Mato Grosso
Programa Mulheres Mil transforma vidas e resgata sonhos em Mato Grosso

Alunas aprendem com conhecimento prático – Foto por: Divulgação
“Hoje eu digo que me sinto uma Mulher Mil”. A frase de Maria Divina Novaes dos Santos Araújo, mãe de três filhos, ecoa como síntese do impacto que a educação profissional pode ter na vida de mulheres historicamente excluídas do acesso à escola, ao trabalho digno e à autonomia financeira. Assim como ela, outras centenas de mato-grossenses tiveram a oportunidade de recomeçar seus caminhos por meio do Programa Mulheres Mil, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci).
No primeiro ciclo de formações, realizado em 2024, Maria Divina descobriu seu potencial como vendedora e aprendeu que nunca mais precisaria abaixar a cabeça diante das dificuldades.
“O curso me ajudou a ser forte. Se antes eu tinha medo, hoje eu digo: eu posso, eu vou e eu consigo”, afirma. Agora, de volta ao programa no segundo ciclo, ela decidiu se preparar para atuar como cuidadora de idosos. “Sempre tive respeito e carinho pelos nossos patriarcas. É um sonho poder um dia cuidar deles com amor”.
A história de Maria Divina se conecta com a de Aline de Lima, 35 anos, também mãe de três filhos, que enfrentou problemas de saúde e dificuldades financeiras antes de entrar no programa. No Ciclo 1, ela aprendeu sobre empreendedorismo; no Ciclo 2, encontrou no curso de manicure e pedicure a possibilidade concreta de voltar ao mercado de trabalho.
“Não é só um curso, é um ciclo da vida. Eleva a autoestima das mulheres, dá direção, abre portas. É aprender algo para levar para sempre, para colocar em prática no dia a dia e conquistar independência. Foi a chance de sonhar de novo”, completa Aline.
Para Maria Aparecida da Silva, o Mulheres Mil foi um divisor de águas. “Entrei no primeiro ciclo como gata borralheira e saí como Cinderela”, conta. No curso de microempreendedora, descobriu que podia ir além.
Como aluna do segundo ciclo em manicure e pedicure, Maria Aparecida sonha em abrir sua própria loja de artesanato. “As aulas, as palestras, o carinho dos professores… tudo isso transforma a gente. A formatura do primeiro ciclo do programa foi um marco, eu me senti princesa na passarela”.
Essas três vozes se somam a tantas outras espalhadas por oito municípios de Mato Grosso, onde o Mulheres Mil vem se consolidando como política pública de inclusão, profissionalização e geração de renda.
Mais que certificados, o programa devolve dignidade e projeta futuros: mulheres que antes viviam em situação de vulnerabilidade agora enxergam novas possibilidades para si e para suas famílias.
A coordenadora pedagógica da iniciativa, Bruna Figueiredo, afirmou nesta quinta-feira (21.8) que o programa respeita as trajetórias individuais e as vocações locais. “Formar mulheres é transformar futuros. A educação profissional, quando acessível e sensível à realidade de cada grupo social, torna-se uma ferramenta poderosa de emancipação”.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec Benitez, destaca que o Mulheres Mil representa inovação social em Mato Grosso. “Vai além da qualificação profissional. Ele transforma realidades, impacta não só as alunas, mas também suas famílias e comunidades. É uma política pública comprometida em enfrentar desigualdades de gênero, sociais e raciais”.
Enquanto as turmas do Ciclo 2 seguem em andamento em 2025, histórias como as de Maria Divina, Aline e Maria Aparecida mostram que a educação é capaz de reverter trajetórias marcadas por dor, exclusão e invisibilidade. Cada certificado entregue carrega junto um recomeço possível. E é isso que faz com que tantas mulheres, ao olharem para si mesmas, digam com firmeza: “Eu sou uma Mulher Mil”.
Programa em números
Em Mato Grosso, o Programa Mulheres Mil já certificou 228 mulheres no primeiro ciclo, em 2024, com cursos de vendedora, assistente administrativa e microempreendedora individual. As formações aconteceram em oito municípios: Água Boa, Barra do Garças, Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra. Essas certificações abriram as portas para que alunas pudessem dar os primeiros passos no empreendedorismo e no mercado de trabalho.
Agora, em 2025, o programa iniciou o segundo ciclo, com 325 novas vagas em qualificações mais específicas, como manicure e pedicure, cuidadora de idosos, cuidadora infantil, assistente de tesouraria e trabalhadora doméstica. Além do conteúdo técnico, as participantes contam com ajuda de custo de até R$ 320 e, em alguns casos, kits profissionais completos, como é o caso do curso de manicure, em que o material entregue já garante condições para iniciar atendimentos.
Executado pela Seciteci em parceria com prefeituras e instituições locais, o Mulheres Mil recebe investimento de R$ 1,3 milhão do Governo Federal. A proposta vai além da certificação: é oferecer cursos alinhados às vocações de cada território, valorizando saberes femininos e respeitando as trajetórias de vida das participantes.
Julianne Caju | Seciteci
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Seminário na ALMT debate estratégias para combater avanço da violência nas escolas de Mato Grosso

Violência escolar pauta seminário na Assembleia – Foto: ALMT
O crescimento dos casos de agressividade no ambiente de ensino mobilizou especialistas e autoridades na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Na última quinta-feira (23), a suplente de deputada estadual Sheila Klener promoveu o Primeiro Seminário Mato-Grossense de Combate à Violência nas Escolas, com o objetivo de tirar do papel ações práticas de prevenção.
O encontro reforça as diretrizes da Lei 13.172, de autoria da parlamentar, que instituiu o mês de abril como o período oficial de conscientização e enfrentamento da violência escolar em todo o estado.
Números do IBGE acendem o alerta
Durante o seminário, foram apresentados dados preocupantes que mostram uma mudança no comportamento juvenil. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os casos de agressão física entre estudantes praticamente dobraram nos últimos anos.
Especialistas e representantes das forças de segurança discutiram que a solução para a violência escolar vai muito além de “muros altos”. Entre as medidas propostas durante o evento, destacam-se:
* Monitoramento Ativo: Identificação precoce de conflitos entre grupos de alunos;
*Acolhimento Emocional: Fortalecimento da saúde mental dentro das unidades de ensino;
*Rede de Apoio: Integração real entre família, professores, gestores e conselhos tutelares;
*Educação Não-Violenta: Campanhas contínuas de conscientização sobre bullying e respeito mútuo.
Para Sheila Klener, o seminário é um marco para que o estado deixe de apenas reagir a tragédias e passe a prevenir situações de risco. “O ambiente escolar precisa voltar a ser um local de paz e aprendizado seguro”, ressaltou.
União de Esforços
O debate reforçou que o combate à violência exige uma atuação multidisciplinar, envolvendo o poder público e a comunidade escolar de forma ininterrupta. A expectativa é que as conclusões do seminário sirvam de base para novos protocolos de segurança nas escolas mato-grossenses.
A reportagem do CenárioMT apoia o debate por escolas mais seguras. Você acredita que a presença de policiais ou seguranças armados nas escolas resolveria o problema da violência? Deixe seu comentário abaixo.
Fonte: CenárioMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Mulheres no Agro: Liderança e inovação transformam a produção rural em Sorriso

Mulheres ampliam protagonismo no campo e estimulam a produção rural na região de Sorriso
A paisagem do campo em Sorriso, a capital nacional do agronegócio, está mudando. Mais do que braços no trabalho pesado, as mulheres assumiram de vez as rédeas da gestão, da tecnologia e da tomada de decisão nas propriedades rurais. Deixando para trás o papel de coadjuvantes, produtoras locais agora lideram desde assentamentos até grandes projetos de inovação sustentável.
O apoio de iniciativas como o CAT Sorriso (Clube Amigos da Terra) tem sido o combustível para essa transformação, oferecendo capacitação, suporte técnico e visibilidade para quem produz no coração de Mato Grosso.
Da Pitaya aos Orgânicos: Histórias de Sucesso
O protagonismo feminino se manifesta em diferentes frentes na região. Conheça as trajetórias de quem está mudando a cara da produção local:
“A mulher hoje cuida de tudo”
Luciana Estruzani, moradora do Assentamento Jonas Pinheiro, reflete a mudança de gerações. “Antigamente a mulher era para ficar na cozinha. Hoje não. Eu estou à frente de tudo na tomada de decisões”, afirma a produtora, que gerencia desde a colheita até as vendas e a administração da propriedade.
Já para Maricilda Ludwig, o despertar para o novo veio através do Fórum Regional de Mulheres promovido pelo CAT. O encontro foi o ponto de virada para que ela investisse em tecnologia e mudasse o foco da sua chácara para produtos orgânicos de alto valor agregado.
O Papel do CAT Sorriso e o Selo de Origem
A Associação Clube Amigos da Terra tem sido fundamental para chancelar essa qualidade. Atualmente, 18 agricultores familiares da região possuem o Selo de Identificação de Origem da Agricultura Familiar, que garante rastreabilidade e valoriza o produto no mercado.
“As mulheres sempre estiveram presentes no agro, mas hoje assumem cada vez mais papéis de liderança na gestão, na adoção de tecnologia e na sustentabilidade”, ressalta Márcia Becker Paiva, presidente do CAT Sorriso.
💡 Impacto Social
O fortalecimento da presença feminina no campo não apenas inova a produção, mas também fortalece as famílias rurais e garante o futuro da agricultura responsável em Mato Grosso.
Fonte: CenárioMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Sorriso confirma segunda morte por meningite e autoridades descartam surto no município

Sorriso confirma segunda morte por meningite e autoridades descartam surto no município. Foto: IGESP.
O município de Sorriso voltou a registrar óbito relacionado à meningite, elevando para dois o número de mortes associadas à doença. A vítima mais recente é uma mulher de 40 anos, residente na comunidade Morocó, que estava internada em uma unidade hospitalar de Lucas do Rio Verde e não resistiu às complicações.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o caso foi classificado como meningite viral, tipo considerado menos agressivo e com menor potencial de transmissão. Diante disso, as autoridades de saúde afirmam que não há indícios de surto no município neste momento.
Além desse registro, outro caso com evolução para óbito foi contabilizado em Alta Floresta. No entanto, conforme esclarecido pela pasta, não houve confirmação de meningite bacteriana contagiosa, o que também contribui para afastar a hipótese de disseminação em larga escala.
Apesar do cenário controlado em Sorriso, a situação em outras regiões de Mato Grosso acende um alerta. Em Sinop, por exemplo, foram confirmados casos de meningite bacteriana — forma mais grave da doença — incluindo a morte de uma criança de cinco anos e a internação de outra paciente. As autoridades sanitárias seguem com protocolos de vigilância e preventivos.
Em nota oficial, a Prefeitura de Sorriso informou que o óbito ocorrido no dia 19 de março não possui relação com outros casos registrados no município ou em cidades vizinhas. A gestão municipal também manifestou solidariedade às famílias das vítimas.
A Secretaria de Saúde reforça que a principal forma de prevenção contra a meningite é a vacinação, disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O calendário inclui imunizantes como a meningocócica C, ACWY, pneumocócica 10-valente, BCG e a vacina pentavalente, que protege contra diferentes agentes causadores da doença.
A população deve ficar atenta aos sintomas, que incluem febre alta, dor de cabeça intensa, vômitos e rigidez na nuca. Ao apresentar qualquer sinal suspeito, a orientação é procurar atendimento médico imediato.
As autoridades seguem monitorando a situação e destacam que, embora não haja surto, a prevenção continua sendo fundamental para evitar novos casos.
Fonte: CenárioMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-

Mato Grosso5 dias atrásPrefeitura confirma 3 casos suspeitos de meningite; menina morreu e aulas são suspensas em Sinop
-

Mato Grosso5 dias atrásSinop: estande da prefeitura na Norte Show apresenta oportunidades de investimento e atrativos turísticos
-

Meio Ambiente5 dias atrásRedução das chuvas em abril eleva risco de perda para culturas de segunda safra
-

Mato Grosso5 dias atrásGoverno de MT investiu ano passado R$ 300 milhões no SER Família Habitação
-

Notícias6 dias atrásGoverno de MT fechou 2025 com investimento de R$ 300 milhões no SER Família Habitação
-

Agronegócio5 dias atrásCotações Agropecuárias: Demanda sustenta reação do feijão carioca; preto segue sob pressão
-

Pecuária5 dias atrásRaça Canchim recebe certificação para carne premium
-

Agronegócio5 dias atrásAlta dos hortifrúti eleva cesta básica ao maior preço já registrado








































