Mato Grosso
Lei de Botelho amplia divulgação do Teste do Pezinho em MT

A Semana Estadual de Triagem Neonatal foi instituída pela Lei 12.584/2024, que chama atenção sobre importância do exame – Fotos: Vanderson Ferraz/arquivo
Mato Grosso deu um passo significativo na conscientização da população sobre a importância do diagnóstico precoce de doenças detectáveis pelo Teste do Pezinho. Recentemente, foi sancionada a Lei 12.584/2024, de autoria do deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa do Estado. Esta lei estabelece a Semana Estadual de Triagem Neonatal – Teste do Pezinho, resultado de amplo debate com especialistas que atuam na saúde pública.
Objetivo é chamar a atenção por meio de campanhas educativas às necessidades de fazer o teste nos primeiros dias de vida do bebê. Proposta aclamada pelos profissionais de saúde, que participaram do 1º Encontro Mato-grossense de Triagem Neonatal – Teste Do Pezinho, realizado em junho desse ano, pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, em parceria com o Hospital Júlio Muller, na sede das Promotorias de Justiça de Cuiabá.
Mês de junho
Dessa forma, anualmente, a primeira semana de junho será dedicada a dar ênfase ao Teste do Pezinho, com ciclo de atividades e cursos para reforçar o compromisso com a causa nas Unidades Básicas de Saúde e escolas.
As despesas com a campanha de divulgação será conforme dotações orçamentárias próprias do governo estadual. “O Teste do Pezinho é fundamental no período de ouro da criança (da gestação até dois anos de idade). Por isso, queremos atingir 100% dessa população com a realização do Teste do Pezinho. A conscientização é o melhor caminho”, explica Botelho.
Diagnóstico precoce
Com a imersão no assunto, a população será alertada também sobre as sanções previstas ao descumprimento do exame pelo responsável do bebê, além de ampliar a cobertura e reduzir a coleta inadequada, garantindo aos pacientes diagnosticados: acesso ao tratamento.
Se depender da gestante Marciley Valquíria de Pinho, o Teste do Pezinho para o Kaleb, está garantido. Após 13 anos da primeira filha, está atenta aos cuidados necessários do segundo filho. “Já me informei na Unidade Básica da Família do Parque Ohara, tem que fazer esse exame três a cinco dias após o nascimento. É muito importante a campanha nas redes sociais e escolas, mostrará para muitas mães desinformadas a importância do exame. Importante lei essa do deputado”.
Nova lei é aplaudida
O projeto recebeu apoio do pediatra da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e coordenador do Serviço de Referência em Triagem Neonatal, do Hospital Universitário Júlio Muller, Marcial Francis Galera.
“Foi uma grande conquista para dar mais visibilidade à causa da triagem neonatal”, afirmou Galera. Ressaltou que a nova lei é fruto do trabalho em equipe, que fez a articulação ao deputado.
Há duas décadas o Hospital Júlio Muller é referência no assunto, realizando o diagnóstico das seguintes doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênita, doença falciforme e outras alterações de hemoglobina, deficiência de biotina, hiperplasia adrenal congênita, fibrose cística e a toxoplasmose congênita.
A professora Vera Lúcia Fernandes Aragão Tanus, pedagoga da Triagem Neonatal – Teste do Pezinho, também comemora a sanção da nova lei. Ela destaca que somente em janeiro desse ano, 3.682 crianças fizeram o exame. Em 2023, foram 44.930 recém-nascidos, ou seja, 314.510 exames foram feitos para a análise de sete doenças detectáveis com o Teste do Pezinho.
“Estamos celebrando a criação da lei. Muita gratidão por esse movimento e por esse olhar sensível do deputado para essa pauta, que vai reforçar a nossa luta pela ampliação do número de doenças que podem ser detectadas através do Teste do Pezinho”, concluiu Vera Tanus, ao acrescentar que um jingle foi criado para a campanha.
ITIMARA FIGUEIREDO
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Consumidores podem renegociar dívidas em atraso no Mutirão Nacional de Dívidas e Orientação Financeira

Negociações podem ser feitas pela plataforma Consumidor.gov.br ou pelos canais oficiais dos bancos – Foto por: Darlene Marques/Setasc-MT
O Procon-MT participa do Mutirão Nacional de Dividas e Orientação Financeira. Até o dia 30 de novembro, os consumidores que têm dívida com cartão de crédito, cheque especial, consignados e demais modalidades de crédito contratadas com instituições bancárias podem renegociar seus débitos no Mutirão Nacional de Dívidas e Orientação Financeira.
A iniciativa iniciou no sábado (1.11) e prossegue até o dia 30 de novembro. O Mutirão é uma ação conjunta da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Banco Central, Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), Associação Brasileira de Procons (ProconsBrasil) e Procons de todo o país.
A secretária adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT), Cristiane Vaz, salienta que as negociações podem ser feitas diretamente com a instituição credora em seus canais oficiais ou, de forma online, pela plataforma de solução de conflitos Consumidor.gov.br, que é monitorada pelos Procons.
“Os bancos participantes oferecem parcelamento descontos no valor da dívida ou ainda taxas de juros reduzidas para refinanciamento, conforme sua política de crédito. Podem ser renegociadas dívidas que estejam em atraso e não possuam bens dados em garantia. Dívidas prescritas ou que estejam com as parcelas em dia não poderão ser negociadas no mutirão”, explica a secretária adjunta do Procon-MT.
Como participar
Para participar do mutirão on-line, é preciso se cadastrar no Consumidor.gov.br ou acessar o portal usando sua conta Gov.br (prata ou ouro). Veja o passo a passo para a negociação:
1- Acesse a plataforma Consumidor.gov.br e verifique se a empresa está cadastrada.
2- Após, clique em ‘Registrar reclamação’ e preencha o formulário.
3- Selecione a área ‘Serviços financeiros’ e o assunto relacionado a sua dívida.
4- No campo problema selecione ‘Renegociação/parcelamento de dívidas’.
5- Preencha o campo com o valor a ser negociado, descreva a sua reclamação e o seu pedido à empresa.
6- É possível adicionar anexos e comprovantes, se necessário.
7- Para finalizar, clique em ‘avançar’.
Ao utilizar a plataforma de reclamação online, é essencial redobrar a atenção e verificar se os dados de contato, como telefones e e-mail, estão corretos. Essas informações são imprescindíveis para que as instituições possam entrar em contato com o consumidor e encaminhar a proposta de negociação.
Outros canais
A negociação também pode ser feita diretamente com o banco ou financeira utilizando os canais oficiais da instituição. Veja no portal Meu Bolso em Dia Febraban a lista dos fornecedores que estão participando do Mutirão e os canais disponibilizados para negociação.
Solange Wollenhaupt | Procon/Setasc-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Governo de MT assume trecho estratégico do Contorno Leste e ajuda a destravar obra

O governador Mauro Mendes – Crédito – Mayke Toscano/Secom
O governador Mauro Mendes confirmou que o Governo de Mato Grosso vai concluir um dos trechos mais importantes do Contorno Leste, em Cuiabá. A obra originalmente é de responsabilidade da Prefeitura, mas passou a contar com a parceria do estado para dar maior celeridade.
“Nós conversamos com o prefeito Abílio [Brunini], e ele nos autorizou a finalizar um dos trechos. Já fizemos o projeto, que está na fase de licitação e contratação”, afirmou nesta terça-feira (04/11), durante entrevista à Rádio Capital.
O trecho mencionado liga o final da Avenida do CPA à estrada de Chapada. Segundo o governador, o Estado também vai duplicar a Avenida do CPA logo após o Quartel da Polícia Militar, conectando esse novo corredor com a malha viária já existente.
“Aquele pedaço ali o Governo já assumiu e vamos terminar. O restante a Prefeitura está cuidando. O prefeito Abílio deve estar trabalhando nisso, pra desatar todos os nós. Com certeza nós estamos dispostos a continuar colaborando, como temos feito com todas as prefeituras do estado”, reforçou.
A obra
O Contorno Leste terá 17,3 km de extensão, com pista dupla, ciclovias, calçadas e iluminação em LED. A obra liga o Distrito Industrial até a MT-251 (estrada de Chapada) e deve beneficiar mais de 250 mil moradores e mais de 50 bairros da região Leste de Cuiabá.
De acordo com a Prefeitura, já foram entregues 6,5 km de pista dupla. O investimento total previsto é de R$ 125 milhões.
A expectativa é que, com o apoio do Governo do Estado, parte da obra seja destravada ainda em 2025.
Lucas Rodrigues | Secom/MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
SES promove oficina sobre aconselhamento em amamentação

Esses multiplicadores organizarão oficinas regionais para formar novos multiplicadores, fortalecendo a estratégia “Aconselhamento em Amamentação” – Crédito – Elza Fiúza | Agência Brasil
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), em parceria com o Ministério da Saúde, promove nesta quarta e quinta-feira (5 e 6 de novembro) uma oficina de formação de multiplicadores da estratégia “Aconselhamento em Amamentação”, das 8h às 17h, no auditório do MT Hemocentro, em Cuiabá.
A capacitação é voltada para servidores dos Escritórios Regionais de Saúde (ERS) da Baixada Cuiabana, de Barra do Garças, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra, profissionais dos Bancos de Leite Humano (BLH), além de apoiadores, como professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e servidores da Atenção Primária à Saúde (APS).
Quando formados, esses multiplicadores organizarão oficinas regionais para formar novos multiplicadores municipais, fortalecendo a estratégia em todo o estado.
Segundo a coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde, Rosiene Pires, o Aconselhamento em Amamentação é baseado em habilidades de comunicação verbais e não verbais entre profissionais da saúde e quem amamenta.
“Esta estratégia de aconselhamento melhora a aplicabilidade do conhecimento técnico e científico por meio de uma melhor abordagem, acolhimento e escuta ativa, compreendendo as reais demandas, queixas ou dúvidas das lactantes sobre a amamentação”, explicou Rosiene.
O técnico responsável pela área da Promoção da Amamentação e Alimentação Complementar Saudável, Rodrigo Carvalho, informou que a programação da oficina engloba atividades teóricas, de escuta e compreensão das dúvidas maternas sobre a amamentação. Ela também detalha como o profissional da saúde pode promover circunstâncias que favoreçam o desenvolvimento da confiança da pessoa que amamenta.
“Haverá ainda um momento, na quinta-feira, em que os participantes da oficina poderão aplicar o conhecimento adquirido em atividades práticas, diretamente com mães e bebês, no alojamento conjunto do Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá”, acrescentou Rodrigo.
Durante a capacitação, será proposta a construção de planos de ação regionais para a multiplicação da oficina nas regiões de saúde a partir de 2026.
Luiza Goulart | SES-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-

Mato Grosso7 dias atrásCitricultura no México – Congresso Internacional de Cítricos terá duas apresentações do pesquisador científico brasileiro Hamilton Ramos
-

Agronegócio5 dias atrásChina retoma compras de soja dos EUA e reduz pressão sobre demanda pelo grão brasileiro
-

Meio Ambiente5 dias atrásDesmatamento tem redução de 11,08% na Amazônia e 11,49% no Cerrado, em 2025
-

Transporte6 dias atrásGateiro é preso em flagrante por furto de energia em Várzea Grande
-

Mato Grosso7 dias atrásMais retorno por hectare: tecnologia brasileira Arbolina aumenta a produtividade ao sinalizar processos fisiológicos das plantas
-

Agronegócio5 dias atrásCotações do boi gordo seguem em alta com oferta restrita e maior demanda dos frigoríficos, aponta Cepea
-

Mato Grosso6 dias atrásMais 595 casas entregues em Cuiabá: “minha família vai morar em segurança”, afirma beneficiado pelo SER Família Habitação
-

Mato Grosso6 dias atrás460 famílias de VG recebem as chaves da casa própria com subsídio do SER Família Habitação







































