Conecte-se Conosco

Transporte

Politec inicia atividades de 19ª unidade em Lucas do Rio Verde

Publicado

em

 

Politec – MT

 

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) deu início, nesta segunda-feira (16.09), às atividades de sua 19ª unidade do Estado no município de Lucas do Rio Verde (a 332 km de Cuiabá).

Servidores da 19ª unidade da Politec e das regionais adjacentes, além de representantes das forças de segurança pública, participaram de uma reunião sobre o início das atividades. Participaram Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Sistema Penitenciário.

Publicidade

O prédio foi cedido à Politec por meio de termo de cooperação com a Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A unidade conta com 260 m² de área construída e fica localizado na Rua Paranapanema, nº 1818, bairro Jardim das Palmeiras.

A instalação da nova unidade irá diminuir o tempo de atendimento da Politec, principalmente em acidentes graves, onde as equipes precisavam de deslocar dos municípios vizinhos para a realização das perícias.

A 19ª unidade também será responsável pelos atendimentos de Medicina Legal, Criminalística e Identificação Técnica nos municípios de Itanhangá e Tapurah, que contarão com a força de trabalho de 15 servidores, sendo peritos oficiais criminais, peritos oficiais médico legistas, papiloscopistas e técnicos em necropsia.

Os gestores também visitaram as sedes do Poder Judiciário e do Ministério Público locais, que são os órgãos demandantes dos serviços da instituição. Eles se reuniram com o juiz Conrado Machado Simão, da 1ª Vara Criminal de Lucas do Rio Verde, e com o promotor de justiça Saulo Pires de Andrade Martins, onde foram apresentadas a carta de serviços que serão prestados pela instituição.

O Diretor-Geral Adjunto da Politec, Renato Barbosa Guanaes Simões, destacou a importância da unidade da Politec para o município de Lucas do Rio Verde

Publicidade

“Tínhamos como meta a redução do tempo de atendimento não só das ocorrências com mortes, mas também dos vivos, especialmente nos casos de mulheres vítimas de violência sexual, que antes precisavam deslocar 200 km para a realização do exame pericial. Costumamos falar que a Politec atua sobre três aspectos mais importantes do ser humano, que é o seu patrimônio, a sua liberdade e sua vida”, disse.

O perito oficial criminal Eduardo Basso Carlin, responsável pela gestão da 19ª unidade, apontou que a presença da Politec, aliada a atuação das demais instituições da segurança pública, irá contribuir para reduzir a criminalidade na região e colaborar para que a Justiça seja mais rápida, eficiente e precisa.

“Os atendimentos de perícias de local de crime na região de Lucas do Rio Verde serão mais rápidos, tanto no deslocamento para os locais, como no tempo de entrega dos laudos, aumentando a eficiência dos serviços e a percepção da Justiça pela sociedade. A liberação dos corpos nos casos de óbito se tornará mais acessível aos familiares, evitando transtornos e complicações em um momento tão delicado e de fragilidade emocional pela perda de uma pessoa querida”, afirmou.

Tita Mara Teixeira | Politec – MT
Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

Mídia Rural, sua fonte confiável de informações sobre agricultura, pecuária e vida no campo. Aqui, você encontrará notícias, dicas e inovações para otimizar sua produção e preservar o meio ambiente. Conecte-se com o mundo rural e fortaleça sua

Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Transporte

Nove cidades em Mato Grosso registram quedas de até 59,3% nos índices criminais, aponta PM

Publicado

em

foto: Só Notícias/arquivo

 

A Polícia Militar registrou, em 9 municípios da região Oeste do Estado, redução significativa nos principais indicadores criminais no primeiro trimestre de 2026, em comparação com o mesmo período de 2025. Os dados apontam avanços tanto na prevenção quanto no enfrentamento da criminalidade em diversas frentes na região do 12º Comando Regional, que compreende os municípios de Pontes e Lacerda, Figueirópolis d’Oeste, Vila Bela de Santíssima Trindade, Vale de São Domingos, Conquista d’Oeste, Nova Lacerda, Campos de Júlio, Comodoro e Jauru.

O maior destaque foi a queda de 59,3% nas ocorrências de receptação. No primeiro trimestre de 2025, foram registradas 27 ocorrências e onze neste ano. Os registros de furto caíram 37,5%, passando de 232 para 145 casos. Crimes de estelionato também apresentaram redução de 37,5%, sendo 363 registrados no último ano e 227 ocorrências neste primeiro trimestre.

Já nos crimes contra a pessoa, os números também são positivos. As ocorrências de ameaça reduziram 34,9%, passando de 438 casos em 2025 para 285 neste ano, enquanto os casos de lesão corporal caíram 30,3%, de 314 ocorrências para 219 registros. As vias de fato apresentaram diminuição de 22%, sendo contabilizados 59 casos em 2025 e 46 em 2026.

Publicidade

Outros indicadores também registraram queda, como a perturbação do sossego, com redução de 43,5%, com 23 casos em 2025 e 13 neste ano, e a violação de domicílio, que caiu 29,2%, passando de 24 ocorrências criminais para 17. A atuação policial ainda resultou em avanços na recuperação de bens, com aumento de 77% na localização de veículos e de 30% nos registros de adulteração de sinal veicular.

O comandante do 12º CR, tenente-coronel Wesmensandro Auto Rodrigues, destacou que o balanço reforça o trabalho da Polícia Militar no fortalecimento da segurança pública, com redução dos índices criminais e ampliação das ações operacionais, seguindo determinação do Governo do Estado com o programa Tolerância Zero.

“O resultado alcançado neste primeiro trimestre demonstra o comprometimento e a dedicação dos nossos policiais militares. Conseguimos reduzir de forma significativa índices importantes, como furtos, danos e invasões a domicílio, o que reflete diretamente na sensação de segurança da população”, apontou o tenente-coronel Wesmensandro.

Já o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Cláudio Fernando Carneiro Tinoco, ressaltou que esse avanço é fruto da intensificação do patrulhamento tático e das ações estratégicas desenvolvidas pela corporação, aliadas aos investimentos do Governo do Estado por meio do programa Tolerância Zero. “Seguiremos firmes, atuando de forma preventiva e repressiva, para manter a ordem pública e garantir mais tranquilidade às famílias mato-grossenses”, concluiu.

Redação Só Notícias

Publicidade

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Transporte

Rotam prende cinco faccionados com drogas e armas de fogo em Pontes e Lacerda

Publicado

em

Duas armas e um simulacro foram apreendidas com três suspeitos

Policiais militares do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) prenderam cinco homens por crimes de tráfico ilícito de drogas e porte ilegal de arma de fogo, em três ocorrências registradas na tarde desta segunda-feira (20.4), pela Operação Território Livre, em Pontes e Lacerda. Nas ações, três armas de fogo, um simulacro de arma e tabletes de drogas foram apreendidos.

Na primeira ocorrência, registrada por volta de 16h, a equipe da Rotam realizava patrulhamento pela BR-174 e encontrou um homem andando a pé, que correu em direção a uma residência ao ver as viaturas policiais. Diante da suspeita, o homem foi acompanhado e abordado no interior da casa.

Na busca pessoal e dentro do imóvel, os militares localizaram uma espingarda de calibre 12 carregada com cinco munições, um tablete e uma porção de cocaína. Aos policiais da Rotam, o suspeito afirmou ser membro de uma facção criminosa. Ele foi detido e conduzido à delegacia da cidade.

 

Publicidade

 

 

 

Alguns minutos depois, outra equipe da Rotam realizava patrulhamento urbano e visualizou um Volkswagen Gol prata com vidros escuros. Os policiais se aproximaram para a abordagem, momento em que o suspeito iniciou fuga em alta velocidade, desobedecendo às ordens de parada, mas sendo interceptado poucos metros depois.

Dentro do carro, estavam três homens. Na verificação do veículo, os militares localizaram um revólver de calibre .38 com numeração suprimida e carregado com seis munições. Um dos suspeitos se apresentou como dono da arma e revelou ter outros objetos ilícitos em sua casa.

Publicidade

Os policiais se deslocaram até o endereço do homem e encontraram uma pistola de calibre 9 mm com 10 munições e um simulacro de pistola. Também foram apreendidas porções de entorpecentes e os suspeitos foram conduzidos para a delegacia de Pontes e Lacerda.

Na última ocorrência registrada, os policiais da Rotam atenderam a uma denúncia de uma mulher que afirmou ter visto um homem receber um pacote de drogas em um posto de combustível. A denunciante também disse que o suspeito recebeu o pacote de um casal que estava em um carro e que teria sido xingada por um homem, ao notar que estava sendo observada.

Imediatamente, os militares seguiram para o estabelecimento, mas encontraram apenas o condutor do veículo, com as mesmas características informadas. Ao ser abordado, o homem demonstrou grande nervosismo. Com ele, foram encontradas pequenas porções e uma porção grande de maconha.

Questionado, ele confessou que estava apenas cumprindo ordens determinadas por uma facção criminosa. Ele também recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a delegacia de Pontes e Lacerda para as demais providências.a

Disque-denúncia

Publicidade

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Hallef Oliveira | PMMT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Transporte

Polícia Militar registra queda de até 59,7% nos índices criminais em 9 municípios da região Oeste de MT

Publicado

em

PMMT

 

A Polícia Militar de Mato Grosso registrou, em 9 municípios da região Oeste do Estado, uma redução significativa nos principais indicadores criminais no primeiro trimestre de 2026, em comparação com o mesmo período de 2025.

Os dados apontam avanços tanto na prevenção quanto no enfrentamento da criminalidade em diversas frentes na região do 12º Comando Regional, que compreende os municípios de Pontes e Lacerda, Figueirópolis d’Oeste, Vila Bela de Santíssima Trindade, Vale de São Domingos, Conquista d’Oeste, Nova Lacerda, Campos de Júlio, Comodoro e Jauru.

O maior destaque foi a queda de 59,3% nas ocorrências de receptação. No primeiro trimestre de 2025, foram registradas 27 ocorrências; e onze neste ano.

Publicidade

Os registros de furto caíram 37,5%, passando de 232 para 145 casos. Crimes de estelionato também apresentaram redução de 37,5%, sendo 363 registrados no último ano e 227 ocorrências neste primeiro trimestre.

Já nos crimes contra a pessoa, os números também são positivos. As ocorrências de ameaça reduziram 34,9%, passando de 438 casos em 2025 para 285 neste ano, enquanto os casos de lesão corporal caíram 30,3%, de 314 ocorrências para 219 registros. As vias de fato apresentaram diminuição de 22%, sendo contabilizados 59 casos em 2025 e 46 em 2026.

Outros indicadores também registraram queda, como a perturbação do sossego, com redução de 43,5%, com 23 casos em 2025 e 13 neste ano; e a violação de domicílio, que caiu 29,2%, passando de 24 ocorrências criminais para 17. A atuação policial também resultou em avanços na recuperação de bens, com aumento de 77% na localização de veículos e de 30% nos registros de adulteração de sinal veicular.

O comandante do 12º CR, tenente-coronel Wesmensandro Auto Rodrigues, destacou que o balanço reforça o trabalho da Polícia Militar no fortalecimento da segurança pública, com redução dos índices criminais e ampliação das ações operacionais, seguindo determinação do Governo do Estado com o programa Tolerância Zero.

“O resultado alcançado neste primeiro trimestre demonstra o comprometimento e a dedicação dos nossos policiais militares. Conseguimos reduzir de forma significativa índices importantes, como furtos, danos e invasões a domicílio, o que reflete diretamente na sensação de segurança da população”, apontou o tenente-coronel Wesmensandro.

Publicidade

Já o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Cláudio Fernando Carneiro Tinoco, ressaltou que esse avanço é fruto da intensificação do patrulhamento tático e das ações estratégicas desenvolvidas pela corporação, aliadas aos investimentos do Governo do Estado por meio do programa Tolerância Zero. “Seguiremos firmes, atuando de forma preventiva e repressiva, para manter a ordem pública e garantir mais tranquilidade às famílias mato-grossenses”, concluiu.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Wellyngton Souza | PMMT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Tendência