Conecte-se Conosco

Destaque

Cavalo Crioulo é destaque em Exposição na Pecuária de Goiânia

Publicado

em

Evento selecionou exemplares para a Nacional da Morfologia e teve como destaque égua de criatório gaúcho – Fotos: Fagner Almeida/Divulgação

Aos pés do centenário marmeleiro enraizado no Parque Pedro Ludovico Teixeira, também conhecido como Pecuária de Goiânia, na capital de Goiás, os criadores, expositores, cabanheiros, autoridades e o público que já conhece a raça e aqueles que ainda olhavam com curiosidade para os belos animais, prestigiaram o julgamento dos exemplares da raça Crioula, na terceira edição da Exposição Passaporte de Goiânia, realizado no dia 25 de maio. Além dos grandes shows sertanejos de renome nacional, a 77ª Edição da Exposição Agropecuária do Estado de Goiás é a principal vitrine do agronegócio. Os exemplares se classificaram para a Nacional da Morfologia, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

Nesse cenário, 56 exemplares, 10 incentivos e 46 confirmados, foram avaliados pelo jurado catarinense Lauro Varela Martins, que destacou: “Hoje nessa pista fiquei muito feliz, primeira vez aqui em Goiânia, mas principalmente pelo sucesso do trabalho realizado pela Associação, pelos Técnicos, pelo Núcleo e Criadores, Expansionistas, onde foi consolidado a qualidade dos animais da região e um sucesso já consolidado”. A importância do Cavalo Crioulo no evento e também o peso que a Seletiva Morfológica traz para a tradicional feira goianiense, foi ressaltada também pelo Presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Gilberto Marques Neto, “São belos animais, que engrandecem ainda mais nossa feira, é uma honra ter a raça crioula realizando essa tão importante seletiva durante nosso evento”.

Chegando a décima sexta seletiva morfológica da raça, oito exemplares, quatro machos e quatro fêmeas passam a integrar o time de animais aptos à disputar a Grande Final da Morfologia do Cavalo Crioulo, que deve acontecer em agosto, durante a Expointer, na Arena do Cavalo Crioulo, em Esteio (RS). “Perfeita”, foi o adjetivo utilizado pelo jurado em seus comentários, para definir a Campeã Potranca Menor, que puxou a fila entre as Campeãs do Grande Campeonato, RE Tinajera – TE, além de ser considerada a Melhor Exemplar da Raça nesta Exposição Passaporte. A colorada passaporteada é de criação e exposição de Evaldo Francisco da Rosa, Estância Liberdade de Rolante, Rio Grande do Sul, que também conquistou mais uma vaga com a Reservada de Grande Campeã, RE Sempre Viva. “Todos têm o mesmo biotipo, com pequenas diferenças entre sim, mas o potrilho grande campeão se destaca por ser muito correto, muito bem angulado, uma linha de cima linda”, ressaltou o jurado, sobre o Campeão Potranco Menor e Grande Campeão, Patrimônio da Rigorosa, criado e exposto Erni José Backes, Cabanha Rigorosa, de Chapecó, Santa Catarina.

Confira o resultado:

Publicidade

FÊMEAS

GRANDE CAMPEÃ E MELHOR EXEMPLAR DA RAÇA
RE TINAJERA-TE
CRIADOR: EVALDO FRANCISCO DA ROSA, EXPOSITOR: EVALDO FRANCISCO DA ROSA, ESTABELECIMENTO: EST NCIA LIBERDADE, ROLANTE (RS)

RESERVADA GRANDE CAMPEÃ
RE SEMPRE VIVA
CRIADOR: EVALDO FRANCISCO DA ROSA, EXPOSITOR: EVALDO FRANCISCO DA ROSA, ESTABELECIMENTO: EST NCIA LIBERDADE, ROLANTE (RS)

TERCEIRA MELHOR FÊMEA
IMPERATRIZ DA INVERNADA DA GEADA
CRIADOR: ANTUNY RODRIGUES ROSA, EXPOSITOR: ANTUNY RODRIGUES ROSA, ESTABELECIMENTO: CABANHA INVERNADA DA GEADA, SÃO JOAQUIM (SC)

QUARTA MELHOR FÊMEA
RAINHA DO RIBEIRÃO BONITO
CRIADOR: ARISON JUNG, EXPOSITOR: ARISON JUNG, ESTABELECIMENTO: CABANHA RIBEIRÃO BONITO, GUARAPUAVA (PR)

Publicidade

MACHOS

GRANDE CAMPEÃO
PATRIMÔNIO DA RIGOROSA
CRIADOR: ERNI JOSÉ BACKES, EXPOSITOR: ERNI JOSÉ BACKES, ESTABELECIMENTO: CABANHA RIGOROSA, CHAPECÓ (SC) CABANHEIRO: REVELINO DA SILVA PEREIRA

RESERVADO GRANDE CAMPEÃO
GAP ÑANDU
CRIADOR: EDUARDO MACEDO LINHARES, EXPOSITOR: RONAY MARCHIORO CASARIN, ESTABELECIMENTO: CABANHA CASARIN, COLÍDER (MT)

TERCEIRO MELHOR MACHO
CRIADOR: NILTON AIRES DO COUTO JUNIOR, EXPOSITOR: NILTON AIRES DO COUTO JUNIOR, ESTABELECIMENTO: CABANHA NOSSA SENHORA AUXILIADORA, GUAÍBA (RS)

QUARTO MELHOR MACHO
REINADO DA JOGO DE NOBRES
CRIADOR: SALATIEL GREGÓRIO NEUWALD SILVA, EXPOSITOR: SALATIEL GREGÓRIO NEUWALD SILVA, ESTABELECIMENTO: CABANHA JOGO DE NOBRES, JATAÍ (GO)

Publicidade

Texto: Redação ABCCC

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Mídia Rural, sua fonte confiável de informações sobre agricultura, pecuária e vida no campo. Aqui, você encontrará notícias, dicas e inovações para otimizar sua produção e preservar o meio ambiente. Conecte-se com o mundo rural e fortaleça sua

Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

🏗️ Metalúrgica Lacerda: estrutura, qualidade e confiança em cada projeto!

Publicado

em

Fotos: Divulgação

Com experiência e compromisso no segmento metalúrgico, a Metalúrgica Lacerda se destaca pela excelência na fabricação e montagem de estruturas metálicas, oferecendo soluções resistentes, modernas e sob medida para seus clientes.

 

 

🔩 Estruturas metálicas

Publicidade

🏭 Galpões e coberturas

🚛 Transporte e montagem especializada

📍 Atendendo Porto Velho e região com profissionalismo e eficiência.

📞 Entre em contato e faça seu orçamento

☎️ (69) 99927-9295

Publicidade

Na Metalúrgica Lacerda, cada obra é construída com dedicação, segurança e qualidade do início ao fim. 💪🔥

Continue Lendo

Destaque

🚘 França Motores: excelência e confiança para todo o estado!

Publicado

em

Divulgação

Especializada em câmbio automático e manutenção completa, a França Motores oferece atendimento de qualidade para todos os tipos de caminhonetes.

Garantindo desempenho, segurança e compromisso em cada serviço realizado.

🔧 Serviços especializados

🚙 Atendimento em caminhonetes nacionais e importadas.

Publicidade

⚙️ Diagnóstico e manutenção completa.

📍 Atendemos todo o estado com agilidade e profissionalismo
Na França Motores, sua caminhonete recebe o cuidado que merece! 💪🔥

Telefone (69) 98409-0401 ou 69 99246-8019

Continue Lendo

Destaque

Escassez de mão de obra leva agro do Espírito Santo a contratar trabalhadores estrangeiros em granjas e agroindústrias

Publicado

em

Reprodução/Portal do Agronegócio

 

A falta de mão de obra tem levado a avicultura e a suinocultura do Espírito Santo a recorrerem cada vez mais à contratação de trabalhadores estrangeiros. O movimento já é observado em granjas e agroindústrias do estado, onde imigrantes passaram a ocupar funções essenciais para a manutenção da produção.

Venezuelanos lideram esse fluxo migratório, seguidos por cubanos, bolivianos e tunisianos, em um cenário que também inclui trabalhadores de diferentes regiões do Brasil.

Trabalhadores estrangeiros já representam até 1,5% dos empregos no setor

De acordo com dados da Associação dos Avicultores do Espírito Santo (Aves) e da Associação dos Suinocultores do Espírito Santo (Ases), cerca de 300 trabalhadores estrangeiros atuam atualmente no setor.

Publicidade

O número corresponde a até 1,5% dos aproximadamente 20 mil empregos diretos gerados pela cadeia produtiva no estado. O levantamento considera cerca de 45% das granjas e indústrias de suínos, frangos e ovos do Espírito Santo.

Em algumas empresas, a presença de imigrantes já é ainda mais expressiva, chegando a representar até 20% do quadro de funcionários.

Venezuelanos são maioria entre os estrangeiros no agro capixaba

Entre os trabalhadores estrangeiros contratados pelo setor, os venezuelanos representam ampla maioria.

Segundo o levantamento:

  • 82% são venezuelanos
  • 13% são cubanos
  • 2% são bolivianos
  • 1% são tunisianos

A presença de imigrantes reflete a busca do setor por alternativas para suprir a dificuldade de contratação de mão de obra local, especialmente em atividades operacionais de granjas e agroindústrias.

Mão de obra interestadual também reforça o setor

Além dos estrangeiros, o agro capixaba também tem recorrido a trabalhadores de outros estados brasileiros. Segundo as entidades, cerca de 8% da mão de obra do setor vem de fora do Espírito Santo.

Publicidade

A Bahia lidera a migração interestadual, respondendo por 26% desses trabalhadores. Em seguida aparecem:

  • Minas Gerais (7%)
  • Rio de Janeiro (4%)
  • São Paulo (2,5%)
  • Pará (2,5%)

Ao todo, profissionais de 18 estados já atuam na cadeia produtiva de avicultura e suinocultura no Espírito Santo.

Imigração passa a sustentar operação e economia do interior

Segundo associações do setor, a chegada de trabalhadores estrangeiros e de outros estados tem sido fundamental para garantir a continuidade das operações em um segmento considerado estratégico para a economia capixaba.

Além das atividades dentro das granjas e frigoríficos, a cadeia produtiva também movimenta setores como transporte, produção de ração, embalagens e comércio em diversas cidades do interior.

O cenário indica uma mudança estrutural no mercado de trabalho rural do estado, que antes era marcado pela saída de trabalhadores e agora passa a depender, em parte, da imigração para suprir a demanda crescente por mão de obra no agronegócio.

Fonte: Portal do Agronegócio

Publicidade

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Tendência