Conecte-se Conosco

Mato Grosso

Desenvolve MT apresenta linhas de crédito disponíveis para empreendedores com projetos de inovação

Publicado

em

Crédito – Michel Alvim/Secom-MT

 

Empreendedores com projetos voltados à inovação terão a oportunidade de conhecer as linhas de crédito  da Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso – Desenvolve MT na próxima quinta-feira (29.08), das 14h às 18h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT). A Desenvolve MT fará uma palestra durante o Finep Day, evento gratuito, que está com inscrições abertas.

O evento é realizado em uma parceria da Desenvolve MT, do Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) do Sistema Fiemt, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapemat) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para promover intercâmbio de conhecimento e oportunidades de negócios.

O principal objetivo do evento é que os empresários conheçam programas, editais e linhas de crédito voltadas para inovação, com foco em saúde, energias renováveis, bioeconomia e mobilidade urbana. Esta é uma oportunidade para que empreendedores possam receber orientação sobre como acessar e utilizar recursos financeiros para impulsionar suas operações.  As inscrições podem ser realizadas de forma online.

“Nosso objetivo é destacar como a Desenvolve MT pode ser um parceiro estratégico para empreendedores em busca de inovação. As linhas de crédito são projetadas para apoiar projetos de empreendedores em todo o Estado e em vários setores, oferecendo condições especiais para impulsionar o sucesso de suas iniciativas”, destaca Wilson Andrade, gerente de Programas e Produtos da Desenvolve MT.

Publicidade

A Finep é uma empresa pública brasileira de fomento vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Por isso, o Finep Day visa contribuir com o desenvolvimento de empresas e projetos inovadores, fomentando a economia e potencializando o surgimento de novas tecnologias.

Serviço | Finep Day

Data: 29 de agosto de 2024

Horário: das 14h às 18h

Endereço: Sede da FIEMT – Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 – Centro Político Administrativo, Cuiabá – MT, 78049-940.

Publicidade

O evento é gratuito e as inscrições podem ser realizadas de forma online.

* Com supervisão de Vitória Kehl.

Laisa Stofel* | Desenvolve MT
Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]
Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Senado realiza diligência em Rondônia para investigar violações de direitos humanos em operações de desintrusão

Publicado

em

Divulgação/Rondoniagora

 

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal realiza, na quinta-feira (13), uma diligência externa nos municípios de Alvorada do Oeste e Jaru para apurar denúncias de violações de direitos humanos, fundiários e de gênero relacionadas às notificações de desocupação expedidas a produtores rurais legalmente titulados. As ações de desintrusão estão vinculadas à Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau.

A iniciativa atende a requerimento do senador Marcos Rogério (PL-RO) e contará com a presença da senadora Damares Alves (Republicanos-DF), presidente da Comissão de Direitos Humanos, além do presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), César Fernando Schiavon, e de outras autoridades federais e estaduais.

Programação da diligência

Publicidade

A agenda começa em Alvorada do Oeste, às 9h30, com reunião com produtores rurais no distrito de Terra Boa, localizado na linha 106, km 10. Em seguida, às 11 horas, os senadores e representantes do Incra farão visita a duas propriedades rurais atingidas por ordens de desapropriação.

Durante a tarde, a comitiva segue para o município de Jaru, onde a partir das 14h30 será realizada reunião com produtores e visita a áreas afetadas na comunidade rural Jaru-Uaru. O ponto de encontro será o ginásio da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental D’Jaru-Uaru.

A diligência integra o trabalho da CDH de fiscalização e mediação de conflitos agrários em áreas sob intervenção federal, especialmente nos casos em que há questionamentos sobre a legalidade das desapropriações e o respeito aos direitos dos moradores atingidos.

Rondoniagora

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros de MT apresenta ações integradas de combate aos incêndios florestais na COP30

Publicado

em

CBMMT

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) participa da 30ª Conferência das Partes (COP30) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, realizada em Belém (PA). Durante o evento, a corporação apresenta as ações estratégicas e integradas adotadas pelo Estado de Mato Grosso para a prevenção e o combate aos incêndios florestais.

A presença do CBMMT na COP30 reforça o protagonismo nacional da corporação em iniciativas voltadas ao enfrentamento dos incêndios florestais, à sustentabilidade e à proteção ambiental. A COP30, que teve início em 10 de novembro e segue até o dia 21, reúne representantes de diversos países para discutir medidas globais de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, promovendo o intercâmbio de experiências e o fortalecimento de políticas ambientais em âmbito mundial.

Nesta quarta-feira, 12 de novembro, o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, participará do painel “Inovação e Governança Ambiental: As Respostas de Mato Grosso aos Desafios do Fogo e da Produção Sustentável de Alimentos”, dentro da temática “Adaptação e Resiliência Climática”. O painel também contará com a presença do secretário executivo de Meio Ambiente (Sema-MT), Alex Marega, e do presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Lucas Costa Beber.

Publicidade

Segundo o coronel Glêdson, o CBMMT apresentará os resultados expressivos das estratégias de prevenção, preparação e resposta operacional implementadas em 2025, que levaram a uma redução histórica dos focos de calor no Estado. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/BD Queimadas) apontam que, entre janeiro e outubro de 2025, Mato Grosso registrou 10.581 focos de calor, contra 49.665 no mesmo período de 2024, representando queda de 78,7%, quase cinco vezes menos ocorrências que no ano anterior.

O Estado também alcançou recordes de diminuição nas áreas queimadas e na quantidade de eventos de fogo. Segundo o Instituto Centro de Vida (ICV), com base na plataforma Amazon Fire Dashboard, da NASA, houve redução de 71% nas áreas afetadas por incêndios florestais em 2025. Entre janeiro e agosto deste ano, aproximadamente 859,5 mil hectares foram atingidos pelo fogo, sendo menos de 1% no Pantanal mato-grossense.

“Representar o Corpo de Bombeiros Militar em um evento global como a COP30 é motivo de grande responsabilidade. Estamos levando a voz de todos os bombeiros do Brasil, reforçando o papel estratégico dos bombeiros na construção de políticas públicas integradas, baseadas em ciência, tecnologia e prevenção. Participar desse diálogo internacional é também uma oportunidade de compartilhar experiências, aprender com outras nações e fortalecer nossa capacidade de resposta diante dos desafios climático”, disse o comandante.

Entre as estratégias apresentadas pelo CBMMT durante o painel está a adoção de tecnologias avançadas de monitoramento 24 horas, que permitiram atuação em tempo real de 1.420 bombeiros militares, brigadistas estaduais e municipais, apoiados por viaturas especializadas e uma frota aérea mobilizada.  Ao todo, foram realizadas mais de 800 horas de voo em operações de combate e reconhecimento, além de centenas de ações terrestres executadas em todo o território mato-grossense, garantindo respostas rápidas e eficazes.

Outro destaque é o investimento de R$ 125 milhões realizado pelo Governo de Mato Grosso em ações de combate a incêndios florestais e ao desmatamento, aliado às parcerias estratégicas entre o poder público e o setor produtivo. Essas ações integradas têm se mostrado fundamentais não apenas para fortalecer a prevenção e a resposta imediata, mas também para promover práticas produtivas mais sustentáveis, consolidando Mato Grosso como referência nacional em gestão ambiental, ainda conforme o coronel Glêdson.

“Este painel contempla os principais eixos das ações que desenvolvemos ao longo do ano. Sabemos que o combate é essencial, mas deve ser tratado como etapa secundária diante da prevenção. É fundamental reforçar que a prevenção vem sempre em primeiro lugar, sem abrir mão da capacidade de resposta rápida quando necessário”, destaca o comandante-geral do CBMMT.

Publicidade

Comitiva de Mato Grosso

Integram a comitiva mato-grossense que participa da COP 30 o governador Mauro Mendes, o vice-governador Otaviano Pivetta, os secretários de Estado Fábio Garcia (Casa Civil) e Mauren Lazzaretti (Meio Ambiente), representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e do Corpo de Bombeiros Militar, além do deputado estadual Carlos Avallone e do promotor de Justiça Marcelo Vacchiano.

A primeira-dama, Virginia Mendes, também acompanha o governador na comitiva, que conta ainda com servidores das Secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e de Agricultura Familiar (Seaf), além de representantes do Instituto PCI, Imac, Programa REM e Aprosoja-MT.

Os representantes do Estado participam de painéis e agendas sobre economia florestal e financiamento climático, destacando como a biodiversidade pode ser tratada como ativo estratégico e pilar de negócios regenerativos e sustentáveis.

SD Karine Miranda | CBMMT

Publicidade

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Mato Grosso

Parceria formalizada na COP 30 garante implantação de projeto piloto em MT para monitoramento de crédito de carbono

Publicado

em

Crédito – Assessoria

 

O Governo do Estado assegurou nesta segunda-feira (10.11), no primeiro dia da COP30, em Belém, a realização de projeto piloto em Mato Grosso para monitoramento de projetos de crédito de carbono como estratégia de Soluções Baseadas na Natureza (SBN). Mato Grosso foi o único estado da Amazônia Legal escolhido para a execução do projeto.

A parceria foi formalizada com a assinatura de um protocolo com a empresa SCCON Geospatial, por meio do Programa Brasil Mais que é conduzido pela Polícia Federal. O projeto piloto não terá custo para o Estado.

“Essa iniciativa reforça o protagonismo de Mato Grosso na implementação de projetos que asseguram a integridade dos créditos de carbono, fortalecendo sua atuação nos mercados nacional e internacional. Além disso, posiciona o estado como referência global no uso de alta tecnologia do Forest Carbon da Planet/SCCON”, ressaltou a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti.

Publicidade

A solução SCCON aplica tecnologia geoespacial para o mercado de Carbono. Com imagens de satélite diárias de alta resolução Planet e alertas de detecção de mudanças SCCON, é possível realizar o monitoramento da perda florestal nas áreas de projeto e das áreas do entorno. Além disso, o produto Forest Carbon oferece estimativas precisas de carbono, altura das árvores e cobertura de copa.

No primeiro dia da COP30, a Sema também participou do painel “Restauração Produtiva e Governança Colaborativa – o papel de Mato Grosso na agenda climática da Amazônia”, com a apresentação do programa Todos Pelo Araguaia. Desenvolvido em 12 municípios de Mato Grosso, o programa prevê a recuperação de 5,2 mil hectares de áreas degradadas em propriedades rurais localizadas na bacia do Alto Araguaia. O primeiro lote estabeleceu a recuperação de 212 hectares e o segundo, lançado este mês, prevê a recuperação de mais 420 hectares.

O Todos pelo Araguaia é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), em parceria com o KFW – Banco de Desenvolvimento da Alemanha, Serviço Florestal Brasileiro e o Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura.

Ainda na programação desta segunda-feira (10), Mato Grosso também apresentou os resultados obtidos com a estratégia PCI (Produzir, Conservar e Incluir).

Clênia Goreth | Sema – MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Tendência