Conecte-se Conosco

Transporte

Polícia Civil deflagra operação contra organização criminosa responsável por fraudar empréstimos contra 30 vítimas

Publicado

em

PJC

 

 

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Estelionato e Outras Fraudes de Cuiabá, deflagrou, na manhã desta quarta-feira (07.08), a Operação Antenados para cumprimento de 29 ordens judiciais contra uma organização criminosa especializada na aplicação de golpes por meio de empréstimos fraudulentos.

Na operação, são cumpridos sete mandados de prisão preventiva, 10 de busca e apreensão domiciliar e 12 mandados de sequestro judicial de bens, valores e direitos com alvo no grupo criminoso em atividade no estado de Mato Grosso e na cidade de Sorocaba (SP).

Publicidade

Também foram cumpridas determinações judiciais para o afastamento do sigilo telemático de trinta e duas contas bancárias, além do bloqueio e afastamento de sigilo bancário de todas as contas de oito pessoas físicas e quatro pessoas jurídicas. Os trabalhos contaram com apoio da Delegacia Seccional, 3ª e 4ª Delegacia de Polícia de Sorocaba (SP).

A operação faz parte do programa de combate às associações criminosas especializadas em contratações bancárias fraudulentas e lavagem de dinheiro, da Delegacia Especializada de Estelionatos de Cuiabá.

Investigações

Durante a investigação, a Delegacia de Estelionatos identificou que sete pessoas integram a organização criminosa, que atua estruturalmente de forma estável, permanente e com divisão de tarefas na prática de golpes contra vítimas idosas do estado de Mato Grosso e de outros estados. Eles também praticam os crimes de falsidade ideológica e lavagem de capitais.

Somente em Cuiabá, foram identificadas 30 vítimas, todas idosas entre 60 e 75 anos, que foram abordadas pelos suspeitos em suas residências. Para obterem as imagens dos documentos e as fotografias das vítimas, os investigados simulavam a entrega de uma antena do programa do Governo Federal Siga Antenado.

Publicidade

Com a documentação, os suspeitos realizavam as contratações fraudulentas de empréstimos consignados descontados dos benefícios previdenciários dos idosos. As contratações foram todas realizadas pelo prazo de 84 meses e resultou, para as vítimas de Cuiabá, em um prejuízo superior a R$ 1 milhão.

Com os elementos levantados durante as investigações, a Polícia Civil conseguiu suspender os descontos indevidos que eram realizados nos benefícios previdenciários de 30 vítimas, que estavam enfrentando dificuldades financeiras em virtude do não recebimento integral de seus benefícios.

O escritório de golpes era sediado em uma empresa localizada na Avenida Mato Grosso, em Cuiabá, pertencente ao líder da organização criminosa.

Apreensão de bens

Segundo a delegada responsável pelas investigações, Angelina de Andrade Ferreira, os investigados adquiriram bens de alto valor, como veículos valiosos, imóveis e joias com o proveito dos valores adquiridos com o estelionato. Eles também ostentavam uma vida de luxo com o patrimônio adquirido com a prática desses crimes.

Publicidade

“A operação buscou arrecadar os bens de alto valor agregado e os veículos utilizados pelos investigados, adquiridos com o proveito de crimes, objetivando o sequestro de bens e futura indenização das vítimas idosas e da instituição bancária que os suspeitos usaram para a contratação”, disse a delegada.

A investigação continuará nos próximos dias, com a análise dos dispositivos apreendidos, bem como outras diligências necessárias para apuração dos fatos.

Antenados

O nome da operação remete ao significado figurado da palavra que dá nome ao programa do Governo Federal que os suspeitos usaram para enganar as vítimas, demonstrando que a Polícia Civil está atenta a esse tipo de ação criminosa e preparada para o seu enfrentamento qualificado.

Assessoria | Polícia Civil

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Transporte

Governo de MT inaugura novo prédio de cinco delegacias de Cuiabá nesta sexta-feira (08)

Publicado

em

PJC

 

O Governo de Mato Grosso inaugura, nesta sexta-feira (08.11), o novo prédio onde estão instaladas a Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Central de Ocorrências (1ª Delegacia), 2ª e 3ª Delegacias de Cuiabá e a Delegacia Regional da capital. A solenidade contará com a presença do governador Mauro Mendes, do secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri e da delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Maidel.

A Polícia Civil de Mato Grosso mudou as quatro delegacias operacionais e uma administrativa de Cuiabá para o novo prédio, com dependências amplas que atenderão com mais qualidade o trabalho dos servidores e o atendimento à população. O espaço está localizado na Avenida Miguel Sutil, no bairro Areão, uma das principais vias rápidas da capital mato-grossense.

No novo espaço, de 3,621 mil metros quadrados e instalações acessíveis, trabalharão em torno de 200 servidores policiais. A estimativa de atendimento no local é de 10 mil pessoas por mês.

Publicidade

Unidades policiais

A DHPP, Núcleo de Pessoas Desaparecidas e a 1ª Delegacia funcionavam em um prédio na Avenida Tenente-Coronel Duarte, no centro de Cuiabá. Contudo, o local não comportava adequadamente o volume de serviços e de pessoal das unidades policiais.

A Central de Ocorrências 24 horas, vinculada à 1ª Delegacia, registra, mensalmente, em torno de 5 mil boletins policiais na capital. A 1ª Delegacia também gerencia a Delegacia Virtual.

Já a DHPP é responsável pela apuração de crimes contra a vida (homicídios dolosos consumados e tentados, mortes a esclarecer, suicídios) e desaparecimentos de pessoas nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Acorizal e Nossa Senhora do Livramento.

A 2ª e a 3ª Delegacias funcionavam em um prédio na região do Coxipó. A Segunda Delegacia é responsável pela apuração de delitos gerais, aqueles que não são atendidos pelas unidades especializadas. Já a Terceira Delegacia é responsável por Termos Circunstanciados de Ocorrência na capital, que abrangem crimes de menor potencial ofensivo.

Publicidade

A Delegacia Regional de Cuiabá é a unidade administrativa e responsável pelo gerenciamento de todas as unidades da Polícia Civil na capital, Chapada dos Guimarães e Santo Antônio de Leverger.

Serviço | Inauguração do novo prédio de cinco delegacias de Cuiabá (DHPP, 1ª, 2ª e 3ª DPs)

Data: 8 de novembro de 2024, às 8h

Endereço: Avenida Miguel Sutil, 2.839, bairro Areão – Cuiabá (entre as rotatórias da Jurumirim e Leblon)

Raquel Teixeira | Polícia Civil-MT

Publicidade

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Transporte

Polícia Civil cumpre 21 buscas em investigação de desvio de cargas e lavagem de dinheiro em Nova Mutum

Publicado

em

PJC

 

A Polícia Judiciária Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Nova Mutum, deflagrou na manhã desta quinta-feira (07.11), a primeira fase da Operação Salve Agro, para cumprimento de 21 ordens judiciais de busca e apreensão, em investigação que apura crimes de desvio de cargas, receptação e lavagem de dinheiro.

As buscas têm como alvos residências e estabelecimentos empresariais ligados ao ramo de transporte de cargas nas cidades de Nova Mutum, Tapurah, Nobres, Juína e Tangará da Serra.

Segundo o delegado responsável pelas investigações, Rodrigo Rufato, a operação tem como objetivo principal carrear mais elementos para investigação em curso, que apura a ação de diferentes núcleos de pessoas que, estariam associadas para o desvio de cargas na modalidade de furtos qualificados, seguidos de receptações e lavagem de dinheiro.

Publicidade

“Há indícios de que alguns dos investigados atuam nestas atividades há algum tempo, realizando diversas subtrações que muitas vezes não são percebidas pelas vítimas dados os artifícios empregados para burlar sistemas de controles de estoque de grãos”, explicou o delegado.

Durante as buscas, foram apreendidos diversos aparelhos celulares e notebooks, além de documentos relacionados às práticas das infrações.

Participaram da ação 70 policiais civis de todas as unidades das cidades da Regional de Nova Mutum (Derf, Delegacia Municipal, Seção de Defesa da Mulher, Delegacia Regional, Delegacia Regional e Núcleo de inteligência de Nova Mutum e Delegacias de Nortelândia, Arenápolis, Diamantino, São José do Rio Claro, Lucas do Rio Verde e Tapurah), além das equipes das Delegacias de Juína, Nobres e Tangará da Serra.

Assessoria | Polícia Civil-MT

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Transporte

FICCO/RR deflagra Operação para combater facções criminosas em Roraima

Publicado

em

PF

 

Boa Vista/RR. Na manhã desta quarta-feira (6/11), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/RR) deflagrou a Operação Franchising com o objetivo de desarticular uma ramificação de facção criminosa que opera o tráfico de drogas no varejo em Roraima.

Foram cumpridos 24 mandados nas cidades de Boa Vista, Caracaraí e São Luís do Anauá, todas em Roraima. As ordens judiciais foram expedidas pela Vara de Entorpecentes e Organizações Criminosas do Tribunal de Justiça de Roraima, sendo nove mandados de prisão preventiva e 15 de busca e apreensão.

A investigação mostrou que os suspeitos gerenciavam pontos de venda de drogas em municípios de Roraima, utilizando um modelo semelhante ao de franquias onde os membros locais pagam “royalties” à liderança da organização criminosa.

Publicidade

A Operação Franchising visa combater facções, tráfico de drogas e comércio ilegal de armas. Os presos e investigados seguem à disposição da Justiça e poderão responder pelos crimes de tráfico de drogas e organização criminosa, estando sujeitos a penas que somadas podem chegar a 23 anos de reclusão e multa. Além da participação em organização criminosa e tráfico, os investigados têm registros por homicídio, roubo e apropriação indébita.

Comunicação Social da Polícia Federal em Roraima
Telefone: (95) 3621-1548
E-mail: [email protected]

Fonte: Polícia Federal

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Tendência