Transporte
Corpo de Bombeiros extingue incêndio em Cuiabá e combate outros 17 nesta terça-feira (20)

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso extinguiu um incêndio florestal em Cuiabá nesta terça-feira (20). Outros 17 incêndios são combatidos por 124 bombeiros, que contam com apoio de quatro aviões, um helicóptero, 42 viaturas, entre caminhonetes e caminhões-pipa, 11 máquinas e quatro barcos.
Em Cuiabá, o incêndio na Comunidade São Gerônimo começou a ser combatido pelos militares no último sábado (17.08). O incêndio foi considerado extinto nesta terça-feira, após o empenho de militares e um avião para reforçar as ações de combate às chamas.
Já em Santo Antônio do Leverger, 11 bombeiros, com apoio de um avião, se dividem na Barra do Aricá e Fazenda Tamandaré para fazer o combate das chamas.
No Pantanal, 63 bombeiros estão distribuídos na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal, em Barão de Melgaço; no km 16 da Transpantaneira, na Fazenda Cambarazinho e Porto do Triunfo, em Poconé; e na divisa com a Bolívia e em Porto Conceição, em Cáceres. Nesses locais, os militares contam com um avião, 16 viaturas, 11 máquinas, quatro barcos e um caminhão-pipa.
Auxiliam nas ações oito funcionários da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), três membros da Defesa Civil do Estado, um integrante do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), brigadistas do ICMBio e Ibama, militares do Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira e Marinha do Brasil.
Dentro do Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense (Parna Pantanal), brigadistas do ICMBio e do Ibama combatem um incêndio próximo à divisa da Reserva Particular do Patrimônio Natural Estância Dorochê.
No Parque Estadual Serra Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade, são 13 bombeiros em campo, com apoio de um avião. Enquanto em Rosário Oeste, na Fazenda Aliança, são oito militares, que também contam com um avião.
Vinte e nove bombeiros combatem incêndios florestais entre a Reserva do Cabaçal e Tangará da Serra; na Estrada da Guia (MT-010), em Cuiabá; na Fazenda Araras, em Alto Garças; na Fazenda Renascer, em Alto paraguai; na Fazenda Luz do Luar, em Juína; no Sítio Salvador, em Aripuanã; na Apa Nascente do Rio Paraguai, em Diamantino; e na região do Quilombo Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento.
Monitoramento de incêndios
O Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) monitora com satélites incêndios no Parque Estadual Cristalino e Fazenda Conquista, em Novo Mundo; na Fazenda Floresta VII, em Apiacás; na Fazenda Bauru, em Colniza; na Fazenda Garcias, em Nova Bandeirantes; na Reserva Quelônios do Araguaia, Fazenda Barro Alto, Fazenda Lago Verde e Fazenda Santa Luiza, em Cocalinho; Fazenda Itaiuba, Fazenda Mato Minas e Fazenda Floresta, em São José do Xingu; na Pedreira Vila Rica, em Vila Rica; na Lagoa da Confusão, em São Felix do Araguaia; na Fazenda Rio Manso 3, em Novo Santo Antônio; na Fazenda São Paulo do Arino, em Diamantino; no Projeto de Assentamento Reunidas, em Santa Terezinha; na Fazenda Mata Clara, em Vila Rica; Fazenda Água Bonita, em General Carneiro; na Fazenda Novo Horizonte, em Nova Xavantina; na Fazenda Luta I e II, em Porto Alegre do Norte e Canabrava do Norte; em Querência, Confresa e Nossa Senhora do Livramento.
São monitorados também incêndios florestais na Terra Indígena Capoto Jarinã, em Peixoto de Azevedo, na Terra Indígena Sangradouro/Volta Grande, na região de Poxoréu, General Carneiro e Novo São Joaquim, na Terra Indígena Perigara, em Barão de Melgaço. O Corpo de Bombeiros só não entrou nos locais porque é necessária autorização da Funai.
Todos os incêndios combatidos pelos militares também são monitorados pelo BEA para orientar as equipes em campo.
A estiagem severa e a baixa umidade do ar têm contribuído para a propagação das chamas, e o Corpo de Bombeiros pede que a população colabore e respeite o período proibitivo. A qualquer indício de incêndio, os bombeiros orientam que a denúncia seja feita pelos números 193 ou 190.
Incêndios extintos
Desde o início do período proibitivo de uso do fogo, o Corpo de Bombeiros extinguiu 65 incêndios florestais no Estado, em Campo Novo do Parecis em Cuiabá, Pontes e Lacerda, Chapada dos Guimarães, Sorriso, Vila Rica, Porto Alegre do Norte, Poconé, Vila Bela da Santíssima Trindade, Nova Lacerda, Barão de Melgaço, Planalto da Serra, Nova Brasilândia, Rosário Oeste, Canarana, Peixoto de Azevedo, Marcelândia, Canabrava do Norte, Itanhangá, Primavera do Leste, Paranaíta, Nova Mutum, Sinop, São José do Rio Claro, Alto Araguaia, Alto Paraguai, Novo Santo Antônio, Poxoréu, Cláudia, Jaciara, Confresa, Tesouro, Lucas do Rio Verde, União do Sul, Novo Santo Antônio, Rondonópolis e Barra do Garças.
Focos de calor
Em Mato Grosso, foram registrados 459 focos de calor nesta terça-feira, conforme última checagem às 17h30, no Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Desses, 287 se concentram na Amazônia, 126 no Cerrado e 46 no Pantanal. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).
Importante ressaltar que o foco de calor isolado não representa um incêndio florestal. Entretanto, um incêndio florestal conta com o acúmulo de focos de calor.
Transporte
Polícia Militar apreende 31 tabletes de pasta base de cocaína em Várzea Grande

PMMT
Policiais militares do 4º Batalhão apreenderam, nesta quarta-feira (19.11), 31 tabletes de pasta base de cocaína em duas abordagens, em Várzea Grande. Um homem foi preso em flagrante suspeito por tráfico de droga.
Durante patrulhamento tático e ostensivo no âmbito da Operação Tolerância Zero, na região da Rodovia dos Imigrantes, os policiais militares flagraram um homem, em atitude suspeita, trafegando entre algumas carretas em um posto de combustível, carregando uma caixa de papelão.
Em seguida, os militares identificaram o homem conduzindo um veículo Fiat Pálio. Ao ser abordado, o suspeito confessou que havia deixado duas caixas contendo entorpecentes na parte traseira de um caminhão trator que se encontrava estacionado nas proximidades.
Os militares se deslocaram até o ponto informado e localizaram 20 tabletes de pasta base de cocaína. O homem ressaltou que recebeu o valor de R$ 500 pelo trabalho, sem informar origem e destino dos ilícitos. Ele foi conduzido à delegacia para registro do boletim de ocorrência.
Ainda na mesma região, no bairro São Matheus, os policiais militares foram informados de que um homem teria abandonado um veículo modelo Gol, às margens da Rodovia dos Imigrantes e fugiu em seguida.
Diante da denúncia, as equipes se deslocaram até a região e localizaram o carro com as portas abertas, sem nenhum ocupante. Em busca veicular, os militares flagraram no porta malas 11 tabletes de pasta base de cocaína. A carga foi entregue à delegacia para registro do boletim de ocorrência.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Wellyngton Souza | PMMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Trânsito de Porto Velho vive cenário crítico: três pessoas morrem em menos de 24 horas em acidentes com motocicletas

Reprodução/Rondoniagora
O trânsito de Porto Velho piora a cada dia e em menos de 24 horas, três pessoas perderam a vida em acidentes envolvendo motocicletas em diferentes regiões da capital. Em pelo menos dois casos houve imprudência com motoristas de carros envolvidos avançando vias preferenciais.
Servidora vítima
A primeira morte, na quarta-feira pela manhã aconteceu no bairro Nova Porto Velho, na zona leste. A servidora Maria de Jesus da Silva Souza, 50 anos, morreu após a motocicleta em que estava colidir contra um Toyota Corolla, no cruzamento da avenida Alexandre Guimarães com a rua Equador.
Testemunhas informaram que o Corolla, conduzido por uma médica cirurgiã, seguia pela rua Equador, sentido avenida Amazonas, quando teria avançado a via preferencial. No mesmo momento, a moto trafegava pela Alexandre Guimarães, sentido ao centro, e atingiu a traseira do carro. Com o impacto, Maria de Jesus sofreu ferimentos graves e caiu no asfalto.
Morte no início da tarde
Eliana Andrade de Oliveira, 60 anos, morreu horas depois em novo acidente, após a motocicleta em que estava ser atingida e, logo depois, atropelada na avenida Pinheiro Machado, cruzamento com a rua Manoel Laurentino, no bairro Embratel.
Ela era passageira da moto que seguia pela avenida Pinheiro Machado quando o motorista de um Fiat Mobi teria avançado a via preferencial ao sair da rua Manoel Laurentino, sentido avenida Calama. A motocicleta bateu com força na lateral do Mobi, e as ocupantes foram arremessadas ao chão. Na sequência, acabaram atropeladas por uma caminhonete S10 que vinha logo atrás. Eliana morreu ainda no local.
Colisão em árvore
Já madrugada desta quinta-feira (20), Marcos Bruno Ribeiro morreu em um acidente ocorrido na avenida Imigrantes, nas proximidades do Porto Graneleiro, no bairro São Sebastião, zona Norte.
Segundo o que foi apurado no local, Marcos Bruno conduzia uma Honda Bros por volta de 5 horas, quando perdeu o controle da direção e colidiu contra uma árvore no canteiro central da via. Ele seguia no sentido da ponte sobre o rio Madeira.
Rondoniagora
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Homem é preso em distribuidora usada como fachada para venda de drogas na zona Leste

PMRO
Um traficante, que usava uma distribuidora de bebidas como fachada para venda de drogas, foi preso na noite desta quarta-feira (19) na rua Rosa Pinto, zona Leste de Porto Velho, onde a Polícia Militar encontrou 20 invólucros de substância análoga ao crack, celulares, TVs, dinheiro trocado e um sistema de monitoramento utilizado para monitorar usuários e possíveis ações policiais. O preso foi identificado como Rerisson C.S.
Segundo o que foi apurado pela guarnição do 5º Batalhão da PM, moradores que temiam represálias informaram que o endereço funcionava como ponto de venda de drogas. A denúncia incluía a descrição física do suspeito.
Ao chegarem ao local, os policiais observaram vários usuários circulando nas imediações da “Distribuidora do Renan” com aparente intenção de adquirir entorpecentes, mas a presença da viatura interrompeu a movimentação. Nesse momento, um homem que estava em frente ao imóvel fugiu para dentro da residência assim que avistou a guarnição, deixando o portão entreaberto.
Durante a verificação, a equipe encontrou o suspeito escondido em uma sala usada exclusivamente para monitoramento, equipada com câmeras, TV e poltrona direcionada para observar a área externa. Todo o sistema foi apreendido.
Na busca dentro da distribuidora de fachada, foram localizados 20 invólucros de substância análoga ao crack, dinheiro trocado, câmeras de monitoramento, máquinas de cartão, três celulares e duas TVs sem comprovação de origem.
Também foram apreendidos 8 câmeras, três máquinas de cartão. Conforme apurado no local, parte das vendas era feita por meio de Pix, motivo pelo qual os celulares foram recolhidos para análise.
Após a constatação de todo o material ilícito, Rerisson recebeu voz de prisão.
Rondoniagora
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-

Mato Grosso7 dias atrásMato Grosso confirma três casos de intoxicação por metanol
-

Mato Grosso7 dias atrásUboi, da JBS, ultrapassa 5 milhões de cabeças de gado transportadas no Brasil
-

Transporte7 dias atrásPolícia Civil prende homem investigado por matar concunhado após discussão em Matupá
-

Mato Grosso7 dias atrásGoverno de Mato Grosso prorroga prazo do Refis Extraordinário III até dezembro de 2025
-

Transporte5 dias atrásCorpo de Bombeiros de MT resgata mais de 1,9 mil animais silvestres em 2025
-

Transporte7 dias atrásAção integrada apreende 79 tabletes de drogas em Nossa Senhora do Livramento
-

Agronegócio3 dias atrásGoiás se firma como 5º maior produtor de leite
-

Notícias3 dias atrásOperações Lei Seca prendem 51 condutores por retirar placa ou adulterar chassi








































