Conecte-se Conosco

Destaque

Argentina declara emergência por infestação de gafanhotos

Publicado

em

Foto: Senasa Argentina

 

Na última sexta-feira, 26 de julho, o governo argentino decretou estado de emergência devido à infestação de gafanhotos nas províncias de Salta, Catamarca, La Rioja e Córdoba. Os insetos, avistados em grande número, preocupam pela densidade populacional, embora ainda não haja evidências de migração para outras áreas.

No Rio Grande do Sul, autoridades monitoram a situação, mas, segundo especialistas, os riscos são mínimos. “As temperaturas baixas e o clima não propício tornam a invasão ao estado quase inexistente,” afirma a Dra. Kátia Matiotti, taxonomista em gafanhotos e entomóloga pós-doutora pela PUCRS. “Além disso, as enchentes recentes e os dias muito frios não favorecem um ambiente interessante para os insetos.”

Os gafanhotos do gênero Schistocerca cancellata, com coloração amarronzada e capacidade migratória, formam enormes enxames que podem percorrer até 150 km por dia em busca de alimento e condições favoráveis à reprodução. “O aquecimento global e o desequilíbrio ambiental são fatores que favorecem a formação dessas nuvens de gafanhotos,” explica Matiotti. “Temperaturas altas, ambientes secos e a eliminação de inimigos naturais, como pássaros e sapos, contribuem significativamente para essa situação.”

Publicidade

Historicamente, o Brasil também já enfrentou severas infestações de gafanhotos, com relatos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina entre 1946 e 1948, causando prejuízos em diversos cultivos, como trigo, cevada, milho e feijão. “As nuvens de gafanhotos são uma das pragas agrícolas mais importantes e recorrentes na história,” destaca Matiotti. “Elas se formam quando a densidade populacional e fatores climáticos favoráveis induzem modificações fisiológicas nos insetos, tornando-os mais escuros e gregários.”

Para o controle das infestações, Matiotti sugere um manejo rigoroso e contínuo, especialmente no estágio ninfal. “Os locais de postura devem ser periodicamente monitorados para verificar eclosões dos ovos,” aconselha. “Em estágios mais avançados, o controle químico pode ajudar a diminuir a densidade populacional, sendo realizado por via aérea ou terrestre.”

Embora não ofereçam perigo direto à saúde humana, os gafanhotos são altamente prejudiciais às lavouras, ameaçando principalmente culturas permanentes, hortaliças e monoculturas de trigo, aveia, café, arroz e cevada. “A vigilância e o controle são essenciais para proteger nossas plantações e garantir a segurança alimentar,” conclui Matiotti.

AGROLINK – Aline Merladete

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade

 

 

Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

ANCP participou de simpósio sobre genética animal nos EUA

Publicado

em

Foto: Reprodução ANCP

 

Demonstrando seu compromisso constante com a evolução e atenta às inovações que moldarão o futuro da pecuária, a Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP) marcou presença no simpósio “Um passo em direção ao futuro”, promovido pelo renomado Grupo de Melhoramento Genético Animal da Universidade da Georgia (UGA), em Athens (Georgia), nos Estados Unidos, nos dias 8 e 9 de abril. O evento, que reuniu mais de 100 participantes, incluindo pesquisadores e desenvolvedores da América Latina, Europa e Estados Unidos, se consolidou como um fórum crucial para o futuro da genética animal.

O simpósio ofereceu um programa completo de palestras, conduzidas por renomados professores, pesquisadores e representantes de indústrias e associações de raças de prestígio internacional. As discussões focaram em temas estratégicos para o planejamento da pesquisa em melhoramento genético animal para a próxima década. Entre os tópicos abordados, se destacaram o futuro das avaliações genômicas que utilizam o método de passo único (Single Step), a seleção para características complexas como mortalidade, morbidade, resiliência e robustez, bem como os potenciais efeitos da seleção genômica.

O evento também proporcionou um espaço para a apresentação de experiências inovadoras, como a aplicação de aprendizado na predição de fenótipos e valor genético, o uso de fenótipos de alto rendimento, edição genética e análise de dados de sequenciamento genômico.

Publicidade

Um dos propósitos centrais do simpósio foi celebrar e integrar o conhecimento acumulado nos últimos 20 anos em torno da metodologia Single Step, desenvolvida pela Universidade da Geórgia e amplamente utilizada na avaliação genômica da ANCP, com reconhecimento e aplicação global, inclusive na área vegetal. O evento também homenageou a trajetória e as significativas contribuições do professor e pesquisador Ignacy Misztal ao melhoramento genético animal, por ocasião de sua aposentadoria da UGA.

A ANCP foi representada pela especialista em Pesquisa e Inovação, Letícia Pereira, e pelo pesquisador sênior e professor da Unesp, Fernando Baldi, que destacou a relevância da participação da entidade no evento, que foi importante em muitos sentidos. “Estreitamos nossas relações com outras instituições e fortalecemos nossas parcerias na área de pesquisa com a Universidade da Georgia e outras universidades americanas, além de reencontrarmos muitos amigos como Ignacy Misztal, Ignacio Aguilar e Andrés Legarra”, ressaltou o pesquisador, evidenciando o papel da ANCP na construção de pontes e no avanço da ciência para o melhoramento genético animal em nível internacional.

Daniel – DS Vox

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Destaque

Gleyson Perosa assume o cargo de gerente de produtos do Grupo Orion

Publicado

em

Foto: Divulgação / Orion

 

O Grupo Orion anunciou Gleyson Perosa como seu novo gerente de produtos. Com vasta experiência em gestão de projetos, liderança e uma carreira consolidada de 27 anos em multinacional de máquinas agrícolas, Perosa traz consigo uma visão inovadora e habilidades para impulsionar novos projetos e tecnologias do Grupo Orion, fortalecendo a marca e o posicionamento global no setor de aplicação de bioinsumos dentro do solo.

Formado em Engenharia Elétrica, especializado em redes e com MBA em gestão de empresas, Gleyson Perosa possui longa experiência nas áreas de tecnologia e agricultura de precisão, sendo um valioso ativo para a equipe Orion. “Sua determinação, conhecimento e expertise impulsionarão a inovação e a geração de novos produtos dentro do Grupo Orion, hoje posicionado como líder global no segmento. A chegada de Gleyson reforça nosso compromisso com o crescimento da empresa através da inovação, sustentabilidade e aumento de portfólio”, afirma o CEO e diretor de pesquisa e desenvolvimento da Orion, Ricardo Rodrigues da Cunha.

“Seu desafio será liderar nossa equipe de novos projetos e contribuir para a consolidação da marca Orion como referência tecnológica no segmento de aplicação de bioinsumos, agricultura regenerativa e sustentabilidade ambiental, agronômica e social”, completa Cunha.

Publicidade

“Chego à Orion com muito entusiasmo e grande determinação de contribuir com o crescimento da empresa, desenvolvendo soluções tecnológicas ainda mais eficientes, seguras e rentáveis para o setor, fortalecendo ainda mais a presença, a respeitabilidade e a marca Orion no mercado global”, afirma Perosa.

Fundada em 1967, a Orion vem investindo fortemente em sua expansão física e intelectual, não só no Brasil como também no exterior, sendo hoje uma multinacional com uma unidade em Pompéia (SP), uma nova unidade de 10 mil m² em fase de acabamento em Quintana (SP), uma unidade em Santa Rita, no Paraguai, e uma unidade em Leiria, em Portugal, em fase de montagem, que atenderá a Comunidade Europeia e o Leste Europeu. Em breve, o Grupo estenderá sua atuação aos Estados Unidos, consolidando assim seu projeto de expansão.

Práxis Mídia

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Destaque

Sabin apresenta plataforma Rita Saúde a empresários de Gurupi em evento sobre saúde corporativa

Publicado

em

Fotos: Assessoria

Na última semana, o Grupo Sabin em Tocantins promoveu a palestra “Criando um Ambiente de Trabalho Saudável”, na sede da Associação Comercial e Industrial de Gurupi (ACIG). O encontro reuniu empresários da região e teve como foco apresentar a plataforma Rita Saúde, uma solução digital para facilitar o acesso à saúde.

Durante a apresentação, a biomédica e gestora do Sabin no Tocantins, Nayara Borba, destacou o papel da plataforma na promoção da saúde corporativa. “Hoje, buscamos oferecer um cuidado a mais com o colaborador nas empresas. A Rita Saúde promove acesso à saúde com qualidade e eficiência,” afirmou.

Disponível para a população e empresas de Gurupi e região, por meio do site http://ritasaude.com.br, a Rita Saúde integra diversos serviços de saúde, oferecendo acesso a consultas com médicos e profissionais de saúde, telemedicina, medicamentos com preços diferenciados, bem como exames de análises clínicas e outros serviços para comunidades de saúde local.

A gestora explicou que a plataforma promove a integração entre profissionais e empresas de saúde, gerando benefícios tanto para os colaboradores quanto para as organizações. “A Rita Saúde chega com simplicidade e praticidade — que também são valores do Sabin — com o propósito de promover saúde de forma acessível e sustentável para todos,” completou.

Publicidade

Kiw Assessoria

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Tendência