Agricultura
Adubação correta pode maximizar a produtividade do feijão

Reprodução
A cultura do feijão (Phaseolus vulgaris L.) ocupa um papel central na dieta e economia do Brasil, sendo uma das principais fontes de proteína vegetal e nutrientes para a população. No entanto, sua produtividade é diretamente influenciada pela qualidade do manejo agrícola, especialmente no que diz respeito à fertilidade do solo e ao uso adequado de fertilizantes.
Com um ciclo de crescimento curto e raízes pouco profundas, o feijoeiro é altamente dependente de solos férteis e bem manejados. A análise química do solo é essencial para determinar os níveis de nutrientes e ajustar práticas como calagem, gessagem e a aplicação de fertilizantes. Solos com pH inadequado, mesmo que ricos em nutrientes, podem limitar a disponibilidade desses elementos para as plantas, comprometendo o rendimento.
Planejamento nutricional
Para otimizar a produção, é necessário um planejamento detalhado de adubação, considerando:
*Demanda nutricional da planta: cada estágio do ciclo do feijão requer diferentes quantidades de nutrientes, que devem ser supridas de maneira balanceada.
*Análise do solo e monitoramento foliar: esses métodos garantem que as aplicações de fertilizantes atendam às reais necessidades da cultura, evitando excessos ou deficiências.
*Histórico da área: informações sobre cultivos anteriores, produtividade e manejos realizados ajudam a ajustar as práticas para a safra atual.
*Sustentabilidade e eficiência: além de fertilizantes químicos, o uso de inoculantes como Rhizobium tropici e Azospirillum brasilense é uma alternativa sustentável para fornecer nitrogênio ao feijoeiro.
Benefícios de solos bem manejados
Solos férteis e com fertilidade corrigida permitem que o feijoeiro expresse seu máximo potencial produtivo. Em regiões como o Cerrado, a utilização de tecnologias agrícolas modernas já demonstrou ser capaz de elevar significativamente a produtividade, alcançando até 3.000 kg/ha em sistemas altamente tecnificados.
Além disso, práticas bem executadas evitam desequilíbrios nutricionais que poderiam favorecer a incidência de doenças e pragas, reduzindo custos com defensivos e aumentando a rentabilidade.
Impacto econômico do feijão no Brasil
Segundo estimativas da Embrapa Arroz e Feijão (2023), o consumo médio aparente per capita de Feijão-comum em 2021 foi 12,2 kg/hab. E, considerando o período de 1996-2021, percebe-se um declínio no consumo aparente per capita, depois de ter chegado a 18,8 kg/hab, em 1996.
agrolink
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Agricultura
Potencial de produtividade da safra brasileira de soja pode cair, diz consultor americano

O potencial de produtividade da nova safra brasileira de soja pode estar em risco, disse em nota o consultor Michael Cordonnier.
Ele adotou uma postura mais cautelosa em relação às perspectivas para a soja que está sendo plantada agora, devido ao clima excessivamente úmido em algumas áreas e muito seco em outras.
Nas regiões mais ao norte do Brasil que estão enfrentando seca, os agricultores precisam que as previsões de chuva se confirmem, com pouca margem para erro.
“Se a previsão se confirmar, ainda não é tarde para plantar soja nessas áreas do Nordeste e do Norte, mas o clima precisará cooperar no restante da temporada de cultivo para que sejam alcançados rendimentos normais”, disse.
O post Potencial de produtividade da safra brasileira de soja pode cair, diz consultor americano apareceu primeiro em Canal Rural.
Agricultura
Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta terça-feira (4) a lei que transfere, temporariamente, a capital brasileira de Brasília para Belém (PA).
A mudança tem validade durante o período de realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30), entre 11 e 21 de novembro de 2025. A proposta foi aprovada pelo Congresso Nacional. A Lei 15.251 foi publicada hoje no Diário Oficial da União.
De acordo com o governo, a transferência temporária tem caráter simbólico e político e “reforça a relevância da Amazônia na agenda ambiental internacional”, além de evidenciar o compromisso do país com as questões globais do clima.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Todos os atos e despachos expedidos nesse intervalo, inclusive os do presidente da República e dos ministros, terão o registro da capital paraense. Durante o período, os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário poderão se instalar na cidade de Belém para a condução de suas atividades institucionais e governamentais.
Caso semelhante já ocorreu em 1992, quando a capital federal foi transferida para o Rio de Janeiro, durante a realização da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio-92.
O post Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente apareceu primeiro em Canal Rural.
Agricultura
Preço da arroba do boi em Mato Grosso do Sul se aproxima de São Paulo

O Indicador Boi Datagro, adotado pela B3 como referência para a liquidação dos contratos futuros de pecuária no mercado brasileiro, mostra os preços da arroba em elevação nesta terça-feira (4).
Mato Grosso do Sul se aproxima da praça-base São Paulo nas cotações. No estado do Centro-Oeste, a indicação média ficou em R$ 321,11, enquanto em território paulista foi precificada em R$ 322,98.
De acordo com a analista de mercado da Datagro, Beatriz Bianchi, esse movimento é reflexo da maior competição das indústrias e também do reposicionamento das escalas de abate que seguem apresentando quedas cadenciadas.
“A oferta de boi gordo começa a apresentar sinais de retração, com queda na disponibilidade de fêmeas, fator já esperado pelo período do ano com a chegada da estação de monta”, detalha.
Já do lado da demanda, Beatriz ressalta que o mercado interno segue aquecido com o baixo nível de desemprego. “Mesmo com o poder de compra um pouco mais apertado, ainda há fôlego com a chegada do final do ano, com o 13º [salário] e bonificações que tendem a aquecer o consumo.”
Quanto aos embarques de carne bovina, a analista enfatiza que os resultados parciais de outubro seguem positivos, mas o câmbio se mostra um desafio para as margens da indústria exportadora.
O post Preço da arroba do boi em Mato Grosso do Sul se aproxima de São Paulo apareceu primeiro em Canal Rural.
-

Mato Grosso7 dias atrásCitricultura no México – Congresso Internacional de Cítricos terá duas apresentações do pesquisador científico brasileiro Hamilton Ramos
-

Agronegócio5 dias atrásChina retoma compras de soja dos EUA e reduz pressão sobre demanda pelo grão brasileiro
-

Transporte6 dias atrásGateiro é preso em flagrante por furto de energia em Várzea Grande
-

Meio Ambiente5 dias atrásDesmatamento tem redução de 11,08% na Amazônia e 11,49% no Cerrado, em 2025
-

Mato Grosso7 dias atrásMais retorno por hectare: tecnologia brasileira Arbolina aumenta a produtividade ao sinalizar processos fisiológicos das plantas
-

Agronegócio5 dias atrásCotações do boi gordo seguem em alta com oferta restrita e maior demanda dos frigoríficos, aponta Cepea
-

Mato Grosso6 dias atrásMais 595 casas entregues em Cuiabá: “minha família vai morar em segurança”, afirma beneficiado pelo SER Família Habitação
-

Mato Grosso6 dias atrás460 famílias de VG recebem as chaves da casa própria com subsídio do SER Família Habitação







































