Destaque
Couro: aquisição sobe 15,1% no 3º tri ante o 3º tri de 2023

Foto: Instituto do Meio Ambiente de Alagoas
A aquisição de couro cru no país somou 10,34 milhões de peças inteiras de couro cru bovino no terceiro trimestre de 2024, segundo os resultados preliminares das Pesquisas Trimestrais do Abate de Animais, do Leite, do Couro e da Produção de Ovos de Galinha, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O resultado representa uma alta de 15,1% em relação ao terceiro trimestre de 2023. Na comparação com o segundo trimestre de 2024, houve aumento de 2,6%.
A pesquisa do IBGE investiga apenas os curtumes que efetuam curtimento de pelo menos 5 mil unidades inteiras de couro cru bovino por ano.
Estadão Conteúdo/Gabriel Cavalheiro
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Destaque
🏗️ Metalúrgica Lacerda: estrutura, qualidade e confiança em cada projeto!

Fotos: Divulgação
Com experiência e compromisso no segmento metalúrgico, a Metalúrgica Lacerda se destaca pela excelência na fabricação e montagem de estruturas metálicas, oferecendo soluções resistentes, modernas e sob medida para seus clientes.
🔩 Estruturas metálicas
🏭 Galpões e coberturas
🚛 Transporte e montagem especializada
📍 Atendendo Porto Velho e região com profissionalismo e eficiência.
📞 Entre em contato e faça seu orçamento
☎️ (69) 99927-9295
Na Metalúrgica Lacerda, cada obra é construída com dedicação, segurança e qualidade do início ao fim. 💪🔥
Destaque
🚘 França Motores: excelência e confiança para todo o estado!

Divulgação
Especializada em câmbio automático e manutenção completa, a França Motores oferece atendimento de qualidade para todos os tipos de caminhonetes.
Garantindo desempenho, segurança e compromisso em cada serviço realizado.
🔧 Serviços especializados
🚙 Atendimento em caminhonetes nacionais e importadas.
⚙️ Diagnóstico e manutenção completa.
📍 Atendemos todo o estado com agilidade e profissionalismo
Na França Motores, sua caminhonete recebe o cuidado que merece! 💪🔥
Telefone (69) 98409-0401 ou 69 99246-8019
Destaque
Escassez de mão de obra leva agro do Espírito Santo a contratar trabalhadores estrangeiros em granjas e agroindústrias

Reprodução/Portal do Agronegócio
A falta de mão de obra tem levado a avicultura e a suinocultura do Espírito Santo a recorrerem cada vez mais à contratação de trabalhadores estrangeiros. O movimento já é observado em granjas e agroindústrias do estado, onde imigrantes passaram a ocupar funções essenciais para a manutenção da produção.
Venezuelanos lideram esse fluxo migratório, seguidos por cubanos, bolivianos e tunisianos, em um cenário que também inclui trabalhadores de diferentes regiões do Brasil.
Trabalhadores estrangeiros já representam até 1,5% dos empregos no setor
De acordo com dados da Associação dos Avicultores do Espírito Santo (Aves) e da Associação dos Suinocultores do Espírito Santo (Ases), cerca de 300 trabalhadores estrangeiros atuam atualmente no setor.
O número corresponde a até 1,5% dos aproximadamente 20 mil empregos diretos gerados pela cadeia produtiva no estado. O levantamento considera cerca de 45% das granjas e indústrias de suínos, frangos e ovos do Espírito Santo.
Em algumas empresas, a presença de imigrantes já é ainda mais expressiva, chegando a representar até 20% do quadro de funcionários.
Venezuelanos são maioria entre os estrangeiros no agro capixaba
Entre os trabalhadores estrangeiros contratados pelo setor, os venezuelanos representam ampla maioria.
Segundo o levantamento:
- 82% são venezuelanos
- 13% são cubanos
- 2% são bolivianos
- 1% são tunisianos
A presença de imigrantes reflete a busca do setor por alternativas para suprir a dificuldade de contratação de mão de obra local, especialmente em atividades operacionais de granjas e agroindústrias.
Mão de obra interestadual também reforça o setor
Além dos estrangeiros, o agro capixaba também tem recorrido a trabalhadores de outros estados brasileiros. Segundo as entidades, cerca de 8% da mão de obra do setor vem de fora do Espírito Santo.
A Bahia lidera a migração interestadual, respondendo por 26% desses trabalhadores. Em seguida aparecem:
- Minas Gerais (7%)
- Rio de Janeiro (4%)
- São Paulo (2,5%)
- Pará (2,5%)
Ao todo, profissionais de 18 estados já atuam na cadeia produtiva de avicultura e suinocultura no Espírito Santo.
Imigração passa a sustentar operação e economia do interior
Segundo associações do setor, a chegada de trabalhadores estrangeiros e de outros estados tem sido fundamental para garantir a continuidade das operações em um segmento considerado estratégico para a economia capixaba.
Além das atividades dentro das granjas e frigoríficos, a cadeia produtiva também movimenta setores como transporte, produção de ração, embalagens e comércio em diversas cidades do interior.
O cenário indica uma mudança estrutural no mercado de trabalho rural do estado, que antes era marcado pela saída de trabalhadores e agora passa a depender, em parte, da imigração para suprir a demanda crescente por mão de obra no agronegócio.
Fonte: Portal do Agronegócio
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-

Meio Ambiente5 dias atrásMudanças climáticas no agronegócio brasileiro já afetam produtividade, custos e planejamento das safras
-

Destaque4 dias atrás🏗️ Metalúrgica Lacerda: estrutura, qualidade e confiança em cada projeto!
-

Mato Grosso5 dias atrásExportações de soja, carne bovina e frango disparam em maio e reforçam força do agro brasileiro
-

Pecuária5 dias atrásPreço do boi gordo volta a subir no fim de maio com exportações aquecidas e oferta restrita
-

Destaque4 dias atrás🚘 França Motores: excelência e confiança para todo o estado!
-

Mato Grosso6 dias atrásPostos em Cuiabá venderão gasolina a R$ 2,25 nesta quinta
-

Mato Grosso5 dias atrásMarcos Rogério destina R$ 46,5 milhões em emendas para saúde e infraestrutura em Rondônia
-

Meio Ambiente4 dias atrásCerrado Mineiro lança nova marca global na World of Coffee Brussels 2026 e reforça liderança no mercado de cafés especiais













































