Mato Grosso
Jogos reúnem povos indígenas de Mato Grosso em território Erikpatsa até domingo (17)

Secel-MT
Os primeiros Jogos Indígenas de Mato Grosso tiveram início nesta quarta-feira (13.8) e prosseguem até domingo (17.8), na aldeia Curva, terra indígena Erikpatsa, no município de Brasnorte (a 580 km da Capital). Para a realização, o evento conta com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
Inédita no Estado, a iniciativa é promovida pela Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso (FEPOIMT), que é o principal interlocutor dos povos indígenas com a sociedade civil e os órgãos governamentais do Estado.
Estão representadas nos Jogos as sete regionais jurisdicionadas pela Federação (Cerrado/Pantanal, Norte, Médio Araguaia, Noroeste, Xavante, Vale do Guaporé e Xingu). Ao todo, 45 dos 46 povos indígenas de Mato Grosso participam do evento. Apenas o povo Tapirapé não está presente devido ao luto pelo falecimento recente de uma anciã.
No primeiro dia de atividades, a programação incluiu apresentações culturais dos povos indígenas, sorteio das partidas e desfile para escolha da rainha dos Jogos. Na quinta-feira (14), o dia está reservado para as partidas de futebol. E, na sexta-feira (15), ocorrem as disputas de natação, canoagem, arco e flecha e arremesso de lança.
As competições continuam no sábado (16), com provas de atletismo de 100 metros e 1.500 metros, cabo de guerra e etapas eliminatórias de futebol. No domingo (17) serão realizadas as disputas finais do futebol e premiações.
Além das disputas masculinas e femininas, o encontro busca promover a união entre os povos, estimulando a troca de saberes e a prática esportiva como ferramentas de resistência cultural e de fortalecimento político-social.
Para o secretário adjunto de Cultura da Secel, Jan Moura, os Jogos Indígenas representam um momento histórico para as políticas de fomento ao esporte e à cultura.
“É um momento ímpar de celebrarmos nossa cultura, fortalecer nossos laços identitários, intercambiar nossas histórias e garantir que os povos indígenas possam ter acesso a práticas culturais, esportivas e de lazer tão importantes para a cidadania e o desenvolvimento social. O Governo de Mato Grosso cumpre seu papel e constrói junto aos povos indígenas uma nova e importante história”.
Cida Rodrigues | Secel-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Seciteci realiza 432 atendimentos na 1ª Semana da Cultura Científica de Torixoréu

Ligado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), o Circuito itinerante de Ciências de Mato Grosso (MT Ciências) integrou a programação da 1ª Semana da Cultura Científica e Tecnológica do município de Torixoréu. Durante o evento, o projeto recebeu 432 visitantes.
Nos três dias de ação ( de 11 a 13.8), os períodos da manhã e da tarde foram reservados para atendimentos exclusivos da comunidade escolar da região. No período noturno, das 18h30 às 21h30, a programação foi aberta à população em geral. Todos os atendimentos foram realizados no Centro de Múltiplo Uso Prof.ª Lenir Neves.
Os cidadãos de Torixoréu puderam conferir a estrutura da carreta, que constitui o maior museu itinerante de ciências do Brasil, e é composta por instalações interativas que abrangem diversas áreas do conhecimento. O público teve a oportunidade ainda de participar de atividades práticas com os óculos de realidade virtual e o planetário digital do projeto.
A coordenadora de Popularização da Ciência da Seciteci, Kassiana Galli, destacou a grande importância do trabalho de popularização da ciência em todo o Estado, incluindo municípios menores como Torixoréu. “Nossa presença foi notável, atraindo a atenção de toda comunidade, que ficou fascinada com as abordagens inovadoras e criativas de unir ciência e tecnologia na educação”.
O número de atendimentos é grande, principalmente se levarmos em consideração a população de Torixoréu (cerca de 4,1 mil pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE).
Durante a ação, os moradores também tiveram a possibilidade de descartar seus resíduos eletrônicos de forma adequada através do programa de recondicionamento de computadores (Recytec). A equipe do projeto aproveitou o evento para realizar uma campanha de coleta e conscientizar os cidadãos sobre a importância do descarte correto desses itens.
Kassiana lembra que prefeituras, escolas, instituições públicas e privadas de Mato Grosso podem solicitar a presença do MT Ciências e Recytec em eventos através de ofício a ser enviado à Seciteci.
No ano passado, o MT Ciências visitou 39 cidades e 124 escolas com um total de 21.176 atendimentos. Em 2025, o circuito já passou por municípios como Tangará da Serra, Confresa, Rondonópolis, entre outros.
*Com supervisão de Téo Meneses.
Mato Grosso
Seciteci abre inscrições para cadastro de reserva e contratação de professores

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) publicou edital de processo seletivo para formação de cadastro de reserva para contratação temporária de professores da Educação Profissional e Tecnológica. Os interessados podem se inscrever a partir desta quarta-feira (13.8) até o dia 18 de agosto.
O edital 011/2025 trata de processo seletivo simplificado e prevê salários de R$ 3.068,62 a R$9.205,87, de acordo com a carga horária e titulação do profissional.
Os contratados atuarão nas Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) de Água Boa, Campo Verde e Sorriso, além de cursos fora de sede em Colniza, Juruena e Santa Terezinha.
As inscrições para o processo seletivo serão realizadas exclusivamente pelo site da Seciteci (Acesse Aqui) até às 23h59 do dia 18. As áreas contempladas pelo edital são: Informática, Agronomia, Administração, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia de Controle e Automação.
Para participar, os interessados devem apresentar todos os documentos exigidos para comprovação de escolaridade, titulação e experiência profissional.
A seleção será composta por avaliação curricular, de caráter classificatório e eliminatório, com pontuação baseada na formação acadêmica e na experiência docente e profissional na área de atuação.
O resultado final será publicado no dia 29 de agosto (29.8). Para mais informações, confira o edital completo e o quadro de vagas clicando aqui.
O superintendente de Educação Profissional e Tecnológica da Seciteci, Ederson Andrade, explica que o edital 011/2025 foi necessário para garantir a contratação de professores onde não foi possível através dos editais anteriores. “Estamos tentando garantir o direito dos alunos ao ensino técnico de qualidade mediante convocação de professores onde esgotamos as possibilidades de contratação através dos editais já vigentes”.
*Com supervisão de Téo Meneses.
Mato Grosso
Setasc promove Encontro Técnico para Cuidadores do Serviço de Acolhimento para Adultos e Famílias

Encontro de cuidadores sociais, no auditório da CDL, na Capital – Foto por: João Reis/Setasc-MT
Cerca de 70 cuidadores sociais dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Chapada dos Guimarães participaram nesta terça-feira (12.8), do Encontro Técnico para Cuidadores do Serviço de Acolhimento para Adultos e Famílias.
Promovido pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio da Secretaria Adjunta de Assistência Social e Políticas para as Mulheres e da Superintendência de Serviços Assistenciais, a capacitação realizada no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), na Capital, teve o objetivo de contextualizar a política de assistência social e apresentar o serviço de acolhimento para adultos e famílias, abordando seus princípios e parâmetros de funcionamento.
A intenção, explica o secretário da Setasc, Klebson Haagsma, é orientar o cuidador social quanto às suas competências e metodologias de trabalho desenvolvidas junto às famílias e indivíduos atendidos pela rede de serviços socioassistenciais.
“Além disso, serão apresentadas as funções e atribuições a serem desempenhadas pelo cuidador, como integrantes das equipes de referência do Sistema Único de Assistência Social. Buscamos, ainda, fortalecer a capacidade técnica dos cuidadores no estabelecimento de vínculos com o público acolhido, garantindo práticas alinhadas à normativas que regulamentam o serviço”, informa o secretário da Setasc.
Durante a abertura do evento, a superintendente de Serviços Socioassistenciais, Maysa Persona, e a coordenadora de Proteção Social Especial de Alta Complexidade da Setasc, Jennifer Jeronymo, destacaram que o encontro é uma oportunidade importante para fomentar a reflexão e qualificar o trabalho dos cuidadores sociais.
“As unidades de acolhimento recebem pessoas vulneráveis, que muitas vezes têm direitos violados. Precisamos qualificar o serviço que prestamos a esse público. O Encontro Técnico será feito em etapas e posteriormente estendido a outros municípios. Hoje, participam do encontro cuidadores de Cuiabá, Várzea Grande e Chapada dos Guimarães. Agradeço a todos os gestores municipais que entenderam a importância dessa capacitação. A Secretaria de Assistência Social e Cidadania está à disposição para auxiliar a todos”, enfatiza Maysa.
A assistente social do Centro Pastoral para Migrantes de Cuiabá, Aurenilce Lúcia Pinto, considera o Encontro Técnico de grande relevância para qualificar os cuidadores sociais.
“Nossa expectativa é de buscar mais informações sobre como acolher melhor o migrante e aprimorar o trabalho que desenvolvemos. No Centro Pastoral, recebemos migrantes de qualquer lugar. Alguns vêm sozinhos e outros com a família, temos recebidos muitas pessoas da América do Sul, como Venezuela, Colômbia, Chile, Equador e Cuba. Trabalhamos direto com migrantes e é muito importante aprimorar o acolhimento e a abordagem que fazemos”, salienta.
Para Michele Metello, assistente social da Casa de Acolhimento para Mulheres Vítimas de Violência de Várzea Grande, mostrar o que é a política de assistência social e sensibilizar sobre o papel do cuidador e a importância do trabalho que eles realizam é fundamental.
“Recebemos um público variado e nossa atuação é pautada na legislação. Percebo que, algumas vezes, há dificuldades em acolher as mulheres vítimas de violência sem julgamentos, por desconhecimento das políticas sociais, do que é a Secretaria de Assistência Social, do que é a proteção básica e a proteção especial. O cuidador precisa entender o seu papel e os objetivos por trás das políticas públicas para qualificar o atendimento prestado aos assistidos”, pontua Michele.
Programação
O encontro prosseguiu pela manhã, com a Mesa Temática 1: Contextualizando o cuidador social na Política de Assistência Social, com as assistentes sociais da Setasc e palestrantes Fernanda Borges e Thaily Miranda. Apresentação da Política de Assistência Social, do conceito e da importância do serviço de acolhimento para adultos e famílias no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com foco no trabalho social essencial ao serviço foram os temas abordados.
Na sequência, foi realizada a Mesa Temática 2: O Conceito de Cuidado e o Papel do Cuidador no Serviço de Acolhimento para Adultos e Famílias, com as servidoras da Setasc, Fernanda Bueno (psicóloga), e Andressa do Nascimento (assistente social). Entre os assuntos discutidos estão o significado do “acolher” na perspectiva do SUAS e do Papel do Cuidador (conforme a Resolução CNAS Nº 09, de 15 de Abril de 2014).
Na parte da tarde, foi realizada a Mesa Temática 3: Acolhendo a Diversidade, com o presidente do Grupo Estadual de Combate aos Crimes de Homofobia (GECCH), Ten. Cel. Da PM, Ricardo Bueno de Jesus. A proposta da mesa temática foi promover a reflexão sobre o acolhimento da população LGBTQIAPN+ nas unidades de acolhimento para adultos e famílias, considerando os desafios, potencialidades e responsabilidades éticas dos cuidadores no trato com a diversidade de orientações afetivo-sexuais e identidades de gênero.
A programação contou, também, pela manhã e tarde, com debates orientados sobre os assuntos discutidos nas mesas temáticas.
Solange Wollenhaupt | Setasc-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-
Mato Grosso5 dias atrás
Programa de Inclusão Rural da Seaf e atuação da Empaer recebe mais de 5 mil inscrições
-
Transporte5 dias atrás
“O medo de denunciar não pode nos paralisar”, diz mulher assistida pela Patrulha Maria da Penha
-
Transporte5 dias atrás
Apreensão de pescado pela Dema cresce 570% nos primeiros 6 meses de 2025
-
Agronegócio5 dias atrás
Piscicultura avança em Goiás e reforça papel estratégico no agronegócio
-
Agronegócio5 dias atrás
Médio-norte e noroeste de MT terminam colheita do milho; algodão chega a 27%
-
Transporte5 dias atrás
Operações Lei Seca prendem 11 condutores por embriaguez ao volante na madrugada deste sábado (9)
-
Mato Grosso5 dias atrás
Sesp entrega 66 câmeras do Vigia Mais MT para UFMT e define outras ações de segurança no campus
-
Agricultura5 dias atrás
CNA discute impactos do tarifaço na cadeia de frutas