Mato Grosso
Governo de MT lança carteira digital de doador de sangue
Crédito – Marcos Vergueiro | Secom-MT
O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), lançou um novo serviço digital que beneficia diretamente os cidadãos: a carteira digital do doador de sangue. Na Seplag, o projeto é conduzido pela Secretaria Adjunta de Planejamento e Governo Digital, por meio da Superintendência de Governo Digital e da Coordenadoria de Gestão da Transformação Digital.
A emissão da carteira digital de doador de sangue iniciou no dia 18 de setembro e, até o momento, já há 66 solicitações de emissão. O documento pode ser emitido de forma simples e rápida pelo Portal de Serviços do Governo de MT ou pelo aplicativo MT Cidadão.
Para solicitar a carteira, basta preencher os dados cadastrais na plataforma online. O usuário pode acompanhar o andamento da solicitação e, após a aprovação, emitir o documento em formato PDF. A ferramenta também disponibiliza o histórico de doações realizadas.
O serviço está disponível para qualquer pessoa que tenha feito pelo menos uma doação de sangue no MT-Hemocentro ou em alguma unidade da Hemorrede Estadual. O prazo para emissão é de até cinco dias úteis da data da solicitação.
A doadora Vitória Fonseca dos Reis, que contribui com o MT-Hemocentro desde 2022, destacou a praticidade da novidade. “Fiquei impressionada com a facilidade. Em poucos dias, a carteirinha já estava disponível no meu celular, com um design impecável. A digitalização representou para mim um grande avanço, trazendo praticidade, modernidade e valorização ao doador”, relata.
Além de não precisar carregar a versão física, Vitória consegue consultar todo o histórico de doações diretamente pelo aplicativo. “Sem dúvidas, foi uma mudança extremamente positiva. Recomendo a todos os doadores que solicitem sua Carteira Digital do Doador de Sangue”, completa.
A inovação busca facilitar a comprovação de doador de sangue, assegurando o acesso aos benefícios previstos em lei, como a meia-entrada em eventos culturais e esportivos, além da prioridade em determinados serviços. Mais do que uma ferramenta tecnológica, a carteira digital reforça a valorização da solidariedade e da cidadania.
De acordo com o secretário de Planejamento e Gestão de Mato Grosso, Basílio Bezerra, a carteira digital do doador de sangue é mais uma entrega que mostra como a transformação digital pode impactar diretamente a vida das pessoas. “Nosso objetivo é tornar os serviços públicos cada vez mais acessíveis, ágeis e modernos, valorizando o cidadão. Neste caso específico, além de facilitar o acesso aos direitos garantidos por lei, a ferramenta também incentiva e reconhece um gesto fundamental para salvar vidas: a doação de sangue. O Governo de Mato Grosso segue investindo em tecnologia para aproximar ainda mais o Estado da população, oferecendo serviços práticos, eficientes e que fazem diferença no dia a dia”, salienta o titular da pasta.
Segundo o secretário adjunto de Planejamento e Governo Digital, Sandro Brandão, a digitalização dos serviços para o Hemocentro é mais do que uma inovação tecnológica, é um exemplo concreto de como o Programa de Aceleração da Transformação Digital está transformando serviços públicos em experiências mais ágeis, humanas e seguras. “Ao trazer esse processo para o meio digital, garantimos eficiência na gestão da saúde, reduzimos burocracias e, principalmente, valorizamos o cidadão que doa sangue e salva vidas. Esse avanço simboliza o compromisso do Governo de MT em acelerar a transformação digital, colocando o Estado entre os mais inovadores do país e mostrando que tecnologia, quando bem aplicada, é ferramenta de cuidado e cidadania”, afirma Brandão.
Para o diretor do MT-Hemocentro, Fernando Modolo, o lançamento da Carteira Digital do Doador de Sangue representa um avanço significativo para o serviço prestado pelo MT-Hemocentro e por toda a Hemorrede de Mato Grosso. “A iniciativa demonstra o esforço contínuo do Governo do Estado e da SES em investir em tecnologia e eficiência no atendimento. Essa ação moderniza processos, desburocratiza o acesso às informações e reforça o compromisso do Estado com a valorização de quem pratica esse gesto tão essencial: a doação de sangue”, conclui o diretor do MT-Hemocentro.
Critérios para doação de sangue
Para ser um doador de sangue é necessário estar saudável; estar alimentado, mas evitar alimentos gordurosos no dia da doação; não ingerir bebidas alcóolicas no mínimo 12 horas antes da doação; pesar no mínimo 51 kg; apresentar documento original com foto; ter entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Menores de 18 anos devem apresentar termo de consentimento formal do representante legal. Por fim, só poderão doar sangue, desde que a primeira doação seja feita até os 60 anos.
Temporariamente não podem doar sangue quem estiver com diarreia; gripe ou resfriado; alergias e quem estiver grávida. Quem tem tatuagem, maquiagem definitiva e/ou micropigmentação deve aguardar 12 meses, se feitas em estabelecimentos adequados.
Faça o agendamento de sua doação, neste link.
Acesse o Portal de Serviços do Governo do Estado de Mato Grosso, neste link.
Baixe o aplicativo MT Cidadão versão Android e iOS
Giordanna Santos | Seplag-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Marcos Rogério anuncia Rodrigo Camargo como pré-candidato a vice e recebe apoio oficial do prefeito Léo Moraes
Assessoria
A noite desta segunda feira (22) marcou um novo capítulo na construção do projeto liderado pelo senador Marcos Rogério (PL), pré-candidato ao Governo de Rondônia. Durante evento realizado em Porto Velho, o parlamentar anunciou oficialmente o deputado estadual Rodrigo Camargo (Podemos) como pré-candidato a vice-governador em sua chapa.
Um dos grandes momentos da noite foi o anúncio do apoio oficial do prefeito de Porto Velho, Léo Moraes (Podemos), à pré-candidatura de Marcos Rogério. Durante seu discurso, Léo destacou a capacidade de diálogo e a necessidade de construir soluções para os desafios enfrentados pela população.
“Essa noite é muito simbólica. Retrata a capacidade de diálogo, de olhar nos olhos, conversar e sentir os dramas e as dores para que juntos possamos melhorar a vida das pessoas que vivem em Porto Velho e em Rondônia”, afirmou.
Ao anunciar Rodrigo Camargo como pré-candidato a vice-governador, Marcos Rogério destacou a trajetória do parlamentar na segurança pública e afirmou que a escolha representa o compromisso da chapa com o enfrentamento à criminalidade e a defesa das famílias rondonienses.

Em seu discurso, Camargo afirmou que Rondônia precisa recuperar a autoridade do Estado e garantir mais tranquilidade para a população.
“Rondônia não vai se curvar à criminalidade. Nós não iremos aceitar que o cidadão de bem viva trancado dentro da sua casa enquanto os criminosos ficam na rua ditando regras”, declarou.
O deputado também defendeu a valorização das forças policiais e o combate firme às facções criminosas.
“As facções não ditarão mais as regras de dentro dos presídios para as nossas famílias aqui fora. Os policiais sabem o que precisa ser feito e terão o respaldo necessário para proteger a população. A mudança vem aí”, afirmou.
Em seu pronunciamento, Marcos Rogério afirmou que o estado vive um momento de mobilização popular e esperança por mudanças. Segundo ele, o projeto que está sendo construído busca aproximar o governo da população e enfrentar problemas históricos em áreas como saúde, segurança, infraestrutura, educação e desenvolvimento econômico.
“O sentimento que encontramos nos quatro cantos de Rondônia pode ser resumido em uma frase: Rondônia quer mudança. E a mudança que Rondônia quer vem aí, com a participação de todos os rondonienses”, afirmou.

O senador também defendeu um governo presente, que dialogue com prefeitos, vereadores, produtores rurais, comerciantes e a população em geral, além de priorizar investimentos em infraestrutura, fortalecimento da saúde pública, valorização da educação e geração de oportunidades.
Além do apoio oficial do prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, o evento reforçou um movimento político que já vinha sendo construído em diferentes regiões do estado. Nas últimas semanas, prefeitos e lideranças municipais, especialmente do Cone Sul de Rondônia, também manifestaram apoio ao projeto liderado por Marcos Rogério. Para o senador, as adesões demonstram a consolidação de uma ampla aliança política em torno de propostas voltadas ao desenvolvimento, à melhoria dos serviços públicos, à segurança e à construção de um governo mais próximo da população.
Rondoniagora
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Prefeitura de Porto Velho abre concurso para a Guarda Municipal com salário de R$ 6.312,50
Assessoria
As inscrições para o concurso da futura Guarda Civil Municipal de Porto Velho foram abertas nesta terça-feira (23), com oferta de 150 vagas e salário inicial de R$ 6.312,50.
Os candidatos terão até o dia 28 de julho para se inscrever. A prova objetiva está prevista para 20 de setembro. O resultado definitivo será divulgado em 29 de outubro, enquanto os testes de aptidão física ocorrerão nos dias 7 e 8 de novembro.
Clique aqui e siga para as inscrições
Do total de vagas, 50 são imediatas e 100 destinadas ao cadastro de reserva. Entre as oportunidades diretas, 35 são para ampla concorrência, 10 para candidatos negros e cinco para pessoas com deficiência.
O concurso é organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN), com acompanhamento e fiscalização da Comissão Especial do Concurso Público instituída pelo Município de Porto Velho.
A expectativa da administração municipal é que a primeira turma da Guarda Civil Municipal esteja atuando nas ruas da capital já no próximo ano.
Rondoniagora
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Transferência de veículos pode ser feita de forma online
Trânsito na região central de Cuiabá – Foto por: Tonico Pinheiro/Secom-MT
Proprietários de veículos de Mato Grosso podem realizar a transferência de propriedade de forma online, pelo site do Detran ou pelo aplicativo do MT Cidadão.
A funcionalidade disponibilizada pelo Detran-MT é destinada a veículos com Certificado de Registro de Veículo eletrônico (CRV-e), registrados a partir de 17 de fevereiro de 2020, e permite a transferência online tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.
A operação digital, realizada pelo aplicativo MT Cidadão, é válida exclusivamente para veículos registrados ou com alteração de registro a partir dessa data, quando passou a vigorar o documento eletrônico no Estado.
Já as transferências realizadas pelo site do Detran-MT, não há essa exigência, sendo possível a abertura do processo independente da data de registro ou da condição de veículo digital.
“Com essa solução é possível realizar todo o processo de forma totalmente online, sem necessidade de deslocamento até uma unidade de atendimento do Detran-MT, ou cartórios, permitindo que o usuário conclua a operação no conforto de sua casa, em qualquer dia e horário, de maneira prática e segura”, explicou o coordenador de Renavam do Detran-MT, Dauson Silva.
O presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, destacou que a oferta de mais esse serviço de forma online facilita a vida dos proprietários de veículos de Mato Grosso.
“A transferência digital de veículos representa um avanço significativo na modernização dos serviços do Detran-MT, proporcionando mais segurança e agilidade ao cidadão, e atende às determinações do governador Otaviano Pivetta em proporcionar maior conforto ao cidadão mato-grossense que busca pelo serviço público”, destacou.
CLIQUE AQUI e saiba como fazer a transferência digital do veículo.
Serviços online
A ampliação dos serviços digitais faz parte das ações desenvolvidas pela atual gestão do Detran-MT junto com Governo de Mato Grosso, para tornar os serviços mais acessíveis à população.
Desde 2019, o órgão vem investindo na modernização dos sistemas e na oferta de serviços online, permitindo que diversos procedimentos sejam realizados pela internet, com mais praticidade e autonomia para os cidadãos.
Além da transferência de propriedade, atualmente, o Detran-MT disponibiliza mais de 20 serviços de forma online, pelo site do órgão ou pelo aplicativo MT Cidadão. São eles:
Renovação da CNH;
Emissão do Licenciamento Anual;
Transferência veicular digital;
Segunda via da CNH;
Troca para CNH definitiva;
Solicitação da Permissão Internacional para Dirigir (PID);
Troca para Placa Mercosul;
Segunda via de CRV;
Inclusão de financiamento;
Comunicado de venda;
Intenção de venda;
Requerimento para condutor PCD;
Inclusão de atividade remunerada EAR na CNH (para motoristas profissionais e de aplicativo);
Emissão de certidão do condutor;
Consulta de informações de veículos;
Defesa e Recurso de infração de trânsito e muitos outros;
Emissão da credencial de estacionamento de idoso (através do aplicativo CNH do Brasil);
Indicação de Real Infrator (através do aplicativo CNH do Brasil);
*Com supervisão da jornalista Lidiana Cuiabano
Julyana Gomes* | Detran-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-
Pecuária5 dias atrásRecorde no abate de bovinos testa capacidade do Brasil de manter mercados
-
Mato Grosso6 dias atrásMinistra visita casa centenária restaurada em Mato Grosso e defende política de preservação
-
Meio Ambiente5 dias atrásFrio e chuvas favorecem lavouras de inverno na Região Sul
-
Meio Ambiente6 dias atrásSuper El Niño pode aparecer já no inverno
-
Mato Grosso5 dias atrásComissão Famato Mulher destaca a força da liderança feminina durante o 1° dia do encontro ‘Elas no Campo’ 2026
-
Mato Grosso6 dias atrásCom investimento de R$ 2 bilhões, Querência recebe nova fábrica de grande porte da FS
-
Mato Grosso5 dias atrásSem aval do Cade a tempo, Júnior Friboi desiste de comprar maior confinamento de gado do país
-
Transporte5 dias atrásCapotamento de veículo que transportava prefeito de Campo Verde termina sem feridos



