Transporte
Roubos de gado reduzem 82% em MT nos primeiros meses de 2024; furtos de carga têm queda de 73%
Sesp-MT
Mato Grosso registrou queda de 82% no índice de roubos de gado entre janeiro e maio de 2024, em relação ao mesmo período de 2023. Os dados integram relatório da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) sobre crimes relacionados às atividades produtivas no campo e também mostram que, no mesmo período, o índice de furtos de cargas reduziu 73%.
O secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, avalia que a queda dos índices criminais é um dos resultados da implantação da Patrulha Rural em todos os municípios e dos investimentos em viaturas, armamentos modernos, tecnologia, intensificação das investigações e operações policiais, entre outras ações do Governo do Estado.
A Patrulha Rural foi implantada em 2021 para levar segurança aos que produzem e vivem no campo, e recebeu,somente em 2023, R$ 18 milhões em investimento, com reforço no efetivo, viaturas, armas e equipamentos.
“As forças policiais estão em todas as regiões de Mato Grosso fazendo o trabalho ostensivo de prevenção e a repressão forte à criminalidade. Temos mais policiais, viaturas, tecnologia e armamentos modernos para fazer esse enfrentamento”, destaca Roveri.
No ano passado, foram registradas 11 ocorrências de roubo de gado no Estado e, no mesmo período de 2024, foram dois registros, o equivalente a uma queda de 82%. Na modalidade furto, esse crime apresenta queda de 20%, de 86 para 66 casos.
Entre janeiro e maio de 2023, a Sesp registrou 93 furtos de carga. No mesmo período de 2024, foram registrados 25, o equivalente a uma queda de 73%. Na modalidade roubo, foram registrados 89 casos no período, com queda para 44 em 2024, que mostram redução de 51%.
Sobre roubos de insumos agrícolas (adubos e similares), relatório do Observatório da Segurança aponta queda de 46%. De 13, caiu para sete ocorrências. Já os furtos desse mesmo produto reduziram em 26%, de 27 para 20.
Além do policiamento especializado da Patrulha Rural, Roveri lembra que o Vigia Mais MT também está monitorando as áreas rurais. “As câmeras de videomonitoramento estão em diversos pontos de rodovias, estradas secundárias e acessos às propriedades rurais de onde sai a produção de grãos e animais de pequenas e grandes propriedades de Mato Grosso”.
A Sesp comprou e distribui 15 mil câmeras às prefeituras, associações, grupos empresariais, conselhos comunitários, entre outras instituições, para reforçar a segurança na cidade e no campo.
“Estamos nas áreas rurais, também, com o programa Tolerância Zero às invasões. Então, a queda dos índices é resultado dessa combinação de investimentos, de políticas públicas de segurança do Governo do Estado e do empenho das forças policiais”, completa Roveri.
Alecy Alves | Sesp-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Avião King Air da Amaggi cai em lavoura de soja em Ribeirão Cascalheira
Foto: Reprodução
Um avião bimotor de pequeno porte, modelo King Air 350, caiu em uma plantação de soja no município de Ribeirão Cascalheira, na tarde deste sábado (11), após uma das asas da aeronave bater em uma cerca. Conforme informado pela Amaggi, empresa proprietária do avião, sete pessoas estavam a bordo, sendo seis passageiros e um piloto.
Em nota encaminhada à imprensa, a empresa informou que o avião teria saído da pista e batido em uma cerca no momento da aterrissagem em uma fazenda do município. Contudo, mesmo diante das circunstâncias do acidente, ninguém se feriu.
O avião havia decolado de Confresa e levava uma equipe de colaboradores da Amaggi para visitar uma propriedade rural na região. As causas do acidente estão sendo investigadas.
Karine Arruda
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Polícia Militar prende 1.193 pessoas em flagrante em todo Estado durante Operação Tolerância Zero
PMMT
A Polícia Militar prendeu 1.193 pessoas em flagrante em Mato Grosso por ocorrências diversas durante a deflagração da Operação Tolerância Zero, de 25 de novembro de 2024 ao dia 5 de janeiro de 2025. A operação contou com mais 1.330 militares de todos os 15 Comandos Regionais da PM, reforçando o policiamento nos 142 municípios do Estado.
Conforme a Superintendência de Planejamento Operacional e Estatística da Polícia Militar (SPOE), foram registrados 5.909 boletins de ocorrência. No período, foram identificadas 259 pessoas com mandado de prisão em aberto.
Os policiais militares apreenderam 126 armas de fogo de calibres diversos e outros 30 simulacros. Além disso, 113 veículos foram localizados/recuperados e mais de três mil quilos de entorpecentes foram retirados de circulação.
As equipes contabilizaram 260 ocorrências relacionadas ao tráfico e uso ilícito de drogas e 160 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) envolvendo crimes de menor potencial ofensivo foram assinados.
O comandante-geral adjunto da Polícia Militar, coronel André Wiliam Dorileo, classificou o balanço das ações como bastante produtivo e destacou que o policiamento tático e ostensivo ocorre de forma contínua em todo o Estado, seguindo a uma determinação do Governo de Mato Grosso com a Operação Tolerância Zero no Combate às Facções Criminosas.
“A Polícia Militar e todas as unidades estão empenhadas no trabalho preventivo e ostensivo em Mato Grosso, seguindo a uma série de estratégias e planejamento no combate às facções criminosas no Estado. Esse saldo só é positivo em virtude dos importantes investimentos do Governo de Mato Grosso na Segurança Pública, com entrega de viaturas e novos armamentos aos policiais militares que dedicam suas vidas para garantir a segurança no Estado”, afirmou.
Wellyngton Souza | PMMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Politec é mobilizada para perícias em cemitério clandestino; primeira vítima é identificada
A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) mobilizou servidores das unidades de Sorriso, Nova Mutum, e Lucas do Rio Verde para as perícias de localização de cadáveres enterrados em um cemitério clandestino encontrado pela Polícia Civil nesta sexta-feira (10.01). A área está localizada em Lucas do Rio Verde. A primeira vítima foi identificada neste sábado (11.01) como Rafael Pereira de Souza, por meio de exame das impressões digitais.
Foram encontradas dez covas, onde estavam cinco ossadas e seis corpos, totalizando 11 vítimas. Parte dos corpos estava em processo de esqueletização. Uma vítima foi encontrada em estado de putrefação, o que indica que foi um homicídio recente.
A primeira vítima foi identificada neste sábado (11.01) como Rafael Pereira de Souza, por meio exame das impressões digitais.
As equipes acompanharam as forças de segurança na abertura das covas e remoção dos corpos para a perícia de local de encontro de cadáveres. Os restos mortais encontrados serão enviados para as unidades de Medicina Legal do interior e da capital, para exames antropológicos e de necropsia, e para a identificação técnica das vítimas.
O IML realizará uma triagem para avaliar o grau de decomposição e o método mais adequado para a obtenção das identidades das vítimas, sejam elas por papiloscopia, odontologia legal ou DNA.
Identificação Técnica
A Politec orienta aos familiares de pessoas desaparecidas em Lucas do Rio Verde e região para que compareçam em uma das unidades de Medicina Legal do Estado para a coleta de material genético para o confronto genético com as amostras biológicas das vítimas encontradas no cemitério clandestino do município.
Caso a pessoa desaparecida tenha realizado algum tratamento dentário, é aconselhável que a família obtenha com os dentistas o prontuário odontológico da vítima, especialmente exames de imagem (radiografias e tomografias, por exemplo) e os forneçam ao IML.
Para a doação do material genético é necessário que o grau de parentesco dos familiares do desaparecido seja de grau ascendente (pai, mãe, filho, ou mais de um irmão).
A coleta é simples e indolor, com uma espécie de cotonete, que é passado na parte interna das bochechas da pessoa. Os materiais biológicos coletados serão processados e inseridos no Banco Nacional de Perfis Genéticos no laboratório forense da capital.
Caso seja identificado um possível parentesco com os dados de alguma pessoa falecida, os peritos informarão a unidade de Medicina Legal de Lucas do Rio Verde, que entrará em contato com os familiares para que sejam realizados os procedimentos legais de liberação da unidade.
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-
Agronegócio7 dias atrás
Frango: Setor deve crescer em 2025, mas deve enfrentar novamente, desafios
-
Transporte5 dias atrás
PRF realiza apreensão de agrotóxicos contrabandeados no interior de Rondônia
-
Mato Grosso6 dias atrás
Governo de Mato Grosso divulga calendário de pagamentos dos salários e 13º de 2025
-
Agronegócio7 dias atrás
Brasil deve exportar mais de 1 milhão de toneladas em janeiro e bater recorde de produção
-
Mato Grosso5 dias atrás
Ala pediátrica de Cuiabá avança com recursos da ALMT, anuncia Botelho
-
Pecuária7 dias atrás
Aprenda a fazer cortes de carne bovina!
-
Mato Grosso6 dias atrás
Seduc repassa R$ 6,2 milhões para retomada de obras inacabadas de creches em 13 municípios
-
Transporte7 dias atrás
Conflito entre indígenas de aldeias distintas deixa vários feridos