Mato Grosso
Inscrições para processo seletivo às escolas Estaduais Dom Pedro começam nesta segunda-feira (14)

Começa nesta segunda-feira (14.7) o período de inscrições para o processo seletivo de novos estudantes das cinco unidades da Escola Estadual Militar Dom Pedro II, em Mato Grosso. As inscrições podem ser feitas presencialmente, diretamente nas unidades escolares, ou de forma online, por meio de formulário eletrônico disponível no site da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Faça sua inscrição aqui.
Para o ano letivo de 2026, estão sendo ofertadas 985 vagas distribuídas entre as unidades da Escola Militar Dom Pedro II nos municípios de Alta Floresta, Barra do Garças, Colíder, Cuiabá e Rondonópolis. As escolas funcionam como resultado da parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) e a Seduc. As unidades são reconhecidas pela disciplina e pelos bons resultados educacionais, promovidos pela integração entre práticas pedagógicas e os valores da formação militar.
Para participar do processo seletivo, o candidato deverá optar, no ato da inscrição, por apenas uma unidade escolar de interesse, conforme o quadro de vagas disponível. O prazo de inscrição segue até o dia 23 de julho.
A seleção dos estudantes será realizada por meio de prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório, marcada para o dia 5 de outubro de 2025. Serão considerados aprovados os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas. Os demais integrarão cadastro reserva e poderão ser convocados conforme a disponibilidade de vagas.
As 985 vagas serão distribuídas da seguinte forma: 55% para ampla concorrência; 20% para estudantes oriundos de famílias com renda de até quatro salários mínimos; 20% para filhos e dependentes legais de policiais militares e bombeiros militares de Mato Grosso; e 5% para o público-alvo da Educação Especial (PAED).
Vagas
Em Alta Floresta, a Escola Estadual Militar Dom Pedro II Tenente-Coronel PM Evandro Dias de Souza oferece 150 vagas. Em Barra do Garças, a Escola Estadual Militar Dom Pedro II Deputado Norberto Schwantes disponibiliza 66 vagas.
Em Colíder, a Escola Estadual Militar Dom Pedro II 2º Tenente BM Kleiber Rodrigues Alves oferece 224 vagas. Já em Cuiabá, a Escola Estadual Militar Dom Pedro II Presidente Médici conta com 340 vagas. Por fim, em Rondonópolis, a Escola Estadual Militar Dom Pedro II André Antônio Maggi disponibiliza 205 vagas. Outras informações sobre o processo seletivo estão disponíveis aqui.
Confira abaixo a distribuição completa das vagas:
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Governador afirma que ineficiência do Poder Público é a “raiz dos problemas do Brasil”

Secom-MT
O governador Mauro Mendes afirmou, nesta quarta-feira (3/12), durante o Fórum LIDE, em Brasília, que a ineficiência do Estado brasileiro segue sendo um dos principais entraves do país.
No painel sobre segurança jurídica no agronegócio, Mauro destacou que o Poder Público, de forma geral, sequer consegue aplicar com eficiência as leis já existentes, criando insegurança jurídica tanto para as empresas quanto para os cidadãos.
O governador lembrou que a Constituição de 1988 não havia incluído o princípio da eficiência entre os pilares da administração pública, o que só ocorreu 10 anos depois, em 1988.
“Mesmo depois que lembraram da eficiência, não houve sua aplicação de fato. Alguém aqui já viu alguém ser processado nesse país porque foi ineficiente? Nunca vimos. A ineficiência é a raiz dos principais problemas do país”, destacou.
Mauro citou casos concretos que demonstram a falha operacional do Estado, como a baixa aplicação do Código Florestal, mesmo mais de uma década após sua aprovação.
“O Cadastro Ambiental Rural, que é tão importante para o crescimento do setor produtivo, ainda tem baixíssima aplicação por ineficiência do poder público. Estamos há anos falando de inteligência artificial, mas, ao mesmo tempo, continuamos lidando com regularização de imóveis, algo que já era para ter sido resolvido há décadas”, registrou.
Mauro reforçou que Mato Grosso tem mostrado, na prática, que é possível construir um modelo público mais eficiente, a exemplo das premiações aos servidores por práticas que tragam eficiência e as políticas de incentivo baseadas em resultados, como o bônus por desempenho na Educação e que agora vão se estender para a Segurança e outras áreas.
“São iniciativas como essas que ajudaram Mato Grosso a sair da Série C para entrar na Série A dos estados brasileiros, com recorde de investimentos em todas as áreas para melhorar a vida do cidadão”, concluiu.
Lucas Rodrigues | Secom-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
MT Hemocentro vai abrir para coleta de sangue neste sábado (6)

Os doadores de sangue que não podem comparecer à unidade de segunda a sexta-feira têm oportunidade de salvar vidas – Crédito – Luiza Goulart | SES-MT
O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, vai abrir de forma excepcional neste sábado (6.12), das 7h30 às 12h, para receber os doadores de sangue que não podem comparecer à unidade de segunda a sexta-feira.
Segundo o diretor do MT Hemocentro, Fernando Henrique Modolo, a ação é um inventivo para que mais gente possa adotar o hábito da doação e virar um doador de sangue regular. Neste sábado em particular, será realizado o terceiro e último dia da campanha de coleta com um moto clube parceiro.
“Precisamos do apoio da população para manter os estoques de sangue abastecidos para atender a demanda no final de ano, que é maior do que a normal em toda a rede pública de saúde de Mato Grosso”, avaliou o diretor.
No momento, a unidade está com os tipos sanguíneos A- e O- em estado de alerta. A sede do MT Hemocentro está localizada na Rua 13 de Junho, em Cuiabá, e funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 18h, sem fechar para o almoço. A unidade, normalmente, abre as portas aos sábados uma vez por mês.
“Sempre divulgamos estas ações em sábados para que as pessoas que trabalham em horário comercial durante a semana possam se organizar para também conseguir doar sangue”, completou.
Quem pode doar?
O voluntário que quiser doar sangue precisa apresentar um documento oficial com foto, pesar 50kg ou mais, estar em bom estado de saúde e ter feito uma refeição equilibrada: o doador deve estar bem alimentado para poder efetuar a doação e não pode estar em jejum.
Podem doar pessoas com idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Quem tem entre 60 e 69 anos só poderá doar sangue se já tiver doado antes dos 60 anos. Adolescentes de 16 e 17 anos devem levar uma autorização dos pais ou responsável legal para fazer a doação.
Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo de dois meses entre as doações; já as mulheres são limitadas a três doações anuais, respeitando o intervalo de três meses. São coletados até 450 ml de sangue por sessão e recomenda-se evitar exercícios físicos e consumo de álcool após a doação.
Serviço
Para agendar a doação de sangue na sede do MT Hemocentro, basta acessar o Sistema de Agendamento. O voluntário também pode fazer o agendamento pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem), ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 2024, 2025 e 2026.
O banco de sangue fornece o comprovante de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pôde doar, o MT Hemocentro fornece um comprovante de comparecimento e, para quem efetuou a doação de sangue, é entregue o atestado de doação de sangue para justificar a ausência no trabalho.
Luiza Goulart | SES-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Turismo rural e produção de alimentos são debatidos em eventos do Fórum das Cadeias de Valor

Seaf/Empaer
Temas ligados à agricultura de pequena escala, turismo rural e produção de alimentos sustentáveis serão debatidos em três edições do Fórum das Cadeias de Valor da Agricultura Familiar e Turismo Rural de Mato Grosso, que acontecem nos próximos dias em diferentes municípios do Estado.
O primeiro evento desta etapa será neste sábado (5.11), a partir das 7h, no plenário da Câmara Municipal de Brasnorte, e reunirá produtores dos vales do Juruena e do Arinos, incluindo participantes dos municípios de Juína, Juruena, Castanheira e região. O evento é promovido pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), com apoio da prefeitura municipal.
Após a abertura oficial, a programação inclui palestra sobre o Panorama da Agricultura Familiar Regional, abordando a atuação da Empaer e da Seaf no fortalecimento das cadeias produtivas locais, além da palestra Turismo Rural – Estratégia para Gerar Emprego e Renda no Campo. Também está prevista a apresentação de um case de sucesso do cooperativismo da agricultura familiar, com participação de representante da Cooperativa Mista Água da Prata (Cooperprata), seguida por mesa-redonda sobre o cooperativismo como ferramenta para o desenvolvimento rural.
Ainda pela manhã, serão discutidos temas ligados à bovinocultura de leite, com a palestra “Aspectos básicos para uma atividade de sucesso”, seguida por mesa-redonda sobre os desafios e oportunidades da produção leiteira na agricultura familiar. O planejamento forrageiro e o pastejo rotacionado também estarão em pauta, com discussão sobre a importância da gestão do pasto como estratégia de produtividade.
No período da tarde, o destaque será a cultura do cacau, com palestra sobre sistema de produção, uso de clones de alta produtividade, resistentes a doenças e adaptados ao cultivo a pleno sol. A programação inclui ainda a apresentação do case de sucesso do produtor Ivo Leo Neumann, referência regional na cacauicultura.
A outra edição do Fórum das Cadeias de Valor da Agricultura Familiar será no dia 10 de dezembro, em Primavera do Leste, no Centro Cultural Pedro Alberto Tayano Filho. O evento tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar e valorizar os povos tradicionais da região, incentivando o desenvolvimento sustentável por meio da disseminação de conhecimento, troca de experiências e fortalecimento de parcerias.
Durante o encontro, serão promovidas palestras, mesas-redondas e apresentações de casos de sucesso, além de demonstrações de boas práticas na produção agrícola e no turismo rural. O fórum também vai abordar o etnoturismo como estratégia de geração de renda e valorização cultural. O evento é voltado a agricultores familiares, povos tradicionais, representantes de associações, estudantes e comunidade em geral.
No mesmo dia, em Mirassol d’Oeste, a partir das 7h, no Centro de Eventos Alto da Boa Vista, acontece a edição do Fórum das Cadeias de Valor da Agricultura Familiar e Turismo Rural da Unidade Territorial Nascentes do Pantanal e Vale do Guaporé. A proposta é fortalecer políticas públicas estaduais voltadas ao turismo rural, apicultura e fruticultura, incentivando o desenvolvimento sustentável e a geração de renda no campo.
Andréa Haddad | Seaf/Empaer
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-

Agronegócio7 dias atrásTilápia impulsiona 600 mil empregos e já representa 68% da produção aquícola no Brasil
-
Mato Grosso3 dias atrásLula vem a Cuiabá para entrega de maquinários agrícolas
-

Agricultura7 dias atrásParaná e São Paulo registram primeiros casos de ferrugem asiática da soja na safra 2025/26; especialistas alertam para medidas preventivas
-

Pecuária4 dias atrásCotações do boi gordo abrem mês sem variações
-

Mato Grosso4 dias atrásCGE e Seduc premiam vídeos do projeto Estudante – Cidadão do Futuro nesta terça-feira (2)
-

Mato Grosso5 dias atrásObras de construção da nova sede do Cermac e MT Hemocentro chegam a 78% de conclusão
-

Mato Grosso4 dias atrásMais de 100 mil pessoas são alcançadas com ações educativas de trânsito em 2025
-

Meio Ambiente4 dias atrásFrente fria causará forte mudança no Brasil nesta semana







































