiais. O restante do maquinário e os motores foram apreendidos e encaminhados a depósitos públicos credenciados.A área foi formalmente embargada por fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), que devem calcular o valor das multas administrativas baseadas na extensão do dano ao solo e aos recursos hídricos da região de Mato Grosso.
A reportagem, fundamentada nos registros oficiais da Polícia Militar Ambiental, confirma que o empresário foi conduzido à Delegacia da Polícia Civil para o registro da ocorrência e demais providências legais. O caso segue sob investigação para apurar a profundidade da degradação ambiental e a destinação do ouro extraído ilegalmente.
Fonte: CenárioMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Briga generalizada em residência termina com três feridos e ataque a faca em Itaúba

PMMT
Uma briga generalizada mobilizou equipes da Polícia Militar na tarde de sábado (18), no bairro Cidade Alta, em Itaúba. O desentendimento, que envolveu agressões físicas e o uso de armas brancas, resultou em três pessoas feridas. O episódio ocorreu em uma residência na Rua Aldino Borges, após o consumo de bebidas alcoólicas entre os envolvidos.
De acordo com o boletim de ocorrência, a confusão teve início por volta das 17h30. Um homem de 41 anos teria desferido um soco em outro, de 48 anos, desencadeando a série de agressões. As versões sobre a motivação são conflitantes: enquanto o autor do soco alega legítima defesa, a vítima afirma que, após a discussão inicial, o suspeito saiu do local e retornou armado com uma faca, atingindo-o na região do nariz.
Vítimas e intervenção de terceiros
A Polícia Militar localizou a vítima de 48 anos em um estabelecimento comercial próximo ao local da briga. Devido ao ferimento provocado pela facada, ele foi encaminhado imediatamente ao hospital municipal para cuidados médicos.
Durante o atendimento da ocorrência, os militares identificaram uma terceira vítima, um homem de 43 anos, que apresentava um ferimento na cabeça. Em seu relato, ele explicou que não participava da discussão inicial, mas tentou intervir para separar os agressores e acabou sendo atingido por um golpe desferido com um pedaço de madeira.
Fuga de envolvidos e investigação
Testemunhas que presenciaram a confusão relataram à polícia que uma mulher também teria participado ativamente da briga generalizada, mas ela conseguiu fugir do local antes da chegada da viatura policial.
O caso foi registrado como lesão corporal e segue agora sob a responsabilidade da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso. Os investigadores devem ouvir todos os envolvidos e testemunhas para esclarecer a dinâmica dos fatos e determinar as responsabilidades criminais de cada participante.
Fonte: CenárioMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-

Meio Ambiente7 dias atrásVai ter frio até o fim de abril?
-

Notícias7 dias atrásProdutor rural convive com apagões e prejuízos enquanto Copel registra lucro bilionário
-

Agronegócio7 dias atrás17ª Parecis SuperAgro começa em Campo Novo do Parecis e destaca força econômica do maior chapadão agricultável do mundo
-

Notícias7 dias atrásVotação importante: escola em Lucas pode virar cívico-militar e comunidade terá palavra final
-

Meio Ambiente5 dias atrásOutono muda estratégias de manejo no Cerrado
-

Mato Grosso4 dias atrásEx-ministro da agricultura Antônio Cabrera aponta gargalos logísticos e critica burocracia como entraves ao avanço do agro
-

Mato Grosso5 dias atrásProjeto define mínimo de cacau em chocolates
-

Mato Grosso4 dias atrásHorário de atendimento na Justiça Eleitoral será ampliado para 8h às 18h








































