Mato Grosso
Mato Grosso proíbe uso de madeira de desmatamento por grandes indústrias e inicia transição para florestas plantadas até 2034

Divulgação
A partir desta semana, Mato Grosso inicia uma mudança histórica em sua política ambiental e florestal. Um acordo firmado entre o Governo do Estado e o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) determina o fim gradual do uso de biomassa oriunda de madeira nativa extraída de desmatamento por grandes consumidores industriais.
A medida estabelece um cronograma de transição que prevê a eliminação completa desse tipo de matéria-prima até 2034, incentivando o crescimento das florestas plantadas, especialmente o cultivo de eucalipto para fins energéticos.
A decisão foi oficializada por meio de um Termo de Compromisso Ambiental (TCA), assinado na segunda-feira (8 de junho), que revoga a Instrução Normativa nº 06/2022.
Na prática, a medida impede que grandes consumidores continuem ampliando o uso de biomassa proveniente de áreas desmatadas e cria um ambiente favorável para investimentos em reflorestamento comercial.
A meta é zerar completamente o consumo de biomassa de desmatamento até 2034.
Setor florestal comemora avanço para fontes renováveis
Para a Associação dos Reflorestadores de Mato Grosso (Arefloresta), a mudança representa um marco para o desenvolvimento sustentável do estado.
Segundo o presidente da entidade, Fausto Takizawa, Mato Grosso passa a construir uma trajetória baseada em fontes renováveis, rastreáveis e capazes de garantir abastecimento contínuo para a indústria.
O eucalipto reflorestado passa a ser tratado como principal alternativa para atender a demanda energética industrial.
Por que o eucalipto ganhou protagonismo?
O eucalipto já é amplamente utilizado por indústrias mato-grossenses devido à sua elevada eficiência energética e ao rápido ciclo de crescimento.
Além disso, trata-se de uma matéria-prima renovável, capaz de fornecer biomassa de forma contínua sem pressionar áreas de vegetação nativa.
O ciclo produtivo do eucalipto foi um dos fatores considerados para definir o prazo de transição de sete anos.
Licenças para novos empreendimentos terão novas exigências
Outro ponto importante do acordo envolve o licenciamento ambiental de novos empreendimentos industriais.
A partir da assinatura do TCA, o Governo de Mato Grosso assume o compromisso de não autorizar novos projetos ou ampliações que dependam exclusivamente de matéria-prima florestal nativa.
Empresas que descumprirem as novas regras poderão sofrer multas, sanções administrativas e dificuldades para renovar licenças ambientais.
Sistema de rastreabilidade será obrigatório
Um dos pilares da nova política ambiental será a criação de mecanismos para monitorar o cumprimento dos chamados Planos de Suprimento Sustentável (PSS).
Esses planos deverão comprovar que os grandes consumidores estão investindo proporcionalmente em florestas plantadas para atender suas necessidades futuras de biomassa.
O governo terá até 120 dias para regulamentar os sistemas de rastreabilidade e monitoramento.
Déficit de biomassa preocupa o setor produtivo
A Arefloresta vem alertando desde o ano passado sobre a necessidade de ampliar rapidamente as áreas de reflorestamento em Mato Grosso.
Entre 2022 e 2025, a participação das florestas plantadas no mercado estadual de biomassa caiu de 59% para apenas 47,5%, enquanto aumentou a utilização de biomassa proveniente de desmatamento.
Os números mostram que Mato Grosso precisa acelerar os investimentos em reflorestamento para evitar escassez futura.
Indústria do etanol de milho amplia demanda por madeira plantada
O crescimento das usinas de etanol de milho está entre os principais fatores que impulsionam a necessidade de expansão florestal no estado.
Atualmente, Mato Grosso possui cerca de 165 mil hectares de florestas plantadas. Entretanto, estudos do setor apontam que essa área precisará alcançar aproximadamente 436 mil hectares até 2030 apenas para atender a demanda das indústrias de etanol.
Será necessário praticamente triplicar a área de reflorestamento nos próximos anos.
Oportunidade para produtores rurais e investidores
Com a nova regulamentação, especialistas acreditam que o reflorestamento comercial poderá se tornar uma das atividades mais promissoras do agronegócio mato-grossense.
A expectativa é que produtores rurais ampliem os investimentos em eucalipto e outras espécies destinadas à produção de biomassa, criando uma nova fonte de renda para propriedades agrícolas.
A transição energética pode abrir uma nova fronteira econômica para o setor florestal de Mato Grosso.
Análise CenárioMT
A decisão fortalece a imagem de Mato Grosso como referência em sustentabilidade dentro do agronegócio brasileiro. Ao mesmo tempo, cria oportunidades para produtores, investidores e empresas ligadas ao setor florestal. O crescimento das florestas plantadas pode gerar empregos, atrair investimentos e garantir segurança energética para indústrias estratégicas, como as usinas de etanol de milho.
Fonte: CenárioMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
SES reforça suspensão do Ministério da Saúde à vacinação contra dengue

Vacinação contra a dengue com o imunizante Butantan-DV foi interrompida temporariamente no Estado
Crédito – Tonico Pinheiro/Secom-MT
Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) informa que a estratégia de vacinação contra a dengue com o imunizante Butantan-DV foi interrompida temporariamente no Estado, assim como no restante do país, após decisão do Ministério da Saúde.
A medida foi adotada por precaução devido ao registro no país de 42 casos com sinais de alerta, como dor abdominal intensa, vômitos persistentes e sangramentos. Três deles foram classificados como graves, incluindo dois óbitos ainda em investigação. Até o momento, não há conclusão de causalidade entre os eventos e a vacina.
O Estado recebeu 18.920 doses da vacina contra a dengue produzida pelo Instituto Butantan, destinadas à imunização de profissionais que atuam na linha de frente do Sistema Único de Saúde (SUS), como médicos, enfermeiros e agentes comunitários das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Até a última sexta-feira (5.6), 7.984 pessoas haviam tomado esta vacina em Mato Grosso.
“A orientação aos profissionais de saúde que receberam a vacina é de observar seu estado de saúde por 21 dias após a aplicação e, em caso de sintomas como febre, dor abdominal intensa, vômitos persistentes, sangramentos, tontura, sonolência excessiva, sinais de desidratação ou falta de ar, procurar atendimento médico imediatamente”, afirmou a secretária adjunta de Atenção e Vigilância à Saúde da SES, Alessandra Moraes.
Conforme o superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Marcos Roberto Arcanjo Dias, a nota técnica do Ministério da Saúde orienta que as unidades de saúde registrem data de vacinação, data de início dos sintomas, lote da vacina, município de vacinação, antecedentes clínicos e evolução do quadro das pessoas vacinadas que apresentem sintomas compatíveis com dengue.
“A investigação de Evento Supostamente Atribuível à Vacinação ou Imunização (ESAVI) é realizada de forma paralela ao atendimento clínico. A prioridade é garantir avaliação médica, classificação de risco e manejo adequado conforme o protocolo de dengue”, explicou.
O superintendente esclarece ainda que as vacinas que já foram distribuídas aos municípios não serão recolhidas pela Secretaria e não devem ser descartadas neste momento. “As doses vão permanecer armazenadas na rede de frio do Estado e dos municípios, sob condições adequadas de conservação, conforme a bula, até nova orientação do Ministério da Saúde”, acrescentou.
A Secretaria monitora os registros no sistema e-SUS Notifica, orienta os municípios quanto à investigação dos casos e acompanha as diretrizes nacionais de farmacovigilância e segurança vacinal.
A vacina Qdenga, de laboratório japonês, continuará sendo oferecida em duas doses nos postos de saúde para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
“Esta faixa etária apresenta alta taxa de hospitalização por dengue nos últimos anos. Então, é importante que os pais continuem levando seus filhos para se vacinar. Além disso, a principal forma de combate à dengue é a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti: a população deve tomar todos os cuidados para não deixar água parada, usar inseticida e repelente para evitar a doença”, concluiu.
Medidas de prevenção à dengue
A orientação da Secretaria é que os moradores mantenham os quintais limpos e eliminem quaisquer recipientes que possam acumular água para conter os focos do mosquito. Dentre as medidas preventivas, estão tampar caixas d´água, descartar corretamente o lixo, limpar as calhas, e não acumular sucata e entulho.
É importante que a população fique atenta aos sintomas e busque atendimento médico em caso de necessidade. A dengue caracteriza-se por febre alta (acima de 38ºC) de início súbito, dores musculares intensas, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e, em alguns casos, manchas vermelhas na pele. Em situações mais graves, pode evoluir para dengue grave e levar ao óbito.
Luiza Goulart | SES-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
PIB de Rondônia dispara e coloca o estado entre os que mais crescem no Brasil

O avanço do PIB coloca Rondônia em destaque nacional, figurando entre as economias mais dinâmicas e promissoras do Brasil – Fotos: Daiane Mendonça/Frank Néry/Ésio Mendes/Mayara Metran/João Albuquerque
O Produto Interno Bruto (PIB) de Rondônia disparou nos últimos anos, atingindo um aumento de 76,54% na sua economia em relação a 2019. O salto foi de R$ 47,091 bilhões para R$ 83,134 bilhões em 2026, evidenciando evolução na velocidade do crescimento econômico do estado. O resultado coloca o estado em patamar de destaque nacional, figurando entre as economias mais dinâmicas e promissoras do Brasil.
O PIB representa a força da economia de um estado, sendo o resultado da soma de todos os bens e serviços produzidos. Ele é um dos principais indicadores utilizados para classificar as regiões como ricas, pobres ou em desenvolvimento. Quando o PIB dispara, como é o caso de Rondônia, torna-se a expressão máxima de progresso.
INVESTIMENTOS INÉDITOS
Essa conquista, para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, é resultado do esforço da população, que aproveita as oportunidades com dedicação, produzindo com qualidade, sustentabilidade e conquistando prêmios, levando o estado a obter notoriedade no cenário nacional e internacional, e é impulsionado também pelas políticas públicas inéditas do governo de Rondônia voltadas a tornar o estado mais próspero.
“Rondônia conquistou nos últimos anos um dos ambientes mais favoráveis para os negócios da cidade e do campo prosperarem, bate recorde de exportações e tem uma das menores taxas de desemprego do Brasil. Vivenciou um salto histórico de investimentos e está em evidência pelos indicadores econômicos positivos e pelas conquistas alcançadas, sobressaindo como um dos melhores lugares para viver e trabalhar do país”, salientou Marcos Rocha.
Destaque na Região Norte
- De 2019 a 2023, último ano de divulgação do PIB oficial pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado apresentou o maior crescimento percentual em valor bruto do período no Norte, com aumento de 62,37%, conquistando o posto de terceira maior economia da região Norte.
- E conquistou 76,54% de crescimento de 2019 a 2026 considerando também as estimativas referente aos anos de 2024 a 2026, ocupando a sétima colocação no cenário nacional.
IMPACTO DO PIB EM CRESCIMENTO
Quando o PIB cresce, a economia gira mais rápido. Veja como isso reflete na realidade dos rondonienses:
Mais Emprego:
Empresas produzem mais e, por isso, contratam mais gente. Com a economia aquecida, Rondônia se destaca e registra uma das menores taxas de desemprego do Brasil.
Detalhes no link
Melhores Salários:
Com mais necessidade de profissionais, os salários tendem a subir e ficar mais competitivos. O estado vive um momento histórico: Rondônia alcançou recentemente o maior rendimento médio mensal da sua série histórica. No estado, a população nunca teve ganhos tão altos.
Detalhes no link
Mais Dinheiro no Bolso: Com mais oportunidades e renda em alta, as famílias ganham estabilidade e maior poder de compra para investir em qualidade de vida.
Detalhes no link
Serviços Públicos Melhores: Com mais consumo pelos cidadãos há uma maior arrecadação do Estado, o que permite ampliar investimentos essenciais, como programas sociais, saúde, educação, segurança e fomento à agricultura familiar e obras de infraestrutura que impactam o dia a dia.
Evolução de Rondônia (De 2019 a 2026)
2019: R$ 47,091 bilhões (PIB oficial).
2020: R$ 51,599 bilhões (PIB oficial).
2021: R$ 58,170 bilhões (PIB oficial).
2022: R$ 66,795 bilhões (PIB oficial).
2023: R$ 76,456 bilhões (PIB oficial).
2024: R$ 79,438 bilhões (PIB estimado).
2025: R$ 81,424 bilhões (PIB estimado).
2026: R$ 83,134 bilhões (PIB estimado).
Evolução atual: Crescimento de 76,54%
O ciclo atual superou o anterior tanto em valores absolutos (injetou R$ 18,703 bilhões a mais na economia) quanto no ritmo percentual de crescimento (13,66 % acima).
Evolução de Rondônia (De 2011 a 2018)
2011: R$ 27,575 bilhões (PIB oficial).
2012: R$ 30,113 bilhões (PIB oficial).
2013: R$ 31,121 bilhões (PIB oficial).
2014: R$ 34,031 bilhões (PIB oficial).
2015: R$ 36,563 bilhões (PIB oficial).
2016: R$ 39,460 bilhões (PIB oficial).
2017: R$ 43,516 bilhões (PIB oficial).
2018: R$ 44,914 bilhões (PIB oficial).
Evolução anterior: Crescimento de 62,88%).
Ranking de Crescimento do PIB por Estado (2019 – 2026)
- Mato Grosso (MT): 119,03%
- Mato Grosso do Sul (MS): 97,99%
- Roraima (RR): 92,82%
- Tocantins (TO): 88,28%
- Acre (AC): 77,80%
- Goiás (GO): 77,35%
- Rondônia (RO): 76,54%
- Santa Catarina (SC): 74,04%
- Amapá (AP): 70,27%
- Maranhão (MA): 68,73%
- Espírito Santo (ES): 66,28%
- Piauí (PI): 66,14%
- Alagoas (AL): 62,52%
- Rio de Janeiro (RJ): 61,55%
- Ceará (CE): 60,03%
- Bahia (BA): 57,81%
- Pará (PA): 57,52%
- Amazonas (AM): 57,47%
- Paraná (PR): 57,03%
- São Paulo (SP): 52,89%
- Paraíba (PB): 52,76%
- Rio Grande do Norte (RN): 52,38%
- Minas Gerais (MG): 49,11%
- Pernambuco (PE): 48,84%
- Sergipe (SE): 45,12%
- Distrito Federal (DF): 42,92%
- Rio Grande do Sul (RS): 39,51%
Média Nacional – Brasil (Total): 59,36%
AÇÕES ESTRATÉGICAS
Entre as políticas públicas do Governo de Rondônia, destacam-se:
- Maior temporada de capacitação gratuita dos rondonienses, especialmente por meio do Programa Vencer da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) e da expansão dos cursos pelo Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Idep);
- Apoio a prosperidade dos negócios, com simplificação, agilidade, modernização e menor custo para abertura de empresas e linha especial de crédito para manutenção dos empreendimentos;
- Fortalecimento do agronegócio e agricultura familiar, com distribuição gratuita de mudas de café e cacau clonais, criação da Feira Tecnológica Robustas Amazônicos, destinação de equipamentos e maquinários, modernização dos serviços, valorização das cadeias produtivas com premiações, melhorias de infraestrutura logística, incentivo a qualidade, sustentabilidade e à agroindustrialização da produção do campo;
- Promoção dos produtos de Rondônia em missões nacionais e internacionais, com governo, produtores e empreendedores unindo esforços para mostrar a qualidade da produção rondoniense e conquistando novos destinos para exportações.
POLÍTICAS PÚBLICAS DO GOVERNO DE RONDÔNIA CONTRIBUEM PARA UM ESTADO MAIS PRÓSPERO:
CAPACITAÇÃO GRATUITA
Por onde passa, o programa Vencer deixa um rastro de sucesso, ao oferece um combo que impressiona: qualificação gratuita, auxílio mensal de R$ 200 e mais acesso a kits profissionais
O kit profissional robusto e moderno colabora inclusive para incentivar o empreeendedorismo
Fique por dentro das oportunidades acessando o Portal de Notícias do governo de Rondônia, no link
Com unidades fixas e itinerantes, o Idep tem transformado Rondônia em sucesso da Educação Profissional na Amazônia
O governo de Rondônia possui seis escolas móveis que circulam pelo estado promovendo capacitação gratuita, e são temáticas:, a exemplo da Panificação e Confeitaria
As escolas móveis têm alta tecnologia e são exemplo de inovação bem-sucedida de descentralização da educação profissional na Amazônia Legal
As escolas móveis surgiram do desejo do governo do estado de fortalecer a educação profissional nos 52 municípios com cursos gratuitos
PROSPERIDADE DOS NEGÓCIOS
O governo de Rondônia tem transformado o ambiente de negócios no estado com tecnologia, integração entre órgãos e políticas públicas de desburocratização
Rondônia vive um momento de transformação econômica, com negócios prosperando na cidade e no campo
Porto Velho segue como principal polo empreendedor, acompanhada por municípios como Ji-Paraná, Ariquemes e Cacoal, que também apresentam forte dinamismo econômico
AGRONEGÓCIO E AGRICULTURA FAMILIAR:
Distribuição de mudas com melhoramento genético contribui para lavouras mais produtivas, sustentáveis e lucrativas
A Feira “Robustas Amazônicos” foi realizada pela primeira vez em 2024 e consolida Rondônia como referência nacional e internacional na produção de café robusta amazônico de excelência
Modernização dos escritório da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) para atender melhor dos produtores
PROMOÇÃO DOS PRODUTOS DE RONDÔNIA EM MISSÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS
A costelinha de tambaqui de Rondônia foi escolhida como o melhor produto Foodservice na Internacional Seafood Expo North America, maior feira de pescados da América do Norte, em Boston, nos Estados Unidos
Os cafés de Rondônia, conhecidos como Robustas Amazônicos, têm conquistado as melhores colocações nas premiações do concurso Coffee of the Year, Semana Internacional do Café (SIC)
Rondônia conquistou do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) três selos de Indicação Geográfica (IG); do café, do tambaqui e também do cacau, o que sinaliza que é referência nessas cadeias produtivas no Brasil
Texto: Vanessa Moura
Secom – Governo de Rondônia
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Investimentos do Governo de MT em Sorriso ultrapassam R$ 1,7 bilhão; município ganha escolas de alto padrão e BR-163 duplicada

Obra de duplicação da BR-163 entre Sorriso e Sinop – Crédito – Rodolfo Perdigão/Secom-MT
Um dos maiores produtores agrícolas do Brasil, o município de Sorriso recebeu mais de R$ 1,7 bilhão em investimentos do Governo de Mato Grosso desde 2019. Os recursos foram aplicados em obras e programas que fortalecem as áreas de infraestrutura, logística, educação, assistência social, cultura, esporte, saúde e segurança pública.
Somente na infraestrutura, o Governo investiu mais de R$ 1,4 bilhão em Sorriso. Os recursos viabilizaram a construção de quatro pontes, a duplicação da BR-163 e o asfaltamento de rodovias estaduais que servem como rotas alternativas para o escoamento da produção agrícola. Também foram instaladas 18.150 luminárias de LED para modernização da iluminação pública e realizadas obras de ampliação e modernização do aeroporto, com investimento de R$ 8,2 milhões.
O município também conta com a duplicação da BR-163, uma das principais obras de infraestrutura da região, que está em andamento. O empreendimento inclui adequação da plataforma e recuperação da pista existente. Somente nos trechos que contemplam o município, foram investidos mais de R$ 800 milhões. Já foram entregues à população 16 quilômetros de duplicação entre Lucas do Rio Verde e Sorriso e outros 36 quilômetros entre Sorriso e Sinop.
O governador Otaviano Pivetta ressalta que a duplicação da BR-163 era uma das demandas mais antigas da região e afirma que os investimentos reforçam o desenvolvimento de Sorriso e garantem que os recursos arrecadados retornem à população em forma de melhorias na qualidade de vida. “Durante muitos anos, a BR-163 simbolizou os desafios enfrentados por Mato Grosso, com riscos para os motoristas e prejuízos para a logística do Estado. Hoje, graças aos investimentos realizados, estamos mudando essa realidade. A duplicação está transformando a rodovia em um corredor seguro e eficiente, capaz de atender às necessidades da população e acompanhar o crescimento da produção mato-grossense”, destaca o governador.
Das quatro pontes construídas, duas foram erguidas sobre o Rio Teles Pires e duas sobre o Rio Verde. De asfaltamento, foram entregues mais de 200 quilômetros de asfalto novo, considerando os trechos das MTs 140, 560, 443 e 485, além de ruas e avenidas na área urbana do município.
Novo padrão de escola
Na educação, Sorriso recebeu R$ 88 milhões em investimentos estaduais nos últimos sete anos. O Governo de Mato Grosso construiu dois novos Colégios Estaduais Integrados (CEI): o CEI 07 Arão Gomes Bezerra e o CEI 06 Antônio Dilceu da Silva Amaral. As unidades seguem um novo padrão estrutural, com salas climatizadas, laboratórios, quadra poliesportiva, refeitório e piscina. Ao todo, foram investidos R$ 36, 4 milhões na construção desses prédios modernos.
Outras cinco escolas foram reformadas ou ampliadas no município. Duas delas, as Escolas Estaduais 13 de Maio e José Domingos Fraga, receberam novas quadras poliesportivas. Para apoiar o aprendizado em sala de aula, foram entregues 3.235 Chromebooks, com investimento de R$ 3,5 milhões. Na educação profissionalizante, o município foi contemplado com uma nova Escola Técnica Estadual, construída com investimento de R$ 7,3 milhões.
Segurança e desenvolvimento
Na Segurança Pública, os investimentos ultrapassaram R$ 14 milhões. Entre as ações estão a entrega da Delegacia de Sorriso, a construção da sede da Força Tática e as obras do quartel da Companhia Independente de Bombeiros Militar, que seguem em andamento.
Já as ações voltadas ao desenvolvimento econômico e à agricultura familiar somam R$ 6,9 milhões, incluindo linhas de crédito da Desenvolve MT, distribuição de mudas e entrega de equipamentos, veículos, máquinas e tratores. Saúde e social
Na saúde, o Governo de Mato Grosso destinou R$ 86,3 milhões ao município. Entre os principais investimentos está a reforma e modernização do Hospital Regional de Sorriso, que recebeu R$ 45,9 milhões em recursos. A unidade recebeu 536 equipamentos novos. Desde 2019, foram realizadas 14.120 cirurgias eletivas e 10.305 exames de alta complexidade.
O município ainda foi contemplado com R$ 59,8 milhões destinados a ações de cidadania e assistência à população. Nos próximos meses, está prevista a construção de 2.008 unidades habitacionais do Residencial Santo Ângelo, por meio do programa SER Família Habitação, com investimento de R$ 50 milhões. Além disso, outras 50 moradias destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade social estão em construção.
Aline Chagas | Secom-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-

Meio Ambiente6 dias atrásVirada no tempo confirmada: formação de ciclone traz mudanças
-

Pecuária6 dias atrásBoi de Mato Grosso reage mais que em São Paulo e arroba bate R$ 340 em Lucas do Rio Verde, Cáceres e Tangará
-

Agronegócio6 dias atrásA Cidade que Alimenta o Brasil: Como Toledo (PR) se Tornou a Gigante dos Suínos
-

Notícias6 dias atrásCom investimento de R$ 6 milhões, FIT Pantanal reforça Mato Grosso como potência no turismo
-

Mato Grosso6 dias atrásMilho segunda safra consolida renda no campo e avança na agroindustrialização de MT, avalia Famato
-

Mato Grosso6 dias atrásDistribuição de medicamentos para parar de fumar cresce 138% no SUS em três anos
-

Mato Grosso4 dias atrásGrupo do agro em Cáceres pede recuperação de R$ 90 milhões
-

Mato Grosso6 dias atrásO que o novo Plano Safra muda na prática para o pequeno produtor de Lucas do Rio Verde e região?












































