Mato Grosso
Governo do Tocantins investe R$ 80 milhões e fortalece o retorno às aulas para mais de 135 mil estudantes
Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), prepara o retorno às aulas, marcado para a próxima segunda-feira, 4, de estudantes matriculados desde a educação básica até o ensino superior – Foto: Márcio Vieira/Governo do Tocantins
Com o fim das férias escolares, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), prepara o retorno às aulas, marcado para a próxima segunda-feira, 4, de estudantes matriculados desde a educação básica até o ensino superior. As ações envolvem preparações pedagógicas, organização logística e suporte às escolas da rede estadual e aos câmpus da universidade, com o objetivo de garantir um início de semestre letivo planejado e focado na oferta de um ensino qualificado e alinhado às necessidades dos mais de 135 mil estudantes matriculados. A gestão estadual também assegura, para este novo semestre, R$ 80 milhões em investimentos para melhorias nas unidades escolares e nos câmpus da Unitins.
“A minha determinação é que todas as equipes da Educação atuem com dedicação e compromisso para garantir um retorno às aulas com qualidade e a estrutura que nossos estudantes merecem. Temos feito investimentos importantes em todo o estado, já entregamos obras em diversas escolas e seguimos com inaugurações e lançamentos toda semana. Nosso foco é valorizar os profissionais da educação, oferecer melhores condições aos alunos e fortalecer cada vez mais o nosso sistema de ensino. Dessa forma, desejo um excelente semestre a todos”, destaca o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa.
O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, reforça o compromisso do Governo do Tocantins com a continuidade do fortalecimento da educação e da reestruturação das unidades escolares, ressaltando os avanços alcançados. “Iniciamos o segundo semestre do ano letivo com entusiasmo e a certeza de que estamos avançando na melhoria da qualidade do ensino oferecido aos nossos estudantes. Esse progresso é fruto das formações continuadas para os nossos professores e equipes escolares, das obras de melhoria nas escolas, por meio do projeto Obra Toda Semana, e de todos os investimentos que temos realizado. Neste semestre, teremos a aplicação das avaliações do Saeb [Sistema de Avaliação da Educação Básica], que geram os índices do Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] e estamos confiantes de que os resultados serão ainda melhores”, afirma.
Ele destaca ainda que o trabalho da Seduc, com 130.883 estudantes matriculados em 496 escolas, tem sido direcionado para garantir que o Tocantins avance cada vez mais na aprendizagem dos estudantes tocantinenses. “Acreditamos que, com a união de esforços entre municípios, Estado e Governo Federal, o Tocantins seguirá firme no caminho para estar entre os estados com a melhor educação do país”, enfatiza o titular da Seduc.
Para as ações do projeto Obra Toda Semana: transformando escolas, construindo futuros, desenvolvido pelo Governo do Tocantins por meio da Seduc, estão previstos R$ 55 milhões em investimentos até o fim do ano. O projeto tem como objetivo lançar uma obra semanalmente, visando à melhoria da estrutura física das unidades de ensino e, consequentemente, à elevação da qualidade do ensino ofertado na rede estadual.
Unitins
A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) está se preparando para o início do semestre letivo 2025/2 com organização pedagógica e, especialmente, com a realização da Semana Integrada, nos dias 29 e 30 de julho, em Palmas. O evento, já consolidado como parte do calendário acadêmico, tem como propósito alinhar metas e discutir ações para o semestre. Com o tema Unitins em conexão: excelência, inovação e compromisso social, o encontro marca o retorno das atividades com foco na formação continuada dos docentes, diante dos desafios regionais e globais da educação superior. A programação visa fortalecer a qualidade do ensino, aliando práticas pedagógicas modernas, uso de novas tecnologias e compromisso com o desenvolvimento local e regional.
O reitor da Unitins, Augusto Rezende, ressalta o compromisso da instituição com a qualidade do ensino, frisando a importância da inovação e da modernização no processo educacional para atender às demandas dos estudantes. “São mais de 5.500 alunos neste semestre de 2025/2, distribuídos em cinco câmpus e 15 polos do TO Graduado, localizados em diversos municípios. Cerca de 400 professores e tutores estão alinhados com esse ordenamento do ensino superior, determinado pelo governador Wanderlei Barbosa, que visa oferecer mais oportunidades de acesso ao ensino. Estamos nos preparando, reunindo os professores, aprimorando o aspecto pedagógico, o material didático e incorporando novas tecnologias de apoio à condução das aulas. Neste ano, estamos trabalhando os temas do desenvolvimento territorial, compromisso social e inteligência artificial. O aluno está se modernizando, pesquisando, e já utiliza IA [Inteligência Artificial] em seus estudos. Nós, enquanto educadores, precisamos estar preparados para esse novo perfil de estudante, visando formar profissionais cada vez mais qualificados para o mercado de trabalho”, afirma o reitor.
A Unitins conta com investimentos do Governo do Tocantins em obras de infraestrutura e ações educacionais, totalizando R$ 25 milhões apenas para o segundo semestre letivo de 2025. Com atuação independente e recursos estaduais, a universidade fortalece sua estrutura, como a construção do câmpus de Dianópolis, que recebeu um aporte total de R$ 22 milhões e tem entrega prevista para novembro deste ano. Além disso, está programada para 2026 a emissão da Ordem de Serviço para a construção do câmpus de Augustinópolis. Complementando esses investimentos em infraestrutura, a Unitins realizou, em 2023, o maior concurso público para o ensino superior já lançado no Brasil, com 132 vagas. A iniciativa garante estabilidade ao corpo docente e impulsiona um ciclo de pesquisa com reflexos em médio e longo prazo.
Cursos profissionalizantes
Nesta segunda-feira, 4, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizará, em Palmas, um evento alusivo ao retorno às aulas, para oficializar a parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), visando à oferta de cursos técnicos de nível médio para estudantes da rede estadual de ensino. A iniciativa é estratégica para fortalecer a articulação entre a formação básica e a formação técnica.
A ação integra a política de fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no estado, com foco na ampliação das oportunidades de formação profissional para os estudantes das unidades escolares de tempo integral. Os municípios contemplados são: Palmas, Araguaína, Gurupi, Paraíso, Porto Nacional, Colinas, Pedro Afonso e Almas. As áreas dos cursos técnicos ofertados incluem: Desenvolvimento de Sistemas, Eletrotécnica, Manutenção Automotiva, Mecatrônica, Planejamento e Controle da Produção, Eletromecânica e Eletroeletrônica.
por Rafael de Oliveira/Governo do Tocantins
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Transferência de veículos pode ser feita de forma online
Trânsito na região central de Cuiabá – Foto por: Tonico Pinheiro/Secom-MT
Proprietários de veículos de Mato Grosso podem realizar a transferência de propriedade de forma online, pelo site do Detran ou pelo aplicativo do MT Cidadão.
A funcionalidade disponibilizada pelo Detran-MT é destinada a veículos com Certificado de Registro de Veículo eletrônico (CRV-e), registrados a partir de 17 de fevereiro de 2020, e permite a transferência online tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.
A operação digital, realizada pelo aplicativo MT Cidadão, é válida exclusivamente para veículos registrados ou com alteração de registro a partir dessa data, quando passou a vigorar o documento eletrônico no Estado.
Já as transferências realizadas pelo site do Detran-MT, não há essa exigência, sendo possível a abertura do processo independente da data de registro ou da condição de veículo digital.
“Com essa solução é possível realizar todo o processo de forma totalmente online, sem necessidade de deslocamento até uma unidade de atendimento do Detran-MT, ou cartórios, permitindo que o usuário conclua a operação no conforto de sua casa, em qualquer dia e horário, de maneira prática e segura”, explicou o coordenador de Renavam do Detran-MT, Dauson Silva.
O presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, destacou que a oferta de mais esse serviço de forma online facilita a vida dos proprietários de veículos de Mato Grosso.
“A transferência digital de veículos representa um avanço significativo na modernização dos serviços do Detran-MT, proporcionando mais segurança e agilidade ao cidadão, e atende às determinações do governador Otaviano Pivetta em proporcionar maior conforto ao cidadão mato-grossense que busca pelo serviço público”, destacou.
CLIQUE AQUI e saiba como fazer a transferência digital do veículo.
Serviços online
A ampliação dos serviços digitais faz parte das ações desenvolvidas pela atual gestão do Detran-MT junto com Governo de Mato Grosso, para tornar os serviços mais acessíveis à população.
Desde 2019, o órgão vem investindo na modernização dos sistemas e na oferta de serviços online, permitindo que diversos procedimentos sejam realizados pela internet, com mais praticidade e autonomia para os cidadãos.
Além da transferência de propriedade, atualmente, o Detran-MT disponibiliza mais de 20 serviços de forma online, pelo site do órgão ou pelo aplicativo MT Cidadão. São eles:
Renovação da CNH;
Emissão do Licenciamento Anual;
Transferência veicular digital;
Segunda via da CNH;
Troca para CNH definitiva;
Solicitação da Permissão Internacional para Dirigir (PID);
Troca para Placa Mercosul;
Segunda via de CRV;
Inclusão de financiamento;
Comunicado de venda;
Intenção de venda;
Requerimento para condutor PCD;
Inclusão de atividade remunerada EAR na CNH (para motoristas profissionais e de aplicativo);
Emissão de certidão do condutor;
Consulta de informações de veículos;
Defesa e Recurso de infração de trânsito e muitos outros;
Emissão da credencial de estacionamento de idoso (através do aplicativo CNH do Brasil);
Indicação de Real Infrator (através do aplicativo CNH do Brasil);
*Com supervisão da jornalista Lidiana Cuiabano
Julyana Gomes* | Detran-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Déficit de armazenagem em Mato Grosso impulsiona uso de silo bolsa para estocar milho nas propriedades
Foto: Aprosoja MT
A perspectiva de mais uma safra recorde de grãos em Mato Grosso desperta um problema antigo no campo: a falta de estrutura para armazenar a produção. O avanço da produção segue em ritmo superior à expansão da capacidade de estocagem, ampliando um gargalo que impacta diretamente a logística, os custos e a rentabilidade do produtor rural.
Atualmente, a capacidade de armazenagem de grãos no Brasil, está estimada em cerca de 225 milhões de toneladas, mostrando-se insuficiente frente à produção nacional. Este número faz com que grande parte da produção precise ser escoada imediatamente após a colheita, pressionando a logística, aumentando filas em unidades recebedoras e reduzindo a capacidade de negociação do produtor rural.
Diante desse cenário, cresce o uso do silo bolsa como alternativa temporária ou complementar para armazenagem dentro das fazendas. Para o vice-presidente Oeste da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), Gilson Antunes de Melo, o déficit de armazenagem continua sendo um dos principais desafios estruturais enfrentados pelo produtor mato-grossense, comprometendo o planejamento da propriedade e reduzindo a autonomia do produtor na hora de comercializar a produção.
“Quando chega o momento da colheita, o produtor muitas vezes não tem onde armazenar a produção. Em várias cidades de Mato Grosso há apenas um ou dois armazéns, e todos acabam colhendo praticamente no mesmo período. Com isso, surgem as filas para descarregar e o produtor fica dias com os caminhões aguardando. Esse atraso afeta diretamente a colheita, reduz a produtividade e compromete a rentabilidade. Na prática, ele acaba ficando refém das tradings e de quem tem estrutura para receber e armazenar esse produto. E, claro, sem o produto em mãos, ele não consegue negociar no momento que considera mais adequado, mas sim quando o mercado está comprando. Se ele tivesse o produto estocado dentro da própria propriedade, com estrutura de armazenagem, poderia escolher o melhor momento para vender, conseguindo melhores preços e maior rentabilidade”, pontuou.
Diante desse cenário, Gilson avalia que o silo bolsa tem se consolidado como uma alternativa eficiente e economicamente viável para ampliar a capacidade de armazenagem dentro das propriedades.
“O silo bolsa caiu como uma luva nesse cenário. Se considerarmos que a capacidade de armazenagem cobre cerca de 50% da safra, o restante acaba ficando na lavoura ou nos caminhões. Nesse contexto, a silo bolsa se tornou uma das primeiras alternativas dos produtores para armazenar a produção. Ela não exige um custo elevado para implantação, mantém a qualidade dos grãos e permite que o produtor comercialize em um momento mais estratégico, quando o mercado não está em plena colheita, o que geralmente resulta em melhores preços. Hoje, depois dos armazéns convencionais, a silo bolsa é uma das alternativas mais viáveis, especialmente para a segunda safra. É uma solução que garante a conservação do produto com um custo relativamente baixo, considerando os benefícios que oferece”, salientou Gilson Antunes de Melo.
De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), embora Mato Grosso possua a maior capacidade instalada do país, com cerca de 57,9 milhões de toneladas, esse volume é suficiente para armazenar 52% da produção total de grãos do estado, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e 56% se considerada apenas as culturas de soja e milho, gerando um déficit estimado em 45,28 milhões de toneladas. Esse descompasso evidencia um gargalo estrutural, no qual a expansão da produção supera de forma consistente a evolução da infraestrutura.
O produtor rural de Campos de Júlio, Ivo Frohlich Júnior, relata que a falta de espaço para armazenar a produção dentro da propriedade muda completamente a dinâmica da colheita e da venda do milho.
“O principal motivo que nos levou a adotar o uso da silo bolsa foi a possibilidade de obter um preço melhor. Na entressafra, é possível alcançar valores mais atrativos, o que acaba compensando todos os custos do sistema e garantindo rentabilidade. Outro ponto importante é a questão do frete, já que a contratação de caminhões, especialmente no caso do milho, eleva significativamente os custos logísticos. Além disso, há também os descontos praticados pelas empresas e os custos de armazenagem. Com a silo bolsa, o produtor ganha mais autonomia, uma vez que ele fica livre para negociar no mercado, vender para quem quiser e quando puder, inclusive para o mercado interno, sem pagar custos de armazenagem. Para mim, ela continua sendo uma das melhores opções disponíveis”, afirmou.
Na prática, o uso do silo bolsa tem ganhado cada vez mais espaço entre os produtores como alternativa para ampliar a autonomia na armazenagem e melhorar a estratégia de comercialização. Para Ivo, a ferramenta já se tornou essencial dentro da propriedade, principalmente diante das limitações da estrutura tradicional de armazenagem no estado.
“Para mim, a silo bolsa se tornou uma ferramenta indispensável. Sem sombra de dúvida, o produtor que ainda não utiliza essa alternativa acaba deixando muito dinheiro para as tradings. Eu vejo a silo bolsa como uma das tecnologias de armazenamento que chegaram para ficar e que têm sido cada vez mais utilizadas. Quem adotou essa ferramenta até hoje, em geral, não se arrepende, justamente pelos benefícios que ela oferece. E a tendência é que cada vez mais produtores passem a utilizá-la”, disse Ivo.
Devido ao aumento constante da produção e da defasagem estrutural, o uso do silo bolsa surge como uma alternativa cada vez mais presente no campo, enquanto o setor busca soluções de longo prazo para equilibrar a oferta de grãos e a capacidade de armazenamento no estado. Para a entidade, ampliar a infraestrutura de armazenagem segue como uma das pautas estratégicas para o fortalecimento do setor. (com Marina Cintra/Assessoria Aprosoja)
Fonte: CenárioMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Mato Grosso lança Concurso de Qualidade do Café para valorizar produtores e impulsionar cafés especiais
Concurso de Qualidade do Café de Mato Grosso será lançado em Colniza – Foto: Vânia Neves
A cafeicultura mato-grossense ganhará um importante incentivo neste mês com o lançamento oficial do Concurso de Qualidade do Café de Mato Grosso. A iniciativa será apresentada no próximo dia 20 de junho, às 8h, em Colniza, município localizado no noroeste do estado, considerado uma das principais regiões produtoras de café da agricultura familiar.
Promovido pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), com apoio da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e parceria do Sebrae Mato Grosso, o concurso busca reconhecer os melhores cafés produzidos no estado, incentivar a excelência na produção e ampliar a visibilidade dos produtores mato-grossenses no mercado nacional.
Colniza será palco do lançamento
A cerimônia de lançamento ocorrerá no Ginásio Esportivo, ao lado do Centro Cultural de Colniza, reunindo produtores rurais, técnicos, pesquisadores, lideranças do agronegócio e representantes de instituições ligadas à cadeia produtiva do café.
A expectativa é que o evento marque uma nova etapa para a cafeicultura estadual, fortalecendo a produção de cafés especiais e incentivando investimentos em qualidade, inovação e sustentabilidade.
Produção de café cresce em Mato Grosso
Nos últimos anos, Mato Grosso tem ampliado sua presença no mercado de cafés especiais. Regiões como Colniza e municípios vizinhos vêm conquistando destaque pela qualidade dos grãos produzidos, resultado de investimentos em assistência técnica, pesquisa, capacitação e adoção de boas práticas agrícolas.
O avanço da cafeicultura tem proporcionado novas oportunidades de renda para agricultores familiares, além de fortalecer a diversificação da produção rural em diversas regiões do estado.
A busca por cafés diferenciados e de alta qualidade também tem aberto portas para novos mercados e agregado valor ao produto mato-grossense.
Concurso vai premiar os melhores cafés do estado
Segundo os organizadores, o Concurso de Qualidade do Café de Mato Grosso foi criado para estimular a melhoria contínua da produção e valorizar os produtores que investem em qualidade.
Durante as etapas da competição, os lotes inscritos passarão por avaliações técnicas que deverão considerar critérios como:
Além do reconhecimento aos vencedores, o concurso pretende fortalecer a imagem do café produzido em Mato Grosso e ampliar a competitividade da cadeia produtiva.
Agricultura familiar será protagonista
Grande parte da produção cafeeira do estado está concentrada em propriedades familiares, que encontram no café uma importante fonte de geração de renda.
A iniciativa busca justamente fortalecer esse segmento, incentivando os produtores a investirem em processos que elevem a qualidade final da bebida e aumentem as oportunidades de acesso a mercados mais valorizados.
Especialistas destacam que concursos de qualidade costumam impulsionar melhorias em toda a cadeia produtiva, estimulando o aperfeiçoamento das técnicas de manejo, colheita e beneficiamento.
Evento reforça valorização dos cafés especiais
O crescimento do mercado de cafés especiais tem transformado a forma como os consumidores enxergam o produto. Características como aroma, sabor, acidez, doçura e rastreabilidade passaram a ter papel decisivo na valorização dos grãos.
Nesse cenário, iniciativas como o Concurso de Qualidade do Café de Mato Grosso contribuem para posicionar o estado entre os novos polos brasileiros de produção de cafés diferenciados.
Com o lançamento oficial em Colniza, a expectativa é ampliar a visibilidade dos produtores mato-grossenses e fortalecer uma atividade que vem ganhando importância econômica e social no estado.
Serviço:
Evento: Lançamento do Concurso de Qualidade do Café de Mato Grosso
Data: 20 de junho de 2026
Horário: 8h
Local: Ginásio Esportivo, ao lado do Centro Cultural, em Colniza (MT)
A iniciativa reforça o compromisso de Mato Grosso com o fortalecimento da agricultura familiar e com a valorização de produtos que conquistam cada vez mais espaço no mercado brasileiro.
Fonte: CenárioMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-
Pecuária7 dias atrásRecorde no abate de bovinos testa capacidade do Brasil de manter mercados
-
Meio Ambiente7 dias atrásFrio e chuvas favorecem lavouras de inverno na Região Sul
-
Mato Grosso7 dias atrásComissão Famato Mulher destaca a força da liderança feminina durante o 1° dia do encontro ‘Elas no Campo’ 2026
-
Mato Grosso7 dias atrásSem aval do Cade a tempo, Júnior Friboi desiste de comprar maior confinamento de gado do país
-
Transporte7 dias atrásCapotamento de veículo que transportava prefeito de Campo Verde termina sem feridos
-
Mato Grosso6 dias atrásDéficit de armazenagem de grãos no Brasil supera 120 milhões de toneladas e acende alerta para o agronegócio
-
Transporte7 dias atrásCorpo de Bombeiros socorre quatro vítimas de capotamento em Primavera do Leste
-
Agronegócio6 dias atrásCafé perde força com avanço da colheita e perspectiva de safra recorde no Brasil



