Transporte
Operação Guinada cumpre 19 mandados contra alvos investigados por tráfico de drogas e organização criminosa

Polícia Civil-MT
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, nesta terça-feira (20.08), a Operação Guinada contra um grupo envolvido com o tráfico de drogas e organização criminosa que age no município da baixada cuiabana. Estão em cumprimento 19 mandados judiciais, sendo 11 de prisões e oito de busca e apreensão.
A investigação conduzida pela Delegacia de Rosário Oeste e a Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) é um desdobramento dos elementos probatórios reunidos na Operação Castelo de Areia, deflagrada em janeiro do ano passado.
As ordens judiciais foram deferidas pelo Núcleo de Inquéritos Policiais de Cuiabá e pela 7ª Vara Criminal.
A partir das prisões realizadas em 2023, a Polícia Civil reuniu informações que resultaram em outra investigação, desta vez com a identificação de um núcleo criminoso ligado a uma facção que se estabeleceu nos municípios de Nobres, Rosário Oeste e Jangada e que deu continuidade às ações criminosas. Esse grupo é liderado por um criminoso que gerencia as ações como um agente disciplinar da facção na cidade.
“Os investigados atuavam, ocultando as atividades criminosas, como o fracionamento de drogas, uso de apelidos, divisão de funções, rotatividade de membros, o ‘código de silêncio’ e apoio popular”, explicou o delegado Márcio Portela, de Rosário Oeste.
A investigação identificou que o grupo é estruturado hierarquicamente, com as funções de soldados, disciplina geral, porta-voz, tesoureiro, vice-presidente e presidente. Além do grupo de gerência, a investigação complementar apontou os auxiliares do grupo, que atuam como lojistas, na venda de entorpecentes, outros na distribuição da droga e ainda uma parte deles como auxiliares dos ‘disciplinas’ da facção.
“As informações apuradas permitiram detectar a prática reiterada da organização criminosa que atua em Rosário Oeste, Nobres e Jangada, continuou com as ações por meio de novos integrantes, também alvos de outras operações da Polícia Civil sobre homicídios por decretação”, pontuou o delegado.
Continuação do tráfico
O delegado Antenor Pimentel, da GCCO, que coordenou a Operação Castelo de Areia em 2023, explicou que a partir da prisão no ano passado de um traficante conhecido como ‘Príncipe’ ou ‘Magnata’, que liderava o tráfico de drogas em Rosário Oeste e era a ‘voz’ e o centro financeiro das atividades ilícitas na região, a Polícia Civil chegou aos integrantes do grupo que deram continuidade aos delitos.
Um dos principais investigados é ligado proximamente ao ‘Príncipe’ e ostenta viagens e gastos em redes sociais. A investigação reuniu informações de que ele presta auxílio logístico ao grupo na negociação, distribuição, transporte dos entorpecentes, armazenamento de armas de fogo, além do recolhimento da “camisa”, taxa cobrada de integrantes da facção. A Polícia Civil apurou ainda que ele relatou a um comparsa que foi à Bolívia para fazer o abastecimento de drogas da facção. A investigação identificou ainda que ele recebeu ordem de um dos membros do grupo para buscar armamentos na cidade de Nobres.
Membro também do corpo disciplinar da organização criminosa, outro alvo participou de “decretamentos” de rivais, cobrava o pagamento das taxas de integrantes da organização criminosa e exercia a venda dos entorpecentes. Esse mesmo criminoso responde a ação penal de 2016 por estupro de vulnerável.
Um dos alvos da operação exercia a função de lojista dentro da organização criminosa. As diligências investigativas mostraram que ele fez transferências bancárias ao chefe do grupo, preso na Castelo de Areia, das taxas das lojinhas, que seriam pagas mensalmente. Em um dos diálogos, ele ameaça “cobrar” uma pessoa que teria denunciado sua “lojinha”.
A Operação conta com apoio das Delegacias Regionais de Várzea Grande e de Nova Mutum e da GCCO para o cumprimento dos mandados.
Transporte
Corpo de Bombeiros atende a duas ocorrências de incêndio em locais distintos

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) atendeu duas ocorrências de incêndio registradas na tarde de sexta-feira (24.4), em Campo Verde (a 139 km de Cuiabá).
O primeiro atendimento ocorreu por volta das 14h23, em uma empresa de suporte e locação de máquinas pesadas, localizada no bairro Vale do Sol. A equipe da 11ª Companhia Independente Bombeiro Militar (11ª CIBM) foi acionada via telefone de emergência, informando sobre um incêndio no local.
Prontamente, uma equipe se deslocou até o endereço e, ao chegar, constatou que uma pilha de pneus agrícolas e alguns maquinários estavam em chamas.
Os bombeiros estabeleceram a segurança no local e iniciaram o combate direto ao fogo. Foi necessário o uso de aproximadamente cinco mil litros de água para conter o incêndio. Após a extinção, foi feito o rescaldo, eliminando o risco de reignição. Ninguém ficou ferido.
Já por volta das 17h20, a 11ª CIBM recebeu um novo chamado para atendimento de ocorrência de incêndio.
A equipe foi acionada via telefone de emergência, com a informação de um acidente seguido de incêndio envolvendo uma carreta carregada com carne, na rodovia MT-244, a cerca de 25 km de Campo Verde, sentido Nova Brasilândia.
Ao chegar ao local, os bombeiros constataram que a carreta estava tombada lateralmente, com fogo concentrado nos eixos da carroceria. O condutor já se encontrava fora da carreta e não sofreu nenhum tipo de ferimento.
Os militares iniciaram o combate direto ao incêndio, sendo utilizados cerca de 20 mil litros de água para a extinção das chamas e o rescaldo.
Devido ao derramamento de óleo diesel e fluidos na pista, foi realizada a limpeza da via para evitar novos acidentes, com apoio de empresas da região e da Polícia Militar.
Assessoria | CBM-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Polícia Militar prende suspeito por tentativa de feminicídio em Cuiabá

PMMT
Policiais militares do 3º Batalhão prenderam, neste sábado (25.4), um homem, de 27 anos, suspeito por tentativa de feminicídio, violência doméstica e maus tratos, contra uma mulher, de 23 anos e ao próprio filho, de 6 meses, em Cuiabá. O denunciado já possui diversas passagens criminais.
De acordo com as informações, a vítima relatou que o convivente tentou matá-la ao avançar com um veículo contra ela, além de tê-la agredido e proferido ameaças de morte.
A vítima foi localizada em um posto de saúde no bairro Bela Vista. Ela relatou que o suspeito chegou em casa alterado e passou a agredi-la.
Conforme a mulher, ele também teria lançado o próprio filho no chão, em uma área externa da casa, e ameaçado agredi-lo, além de trancar o bebê sozinho dentro do imóvel.
Ao tentar fugir do suspeito, ele arremessou pedras contra a mulher, causando lesões no pé e no cotovelo. Em seguida, o homem teria tentado atropelá-la, chegando a bater contra o portão da residência.
Diante do relato, os policiais militares localizaram e abordaram o homem em um veículo Jeep Renegade saindo do bairro Dom Bosco. Com ele, as equipes encontraram uma porção de substância análoga à maconha e dois aparelhos celulares.
Os policiais identificaram que ele já possui passagens criminais por tráfico ilícito de drogas e violência doméstica contra uma outra vítima. O suspeito foi conduzido à delegacia para registro do boletim de ocorrência.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Wellyngton Souza | PMMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Polícia Militar prende homem suspeito de esfaquear colega em alojamento

PMMT
Equipes do 5º Comando Regional prenderam em flagrante, na noite deste sábado (25.4), um homem, de 40 anos, suspeito de esfaquear um colega de trabalho, de 23 anos, após um desentendimento, no município de General Carneiro. Os policiais apreenderam uma faca e um punhal.
Durante desdobramento da Operação Tolerância Zero, os militares foram acionados por funcionários de um posto de combustível, que um homem estava armado mantendo a vítima refém e sob ameaça de morte, dentro de um alojamento.
Ao chegar ao local, os policiais entraram no imóvel e conseguiram conter e imobilizar o suspeito. Durante a ação, foi constatado que a vítima apresentava perfurações no braço esquerdo e na mão direita, causadas durante a tentativa de se defender das agressões.
A vítima foi socorrida e encaminhada ao hospital municipal para atendimento médico. Já o denunciado foi abordado e detido. Na abordagem, os envolvidos não revelaram a causa do desentendimento. O homem foi encaminhado à delegacia para registro do boletim de ocorrência.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Wellyngton Souza | PMMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-

Mato Grosso5 dias atrásPrefeitura confirma 3 casos suspeitos de meningite; menina morreu e aulas são suspensas em Sinop
-

Mato Grosso5 dias atrásSinop: estande da prefeitura na Norte Show apresenta oportunidades de investimento e atrativos turísticos
-

Meio Ambiente5 dias atrásRedução das chuvas em abril eleva risco de perda para culturas de segunda safra
-

Mato Grosso5 dias atrásGoverno de MT investiu ano passado R$ 300 milhões no SER Família Habitação
-

Notícias6 dias atrásGoverno de MT fechou 2025 com investimento de R$ 300 milhões no SER Família Habitação
-

Agronegócio5 dias atrásCotações Agropecuárias: Demanda sustenta reação do feijão carioca; preto segue sob pressão
-

Pecuária5 dias atrásRaça Canchim recebe certificação para carne premium
-

Agronegócio5 dias atrásAlta dos hortifrúti eleva cesta básica ao maior preço já registrado







































