Conecte-se Conosco

Mato Grosso

Queijos mato-grossenses premiados estão entre produtos da agricultura familiar disponíveis na FIT Pantanal

Publicado

em

Secom-MT

 

Os queijos mato-grossenses premiados no 3º Mundial do Queijo do Brasil, realizado em abril, em São Paulo, estão entre os diversos produtos da agricultura familiar disponíveis na Feira da Agricultura Familiar (FEAFTUR), que acontece na Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal 2024).

O evento, realizado pelo Governo de Mato Grosso, em parceria com a Fecomércio, começa nesta quinta-feira (30.05) e seguirá até domingo (02.05), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

Ao todo, 53 produtores familiares irão apresentar e comercializar seus produtos no espaço destinado à agricultura familiar na FEAFTUR, promovida pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) e Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).

Publicidade

Premiados, os queijos Maringá e Nozinho temperado, da produtora familiar Raquel Catanni, de Nova Mutum; Queijo Esmeralda, de Larissa Berte Barbosa, de Nossa Senhora do Livramento; o requeijão de corte Mika, de Vandecléia Prochnow, do Distrito de Nossa Senhora da Guia, em Cuiabá; requeijão de corte, de Edmar Alves Trindade, de Nobres, e o Queijo Pantanal, de Jackson Pacheco, de Santo Antônio de Leverger, estão disponíveis na feira para compra e alguns também para degustação.

Um dos destaques da agricultura familiar no evento será a Cozinha Show Rural, no qual o público poderá degustar e acompanhar ao vivo a performance do preparo de diversos pratos e coquetéis com produtos à base de Pequi, Baru, Babaçu, Café, Cacau, Queijos, Mandioca e Banana.

Larissa Berte e o marido Silas Vicente Barbosa Júnior, por exemplo, irão apresentar o Fondue de Queijo Diamante da Cartucheira em uma performance ao vivo.

“Queremos agradecer o apoio da Seaf e da Empaer que dá todo o apoio para nós da agricultura familiar realizando esses lindos e grandes eventos, onde nós podemos demonstrar um pouquinho do nosso trabalho”, afirmou Larissa.

O secretário estadual de Agricultura Familiar, Luluca Ribeiro, destacou que esse avanço na cadeia leiteira e fabricação de produtos de qualidade é resultado dos investimentos que o Governo de Mato Grosso tem realizado com o programa MT Produtivo Leite.

Publicidade

“O segmento tem se desenvolvido, com o beneficiamento do leite e agregado valor aos produtos. E a FIT Pantanal 2024 será uma oportunidade única para os visitantes explorarem a riqueza dos produtos da agricultura familiar mato-grossense e conhecerem a diversidade da nossa produção”, enfatizou o secretário.

Pollyana Araújo | Secom-MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Governo conclui projeto de acessibilidade para pedestres no Complexo Viário do Tijucal

Publicado

em

Obras de acessibilidade no Complexo Viário do Tijucal

 

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) concluiu as obras de melhoria na acessibilidade do Complexo Viário do Tijucal, em Cuiabá. Entre as principais ações, está a instalação de uma passarela metálica para garantir que os pedestres possam atravessar o local em segurança.

O investimento na obra foi de R$ 3,8 milhões. Além da passarela, foi implantada uma rua marginal, para dar acesso aos comércios no entorno do complexo viário, que inclui um viaduto e uma trincheira.

A passarela está localizada justamente por cima da trincheira que é utilizada para ligar a Estrada do Moinho e a Avenida Fernando Côrrea da Costa. A ausência de um ponto para travessia de pedestres era uma reclamação constante no local.

Publicidade

Toda a passarela e o topo da trincheira também receberam guarda-corpos, uma proteção maior. A obra ainda contou com iluminação da passarela e seu entorno, assim como da via marginal.

Outras ações realizadas no local incluem a implantação de rampa de acesso para cadeirantes, drenagem das águas pluviais e melhoria na sinalização, tanto vertical quanto horizontal.

A obra do Complexo Viário do Tijucal foi planejada para a Copa do Mundo de 2014 e, apesar de ser utilizada pela população desde então, só foi finalizada pela atual gestão no fim de 2020.

A implantação de melhorias na acessibilidade atende um Termo de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministério Público do Estado.

Guilherme Blatt | Sinfra-MT

Publicidade

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Mato Grosso

Publicado

em

Foto: Assessoria

 

 

O vice-presidente do diretório regional do PSDB em Mato Grosso, Marcelo Maluf, destacou que as propostas do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União), são os motivos que levaram a legenda declarar apoio ao parlamentar na disputa pela Prefeitura de Cuiabá. Ele ressaltou que agora o momento é de união e o papel do partido será o de ajudar a levar o nome do pré-candidato e apresentar justamente estas propostas para a população.

“Por que chegamos ao consenso da candidatura do Botelho? Fomos procurados pelo Ludio e Abílio, mas as propostas deles não chegam nem perto das propostas do Botelho e foi isso que fez com que chegássemos a um consenso de que o Botelho é o mais preparado para administrar a capital”, afirmou o vice-presidente.

Publicidade

Botelho participou de uma reunião na noite dessa terça-feira com todos os 28 pré-candidatos a vereador por Cuiabá, na qual aproveitou para falar das suas propostas e também ouvir as demandas dos postulantes a um cargo no Legislativo. O parlamentar fez questão de conhecer todos os que irão disputar a eleição e destacou a importância da construção de um plano coletivo para Cuiabá.

Maluf então reforçou a importância dos pré-candidatos irem para a rua e falar com a população. “Agora nosso papel é viabilizar essa candidatura e também dos nossos pré-candidatos a vereadores e vamos dar todas as condições para que vocês possam gastar sola de sapato para ir para as ruas, apresentar propostas e convencer o eleitor”, declarou.

Dentre as demandas levadas pelos pré-candidatos estão demandas voltadas às mulheres, saúde mental e também relacionadas à mobilidade urbana. Botelho destacou inclusive que tem um plano voltado para recuperação do Centro Histórico, levando toda a administração municipal para a região, construção do Parque Morro da Luz e ainda do Largo do Rosário, e criação de uma rota que possa fomentar o turismo na área. Só que também reforçou ações voltadas para a educação, saúde, entre outras áreas.

“Temos um projeto em construção e a contribuição de vocês vai fazer parte do futuro de Cuiabá. É importante ouvir todos, conhecer todos vocês que vão enfrentar a eleição mais difícil de todas que é a de vereadores. A verdade é que a saúde ficou para trás, as ruas ficaram para trás, a prefeitura deixou de cuidar das ruas, das pessoas, das praças. Temos mais de 11 mil pessoas fora da creche, temos que trabalhar para colocar essas crianças nas escolas, na creche. A transformação é pela educação, não tem como proporcionar mudança sem educação”, afirmou Botelho, atendendo também uma das preocupação dos pré-candidatos a vereadores.

Assessoria

Publicidade

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Mato Grosso

Governo lança sistema para reforçar segurança de motoristas por aplicativo, taxistas, caminhoneiros e mototaxistas

Publicado

em

Mayke Toscano/Secom-MT

O Governo de Mato Grosso lançou, nesta terça-feira (23.07), o Vigia Mais Motorista, sistema para reforçar a segurança de motoristas por aplicativo, caminhoneiros, taxistas e mototaxistas.

“São motoristas, mototaxistas, transportadores e todos os profissionais de diversos setores que agora podem contar com esse mecanismo para serem rapidamente atendidos pelas forças de segurança”, destacou o governador Mauro Mendes.

Para acessar o aplicativo é preciso fazer o cadastro no Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp). Inicialmente, as associações, sindicatos e outras organizações das categorias são as responsáveis pelo cadastramento dos motoristas.

Além do acionamento direto às centrais de operações das polícias em todas as regiões do Estado, o Vigia Mais Motorista permite que o veículo seja monitorado pelas câmeras do programa Vigia Mais MT durante todo o atendimento da ocorrência.

“Os motoristas terão contato direto com a polícia, sem intermediários. Ele aciona a força policial e seu alerta ou pedido de socorro cai no Ciosp. São os próprios operadores da Central da Segurança Pública que vão atendê-los”, explicou o secretário de Segurança Pública, César Roveri.

Publicidade

A presidente do Sindicato dos Motoristas por Aplicativo, Solange Mennache, ressaltou que a categoria foi prontamente atendida pelo Governo do Estado, que abraçou a causa.

“Só temos a agradecer. Agradecer mais uma vez ao senhor, governador, abraçar essa nossa causa, como fez em 2022, com o IPVA.  Queremos lembrar e dizer que desde o momento que procuramos o governador e a Secretaria de Segurança Pública, em abril deste ano, fomos atendidos. Fizemos reunião, fomos ouvidos sobre o que precisávamos e queríamos,  e agora estamos sendo atendidos”, disse a presidente.

Participaram do evento  os deputados federais Nelson Barbudo e Abílio Brunini, o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, o deputado estadual Rafael Ranalli, entre outras autoridades.

Alecy Alves | Sesp-MT
Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]
Continue Lendo

Tendência