Transporte
Operação Reprise 2 cumpre 15 mandados contra organização criminosa envolvida no tráfico e comércio de armas

PJC
A Polícia Civil deflagrou nesta quinta-feira (22.08) a segunda fase da Operação Reprise, com o cumprimento de 15 ordens judiciais de prisões e de buscas nas cidades de Arenápolis e Nortelândia.
A operação, que envolve a atuação das Delegacias de Polícia de Arenápolis e Nortelândia e apoio da Delegacia Regional de Nova Mutum, dá continuidade às investigações sobre o roubo a uma joalheria ocorrido em março deste ano, crime atribuído a uma facção criminosa na região.
A nova fase da operação é resultado das provas obtidas na primeira etapa das investigações, que revelaram a participação de mais membros da quadrilha em diversos crimes, como tráfico de drogas, associação para o tráfico, comércio ilegal de armas de fogo e posse e porte ilegal de armas de fogo.
Um dos alvos principais da Operação Reprise 2 é o proprietário de uma tabacaria e distribuidora no centro de Arenápolis, identificado como integrante de uma facção. Além de participar do assalto à joalheria, ele tem um papel de liderança, coordenando atividades criminosas que envolvem desde a logística de assaltos até a distribuição de armas e drogas.
Ele foi preso na primeira fase da operação e, nesta nova etapa, é investigado por tráfico, associação para o tráfico e comércio ilegal de arma de fogo.
Com base nas novas informações, o delegado Hugo Abdon Lima representou pela expedição de 15 mandados judiciais, sendo nove de prisão preventiva e seis de busca e apreensão.
Prisões
Foram cumpridas nesta manhã sete prisões preventivas e um suspeito foi detido em flagrante por tráfico de drogas. Dois alvos da operação estão foragidos e seguem sendo procurados. Nos endereços dos alvos foram apreendidas porções de entorpecentes, munições e celulares.
A operação visa não apenas a captura dos criminosos restantes, mas também a coleta de novas evidências que possam subsidiar as investigações em curso e impedir futuras ações da facção na região.
O delegado Hugo Abdon reforça que o combate ao crime organizado é uma prioridade na atuação da Polícia Civil e que novas ações serão realizadas conforme o avanço das investigações.
“Esta operação é o resultado de um trabalho minucioso e contínuo, que teve início com o assalto à joalheria em Arenápolis e se estendeu para desmantelar uma rede criminosa mais ampla. Nosso foco é garantir que esses criminosos, que têm demonstrado extrema ousadia e periculosidade, sejam retirados de circulação. Com a Operação Reprise 2, estamos atacando não apenas os autores do roubo, mas todo o suporte logístico e as atividades ilícitas que sustentam essa facção. Continuaremos agindo de forma implacável para proteger nossa comunidade e assegurar que a justiça seja feita”, destaca o delegado de Arenápolis.
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Agricultor é denunciado por homicídio em disputa fundiária

FOTO: Arquivo MPPR
O Ministério Público do Paraná denunciou por homicídio qualificado um agricultor investigado por ter matado a tiros um homem de 47 anos de idade, no dia 17 de outubro de 2023, na zona rural de Quedas do Iguaçu, no Oeste do estado. A motivação para o crime seria uma disputa fundiária. A denúncia foi oferecida no último dia 11 de setembro pela 1ª Promotoria de Justiça de Quedas do Iguaçu e foi recebida pelo Judiciário nesta segunda-feira, 15 de setembro.
De acordo com as investigações do caso, na data do crime, o réu, que tinha 29 anos, atraiu a vítima até uma via pública, a aproximadamente 500 metros da PR-473, sob o pretexto de receber dela um pagamento referente à aquisição de terrenos. Ao chegar no local combinado, a vítima foi morta a tiros.
Seca recua em algumas regiões e se agrava em outras
Na denúncia, a Promotoria de Justiça requer o julgamento do réu perante o Tribunal do Júri e sustenta como qualificadoras do crime de homicídio o motivo torpe e o uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. Ao propor a ação penal, o Ministério Público também requereu a prisão preventiva do acusado, o que foi indeferido pelo Juízo, que determinou a imposição de medidas cautelares diversas da prisão ao investigado, entre elas a proibição de manter contato com testemunhas do processo.
Processo 0002578-77.2023.8.16.0140
(Com Assessoria de Comunicação MPPR)
Fernanda Toigo
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Polícia Civil e Bem Estar Animal resgatam cães e roedores e interditam canil clandestino em Cuiabá

Polícia Civil – MT
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), e a Secretaria de Bem Estar Animal, da Prefeitura de Cuiabá, realizaram, nessa terça-feira (16.9), o resgate de dezenas de animas encontrados em situação de maus-tratos em um canil clandestino no Bairro Centro Sul, em Cuiabá.
As equipes chegaram à casa após denúncias e foram recepcionadas pela proprietária, de 58 anos. Ao entrar na residência, os policiais e servidores encontraram muitos cachorros e um ambiente degradante, com muita sujeira e em total falta de controle.
Foto: Erlam Aquino/Prefeitura de Cuiabá
A dona da casa disse que tinha 10 cachorros e que o restante pertencia a seu filho, de 38 anos, que já havia sido preso em 2024 em outra situação de maus-tratos a animais idêntica à atual, de criação de cachorros e hamsters de forma ilegal.
A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) foi acionada e realizou a perícia do local. A equipe da Secretaria de Bem Estar Animal realizou o resgate de 59 dos 70 cachorros encontrados na casa, sendo que seis deles estavam em estado clínico crítico, precisando de atendimento veterinário imediato. Os outros cães serão resgatados hoje.

Foto: Erlam Aquino/Prefeitura de Cuiabá
Além dos cachorros, havia dezenas de hamsters, gerbils e twistes dentro de gaiolas e várias galinhas em situação de maus-tratos. A situação era tão degradante que havia animais de alimentando de outros.

Foto: Erlam Aquino/Prefeitura de Cuiabá
Diante de tudo, a dona da casa, seus três filhos, dois homens de 24 e 38 anos e uma mulher de 24 anos, e o genro de 29 anos, foram presos e levados para a Dema, onde foram ouvidos e autuados em flagrante por maus-tratos a animais silvestres, domésticos ou domesticados, qualificado e construir ou fazer, funcionar, estabelecimentos, obras ou serviços potencialmente poluidores, sem licença.

Foto: Erlam Aquino/Prefeitura de Cuiabá
Karina Cabralq | Polícia Civil – MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Força Tática conduz quatro suspeitos, recupera caminhonete e apreende 15 tabletes de entorpecentes

PMMT
Militares da Força Tática do 1º Comando Regional prenderam três pessoas e apreenderam um adolescente pelos crimes de associação para tráfico de drogas, porte ilegal de arma e roubo, na noite de terça-feira (16.9), em Várzea Grande. Com a quadrilha, a PM recuperou uma caminhonete roubada e apreendeu 15 tabletes de drogas e uma arma de fogo.
As equipes receberam informações, via setor de inteligência, sobre uma residência que seria ponto de venda de drogas, na região do bairro Asa Bela. Ainda de acordo com a denúncia, o local teria recebido grande quantidade de entorpecentes, horas antes.
Os policiais se dirigiram ao endereço informado e flagraram seis pessoas em frente à residência, que fugiram para o interior da residência ao perceberem a chegada das viaturas. Os militares abordaram os quatro suspeitos, enquanto os outros dois fugiram pulando o muro de casas vizinhas e efetuando disparos de arma de fogo contra os policiais. Eles não foram localizados.
Com os criminosos detidos, foram encontrados 14 tabletes de substância análoga a supermaconha (skank) e um tablete de pasta base de cocaína. Também foi localizado um revólver de calibre .32 carregado com seis munições.
Ainda na casa, as equipes encontraram chaves e placas de uma caminhonete Nissan. Questionados sobre o material, os suspeitos confessaram que se tratava de um veículo roubado e revelaram a localização do carro, que estava em uma região de mata.
Os militares solicitaram apoio e foram ao ponto indicado pelos suspeitos, onde encontraram a caminhonete Frontier escondida, fazendo a recuperação do automóvel.
Os quatro suspeitos detidos receberam voz de prisão e foram conduzidos até a Central de Flagrantes de Várzea Grande para registro da ocorrência e demais providências que o caso requer.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-
Notícias7 dias atrás
EPI agrícolas – Aumento nas reprovações de qualidade de vestimentas protetivas mobiliza núcleo de pesquisas do ‘IAC-Quepia’
-
Pecuária6 dias atrás
Abate de bovinos cresce 3,9% no 2° Tri, e número de fêmeas supera o de machos
-
Transporte7 dias atrás
Acidente no Espaço Alternativo deixa militar morto e casal ferido em estado grave
-
Mato Grosso7 dias atrás
Michelle Bolsonaro e Sandra Melo promovem encontro do PL Mulher em Ji-Paraná
-
Mato Grosso6 dias atrás
ANTT apresenta projetos ferroviários em debate sobre logística e competitividade do agronegócio
-
Transporte7 dias atrás
Filha denuncia e homem é preso pela PRF em Porto Velho por agressão e estupros
-
Transporte7 dias atrás
Investigado é preso em flagrante por tráfico de drogas pela Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos
-
Agricultura6 dias atrás
Sistema FAEP lança cartilha sobre uso de drone de pulverização