Conecte-se Conosco

Mato Grosso

Botelho foca na reconstrução de Cuiabá e destaca união de esforços para garantir investimentos

Publicado

em

Fotos: Assessoria

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho, destacou que o foco está na reconstrução de Cuiabá para colocar a capital mato-grossense novamente nos trilhos. O parlamentar, que também é pré-candidato a prefeito, reforça que a prefeitura precisará de um choque de gestão, para colocar as contas em dia e de uma união de esforços para garantir que os investimentos aconteçam para levar serviços de qualidade à população.

“A saúde não vai bem, a rua está esburacada, os canteiros não são cuidados, não existe um programa para rearborização de Cuiabá. Nós precisamos de união. É por isso, que neste aspecto estamos fazendo um chamamento de todos para que a gente garanta médico, que não falte mais remédios, acabar de vez com a corrupção na saúde, e uma parceria com o governador Mauro Mendes para zerar a fila de cirurgias. E assim rapidamente daremos resultado para a população que clama por uma saúde de qualidade”, afirmou o parlamentar durante entrevista no Jornal do Meio-Dia, na TV Vila Real.

Botelho também garante que fará uma revisão nos contratos para garantir uma redução nos gastos, além de uma reforma administrativa para garantir a economia de despesas, que hoje é maior que a receita da capital.

O objetivo do parlamentar é sanar o déficit financeiro da Prefeitura e para isso lembrou da gestão do governador Mauro Mendes (União), que assumiu o governo em 2019 com dificuldades financeiras. Em parceria com a Assembleia Legislativa, foi possível fazer mudanças eficientes e adaptações para garantir que hoje Mato Grosso seja o estado que mais investe.

Publicidade

Botelho destaca que está focado em Cuiabá e melhorar a qualidade de vida do cuiabano. “Meu foco é Cuiabá, vamos melhorar a qualidade das praças, asfaltar 100% de Cuiabá, garantir médicos e remédios nas unidades de saúde e trazer novamente o título de cidade verde, através de um programa de rearborização”, declarou.

Assessoria

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Secretaria de Saúde intensifica treinamento para controle de escorpiões e aranhas

Publicado

em

O treinamento fi feito com o objetivo de fortalecer as ações de vigilância e o controle desses animais – Crédito – SES-MT

 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realizou, de segunda a sexta-feira (14 a 18.7), em Peixoto de Azevedo, uma capacitação sobre epidemiologia, taxonomia, morfofisiologia, identificação e controle de escorpiões e aranhas para os profissionais da Vigilância em Saúde de 11 municípios atendidos pelos Escritórios Regionais de Saúde (ERS) de Peixoto de Azevedo e Colíder.

Participaram técnicos dos municípios de Peixoto de Azevedo, Guarantã do Norte, Matupá, Novo Mundo, Terra Nova do Norte, Colíder, Itaúba, Marcelândia, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita e Nova Santa Helena.

Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental da SES, Marlene Barros, o treinamento tem 40 horas de duração, com o objetivo de fortalecer as ações de vigilância e o controle desses animais, além de ampliar o conhecimento técnico das equipes, contribuindo diretamente para a prevenção de acidentes e o monitoramento ambiental.

Publicidade

“A ação integra um esforço contínuo da coordenadoria para qualificar os técnicos da área. Assim conseguimos promover uma atuação mais eficaz na proteção da saúde pública em relação aos riscos causados por animais peçonhentos em Mato Grosso”, destacou.

Os biólogos Márcia Alves Brito e João Sansão Maciel, da Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental da SES, foram os servidores que ministraram a capacitação.

“O treinamento teve ainda atividade prática, em que os profissionais identificam os locais desses animais e também como os coletar de maneira correta”, explicou a coordenadora.

Os profissionais dos municípios de Sinop, Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Sorriso, Tapurah, União do Sul e Vera já receberam o mesmo treinamento ao longo do ano.

“Nos próximos meses, as regiões de Tangará da Serra e de Diamantino serão contempladas com a capacitação para também intensificarem a prevenção de acidentes envolvendo animais peçonhentos.”

Publicidade

A coordenadora reforça a importância do planejamento antecipado por parte dos municípios para a intensificação das ações de prevenção e controle de acidentes com animais peçonhentos, especialmente escorpiões, nos períodos de maior risco.

“Durante o período de queimadas, que se intensifica nos meses mais secos do ano, a destruição do habitat natural dos animais peçonhentos, como escorpiões, serpentes e aranhas, favorece o deslocamento deles para áreas urbanas em busca de abrigo e alimento, aumentando o risco de acidentes, especialmente em áreas periféricas e com acúmulo de entulho ou vegetação”, afirmou Marlene.

Já no período chuvoso, ocorre o alagamento de tocas e ninhos, forçando a migração desses animais para ambientes secos, como residências e edificações públicas, além de favorecer o aumento da população de insetos, que são presas naturais de escorpiões.

Por isso, a SES-MT recomenda que as Secretarias Municipais de Saúde realizem campanhas de orientação à população sobre medidas preventivas – como a vedação de ralos, frestas e vãos em residências –, intensifiquem as vistorias, promovam mutirões de limpeza, atualizem os estoques de soro antiveneno e façam a notificação imediata de acidentes.

O planejamento integrado entre as equipes de Vigilância Ambiental, Atenção Básica e Serviços de Urgência e Emergência é essencial para reduzir a ocorrência e a gravidade dos acidentes.

Publicidade

 

 

Luiza Goulart | SES-MT

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Mato Grosso

Festança de Vila Bela terá danças do Congo e Chorado no domingo (20) e na segunda (21)

Publicado

em

Secel-MT

 

 

A Festança de Vila Bela da Santíssima Trindade, um dos eventos culturais mais tradicionais do Estado, terá apresentações das Danças do Congo e do Chorado, a partir deste domingo (20.7). Unindo devoção religiosa às práticas culturais de origens africanas, a programação prossegue até 28 de julho com o patrocínio do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

“A Festança de Vila Bela, uma festa bicentenária, representa muito para a cultura de Mato Grosso. O investimento público nesta importante ação é necessária e garante sua permanência, salvaguarda e fortalecimento. Temos muito orgulho de manter viva e pulsante as raízes de nosso povo”, destaca o secretário da Secel, David Moura.

Publicidade

A Dança do Congo começa no domingo, a partir das 18h30, durante cortejos pelas ruas da cidade.

Na segunda-feira (21), a partir das 5h, os congadeiros saem em nova procissão que será finalizada por volta das 10h, ao lado do Ginásio Melânio de Assunção. A apresentação oficial conta ao público a história da luta entre dois reinados africanos.

Também na manhã de segunda o público assiste à Dança do Chorado. Na atividade, mulheres dançam equilibrando garrafas de bebidas sobre suas cabeças para recordar o ritual que buscava livrar homens negros de punições durante o período escravocrata.

Fazem parte da programação, ainda, as rezas cantadas que são realizadas nas casas do rei, rainha, imperador, imperatriz e juízes, os festeiros do evento. A agenda de rezas cantadas ocorre em todas as quatro homenagens religiosas da Festança.

Tanto a Dança do Congo quanto a Dança do Chorado integram a celebração ao Glorioso São Benedito, o santo negro. Iniciada no dia 16 de julho com homenagens ao Senhor Divino do Espírito Santo, o evento cultural e religioso conta ainda com celebrações à Mãe de deus e às Três Pessoas da Santíssima Trindade.

Publicidade

Toda a programação pode ser conferida neste link.

A Festança de Vila Bela da Santíssima Trindade é uma realização da Associação das Tradicionais Irmandades de Vila Bela, com apoio da Prefeitura Municipal e da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, e patrocínio do Governo do Estado.

Cida Rodrigues | Secel-MT
Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

 

 

Publicidade
Continue Lendo

Mato Grosso

Governo de MT inaugura escola indígena em Juína nesta segunda-feira (21)

Publicado

em

Seduc-MT

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) inaugura, nesta segunda-feira (21.7), a Escola Estadual Indígena Enawenê Nawê, na aldeia Dolowikwa/Kotakowinakwa, em Juína. A cerimônia de entrega será realizada pela primeira-dama Virginia Mendes e pelo secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

Com investimento de R$ 7 milhões, a nova unidade conta com 12 salas de aula, duas salas de múltiplo uso, refeitório e playground, com capacidade de atendimento para 1.440 estudantes. A escola atende 627 alunos, 33 professores, um secretário, dois técnicos, dois coordenadores e um diretor.

Sob gestão da Diretoria Regional de Educação (DRE) do polo Juína, a unidade tem como objetivo garantir a educação escolar indígena de forma bilíngue, intercultural e comunitária, onde são oferecidas nas modalidades do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A aldeia, que fica no território Enawenê-Nawê, tem o povo falante da língua aruaque, considerada uma população de contato recente, já que a primeira interação com a população não indígena foi em 1974.

Serviço: 

Publicidade

Inauguração da Escola Estadual Indígena Enawenê Nawê

Local: Aldeia Dolowikwa/Kotakowinakwa, em Juína

Data: Segunda-feira (21.7)

Horário: 9h30

Claryssa Amorim | Seduc-MT

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Tendência