Conecte-se Conosco

Destaque

Vetoquinol otimiza produtividade da pecuária de corte com treinamentos de pessoas

Publicado

em

Assessoria

 

. Iniciativa faz parte de programa de relacionamento da companhia com os pecuaristas

. Colaboradores de importante propriedade do Mato Grosso do Sul receberam capacitação técnica

. Objetivo é explorar melhor a eficiência das tecnologias em saúde animal

Publicidade

A Vetoquinol, oitava maior indústria de saúde animal do mundo, busca ajudar a potencializar a produtividade da pecuária de corte com a prestação de serviços do programa de relacionamento Vet Club Pecuarista.

“Para mostrar o programa completo, fomos à Brooks Agropecuária, no Mato Grosso do Sul. Promovemos treinamento da equipe de liderança – dos gerentes aos diretores. Com o auxílio de dois consultores externos, abordamos os principais fatores relacionados a manejo de pastagem, mercado e gestão das pessoas. Além disso, exploramos bastante a sanidade da fazenda, destacando os protocolos sanitários criados pela Vetoquinol”, detalha Felipe Pivoto, gerente de serviços técnicos de bovinos e equinos da Vetoquinol.

Membro do Vet Club Pecuarista, a Brooks Agropecuária trabalha com cria, recria e engorda. A propriedade utiliza as principais soluções da Vetoquinol para o controle de endo e ectoparasitas. “É muito importante contribuir com conhecimento técnico para colaborar com nossos parceiros visando o contínuo avanço da produtividade. Isso só é possível por meio do uso correto de soluções para a saúde animal”, reforça Pivoto.

Para aumentar a eficiência das tecnologias da Vetoquinol, a Brooks utiliza as ferramentas oferecidas pelo programa de relacionamento, como OPG (Contagem de Ovos Por Grama). Trata-se de um minilaboratório portátil que analisa as fezes bovinas e identifica se há presença de vermes gastrointestinais na fazenda. Outro serviço importante do Vet Club Pecuarista é o Sanivet.

“O Sanivet envolve a alimentação periódica de informações da fazenda, produzindo histórico do combate às enfermidades – o que permite entender os problemas mais recorrentes. Além disso, os relatórios indicam o nível de eficácia das soluções utilizadas para o controle dos parasitas”. A partir daí, pode ser traçada estratégia personalizada de controle durante o ano alinhada ao calendário sanitário.

Publicidade

“Com essa estratégia, há redução de custos por erros no uso de medicamentos. Isso posiciona a Vetoquinol como uma companhia que vai além da venda de produtos, mas que trabalha firme em soluções, como no campo da educação, levando conhecimento para os tomadores de decisão, para que melhorem a saúde financeira com as tecnologias certas, sem desperdício. Com isso, contribuímos para o rigoroso controle dos parasitas que roubam o lucro”, completa o médico-veterinário da Vetoquinol.

Sobre a Vetoquinol Saúde Animal

A Vetoquinol Saúde Animal está entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Em 2023, o faturamento global foi de € 529 milhões. Com expertise global conquistada ao longo de 90 anos de atuação, a empresa também cresce no Brasil, onde expande suas atividades desde 2011. Grupo independente, a Vetoquinol projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos destinados à produção animal (bovinos e suínos), animais de companhia (cães e gatos) e equinos. Desde sua fundação, em 1933, na França, combina inovação com diversificação geográfica.

O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de soluções associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a brasileira Clarion Biociências, incorporada em 2019.

No Brasil, a Vetoquinol tem sede administrativa em São Paulo (SP) e planta fabril em Aparecida de Goiânia (GO), atendendo todo o território nacional. Em termos globais, gera mais de 2,5 mil empregos.

Publicidade

Irvin Dias

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Fórum Paulista do Agronegócio discute com Secretaria da Fazenda impacto da revisão fiscal no setor agropecuário de SP

Publicado

em

Assessoria

 

Uma comitiva com representantes do Fórum Paulista do Agronegócio se encontrou com o secretário estadual da Fazenda e Planejamento, Samuel Kinoshita para discutir a revisão dos benefícios fiscais que afetam o setor agropecuário paulista.

O Fórum Paulista do Agronegócio reúne 45 entidades representativas do setor agropecuário em São Paulo, abrangendo desde associações e cooperativas até sindicatos e conselhos setoriais, dentre as quais Faesp, Fiesp, Ocesp, Orplana, Abag, Abraleite e muitas outras. Tirso Meirelles, presidente da Faesp, representou a Federação como integrante do Fórum, liderado pelo coordenador Edivaldo Del Grande.

Guilherme Piai, secretário de Agricultura e Abastecimento, também esteve presente no encontro com os dirigentes setoriais, que teve a participação, além do próprio Tirso Meirelles e Del Grande, presidente da Ocesp; Jacyr Costa Filho, presidente do Cosag/Fiesp; Roberto Betancourt, diretor do Deagro/Fiesp; Eduardo Leão, presidente da CropLife; João Lammel, presidente do Sindiveg; e Érico Pozzer, presidente da APA. Cada representante apresentou suas preocupações sobre os possíveis impactos da revisão fiscal em suas áreas específicas.

Publicidade

Tirso Meirelles destacou a necessidade de segurança jurídica e clareza nas mudanças planejadas, essenciais para garantir a continuidade dos investimentos no agro.

“Nós reunimos, na sede da Faesp, cerca de 40 entidades, como sindicatos rurais, associações, cooperativas ligadas ao agro, para podermos entender tudo que pode acontecer com desemprego, perda de renda, avaliando o risco de algumas atividades saírem do estado de São Paulo. A partir desse encontro, elaboramos um documento que foi entregue ao governo do Estado expondo ao governador Tarcísio nossa preocupação”, disse Tirso. Ele destacou que o governador é bastante sensível ao agro e tem feito um ótimo trabalho pelo setor.

“Estou confiante de que ele terá um olhar diferenciado em benefício dos produtores rurais e dos empreendedores do agronegócio no estado de São Paulo. “, ressaltou o presidente da Faesp.

O setor solicitou, durante o encontro, uma possível prorrogação das normas vigentes, o que permitirá um estudo mais detalhado dos efeitos sobre as cadeias produtivas. Além disso, os integrantes da comitiva reforçaram a importância de manter um ambiente de previsibilidade para sustentar o crescimento e a competitividade para o agronegócio paulista.

Em resposta, Kinoshita esclareceu que a revisão fiscal não visa ajustes, mas uma atualização das regras, algumas em vigor há décadas. Ele prometeu celeridade na publicação dos decretos já avaliados para reduzir a incerteza no setor e admitiu considerar prorrogações, caso a complexidade de cada segmento justifique.

Publicidade

“Pelo fato de o secretário Kinoshita ter falado que não é uma revisão com fins arrecadatórios e sim uma adequação, e pelo fato de que a Reforma Tributária que está no Senado não será ratificado esse ano, sugerimos que todas as avaliações dessas isenções sejam um trabalho coordenado durante o ano de 2025, para não haver insegurança jurídica no sistema produtivo”, concluiu Tirso Meirelles.

Mario Teixeira

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Destaque

Caravana Técnica do Senar-SP em Itu proporciona troca de experiências e conhecimento de potencialidades do turismo rural

Publicado

em

Assessoria

O Sindicato Rural de Luiz Antônio realizou uma Caravana Técnica para a cidade de Itu formada por participantes do Programa de Turismo Rural de Luiz Antônio. O objetivo foi proporcionar aos alunos do Programa uma imersão nas fazendas e museus de Itu para a realização de um projeto voltado a implementação do turismo rural na Estação Ecológica Jataí.

O objetivo da Caravana foi proporcionar aos alunos do Programa de Turismo Rural, uma imersão nas fazendas e museus de Itu para a realização de um projeto voltado a implementação do turismo rural na Estação Ecológica Jataí, uma área protegida em Luiz Antônio. Ela foi criada em 1982, com 4.532,18 hectares, e que teve sua área ampliada para 9.010 hectares em 2002, e tem como objetivo proteger ecossistemas naturais e promover atividades de pesquisa e educação ambiental.

O local oferece trilhas e áreas para pesquisa, promovendo a conscientização sobre a importância da conservação dos ecossistemas. Este ano, a Estação enfrentou um problema significativo com queimadas, que afetou sua biodiversidade e bioma.

Durante a Caravana houve a visita ao Complexo FAMA, que está localizado em uma antiga fábrica de têxteis. O local é um espaço cultural multifuncional que, além de abrigar projetos de artistas, encontra-se também o projeto “Asas de Um Sonho”, com exposições que mostram a trajetória da aviação, com ênfase em peças e itens relacionados ao tema.

Publicidade

Além do FAMA, os integrantes conheceram também a Fazenda do Chocolate, espaço voltado para a produção de chocolate artesanal e a promoção de experiências educativas relacionadas ao cultivo do cacau. A propriedade oferece visitas guiadas, onde os visitantes podem aprender sobre o processo de produção do chocolate, desde o cultivo do cacau até a transformação em barras de chocolate. Conta com áreas para degustação e venda de produtos.

O evento possibilitou um olhar mais abrangente e exploração das possibilidades para execução na estação Ecológica Jataí, trabalhando as questões da região do cerrado no qual a Estação está situada.

Para Priscila Levorin, técnica do Senar-SP, o encontro entre os dois municípios proporcionou, além da troca de experiências e conhecimento, vivenciar na prática o aprendizado obtido ao longo do Programa de Turismo Rural e desenvolver estratégias colaborativas para agregar na propriedade rural.

“A Caravana Técnica foi uma experiência muito enriquecedora, que pode nos dar a oportunidade de lançar um novo olhar ao Turismo Rural para aplicação nos projetos que estamos desenvolvendo”, afirmou a coordenadora do Senar-SP de Luiz Antônio, Cassiana Gonçalves Menegueti. Participou da caravana também a instrutora do Programa, Cintia Suguino.

“Já iniciamos todo esse processo com o Projeto Ser Tão Cerrado e essa experiência veio agregar. Riqueza cultural e tradições locais se entrelaçam com a vida rural, destacando o valor de preservar e promover a identidade cultural aliada a um desenvolvimento sustentável”, completou.

Publicidade

Mario Teixeira

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Destaque

ANC realiza em Pelotas quinta edição do Meet da Carne

Publicado

em

Foto: Divulgação

A Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) vai realizar a quinta edição do Meet da Carne. O evento será no dia 26 de novembro, a partir das 19h, na Associação Rural de Pelotas (RS). O Meet da Carne é um evento totalmente aberto ao público, que visa aproximar a associação e o Promebo dos pecuaristas e dos demais profissionais da área relacionada à pecuária de corte.

Conforme a superintendente de Registro da ANC, Silvia Freitas, serão duas palestras que vão falar sobre a importância do melhoramento genético e a maneira simplificada de usar os resultados e como isso gera uma carne, além de carcaças rentáveis, com maior qualidade também. “Não adianta só buscarmos qualidade, temos que buscar rendimento. Vamos trabalhar nessa linha e ter em mente que o processo de produção da carne começa muito antes do confinamento e do abate. Ele começa no acasalamento”, observa.

Silvia, que será uma das palestrantes juntamente com o presidente do Conselho Técnico da entidade, Flávio Montenegro Alves, lembra também que, após as palestras, haverá um momento de confraternização para que os participantes possam fazer networking. A realização é da ANC e Promebo com patrocínio de Supra, Neogen e Alta Progen e o apoio de Foco Pampeano.

Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

Publicidade

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Tendência