Transporte
Polícia Civil prende preventivamente agressor por tentativa de feminicídio e violência doméstica em Cuiabá

PJC
Um homem investigado por uma sequência de graves crimes de violência doméstica, praticados contra a sua companheira teve o mandado de prisão preventiva cumprido pela Polícia Civil, nesta terça-feira (27.1), em ação dos policiais da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá.
O suspeito não aceitava o fim do relacionamento e passou a perseguir e agredir a vítima. O mandado de prisão foi decretado pelos crimes de tentativa de feminicídio, ameaça e perseguição no âmbito da violência doméstica.
As agressões iniciaram após a vítima decidir terminar o relacionamento depois de descobrir uma traição. No dia seguinte ao término, o suspeito foi até a residência da vítima, com uma faca, ameaçando tirar a própria vida, caso ela não reatasse o relacionamento.
No mesmo dia, o investigado perseguiu a vítima até seu local de trabalho, onde a agarrou pelo braço, tomou seu telefone celular e tentou retirá-la à força do estabelecimento comercial, causando constrangimento, pânico e abalo emocional.
Nos dias seguintes a escalada de violência se agravou. O suspeito foi novamente à residência da vítima, ocasião em que a jogou sobre a cama, passou a enforcá-la, interrompendo a agressão apenas quando ela começou a apresentar sinais de falta de ar. Em seguida, a vítima foi obrigada mediante violência e grave ameaça, a declarar que o amava.
Durante as agressões, a vítima conseguiu fugir para a casa de uma vizinha, mas foi seguida pelo companheiro, que voltou a ameaçá-la, dizendo que se ela não ficasse com ele não ficaria com mais ninguém, além de ofendê-la verbalmente.
Após agredir a vítima física e verbalmente, o investigado tentou aparentar normalidade, pedindo para que ela se arrumasse para saírem para lanchar, evidenciando o ciclo de violência com manipulação emocional, típico de relacionamentos abusivos.
A mulher passou a noite na casa de um familiar e, no dia 6 de janeiro, ao tentar viajar com o filho de 10 anos, voltou a ser ameaçada por telefone. O suspeito afirmou que colocaria fogo em seus pertences.
Diante da gravidade dos fatos, da reiteração das violências, do risco à integridade física e à vida da vítima e do histórico de comportamento possessivo e controlador, a delegada titular da Delegacia da Mulher de Cuiabá, Judá Marcondes, representou pela prisão preventiva do agressor, como medida necessária para cessar a violência e garantir a segurança da vítima.
Com o mandado judicial expedido pela Justiça, a equipe de investigadores da Delegacia da Mulher saiu em diligências conseguindo realizar a prisão do suspeito, que foi encaminhado à unidade policial para as providências cabíveis e posteriormente colocado à disposição da Justiça.
Assessoria | Polícia Civil-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Sema apreende 3 tratores durante fiscalização ambiental em Santa Helena e Marcelândia

Crédito – Sema-MT
Equipe de Fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) apreendeu três tratores esta semana durante fiscalização nos municípios de Santa Helena e Marcelândia, nos dias 15 e 16 de abril. Os maquinários estavam sendo usados para degradação ambiental e as multas ainda serão calculadas pelos fiscais.
Em Santa Helena, a equipe de fiscalização apreendeu dois tratores de esteira que estavam realizando o enleiramento de uma área com desmatamento recente. A equipe de fiscalização constatou in loco que uma parte da área, que estava embargada segundo pesquisa nos sistemas oficiais, foi desmatada com uso de motosserras. O enleiramento impede a regeneração natural da vegetação nativa em local embargado, também se caracterizando crime ambiental.
Uma outra máquina foi apreendida em Marcelândia, no dia 16 de abril, em fiscalização ocorrida em conjunto com a Polícia Militar no âmbito da Operação Amazônia de combate a ilícitos ambientais. Na área fiscalizada foram encontradas uma estrada com vestígios recentes de degradação ambiental, com toras e árvores abatidas e apreendido trator de pneu com lâmina usado para arrastar as toras.
Operação Amazônia
A Operação Amazônia, que integra órgãos estaduais e federais sob a coordenação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), utiliza como instrumentos o monitoramento em tempo real por satélite de todo o território de Mato Grosso, fiscalização contínua no local onde é identificado o crime ambiental, embargo de áreas, apreensão e remoção de máquinas flagradas em uso para o crime e a responsabilização de infratores.
Denúncia
Crimes ambientais devem ser denunciados à Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente pelo número 3613-7398 e 98153-0255 (por telefone ou WhatsApp), pelo e-mail [email protected], pelo aplicativo MT Cidadão, pelo Fale Cidadão da CGE ou em uma das regionais da Sema.
Quem se deparar com um crime ambiental também pode denunciar à Polícia Militar, pelo 190.
Renata Prata | Sema-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Vigia mais MT auxilia na recuperação de dois veículos em menos de 24 horas no interior de MT

Com apoio do programa Vigia Mais MT, dois veículos com registro de roubo e furto foram recuperados em menos de 24 horas, nesta sexta-feira (17.04), nos municípios de Alto Taquari e Querência, em Mato Grosso.
No primeiro caso, uma motocicleta Honda com registro de roubo na cidade de Rondonópolis foi identificada pelo sistema de leitura automática de placas (OCR) enquanto circulava em Alto Taquari.
Após o alerta gerado, as informações foram repassadas às equipes do 2º Batalhão da Polícia Militar, que realizaram a abordagem do condutor.
Já na segunda ocorrência, um veículo Hyundai HB20 foi identificado pelo sistema OCR enquanto trafegava pela rodovia MT-109, sentido ao município de Querência.
Equipes do 19º Batalhão da Polícia Militar foram acionadas e realizaram a abordagem e detenção do suspeito que conduzia o veículo.
Em ambos os casos os suspeitos foram detidos e encaminhados à Delegacia da Polícia Judiciária Civil, juntamente com os veículos, para as providências legais cabíveis.
*Com supervisão de Alecy Alves
Zadoque Nathan* | Sesp-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Polícia Civil prende homem suspeito de matar outro em bar em Lucas do Rio Verde

PJC
A Polícia Civil realizou a prisão de um homem, de 28 anos, suspeito de homicídio ocorrido nessa sexta-feira (17.4), em Lucas do Rio Verde. A vítima foi identificada como João Paulo Ramos Alves Batista, de 21 anos.
Conforme a delegada de Roubos e Furtos (Derf) de Lucas do Rio Verde, responsável pela condução das investigações, Paula Moreira, o homicídio teria sido praticado por motivo fútil. “Nas diligências, nossa equipe verificou que o suspeito teria sido advertido pela vítima, o que não teria sido aceito. Em seguida, ele sacou uma arma e efetuou disparos contra a vítima”, explicou a delegada.
O suspeito foi detido no bairro Bandeirantes, após diligências ininterruptas realizadas pelas equipes policiais da Derf de Lucas do Rio Verde.
Por meio de técnicas investigativas, os policiais chegaram até a residência onde o suspeito se encontrava. No local, foi apreendida uma pistola, além de uma quantidade de substância entorpecente análoga à maconha.
Diante dos fatos, o suspeito foi conduzido, em flagrante, até a delegacia, onde foram realizados os procedimentos legais cabíveis. O material apreendido foi submetido à cadeia de custódia e, posteriormente, vinculado ao inquérito policial que apura o caso.
De acordo com a delegada, o suspeito deverá responder por homicídio qualificado, em razão de motivo fútil e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima, conforme previsto no art. 121, § 2º, incisos II e IV, do Código Penal.
Dana Campos | Polícia Civil-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-

Meio Ambiente4 dias atrásVai ter frio até o fim de abril?
-

Notícias4 dias atrásProdutor rural convive com apagões e prejuízos enquanto Copel registra lucro bilionário
-

Agronegócio4 dias atrás17ª Parecis SuperAgro começa em Campo Novo do Parecis e destaca força econômica do maior chapadão agricultável do mundo
-

Notícias4 dias atrásVotação importante: escola em Lucas pode virar cívico-militar e comunidade terá palavra final
-

Mato Grosso4 dias atrásProcon Estadual fiscaliza supermercados e lojas de produtos agropecuários em municípios do interior
-

Mato Grosso5 dias atrásCNA solicita suspensão de exigência de RGP para aquicultores
-

Economia5 dias atrásPreço de importação da borracha natural avança em março
-

Mato Grosso3 dias atrásFesta do Guaraná estreia em Cuiabá com gastronomia, cultura e entrada gratuita







































