Conecte-se Conosco

Mato Grosso

Proposta de Botelho é citada na Semana do Meio Ambiente para impulsionar a arborização em MT

Publicado

em

Evento alusivo à preservação do meio ambiente encerrou no Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá – Fotos: Vanderson Ferraz

 

O encerramento da celebração da Semana Nacional do Meio Ambiente, realizado neste domingo (9), no parque Mãe Bonifácia, teve como um dos destaques o Projeto de Lei 839/24, que institui a Política Estadual e cria o Sistema de Arborização Urbana no Estado, de autoria do deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso – ALMT.

De acordo com a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, o projeto ajudará na qualidade ambiental urbana e no resgate do título de Cuiabá Cidade Verde. Destaca que a arborização promove a melhoria do microclima, deixando-o mais ameno, melhora qualidade de vida. Mas, segundo ela, esse orgulho se perdeu quando foi mudada a característica da cidade, ao longo dos anos, quando o verde foi sendo substituído pelo cinza do concreto.

“Temos que somar esforços para devolver o título de Cuiabá Cidade Verde. Nosso objetivo é ajudar arborizar a Capital. Ficamos felizes com a iniciativa do deputado Botelho e de cada cidadão que possa contribuir com essa proposta, inclusive, na manutenção dessa vegetação. Temos que cuidar e manter a qualidade das árvores. Precisamos conscientizar toda população sim, que incentivem o plantio e os cuidados necessários”, afirmou a secretária, durante o encerramento da Semana do Meio Ambiente, denominada de Viradinha Sustentável, numa organização do Instituto Virada Sustentável em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente Sema-MT.

Publicidade

Durante o evento, ao anunciar a apresentação do grupo Flor Ribeirinha, o deputado Botelho reafirmou que cuidar do meio ambiente é uma responsabilidade de todos. Alertou que diariamente cada cidadão produz mais de um quilo de lixo, que somam 380 quilos por ano.

O deputado também falou do projeto de sua autoria, que aguarda o parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação – CCJR, vai criar ações que fomentem a arborização em todo o Estado.

“Estamos aqui encerrando a Semana do Meio Ambiente, uma semana de conscientização, de chamamento para que todos venham participar desse processo de cuidar do meio ambiente. Reciclar o lixo, não jogar lixo nos nossos rios, cuidar das nossas nascentes, plantar árvores. Enfim, são ações que têm que ser feitas para preservar o meio ambiente, diminuir o aquecimento global e evitar catástrofes, como a que ocorreu no Rio Grande do Sul. A Sema vai ser muito importante nesse projeto de arborização”, mencionou o deputado.

De Várzea Grande, Rafaela Oliveira e o marido Josué, com os três filhos, aproveitaram para curtir o parque Mãe Bonifácia e as atrações oferecidas como o Teatro de Rua. “Deixamos os afazeres de casa e trouxemos nossos filhos para conhecerem o parque. Tivemos a sorte de encontrar esse evento lindo, neste parque que é bem arborizado”, disse Rafaela.

Doutora em Ecologia de Áreas Úmidas, a professora Cátia Nunes da Cunha informou que proposta como esse projeto contribuem sobremaneira, inclusive, com as áreas úmidas como o Pantanal. “É extremamente importante conscientizar a população sobre a preservação e estimular o plantio de árvores. É uma ação positiva para o meio ambiente, uma boa notícia!”.

Publicidade

Flor Ribeirinha na Viradinha Sustentável

Premiado internacionalmente, o grupo Flor Ribeirinha leva cultura mato-grossense e conscientização sobre a proteção do meio ambiente. Fundado às margens do rio Cuiabá, no bairro São Gonçalo Beira Rio, a limpeza do rio está entre os projetos sociais do grupo.

De acordo com o diretor artístico do Flor Ribeirinha Avinner Silva, participar da Viradinha Sustentável soma com as ações desenvolvidas pelo grupo. Ele enalteceu o Projeto de Lei 839/24. “Esse projeto realmente fará jus ao nome cultural: Cuiabá Cidade Verde. Falo pelas histórias que minha avó traz de todas as memórias da comunidade e da nossa querida Cuiabá. Esse projeto vai contribuir muito para manter a preservação e a saúde. Saindo de projeto de lei para a execução, sem dúvidas, contribuirá muito com o desenvolvimento ambiental”, concluiu.

ITIMARA FIGUEIREDO

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Faltando três dias para a eleição, Botelho atinge 47,4% dos votos válidos

Publicado

em

Pesquisa aponta que o candidato a prefeito Eduardo Botelho (União) alcançou 47,42% dos votos válidos, quando não se leva em conta os votos brancos e nulos. O levantamento mostra ainda um empate técnico na disputa pelo segundo lugar entre Ludio Cabral (PT), com 22,78%, e Abílio Brunini (PL), com 21,62%, visto que a margem de erro é de 2,83%. O candidato Domingos Kennedy (MDB) soma 8,18% das intenções de voto.

Levando em conta a margem de erro, Eduardo Botelho pode chegar a mais de 50% dos votos e vencer a disputa ainda no primeiro turno. A pesquisa foi realizada pelo instituto Sensor, sob encomenda do site DayNews, e divulgada nesta quinta-feira (3).

Na modalidade estimulada, quando os candidatos são apresentados ao eleitor, Botelho atinge 39,66% das intenções de voto, seguido de Ludio, com 19,13%, e Abílio, com 18,15%. Kennedy mantém-se na quarta posição, com 7,10%. Os indecisos somam 9,33%, enquanto os votos nulos ou brancos totalizam 6,62%.

Já na pesquisa espontânea, quando o eleitor fala ativamente em quem vai votar, Botelho tem 37,61%, o que mostra a consolidação do eleitorado em comparação com a pesquisa estimulada.

Em segundo lugar, há um empate técnico entre Ludio, com 17,17%, e Abílio, com 16,84%. Kennedy vem em seguida com 6,54%, enquanto os indecisos somam 13,65%, e 8,18% dos eleitores declaram intenção de votar nulo ou em branco.

Publicidade

A pesquisa, registrada com o Nº MT-02293/2024, ouviu entre os dias 27/09 a 02/10 em uma amostra PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho) de 1200 eleitores das 4 regiões urbanas e distritos de Cuiabá, definidas pelo plano de abairramento da prefeitura de Cuiabá, conforme quotas de sexo, idade, escolaridade e renda definidas pelo TSE – Tribunal Superior Eleitoral e censo IBGE. Apresenta um nível de confiança de 95% e margem de erro de 2,83%.

Assesoria

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Mato Grosso

Mato Grosso encerra agosto com mais de 3,7 mil vagas de trabalho geradas, segundo Caged

Publicado

em

Mato Grosso segue aumentando seus postos de trabalho formais mensalmente. – Foto por: Reprodução

 

 

Mato Grosso encerrou o mês de agosto com a geração de 3.733 empregos formais, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na última segunda-feira (30) pelo Governo Federal.

O setor de Serviços foi o principal responsável pela geração de vagas no Estado, com a criação de 2.118 postos em agosto. Em seguida, estão os setores da Construção Civil com 787 novas vagas, do Comércio com 604, e da Indústria com 296.

No período de janeiro a agosto, o Estado já acumulou 54.779 novos empregos formais, o que contribui para o saldo de 1,72 milhão de empregos gerados no país nos primeiros oito meses do ano.

Publicidade

O secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, apontou que os dados refletem os resultados de investimentos e as diversas políticas de incentivo do Governo de Mato Grosso.

“Os dados do Caged constatam que o Estado se destaca em diversos setores, como Agropecuária, Construção Civil, Comércio e a Indústria. Na atual gestão, Mato Grosso se transformou em um excelente ambiente de negócios que atraem diversas empresas e que gera cada vez mais novos empregos e renda para a população. Nenhum lugar no Brasil cresce como nós”, afirma o secretário.

*Sob supervisão de Maria Júlia Souza

Nathania Ortega | Sedec-MT
Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]
Continue Lendo

Mato Grosso

Obra vai facilitar acesso ao complexo agroindustrial da C.Vale

Publicado

em

Foto: C.vale

 

A C.Vale está melhorando a infraestrutura logística na região. Sessenta dias após a retomada das obras do contorno viário de Palotina, os trabalhos estão mais acelerados que o inicialmente programado. O predomínio do clima seco permitiu o rápido avanço dos serviços pelos mais de 130 operários que atuam na obra.
Dois meses depois do início, em 1º de agosto, o avanço físico está em 8% contra 4% previsto para o período. Três frentes de trabalho atuam na obra. Uma equipe atua no trecho entre a Ariosvaldo Bittencourt e Assis Chateaubriand, outra na PR 364 até a PR 182, sentido a Francisco Alves, e uma terceira na PR 182 até a PR 364, sentido a Terra Roxa. No total, serão construídos 15,2 quilômetros de pistas, viaduto, trevos e rotatórias ligando Palotina a Assis Chateaubriand, Toledo, Francisco Alves e Terra Roxa.

A empreiteira responsável montou um canteiro de obras, fez limpeza, escavação e compactação de aterros, construiu galerias e caixas de drenagem, e iniciou a montagem das vigas que serão usadas no viaduto sobre o trevo de acesso ao complexo agroindustrial da C.Vale.
Foto: C.Vale
Também foi realizada a impermeabilização de um trecho que já recebeu uma camada de brita e teve início a colocação das primeiras estacas de concreto que vão sustentar o viaduto.
A empreiteira está usando 40 máquinas nos diferentes pontos de execução de obras, sendo dez caçambas, quatro escavadeiras, três patrolas, nove rolos compactadores e dois tratores de esteira, entre outros.
A obra está orçada em R$ 170 milhões e tem prazo de conclusão de 20 meses. A gestão da obra é da C.Vale, após acordo com o governo do Estado.
(Com Assessoria C.Vale)

Redação Sou Agro

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Tendência