Transporte
Polícia Civil desarticula grupo criminoso responsável por furtos de cabos de cobre em propriedades rurais no médio norte de MT

PJC
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou na manhã desta quarta-feira (22.10), a terceira fase da Operação Alta Tensão, para cumprimento de ordens judiciais com alvo na desarticulação de uma organização criminosa que agia de forma premeditada e sistemática na subtração de cabos de cobre de propriedades rurais de 11 cidades da região norte do estado, causando graves prejuízos ao agronegócio.
Na operação, deflagrada após investigação realizada pela Delegacia de Polícia de Sorriso, são cumpridos mandados de prisão de nove pessoas envolvidas no esquema criminoso, além de ordens judiciais de sequestro e bloqueio de altos valores e da suspensão da atividade econômica da principal empresa receptadora do material furtado.
Todos os mandados são cumpridos na cidade de Sinop. Até o momento, seis alvos foram presos além de serem apreendidos carros de luxo e mais de R$ 83 mil em dinheiro.
As investigações apontam que grupo criminoso estaria envolvido em pelo menos 37 furtos e demais crimes patrimoniais em toda região do médio norte do Mato Grosso, atuando entre os anos de 2023 e 2025, tendo como principais cidades afetadas Sorriso, Lucas do Rio Verde, Vera, Sinop, dentre outras da região. A mesma quadrilha também praticou crimes semelhantes em Vila Bela da Santíssima Trindade.
Os alvos estão envolvidos em crimes de furto qualificado pelo concurso de pessoas e majorado pelo repouso noturno, organização criminosa armada (ou associação criminosa armada), lavagem de capitais, receptação qualificada no exercício de atividade comercial. A movimentação financeira do grupo, em análise preliminar, supera os milhões em prejuízos, e 17,5 toneladas de fios subtraídos.
Investigações
O inquérito policial foi instaurado no início do ano, após o registro de diversas ocorrências de furto, inicialmente relatadas por pessoas de uma propriedade rural no município de Sorriso. Os criminosos atuavam durante a noite e tinham como alvo principal os cabos de cobre utilizados em sistemas de irrigação (pivôs centrais), além de outros objetos de valor nas propriedades invadidas.
Durante a apuração dos fatos, policiais da Delegacia de Sorriso realizaram diligências no local do crime e analisaram imagens de câmeras de monitoramento. As investigações contaram ainda com o uso de técnicas avançadas, incluindo a quebra de sigilos telemático e fiscal, que contribuíram para a identificação dos envolvidos.
A investigação apontou que o material furtado era levado para uma propriedade rural, onde era realizada a “limpeza” (queima dos cabos para remoção da borracha e separação do cobre). Em seguida, o cobre era imediatamente comercializado na empresa de sucatas, de propriedade de um dos investigados.
Outro envolvido, apontado como líder do grupo, era o responsável pela venda do material. As imagens do circuito interno da empresa comprovaram a participação sistemática da organização, incluindo o auxílio de colaboradores e gerentes da receptadora no processo de pesagem, cadastramento, e pagamento da sucata.
Com a conclusão do inquérito e o desmantelamento da cadeia criminosa – desde os executores até os receptadores da empresa – o delegado responsável pelas investigações Paulo Brambila representou pela prisão preventiva dos envolvidos, que foram deferidas pela Justiça.
Em fevereiro, durante o trabalho investigativo, três integrantes do grupo criminoso foram presos. Um deles foi solto e é um dos alvos dos manados de prisão da operação.
Assessoria | Polícia Civil-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Ex-funcionário e mais 2 presos por furtar equipamentos de obra em Nova Mutum

foto: Só Notícias/Lucas Torres/arquivo
A Polícia Militar prendeu os suspeitos, de 30, 26 e 22 anos, esta manhã, acusados pelo furto e receptação de ferramentas de trabalho, provenientes de área de obras na região central de Nova Mutum. De acordo com o boletim de ocorrência, o crime teria ocorrido ontem e foram levados marteletes, serras de mármore, furadeiras, parafusadeiras, esmerilhadeiras e mais.
O proprietário alegou que o principal suspeito se tratava de seu ex-funcionário e os bens estariam sendo anunciados em grupos de WhatsApp. Após buscas pelo município, a equipe conseguiu abordá-lo em via pública. Questionado sobre o crime, ele confessou a ação e indicou um endereço onde mantinha os materiais.
No local, além de uma mochila contendo os materiais, foram encontrados os demais envolvidos que alegaram estar “guardando” os objetos a pedido do acusado. O trio foi encaminhado à Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF), juntamente com os objetos recuperados, para as providências que o caso requer.
Só Notícias/Guilherme Araújo
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Grávida é detida após flagrar companheiro em bar com mulher e tentar matá-lo no Nortão

foto: Só Notícias/arquivo
Uma mulher, de 33 anos, foi presa por tentativa de homicídio, hoje de madrugada, em Juara (300 km de Sinop). A suspeita, que está grávida de oito meses, esfaqueou o companheiro no ombro e na costela utilizando um canivete. O fato ocorreu em uma conveniência, no centro da cidade.
No local, os militares encontraram a vítima, um homem, de 33 anos, caído no chão, com ferimentos no ombro e na costela. Em relato à PM, ele confirmou que a companheira o esfaqueou utilizando um canivete e que tentou desarmá-la. O homem foi socorrido por uma ambulância e encaminhado para o hospital, onde permanece em atendimento médico.
De imediato, os policiais entraram em diligências em buscas pela mulher. Em determinado momento, a suspeita foi localizada em frente a um hotel e abordada. Questionada sobre a situação, ela confessou aos policiais ter discutido com o companheiro, após encontrá-lo na conveniência com outra mulher, acreditando ser uma amante.
Em seguida, desferiu golpes utilizando um canivete que atingiu o ombro e a costela da vítima, e, durante a briga, se feriu com um corte na mão esquerda. A suspeita recebeu voz de prisão e foi encaminhada para o hospital para atendimento médico e, posteriormente, encaminhada para a delegacia para as providências que o caso requer.
Redação Só Notícias
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Investigado por estupro é encontrado morto em Mato Grosso

foto: Só Notícias/Lucas Torres/arquivo
Investigadores de Polícia Civil foram acionados, esta manhã, após um corpo ser encontrado às margens na estrada da Guia, no distrito de Sucuri, em Cuiabá. O homem, de 34 anos, tinha ferimentos na cabeça e estava com mãos e pés amarrados.
Segundo o boletim de ocorrência, a execução seria “supostamente ordenada por grupos criminosos, em represália por um suposto crime sexual cometido por ele durante uma corrida de aplicativo de mobilidade urbana.” O caso de abuso sexual é investigado pela Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança e Idoso de Várzea Grande.
A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) foi acionada para análise do local. O corpo foi encaminhado ao IML para necropsia.
Só Notícias/Ana Dhein
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-
Pecuária7 dias atrás
Demanda firme e oferta limitada sustentam alta do boi gordo em outubro, aponta Cepea
-
Transporte7 dias atrás
Morador de Nova Mutum morre em grave acidente na BR-163 entre Eldorado e Itaquiraí, no Mato Grosso do Sul
-
Agronegócio7 dias atrás
Produção de amora cresce 264% no Paraná em uma década, aponta Deral
-
Mato Grosso7 dias atrás
Conab participa de evento para discutir o papel das estatais no combate às mudanças climáticas
-
Agronegócio7 dias atrás
Competitividade da carne suína sinaliza reação frente à de frango
-
Agronegócio7 dias atrás
Déficit na balança de lácteos cresce 20% em setembro, aponta Secex
-
Mato Grosso6 dias atrás
Governo de MT prorroga até 2028 benefício fiscal que isenta IPVA de veículos novos
-
Mato Grosso7 dias atrás
“Pista de autódromo do Parque Novo Mato Grosso é superior a várias da Europa”, afirma CEO responsável pela Stock Car no Brasil