Agricultura
Biotrop e Sakata realizam Hortinov, inédito dia de campo com inovações em hortaliças e uso de tecnologias biológicas

Dia de campo agregará soluções em tecnologias biológicas e hortaliças, oferecendo aos agricultores inovações para uma produção mais rentável e sustentável – Reprodução
Produtores rurais, agrônomos, técnicos, distribuidores e demais participantes da cadeia produtiva de hortaliças participam da Hortinov, primeiro dia de campo que apresentará, em um só lugar, soluções em tecnologias biológicas e genética de hortaliças voltadas à horticultura. O evento, programado para 18 a 21 de junho, é iniciativa conjunta da Biotrop, empresa líder nacional em insumos biológicos e naturais para agricultura, e a Sakata, multinacional japonesa de sementes.
O evento acontecerá paralelamente à 29ª Hortitec, tradicional feira de cultivo protegido e culturas intensivas, realizada anualmente na cidade de Holambra (SP). A apenas 15 minutos de distância da feira, a Hortinov possibilitará uma visitação a campo, para que os participantes possam conferir as novidades em soluções biológicas da Biotrop, além dos destaques e lançamentos da Sakata, que juntas conferem produção de alta qualidade, mais segura e sustentável.
De acordo com Rogério Rangel, Diretor de Marke
ting da Biotrop, o evento é uma oportunidade única para demonstrar aos agricultores como aliar eficiência e rentabilidade ao aderir um manejo mais sustentável. “Com as tecnologias certas, o agricultor otimiza a sua produtividade e maximiza os seus ganhos ao mesmo tempo em que atende o mercado consumidor, que busca cada vez mais alimentos saudáveis e livres de resíduos”, destaca.
De acordo com Paulo Koch, Diretor de Marketing da Sakata, a companhia está investindo fortemente na realização e participação em eventos do setor, com o objetivo de levar cada vez mais tecnologia aos produtores de todo o país. “Nossa estratégia é aproveitar a grande vitrine que é a Hortitec para lançar alguns produtos e consolidar a parceria com os nossos clientes. Paralelamente a isso, idealizamos a Hortinov, uma iniciativa inédita, fruto da parceria entre a Sakata e a Biotrop, que terá como objetivo apresentar à toda a cadeia de produção, hortaliças desenvolvidas e produzidas sob práticas agrícolas sustentáveis, beneficiando tanto o meio ambiente quanto a sociedade. Com isso, neste ano, os participantes da Hortitec 2024 terão uma parada imperdível para tornar a participação ainda mais completa, que será a Hortinov, uma experiência inovadora no campo”, revela.
Para o Diretor de Marketing da Biotrop, o evento é uma oportunidade única para demonstrar aos agricultores como aliar eficiência e rentabilidade ao aderir um manejo mais sustentável. “Com as tecnologias certas, o agricultor otimiza a sua produtividade e maximiza os seus ganhos ao mesmo tempo em que atende o mercado consumidor, que busca cada vez mais alimentos saudáveis e livres de resíduos”.
SOLUÇÕES BIOLÓGICAS INOVADORAS
A Biotrop apresentará uma gama de soluções inovadoras voltadas para a horticultura durante o evento. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer produtos biológicos aplicados a diversas variedades de hortaliças expostas no campo, bem como conferir em primeira mão os pré-lançamentos da companhia. Conheça algumas das tecnologias:
– Simetria: é um bioestimulante, regulador de crescimento em plantas, patenteado pela Biotrop. De rápida absorção pela planta, apresenta proteção UV na formulação e é compatível com produtos químicos e biológicos. O produto aumenta a longevidade dos cultivos, apresentando maior vigor e desenvolvimento vegetativo de plantas.
– Bioasis Power: é um biofertilizante composto por microrganismos que suportam condições adversas, auxiliando na retenção de água e na rápida promoção do enraizamento, além de fácil manejo e armazenamento. É o único produto biológico registrado no país como ativador microbiológico de plantas. Previne e combate estresses hídricos e climáticos, desempenhando papel fundamental no estabelecimento do potencial produtivo das culturas em condições de estresse. Um grande diferencial deste produto é que ele atende a todas as culturas.
– Biomagno: possui potente ação bionematicida e biofungicida em um único produto. Possui múltiplos modos de ação e amplo espectro de controle. Devido à sua pluralidade de atuação, a solução pode ser usada para vários cultivos. O produto apresenta 24 meses de tempo de prateleira em uma formulação líquida, facilitando sua aplicação pelo produtor.
– Biobrev Full: inseticida microbiológico com tecnologia inovadora, de amplo espectro e alta velocidade de ação, eficiente no controle das principais espécies de lagartas. Combate a Traça do tomateiro (Tuta absoluta).
HORTALIÇAS EXPOSTAS A CAMPO
No evento, os visitantes terão acesso a 30 variedades de hortaliças da Sakata, entre lançamentos e cultivares já consagradas da empresa nas culturas de alface, brócolis, pimentão, tomate e outras. Confira, abaixo, os principais produtos que estarão expostos no campo.
Lançamentos:
·Alface Ivy (Crespa) – de formato tipo “bolinha”, possui alta crespicidade, ciclo precoce e alto rendimento (com grande número de folhas), além de excelente uniformidade de colheita, pós-colheita e boa resistência às raças de Míldio que acometem a cultura da alface no Brasil.
·Alface Peony (Crespa) – possui plantas grandes e cheias, folhas largas, coloração verde clara brilhante e alta crespicidade. Proporciona segurança de plantio pela alta adaptação às condições tropicais de cultivo.
· Alface Dandara (Americana de Inverno) – possui plantas rústicas de alta adaptabilidade produtiva, além de elevada tolerância à queima causada pela deficiência de cálcio e ao talo oco (deficiência de Boro). Apresenta cabeças grandes e volumosas.
·Tomate Leblon (Salada Indeterminado) – com um pacote de resistências completo, apresenta alta tolerância a doenças bacterianas, bem como a manchas e rachaduras nos frutos em períodos chuvosos.
·Cenoura Alanna – nova cultivar adaptada para semeadura na saída do verão (época de “transição”), com raízes cilíndricas e ótimo fechamento de ponta, formato preferido pelo consumidor. Com coloração intensa, pele lisa e alto teor de betacaroteno, destaca-se pela alta produtividade e rendimento no lavador.
Destaques:
·Brócolis Avenger (Cabeça-única) – variedade líder de mercado, possui cabeças grandes, pesadas e compactas, de coloração verde-azulada, excelente pós-colheita e retenção de cor. É adaptável para o mercado fresco e processado.
·Tomate Da Vinci (Italiano Indeterminado) – vêm se destacando por sua resistência ao Geminivírus, uma das principais viroses que afetam a cultura do tomate. Sua adaptabilidade às condições climáticas tropicais e seu excelente desempenho, em campo aberto, fazem dele uma escolha muito assertiva entre os produtores.
·Pimentão Dahra R (Lamuyo) – líder de mercado, apresenta o maior potencial produtivo do segmento, com frutos de excelente qualidade e tamanho (290g), padrão desejado pelo consumidor.
·Porta-Enxerto para Pimentão AF8253 – variedade líder, possui o pacote de resistências mais forte do mercado, pois proporciona segurança no cultivo em áreas infestadas com Nematoide, Canela-Preta e Ralstonia, além de incremento de produtividade de até 25%.
·Porta-Enxerto para Tomate Contrattack – possui alto nível de resistência à Ralstonia, uma das doenças mais agressivas que afetam a tomaticultura, possibilitando o plantio em áreas afetadas.
·Porta-Enxerto para Tomate Robusto – proporciona vigor vegetativo muito alto e maior força à planta, entregando maior produtividade e frutos de excelente calibre. Apresenta ótima combinação com os híbridos do mercado.
·Beterraba Comaneci – possui formato arredondado, pele lisa e coloração intensa. Apresenta adaptação a todas as regiões produtoras e épocas de plantio, com longa durabilidade pós-colheita, podendo ser armazenada em câmaras frias por até seis meses.
·Cebolinha Katana – excelente qualidade de maço, devido a alta tolerância a queima das pontas e espessura de folhas preferida pelo mercado. Pode ser cultivada em campo aberto e em hidroponia.
· Repolhos Anzu, Suzaku e Hoopoe (Verde) – ambos apresentam alta tolerância ao cracking (rachamento) e proporcionam segurança de plantio pela maior adaptabilidade às condições tropicais.
COMO PARTICIPAR DA HORTINOV
Os interessados em participar da Hortinov devem realizar a pré-inscrição no site do evento (credenciamento.hortinov.com.br). No dia da visita, os inscritos poderão se deslocar até o campo utilizando vans gratuitas, disponíveis no estacionamento da Hortitec, ou com veículo próprio. No local, será realizado um tour guiado pelo campo, conduzido por especialistas das duas empresas, a fim de proporcionar aos visitantes uma excelente oportunidade de interação e troca de conhecimentos.
Isadora Fabris – Texto Comunicação Corporativa
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Agricultura
Demanda sazonal pressiona mercado global de fertilizantes

As vendas de ureia ao consumidor final na Índia avançam – Foto: Canva
O mercado global de fertilizantes atravessa um período de forte movimentação, marcado por picos sazonais de consumo e por estratégias governamentais voltadas à segurança de suprimento. Segundo a AMR Business Intelligence, a demanda elevada em um dos principais mercados consumidores tem alterado o ritmo de vendas, estoques e decisões de importação, ao mesmo tempo em que acordos internacionais ganham peso no planejamento de médio prazo.
As vendas de ureia ao consumidor final na Índia avançam para alcançar quase 6 milhões de toneladas em dezembro, volume que pode configurar um novo recorde mensal, impulsionado pela demanda típica da safra de inverno, conhecida como rabi. O ritmo acelerado de escoamento reduziu os estoques domésticos de 7,1 milhões para 6,3 milhões de toneladas em apenas duas semanas. Esse movimento levou a estatal NFL a antecipar uma licitação de importação para a compra de 1,5 milhão de toneladas, com encerramento previsto para 2 de janeiro. No acumulado do ano, o país, que figura como o maior importador global do insumo, já adquiriu 9,23 milhões de toneladas por meio de leilões internacionais.
Paralelamente, a política externa indiana reforça o papel estratégico dos fertilizantes. O primeiro-ministro Narendra Modi propôs dobrar o fluxo comercial bilateral com a Jordânia para US$ 5 bilhões em cinco anos, colocando o setor como um dos eixos centrais da cooperação, ao lado de energia e defesa. Em encontros de alto nível que contaram com a participação do rei Abdullah II, foram discutidos investimentos na indústria jordaniana para garantir o fornecimento estável de fosfatados à Índia. A iniciativa busca reduzir riscos de oferta em períodos de pico das safras e consolidar um corredor econômico entre o Sul da Ásia e o Oriente Médio.
AGROLINK – Leonardo Gottems
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Agricultura
Mercado de trigo entra em fase de ajuste no Sul

No Paraná, o cenário também é de paralisação – Foto: Canva
O mercado de trigo no Sul do país atravessa um período de baixa liquidez, pressão sobre preços e cautela generalizada dos agentes, após dois anos marcados por fortes oscilações. De acordo com a TF Agroeconômica, o comportamento observado em 2024 e 2025 reflete um esgotamento do ciclo de alta e a entrada em uma fase de ajuste estrutural, com efeitos distintos entre os estados produtores.
No Rio Grande do Sul, as negociações seguem praticamente suspensas, com expectativa de paralisações temporárias em moinhos para limpeza e férias coletivas. Estima-se que cerca de 1,55 milhão de toneladas da safra nova já tenham sido comercializadas, o equivalente a pouco mais de 40% da produção. Os preços do trigo para moagem giram entre R$ 1.100 e R$ 1.150 por tonelada no mercado local, enquanto no porto os valores ficam próximos de R$ 1.180 para dezembro e R$ 1.190 para janeiro. O trigo destinado à ração apresenta cotações ligeiramente superiores, e o mercado é descrito como confortável do lado da indústria, com pouca urgência de compra.
A análise dos últimos dois anos mostra que os preços no estado atingiram picos relevantes em meados de 2024 e no primeiro quadrimestre de 2025, superando R$ 1.450 por tonelada, antes de entrarem em uma trajetória de queda acentuada. No encerramento de 2025, as cotações recuaram para níveis próximos de R$ 1.030 a R$ 1.050, os menores do período. A combinação de boa oferta interna, qualidade inferior do grão, entrada concentrada da safra, concorrência do trigo importado e demanda cautelosa dos moinhos contribuiu para a perda de sustentação dos preços.
Em Santa Catarina, o mercado permanece travado, com moinhos apenas recebendo lotes já adquiridos e expectativa de parada quase total até o início do próximo ano. O estado ainda não concluiu a colheita, e há um descompasso entre vendedores, que mantêm ideias ao redor de R$ 1.200 FOB, e compradores, que se mantêm ausentes.
No Paraná, o cenário também é de paralisação, com preços nominais ao redor de R$ 1.250 por tonelada CIF no norte do estado. Após picos acima de R$ 1.550 em 2024 e no início de 2025, o mercado entrou em tendência baixista, encerrando o último ano na faixa de R$ 1.180 a R$ 1.200, pressionado pela oferta interna, importações competitivas e resistência dos moinhos a preços mais elevados.
AGROLINK – Leonardo Gottems
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Agricultura
Entregas de fertilizantes avançam no mercado brasileiro

A produção nacional de fertilizantes intermediários também apresentou avanço – Foto: Divulgação
O mercado brasileiro de fertilizantes apresentou crescimento consistente ao longo de 2025, refletindo maior demanda do setor agropecuário e avanço no volume de entregas ao produtor. Dados divulgados pela Associação Nacional para a Difusão de Adubos (ANDA) indicam que o desempenho positivo foi observado tanto no resultado mensal quanto no acumulado do ano.
Em setembro de 2025, as entregas ao mercado somaram 5,38 milhões de toneladas, volume 11,3% superior ao registrado no mesmo mês do ano anterior. No acumulado de janeiro a setembro, o total entregue chegou a 35,86 milhões de toneladas, alta de 9,3% em comparação com igual período de 2024, quando foram contabilizadas 32,80 milhões de toneladas.
Mato Grosso manteve a liderança no consumo nacional de fertilizantes, concentrando 22,5% do total entregue no país, o equivalente a 8,08 milhões de toneladas. Na sequência apareceram Paraná, com 4,51 milhões de toneladas, São Paulo, com 3,74 milhões, Rio Grande do Sul, com 3,54 milhões, Goiás, com 3,53 milhões, Minas Gerais, com 3,22 milhões, e Bahia, com 2,43 milhões de toneladas.
A produção nacional de fertilizantes intermediários também apresentou avanço. Em setembro de 2025, o volume produzido alcançou 713 mil toneladas, crescimento de 6,3% frente ao mesmo mês de 2024. No acumulado dos nove primeiros meses do ano, a produção totalizou 5,57 milhões de toneladas, aumento de 6,6% em relação às 5,23 milhões de toneladas registradas no mesmo intervalo do ano anterior.
As importações somaram 3,91 milhões de toneladas em setembro de 2025, redução de 7,4% na comparação anual. De janeiro a setembro, porém, o volume importado atingiu 31,49 milhões de toneladas, expansão de 8,4% frente às 29,05 milhões de toneladas de 2024. O Porto de Paranaguá consolidou-se como principal porta de entrada do insumo, com oito milhões de toneladas importadas no período, o que representou 25,5% do total desembarcado nos portos brasileiros.
AGROLINK – Seane Lennon
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-

Agricultura4 dias atrásEntregas de fertilizantes avançam no mercado brasileiro
-

Agronegócio4 dias atrásGoiás amplia VBP da suinocultura após dois anos de queda
-

Agronegócio4 dias atrásClima favorece implantação do arroz no Rio Grande do Sul
-

Agronegócio4 dias atrásClima afeta desenvolvimento da mandioca no RS
-

Agronegócio4 dias atrásConsumo de carnes impulsiona demanda mexicana por grãos
-

Agricultura4 dias atrásTabaco: colheita e secagem ganham ritmo no RS
-

Economia4 dias atrásSafra de grãos cresce 20,7% em Santa Catarina
-

Agricultura4 dias atrásTomate mantém sanidade, apesar de focos de mosca-branca







































