Mato Grosso
Governo de MT vistoria, entrega e lança novas obras em 10 municípios do Araguaia

Crédito – Mayke Toscano/Secom-MT
O governador Mauro Mendes, acompanhado da primeira-dama Virginia Mendes e do vice-governador Otaviano Pivetta, cumpre agendas na região do Vale do Araguaia, nesta quinta (22.1) e sexta-feira (23), com inaugurações, vistorias técnicas e assinatura para novas obras e investimentos.
A agenda passa pelos municípios de Alto Taquari, Alto Araguaia, Alto Garças, General Carneiro, Pontal do Araguaia, Barra do Garças, Novo São Joaquim, Campinápolis, Nova Xavantina e Água Boa, com investimentos nas áreas de infraestrutura, habitação, saúde, educação, segurança pública e social.
Desde o início da gestão, a região do Araguaia já recebeu mais de R$ 2,5 bilhões, destinados a melhorias para a população e o desenvolvimento da região.
Confira abaixo a agenda completa para a região:
Quinta-feira (22.1)
7h30 – Chegada em Alto Taquari
* Inauguração de 26 km da MT-465
• Ato de assinaturas – Local: Lago Municipal
– Autorização para construção de 200 unidades habitacionais
– Lançamento da construção do Centro de Eventos
– Autorização para cobertura da piscina da Escola Municipal Elzinha Nunes
– Autorização para construção de praça
– Entrega da reforma da Escola Municipal José Inácio
10h – Chegada em Alto Araguaia
* Ato de assinaturas – Local: Câmara de Vereadores
– Autorização para recuperação de ruas e avenidas
– Autorização para construção de aeródromo
– Autorização para repasse de R$ 5 milhões para a Saúde
* Vistoria às obras da Escola Estadual Arlinda Morbeck
* Lançamento da construção da ponte sobre o Córrego Gato Preto, na MT-481
12h30 – Chegada em Alto Garças
* Ato de assinaturas – Local: Centro de Convivência da Terceira Idade
– Autorização para construção de ETA
– Lançamento da construção da ponte sobre o Ribeirão Café, na MT-107
14h30 – Chegada em Barra do Garças e deslocamento para General Carneiro
15h – Chegada em General Carneiro
* Vistoria às obras de casas populares pelo SER Família Habitação
* Ato de assinaturas – Local: CRAS
– Autorização para recuperação de ruas e avenidas
– Autorização para construção de quadras nas Escolas Estaduais João Ponce de Arruda, Indígena São José Sangradouro e Indígena Sagrado Coração de Jesus
17h30 – Chegada em Pontal do Araguaia
* Vistoria às obras de casas populares pelo SER Família Habitação
* Vistoria às obras de asfaltamento da Avenida Universitária
18h – Chegada em Barra do Garças
* Ato de assinaturas – Local: Anfiteatro Municipal
– Autorização para recuperação do asfalto de ruas e avenidas
– Autorização para construção da Escola Estadual Jardim dos Ypês
– Autorização para asfaltamento de ruas e avenidas de Pontal do Araguaia
– Autorização para construção de pontes em Pontal do Araguaia
– Autorização para construção de quadras em escolas estaduais
– Autorização para construção de nova creche
Sexta-feira (23.1)
8h – Chegada em Novo São Joaquim
* Ato de assinaturas – Local: Câmara de Vereadores
– Autorização para recuperação de ruas e avenidas
– Autorização para asfaltamento de ruas e avenidas
– Autorização de repasse para construção de 120 casas populares pelo SER Família Habitação
– Autorização para construção de quadra poliesportiva na nova Escola Municipal
10h – Chegada em Campinápolis
* Vistoria às obras de asfaltamento de ruas e avenidas
* Ato de assinaturas – Local: Câmara de Vereadores
– Autorização para construção de ETA
– Assinatura da ordem de serviço para construção de 50 casas populares pelo SER Família Habitação
– Autorização para construção de quadras poliesportivas em escolas indígenas
12h30 – Chegada em Nova Xavantina
* Ato de assinaturas – Local: Escola Deus é Amor
– Autorização para ampliação do Hospital Municipal
– Autorização para construção do novo Quartel da Polícia Militar
– Autorização para construção do novo prédio da Escola Estadual Juscelino Kubitschek
– Autorização para construção de quadra na Escola Estadual Arlindo Estilac Leal
* Vistoria às obras de casas populares pelo SER Família Habitação
* Vistoria ao Hospital Municipal
15h – Chegada em Água Boa
* Ato de assinaturas – Local: Associação Comercial
– Autorização para melhorias no Hospital Regional
– Autorização para construção da Creche Ermindo Mendel
– Autorização de repasse para construção de 1.200 apartamentos pelo SER Família Habitação
– Autorização para construção do Lar do Idoso
– Vistoria às obras da Politec
– Autorização para construção de quadra na Escola Estadual Jaraguá
17h30 – Retorno para Cuiabá
Camilla Zeni | Secom-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Seminário na ALMT debate estratégias para combater avanço da violência nas escolas de Mato Grosso

Violência escolar pauta seminário na Assembleia – Foto: ALMT
O crescimento dos casos de agressividade no ambiente de ensino mobilizou especialistas e autoridades na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Na última quinta-feira (23), a suplente de deputada estadual Sheila Klener promoveu o Primeiro Seminário Mato-Grossense de Combate à Violência nas Escolas, com o objetivo de tirar do papel ações práticas de prevenção.
O encontro reforça as diretrizes da Lei 13.172, de autoria da parlamentar, que instituiu o mês de abril como o período oficial de conscientização e enfrentamento da violência escolar em todo o estado.
Números do IBGE acendem o alerta
Durante o seminário, foram apresentados dados preocupantes que mostram uma mudança no comportamento juvenil. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os casos de agressão física entre estudantes praticamente dobraram nos últimos anos.
Especialistas e representantes das forças de segurança discutiram que a solução para a violência escolar vai muito além de “muros altos”. Entre as medidas propostas durante o evento, destacam-se:
* Monitoramento Ativo: Identificação precoce de conflitos entre grupos de alunos;
*Acolhimento Emocional: Fortalecimento da saúde mental dentro das unidades de ensino;
*Rede de Apoio: Integração real entre família, professores, gestores e conselhos tutelares;
*Educação Não-Violenta: Campanhas contínuas de conscientização sobre bullying e respeito mútuo.
Para Sheila Klener, o seminário é um marco para que o estado deixe de apenas reagir a tragédias e passe a prevenir situações de risco. “O ambiente escolar precisa voltar a ser um local de paz e aprendizado seguro”, ressaltou.
União de Esforços
O debate reforçou que o combate à violência exige uma atuação multidisciplinar, envolvendo o poder público e a comunidade escolar de forma ininterrupta. A expectativa é que as conclusões do seminário sirvam de base para novos protocolos de segurança nas escolas mato-grossenses.
A reportagem do CenárioMT apoia o debate por escolas mais seguras. Você acredita que a presença de policiais ou seguranças armados nas escolas resolveria o problema da violência? Deixe seu comentário abaixo.
Fonte: CenárioMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Mulheres no Agro: Liderança e inovação transformam a produção rural em Sorriso

Mulheres ampliam protagonismo no campo e estimulam a produção rural na região de Sorriso
A paisagem do campo em Sorriso, a capital nacional do agronegócio, está mudando. Mais do que braços no trabalho pesado, as mulheres assumiram de vez as rédeas da gestão, da tecnologia e da tomada de decisão nas propriedades rurais. Deixando para trás o papel de coadjuvantes, produtoras locais agora lideram desde assentamentos até grandes projetos de inovação sustentável.
O apoio de iniciativas como o CAT Sorriso (Clube Amigos da Terra) tem sido o combustível para essa transformação, oferecendo capacitação, suporte técnico e visibilidade para quem produz no coração de Mato Grosso.
Da Pitaya aos Orgânicos: Histórias de Sucesso
O protagonismo feminino se manifesta em diferentes frentes na região. Conheça as trajetórias de quem está mudando a cara da produção local:
“A mulher hoje cuida de tudo”
Luciana Estruzani, moradora do Assentamento Jonas Pinheiro, reflete a mudança de gerações. “Antigamente a mulher era para ficar na cozinha. Hoje não. Eu estou à frente de tudo na tomada de decisões”, afirma a produtora, que gerencia desde a colheita até as vendas e a administração da propriedade.
Já para Maricilda Ludwig, o despertar para o novo veio através do Fórum Regional de Mulheres promovido pelo CAT. O encontro foi o ponto de virada para que ela investisse em tecnologia e mudasse o foco da sua chácara para produtos orgânicos de alto valor agregado.
O Papel do CAT Sorriso e o Selo de Origem
A Associação Clube Amigos da Terra tem sido fundamental para chancelar essa qualidade. Atualmente, 18 agricultores familiares da região possuem o Selo de Identificação de Origem da Agricultura Familiar, que garante rastreabilidade e valoriza o produto no mercado.
“As mulheres sempre estiveram presentes no agro, mas hoje assumem cada vez mais papéis de liderança na gestão, na adoção de tecnologia e na sustentabilidade”, ressalta Márcia Becker Paiva, presidente do CAT Sorriso.
💡 Impacto Social
O fortalecimento da presença feminina no campo não apenas inova a produção, mas também fortalece as famílias rurais e garante o futuro da agricultura responsável em Mato Grosso.
Fonte: CenárioMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Sorriso confirma segunda morte por meningite e autoridades descartam surto no município

Sorriso confirma segunda morte por meningite e autoridades descartam surto no município. Foto: IGESP.
O município de Sorriso voltou a registrar óbito relacionado à meningite, elevando para dois o número de mortes associadas à doença. A vítima mais recente é uma mulher de 40 anos, residente na comunidade Morocó, que estava internada em uma unidade hospitalar de Lucas do Rio Verde e não resistiu às complicações.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o caso foi classificado como meningite viral, tipo considerado menos agressivo e com menor potencial de transmissão. Diante disso, as autoridades de saúde afirmam que não há indícios de surto no município neste momento.
Além desse registro, outro caso com evolução para óbito foi contabilizado em Alta Floresta. No entanto, conforme esclarecido pela pasta, não houve confirmação de meningite bacteriana contagiosa, o que também contribui para afastar a hipótese de disseminação em larga escala.
Apesar do cenário controlado em Sorriso, a situação em outras regiões de Mato Grosso acende um alerta. Em Sinop, por exemplo, foram confirmados casos de meningite bacteriana — forma mais grave da doença — incluindo a morte de uma criança de cinco anos e a internação de outra paciente. As autoridades sanitárias seguem com protocolos de vigilância e preventivos.
Em nota oficial, a Prefeitura de Sorriso informou que o óbito ocorrido no dia 19 de março não possui relação com outros casos registrados no município ou em cidades vizinhas. A gestão municipal também manifestou solidariedade às famílias das vítimas.
A Secretaria de Saúde reforça que a principal forma de prevenção contra a meningite é a vacinação, disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O calendário inclui imunizantes como a meningocócica C, ACWY, pneumocócica 10-valente, BCG e a vacina pentavalente, que protege contra diferentes agentes causadores da doença.
A população deve ficar atenta aos sintomas, que incluem febre alta, dor de cabeça intensa, vômitos e rigidez na nuca. Ao apresentar qualquer sinal suspeito, a orientação é procurar atendimento médico imediato.
As autoridades seguem monitorando a situação e destacam que, embora não haja surto, a prevenção continua sendo fundamental para evitar novos casos.
Fonte: CenárioMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-

Agronegócio6 dias atrásBrasil inicia safra de laranja 2026/27 sob incerteza de preços
-

Agronegócio7 dias atrásPeixe SP alerta para os perigos econômicos e sanitários da importação de tilápia do Vietnã
-

Mato Grosso7 dias atrásGastos com preservação ambiental poderão ser abatidos em imposto de renda
-

Mato Grosso4 dias atrásPrefeitura confirma 3 casos suspeitos de meningite; menina morreu e aulas são suspensas em Sinop
-

Meio Ambiente7 dias atrásFungos surgem como alternativa a inseticidas
-

Meio Ambiente7 dias atrásBioinsumos ampliam funções no sistema produtivo
-

Agronegócio7 dias atrásPecuária de Goiás: fator China e cenário global podem impulsionar exportações recordes
-

Mato Grosso7 dias atrásGoverno recupera asfalto de rodovias em Poconé: “Feito inédito”, afirma prefeito








































