Mato Grosso
Pontes construídas pelo Governo de MT já eliminaram 6 balsas; outras três estão em construção

Sinfra-MT
Desde 2019, seis balsas que operavam na travessia de rios em Mato Grosso foram tiradas de circulação pelo Governo do Estado. O fim das atividades dos barcos é por um bom motivo, já que no local das balsas foram construídas novas pontes de concreto, que facilitam a mobilidade dos cidadãos, assim como a circulação de mercadorias.
Na última sexta-feira (21.02), mais uma balsa deixou de ser necessária nas rodovias mato-grossenses. Foi inaugurada uma ponte de 692 metros sobre o Rio Teles Pires na MT-419, entre os municípios de Carlinda e Novo Mundo.
Além da ponte na MT-419, as outras quatro balsas que já foram desativadas são:
– Sobre o Rio Apiacás, em Apiacás, na MT-206, onde uma ponte de 240 metros foi construída.
– Sobre o Rio Verde, em Sorriso, na MT-222, onde uma ponte de 181 metros foi construída.
– Sobre o Rio das Mortes, em Nova Nazaré, na MT-326, onde uma ponte de 483 metros foi construída.
– Sobre o Rio Arinos, em Itanhangá, na MT-242, onde uma ponte 240 metros foi construída.
Outra balsa sobre o Rio Arinos foi desativada, pelo fato de o trânsito ter sido desviado para a nova ponte na MT-242.
Atualmente Mato Grosso tem 13 balsas em operação. A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) tem obras em andamento para construir pontes sobre o Rio Teles Pires nas MT-325 e MT-479, e sobre o Rio Juruena, na MT-208, para eliminar mais três balsas. Mais quatro pontes estão com projetos em elaboração.
O secretário Marcelo de Oliveira falou sobre a importância de eliminar as balsas, assim como as pontes de madeira, que ele classifica como os grandes obstáculos para o desenvolvimento.
“Sem uma ponte de concreto não tem como atravessar o rio e então não há investimento. Mato Grosso é um celeiro mundial de alimentos e nós temos que acabar com estes obstáculos”, afirmou.
Marcelo ainda destacou que as maiores pontes que o Governo está construindo são justamente para substituir balsas.
“Temos essa sobre o Rio Teles Pires com 692 metros, a ponte sobre o Rio das Mortes e também a do Rio Juruena, com 1.360 metros. São travessias longas de balsas, às vezes os caminhoneiros esperavam mais de dois dias para poder atravessar, mas graças aos investimentos do governo Mauro Mendes, isso será passado”, concluiu.
Guilherme Blatt | Sinfra-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Lucas do Rio Verde abre inscrições para programa de inovação voltado a startups; R$ 150 mil

foto: Anderson Lippi
Foram abertas inscrições para a Fase 3 do programa Acelera Cidade, voltada à Inovação Aberta em Lucas do Rio Verde. A iniciativa busca atrair startups de todo o Brasil para desenvolver e testar soluções voltadas a desafios reais do município e, nesta etapa, o programa selecionará até cinco startups para implementar Provas de Conceito em ambiente real, transformando Lucas do Rio Verde em um Living Lab, modelo que, segundo a prefeitura, permite validar tecnologias diretamente no cotidiano da cidade.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 5 de julho. Para participar, as startups precisam possuir CNPJ ativo e apresentar soluções com nível de maturidade tecnológica entre TRL 6 e TRL 9, ou seja, já validadas em ambiente relevante ou em operação no mercado. O investimento total previsto é de R$ 150 mil, com aportes entre R$ 15 mil e R$ 30 mil por solução selecionada.
As soluções deverão atender desafios vinculados aos eixos de economia inteligente, governança inteligente, mobilidade inteligente, meio ambiente inteligente, qualidade de vida e capital humano. Entre os temas priorizados pelo município estão mobilidade urbana, empregabilidade, sustentabilidade, gestão pública e bem-estar da população.
“O Acelera Cidade representa um avanço importante para o município. Ao abrir espaço para que startups desenvolvam soluções para desafios reais da cidade, fortalecemos uma gestão mais inovadora, colaborativa e voltada à melhoria dos serviços prestados à população”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Danilo Messias.
As startups selecionadas serão anunciadas em julho e terão até outubro para executar os projetos-piloto. Os resultados serão apresentados durante o Demo Day, evento que marcará o encerramento da Fase 3 e a divulgação das soluções implementadas no município.
Redação Só Notícias
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
GAFFFF será lançando hoje e reforçará Sorriso como vitrine mundial do agronegócio, avalia secretário

foto: assessoria/arquivo
Sorriso sedia, entre os dias 23 e 26 do próximo mês, do Global Agribusiness, Food, Festival & Forum (GAFFFF), considerado uma das principais vitrines mundiais da cultura agro. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Hilton Polesello, afirmou, ao Só Notícias, que a escolha de Sorriso como sede foi resultado de articulações iniciadas após a participação do município na edição do festival realizada ano passado, no Allianz Parque, em São Paulo. Na ocasião, Sorriso foi o único município brasileiro a manter estande próprio no evento.
Segundo o secretário, a presença no festival abriu espaço para negociações que culminaram na realização da edição especial em Mato Grosso. Ele destacou que o reconhecimento de Sorriso como um dos maiores polos produtores do agronegócio mundial pesou na decisão dos organizadores. “Vamos mostrar tudo o que temos de tecnologia e inovação dentro do agro. Tudo isso está presente em Sorriso”, afirmou. Hilton acrescentou que em todas as noites haverá também shows nacionais, que ainda serão divulgados, após finalização dos contratos.
Para viabilizar a programação, a prefeitura investirá R$ 10 milhões em serviços técnicos que incluem organização, produção executiva, coordenação e curadoria de conteúdo. A programação reunirá debates, palestras e painéis voltados às transformações do agronegócio, tendências de mercado, sustentabilidade e integração do setor com outras cadeias produtivas. Também estão previstas discussões conduzidas por especialistas e personalidades reconhecidas nacional e internacionalmente.
Além do fórum de debates, o evento contará com uma feira de negócios que reunirá startups, produtores rurais, empresas de fertilizantes, fabricantes de máquinas e equipamentos, operadores logísticos, instituições financeiras, agtechs, produtores artesanais, universidades, entidades de classe e representantes do poder público.
O festival também terá atrações voltadas ao público em geral, com atividades gastronômicas, culturais e de entretenimento. Uma das novidades será a realização, nas mesmas datas, de uma etapa do PBR, considerado um dos maiores circuitos de montaria em touros do mundo. A programação noturna ainda incluirá shows nacionais, cujos nomes permanecem em sigilo enquanto os contratos são finalizados.
Para o secretário, a combinação entre negócios, conhecimento, gastronomia e entretenimento reforça o potencial de Sorriso como vitrine do agronegócio brasileiro. A expectativa é que o evento atraia produtores, investidores, empresários e visitantes de diversas regiões do país e do exterior.
Conforme Só Notícias já informou, parte dos recursos previstos também será destinada à participação de Sorriso, pelo segundo ano consecutivo, na edição internacional do evento que ocorrerá nos dias 1º e 2 de outubro, em São Paulo.
Só Notícias/Wellinton Cunha
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Presidente do Tribunal de Justiça assume governo de Mato Grosso até sexta-feira

foto: Mayke Toscano
O governador Otaviano Pivetta transmitiu o cargo ao presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador José Zuquim Nogueira, hoje, no Palácio Paiaguás. Zuquim ficará no comando do Estado até a próxima sexta-feira (19). Segundo o governo estadual, Pivetta se ausentará da chefia do Executivo Estadual para passar o aniversário de 96 anos de seu pai, Tilídio Pivetta, nesta quarta-feira, no Rio Grande do Sul.
“Passar o cargo é um gesto de gentileza para um dos Poderes constituídos do Estado. Zuquim é um magistrado exemplo de retidão e cordialidade, que honrou o Poder Judiciário a vida toda e atuou de forma muito correta, é justo ter essa oportunidade de governar o Estado de Mato Grosso”, afirmou o governador, que se ausenta pela primeira vez desde que assumiu o governo.
Ao receber o cargo, Zuquim destacou que fará tudo para honrar a oportunidade e governar o Estado nestes três dias de forma muito correta. “Pode ter certeza que farei tudo com muito carinho, pois amo muito essa terra. Não tenho palavras para agradecer a oportunidade”, destacou.
Estiveram presentes na transmissão do cargo o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi, o deputado estadual Carlos Avallone, o procurador-geral de Justiça, Rodrigo Fonseca, o desembargador José Luiz Leite Lindote, os secretários Mauro Carvalho (Casa Civil), Eduardo Manciolli (Chefe de Gabinete) e Laice Souza (Comunicação).
Redação Só Notícias
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-

Mato Grosso5 dias atrásArraiá Jipa 2026 terá telão para transmissão do primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo
-

Transporte5 dias atrásCorreios vão ajudar a distribuir veículos para atendimento do SUS
-

Mato Grosso5 dias atrásMT e Pará iniciam processo de regularização de imóveis na divisa dos Estados
-

Notícias6 dias atrásPM desarticula a 70ª invasão de terra e apreende plantação com 5 mil pés de maconha em Luciara
-

Mato Grosso5 dias atrásPrefeitura de Ji-Paraná promove formação de agentes multiplicadores para incentivo à doação de sangue
-

Notícias6 dias atrásPolícia Militar e PRF apreendem 251 tabletes de maconha e pasta base em Diamantino
-

Notícias4 dias atrásEncefalites equinas ameaçam rebanhos no Brasil e reforçam importância da vacinação preventiva
-

Transporte6 dias atrásJornalista é preso pela PRF após tentar escapar de fiscalização com pistola carregada em Sinop







































