Conecte-se Conosco

Mato Grosso

Governo do Tocantins conclui com sucesso transição para o BRB e injeta R$ 315 milhões na economia do estado

Publicado

em

Governo do Tocantins conclui com sucesso transição para o BRB e injeta R$ 315 milhões na economia do estado – Foto: Antônio Gonçalves/Governo do Tocantins

 

Os mais de 70 mil servidores públicos do Estado do Tocantins receberam, nesta quarta-feira, 25, pela primeira vez, o pagamento dos salários por meio do Banco de Brasília (BRB). A transição foi considerada um sucesso, evidenciando a eficiência no controle da folha de pagamento, a modernização dos processos administrativos e a segurança no repasse dos valores aos servidores. Ao todo, o montante injetado na economia tocantinense foi de R$ 315.358.422,46.

O anúncio do pagamento antecipado foi feito pelo governador Wanderlei Barbosa na terça-feira, 24, que destacou a organização da equipe e a agilidade do novo sistema de pagamento. “Nosso objetivo é sempre valorizar o servidor público. Garantimos que o salário estivesse disponível já nas primeiras horas da manhã, com segurança, eficiência e tranquilidade. Essa transição para o BRB representa um avanço na gestão dos recursos públicos e mais comodidade para quem trabalha pelo Tocantins”, afirmou o governador.

A mudança de instituição financeira responsável pelos pagamentos foi definida pelo Contrato nº 036/2024, firmado no ano passado, entre o Governo do Tocantins e o BRB. Ao longo dos últimos meses, os servidores puderam abrir suas contas na instituição financeira de forma gratuita, com apoio das secretarias de Estado da Administração (Secad) e da Fazenda (Sefaz), garantindo uma migração tranquila para o novo sistema.

Publicidade

O secretário de Estado da Fazenda, Donizeth Silva, afirma que a transição do pagamento dos servidores estaduais para o Banco Regional de Brasília (BRB) foi concluída com sucesso nesta quarta-feira, 25 de junho. “O governador Wanderlei Barbosa determinou a antecipação do pagamento para esta data, diante da preocupação com possíveis ocorrências que pudessem impedir o recebimento, por parte dos servidores, de seus respectivos salários. No decorrer do dia, constatamos que, do total de 71.200 servidores do Tocantins, apenas 16 tiveram seus pagamentos devolvidos por problemas relacionados aos cadastros, porém todos já regularizados. Tanto a Sefaz quanto a Secad e o BRB estão monitorando eventuais ocorrências que possam surgir. Sabemos que o processo de transição não se encerra aqui, mas entendemos que vencemos uma importante etapa e continuaremos trabalhando para criar melhores condições para todos os servidores do Estado”, destaca o secretário.

Para o secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica Filho, o sucesso da transição do banco oficial do Estado é resultado direto do empenho e da dedicação das equipes envolvidas. “Essa transição foi mais um passo firme do Governo Wanderlei, pois conduzimos com responsabilidade e planejamento a transição do banco oficial, um processo complexo que foi concluído com total sucesso, graças ao trabalho em conjunto dos servidores, tanto da Secad quanto da Sefaz, e representa um avanço estratégico para a gestão pública, pois proporcionará uma economia significativa para os cofres do Estado, além das vantagens para os servidores. Nosso compromisso segue firme com a boa governança”, enfatiza o secretário.

Banco de Brasília (BRB)

O Banco de Brasília (BRB) é uma instituição financeira estatal brasileira, constituída na forma de sociedade de economia mista, reconhecida pela oferta de serviços digitais modernos e seguros. A conta oferecida aos servidores do Tocantins integra conta corrente, salário e poupança, proporcionando praticidade e controle financeiro. O banco disponibiliza atendimento virtual ágil, cartão físico com entrega em até 10 dias úteis e cartão de débito virtual em até 24 horas após a abertura da conta.

Em casos de dúvidas, o contato com o banco pode ser realizado pelo chat disponível no aplicativo da instituição financeira ou pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do BRB, que oferece atendimento gratuito 24 horas por dia, pelos números 0800 648 6161 e 0800 648 6162 para Pessoa com Deficiência (PcD).

Publicidade

A capital Palmas conta com quatro agências do Banco de Brasília (BRB), sendo duas localizadas na Avenida Juscelino Kubitschek, uma na Quadra 103 Sul e outra na Quadra 201 Sul, na Avenida Joaquim Teotônio Segurado. Os horários de atendimento variam conforme a unidade, funcionando entre 7 e 19 horas ou das 8 às 14 horas.

O BRB está com 25 pontos de atendimento no interior, além de uma unidade em Imperatriz/MA para atendimento aos servidores, aposentados e pensionistas tocantinenses.

Unidades no interior

Em Alvorada, o atendimento ocorre na Delegacia de Fiscalização, localizada na Rua 15 de Novembro, com funcionamento das 8 às 14 horas.

Em Ananás, a Coletoria está situada na Rua Quintino Bocaiúva, atendendo das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

Publicidade

Em Araguaçu, o atendimento é realizado no Colégio João Tavares, Setor Vale de Araguaia, das 8 às 11h25 e das 14 às 17h30.

Em Araguaína, os atendimentos ocorrem no Pronto Atendimento, na Avenida Cônego João Lima, das 7 às 19 horas; e na Delegacia Regional de Fazenda, das 8 às 14 horas.

Em Araguatins, o atendimento ocorre na Superintendência Regional de Ensino (SRE), na Praça Madre Anastasie, das 8 às 14 horas.

Em Arraias, os atendimentos são realizados na SRE – Praça Madre Anastasie, das 8 às 14 horas.

Em Augustinópolis, o atendimento ocorre no Colégio Estadual Manoel Vicente de Sousa, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

Publicidade

Em Colinas do Tocantins, na Delegacia Regional da Receita Estadual, Rua Raimundo Pereira dos Santos,  funcionando das 8 às 14 horas.

Em Colmeia, o atendimento ocorre na Prefeitura, localizada na Praça da Bíblia, das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas.

Em Dianópolis, na Sefaz, que funciona na Rua 7 de Setembro, das 9 às 14 horas.

Em Filadélfia, na Sefaz,  Rua 7 de setembro, atendendo das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

Em Formoso do Araguaia, o atendimento ocorre no Posto de Coletoria Estadual, na Avenida Joaquim Batista de Oliveira, das 8 às 14 horas.

Publicidade

Em Guaraí, na Superintendência Regional de Ensino de Guaraí, das 9 às 14 horas.

Em Gurupi, o atendimento é realizado no Pronto Shopping Araguaína, na Avenida Goiás, das 7 às 19 horas.

Na Lagoa da Confusão, o endereço da Sefaz é Avenida Vitorino Panta, com funcionamento das 8 às 14 horas.

Em Miracema do Tocantins, os atendimentos ocorrem na Rua 1º de Janeiro, sem número, Centro, na sede da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Turismo de Miracema (Aciam), das 9 às 12 horas e das 13 às 18 horas.

Em Miranorte, na Agência de Atendimento de Miranorte – Avenida Alfredo Nasser, com atendimento das 8 às 14 horas.

Publicidade

Em Palmeirópolis, na Secretaria de Estado da Fazenda e na Delegacia da Receita funcionam na Avenida Castelo Branco, das 8 às 14 horas.

Em Paraíso do Tocantins, na sede da Sefaz que está situada na Rua Bernardino Maciel, com atendimento das 8h30 às 14 horas.

Em Pedro Afonso, na Delegacia Regional de Fiscalização atende na Rua 26 de Julho, das 8 às 14 horas.

Em Porto Nacional, no Pronto, Setor Imperial, com atendimento das 7 às 19 horas.

Em Silvanópolis, na Coletoria da Secretaria da Fazenda, na Rua 23, que funciona das 8 às 14 horas.

Publicidade

Em Taguatinga, na Delegacia Regional de Fiscalização, com atendimento das 8 às 14 horas.

Em Tocantinópolis, na Sefaz, que funciona na Rua 15 de Novembro, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

Por fim, em Xambioá, na Agência de Atendimento está na Rua José Bonifácio, com horário de funcionamento das 8 às 14 horas.

O secretário da Fazenda do Tocantins, Donizeth Silva, afirmou que a transição do pagamento dos servidores estaduais para o Banco Regional de Brasília (BRB) foi concluída com sucesso nesta quarta-feira, 25 de junho – Esequias Araújo/Governo do Tocantins
Para o secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica Filho, o sucesso da transição do banco oficial do Estado é resultado direto do empenho e da dedicação das equipes envolvidas – Antônio Gonçalves/Governo do Tocantins
O anúncio do pagamento antecipado foi feito pelo governador Wanderlei Barbosa na terça-feira, 24, que destacou a organização da equipe e a agilidade do novo sistema de pagamento – Governo do Tocantins
por Guilherme Lima/ Governo do Tocantins

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

 

Publicidade

 

Mídia Rural, sua fonte confiável de informações sobre agricultura, pecuária e vida no campo. Aqui, você encontrará notícias, dicas e inovações para otimizar sua produção e preservar o meio ambiente. Conecte-se com o mundo rural e fortaleça sua

Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Transferência de veículos pode ser feita de forma online

Publicado

em

Trânsito na região central de Cuiabá – Foto por: Tonico Pinheiro/Secom-MT

 

Proprietários de veículos de Mato Grosso podem realizar a transferência de propriedade de forma online, pelo site do Detran ou pelo aplicativo do MT Cidadão.

A funcionalidade disponibilizada pelo Detran-MT é destinada a veículos com Certificado de Registro de Veículo eletrônico (CRV-e), registrados a partir de 17 de fevereiro de 2020, e permite a transferência online tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.

A operação digital, realizada pelo aplicativo MT Cidadão, é válida exclusivamente para veículos registrados ou com alteração de registro a partir dessa data, quando passou a vigorar o documento eletrônico no Estado.

Publicidade

Já as transferências realizadas pelo site do Detran-MT, não há essa exigência, sendo possível a abertura do processo independente da data de registro ou da condição de veículo digital.

“Com essa solução é possível realizar todo o processo de forma totalmente online, sem necessidade de deslocamento até uma unidade de atendimento do Detran-MT, ou cartórios, permitindo que o usuário conclua a operação no conforto de sua casa, em qualquer dia e horário, de maneira prática e segura”, explicou o coordenador de Renavam do Detran-MT, Dauson Silva.

O presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, destacou que a oferta de mais esse serviço de forma online facilita a vida dos proprietários de veículos de Mato Grosso.

“A transferência digital de veículos representa um avanço significativo na modernização dos serviços do Detran-MT, proporcionando mais segurança e agilidade ao cidadão, e atende às determinações do governador Otaviano Pivetta em proporcionar maior conforto ao cidadão mato-grossense que busca pelo serviço público”, destacou.

CLIQUE AQUI e saiba como fazer a transferência digital do veículo.

Publicidade

Serviços online

A ampliação dos serviços digitais faz parte das ações desenvolvidas pela atual gestão do Detran-MT junto com Governo de Mato Grosso, para tornar os serviços mais acessíveis à população.

Desde 2019, o órgão vem investindo na modernização dos sistemas e na oferta de serviços online, permitindo que diversos procedimentos sejam realizados pela internet, com mais praticidade e autonomia para os cidadãos.

Além da transferência de propriedade, atualmente, o Detran-MT disponibiliza mais de 20 serviços de forma online, pelo site do órgão ou pelo aplicativo MT Cidadão. São eles:

Renovação da CNH;

Publicidade

Emissão do Licenciamento Anual;

Transferência veicular digital;

Segunda via da CNH;

Troca para CNH definitiva;

Solicitação da Permissão Internacional para Dirigir (PID);

Publicidade

Troca para Placa Mercosul;

Segunda via de CRV;

Inclusão de financiamento;

Comunicado de venda;

Intenção de venda;

Publicidade

Requerimento para condutor PCD;

Inclusão de atividade remunerada EAR na CNH (para motoristas profissionais e de aplicativo);

Emissão de certidão do condutor;

Consulta de informações de veículos;

Defesa e Recurso de infração de trânsito e muitos outros;

Publicidade

Emissão da credencial de estacionamento de idoso (através do aplicativo CNH do Brasil);

Indicação de Real Infrator (através do aplicativo CNH do Brasil);

*Com supervisão da jornalista Lidiana Cuiabano

Julyana Gomes* | Detran-MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Mato Grosso

Déficit de armazenagem em Mato Grosso impulsiona uso de silo bolsa para estocar milho nas propriedades

Publicado

em

Foto: Aprosoja MT

 

 

A perspectiva de mais uma safra recorde de grãos em Mato Grosso desperta um problema antigo no campo: a falta de estrutura para armazenar a produção. O avanço da produção segue em ritmo superior à expansão da capacidade de estocagem, ampliando um gargalo que impacta diretamente a logística, os custos e a rentabilidade do produtor rural.

Atualmente, a capacidade de armazenagem de grãos no Brasil, está estimada em cerca de 225 milhões de toneladas, mostrando-se insuficiente frente à produção nacional. Este número faz com que grande parte da produção precise ser escoada imediatamente após a colheita, pressionando a logística, aumentando filas em unidades recebedoras e reduzindo a capacidade de negociação do produtor rural.

Publicidade

Diante desse cenário, cresce o uso do silo bolsa como alternativa temporária ou complementar para armazenagem dentro das fazendas. Para o vice-presidente Oeste da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), Gilson Antunes de Melo, o déficit de armazenagem continua sendo um dos principais desafios estruturais enfrentados pelo produtor mato-grossense, comprometendo o planejamento da propriedade e reduzindo a autonomia do produtor na hora de comercializar a produção.

“Quando chega o momento da colheita, o produtor muitas vezes não tem onde armazenar a produção. Em várias cidades de Mato Grosso há apenas um ou dois armazéns, e todos acabam colhendo praticamente no mesmo período. Com isso, surgem as filas para descarregar e o produtor fica dias com os caminhões aguardando. Esse atraso afeta diretamente a colheita, reduz a produtividade e compromete a rentabilidade. Na prática, ele acaba ficando refém das tradings e de quem tem estrutura para receber e armazenar esse produto. E, claro, sem o produto em mãos, ele não consegue negociar no momento que considera mais adequado, mas sim quando o mercado está comprando. Se ele tivesse o produto estocado dentro da própria propriedade, com estrutura de armazenagem, poderia escolher o melhor momento para vender, conseguindo melhores preços e maior rentabilidade”, pontuou.

Diante desse cenário, Gilson avalia que o silo bolsa tem se consolidado como uma alternativa eficiente e economicamente viável para ampliar a capacidade de armazenagem dentro das propriedades.

“O silo bolsa caiu como uma luva nesse cenário. Se considerarmos que a capacidade de armazenagem cobre cerca de 50% da safra, o restante acaba ficando na lavoura ou nos caminhões. Nesse contexto, a silo bolsa se tornou uma das primeiras alternativas dos produtores para armazenar a produção. Ela não exige um custo elevado para implantação, mantém a qualidade dos grãos e permite que o produtor comercialize em um momento mais estratégico, quando o mercado não está em plena colheita, o que geralmente resulta em melhores preços. Hoje, depois dos armazéns convencionais, a silo bolsa é uma das alternativas mais viáveis, especialmente para a segunda safra. É uma solução que garante a conservação do produto com um custo relativamente baixo, considerando os benefícios que oferece”, salientou Gilson Antunes de Melo.

De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), embora Mato Grosso possua a maior capacidade instalada do país, com cerca de 57,9 milhões de toneladas, esse volume é suficiente para armazenar 52% da produção total de grãos do estado, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e 56% se considerada apenas as culturas de soja e milho, gerando um déficit estimado em 45,28 milhões de toneladas. Esse descompasso evidencia um gargalo estrutural, no qual a expansão da produção supera de forma consistente a evolução da infraestrutura.

Publicidade

O produtor rural de Campos de Júlio, Ivo Frohlich Júnior, relata que a falta de espaço para armazenar a produção dentro da propriedade muda completamente a dinâmica da colheita e da venda do milho.

“O principal motivo que nos levou a adotar o uso da silo bolsa foi a possibilidade de obter um preço melhor. Na entressafra, é possível alcançar valores mais atrativos, o que acaba compensando todos os custos do sistema e garantindo rentabilidade. Outro ponto importante é a questão do frete, já que a contratação de caminhões, especialmente no caso do milho, eleva significativamente os custos logísticos. Além disso, há também os descontos praticados pelas empresas e os custos de armazenagem. Com a silo bolsa, o produtor ganha mais autonomia, uma vez que ele fica livre para negociar no mercado, vender para quem quiser e quando puder, inclusive para o mercado interno, sem pagar custos de armazenagem. Para mim, ela continua sendo uma das melhores opções disponíveis”, afirmou.

Na prática, o uso do silo bolsa tem ganhado cada vez mais espaço entre os produtores como alternativa para ampliar a autonomia na armazenagem e melhorar a estratégia de comercialização. Para Ivo, a ferramenta já se tornou essencial dentro da propriedade, principalmente diante das limitações da estrutura tradicional de armazenagem no estado.

“Para mim, a silo bolsa se tornou uma ferramenta indispensável. Sem sombra de dúvida, o produtor que ainda não utiliza essa alternativa acaba deixando muito dinheiro para as tradings. Eu vejo a silo bolsa como uma das tecnologias de armazenamento que chegaram para ficar e que têm sido cada vez mais utilizadas. Quem adotou essa ferramenta até hoje, em geral, não se arrepende, justamente pelos benefícios que ela oferece. E a tendência é que cada vez mais produtores passem a utilizá-la”, disse Ivo.

Devido ao aumento constante da produção e da defasagem estrutural, o uso do silo bolsa surge como uma alternativa cada vez mais presente no campo, enquanto o setor busca soluções de longo prazo para equilibrar a oferta de grãos e a capacidade de armazenamento no estado. Para a entidade, ampliar a infraestrutura de armazenagem segue como uma das pautas estratégicas para o fortalecimento do setor. (com Marina Cintra/Assessoria Aprosoja)

Publicidade

Fonte: CenárioMT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Mato Grosso

Mato Grosso lança Concurso de Qualidade do Café para valorizar produtores e impulsionar cafés especiais

Publicado

em

Concurso de Qualidade do Café de Mato Grosso será lançado em Colniza – Foto: Vânia Neves

 

A cafeicultura mato-grossense ganhará um importante incentivo neste mês com o lançamento oficial do Concurso de Qualidade do Café de Mato Grosso. A iniciativa será apresentada no próximo dia 20 de junho, às 8h, em Colniza, município localizado no noroeste do estado, considerado uma das principais regiões produtoras de café da agricultura familiar.

Promovido pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), com apoio da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e parceria do Sebrae Mato Grosso, o concurso busca reconhecer os melhores cafés produzidos no estado, incentivar a excelência na produção e ampliar a visibilidade dos produtores mato-grossenses no mercado nacional.

Colniza será palco do lançamento

Publicidade

A cerimônia de lançamento ocorrerá no Ginásio Esportivo, ao lado do Centro Cultural de Colniza, reunindo produtores rurais, técnicos, pesquisadores, lideranças do agronegócio e representantes de instituições ligadas à cadeia produtiva do café.

A expectativa é que o evento marque uma nova etapa para a cafeicultura estadual, fortalecendo a produção de cafés especiais e incentivando investimentos em qualidade, inovação e sustentabilidade.

Produção de café cresce em Mato Grosso

Nos últimos anos, Mato Grosso tem ampliado sua presença no mercado de cafés especiais. Regiões como Colniza e municípios vizinhos vêm conquistando destaque pela qualidade dos grãos produzidos, resultado de investimentos em assistência técnica, pesquisa, capacitação e adoção de boas práticas agrícolas.

O avanço da cafeicultura tem proporcionado novas oportunidades de renda para agricultores familiares, além de fortalecer a diversificação da produção rural em diversas regiões do estado.

Publicidade

A busca por cafés diferenciados e de alta qualidade também tem aberto portas para novos mercados e agregado valor ao produto mato-grossense.

Concurso vai premiar os melhores cafés do estado

Segundo os organizadores, o Concurso de Qualidade do Café de Mato Grosso foi criado para estimular a melhoria contínua da produção e valorizar os produtores que investem em qualidade.

Durante as etapas da competição, os lotes inscritos passarão por avaliações técnicas que deverão considerar critérios como:

Além do reconhecimento aos vencedores, o concurso pretende fortalecer a imagem do café produzido em Mato Grosso e ampliar a competitividade da cadeia produtiva.

Publicidade

Agricultura familiar será protagonista

Grande parte da produção cafeeira do estado está concentrada em propriedades familiares, que encontram no café uma importante fonte de geração de renda.

A iniciativa busca justamente fortalecer esse segmento, incentivando os produtores a investirem em processos que elevem a qualidade final da bebida e aumentem as oportunidades de acesso a mercados mais valorizados.

Especialistas destacam que concursos de qualidade costumam impulsionar melhorias em toda a cadeia produtiva, estimulando o aperfeiçoamento das técnicas de manejo, colheita e beneficiamento.

Evento reforça valorização dos cafés especiais

Publicidade

O crescimento do mercado de cafés especiais tem transformado a forma como os consumidores enxergam o produto. Características como aroma, sabor, acidez, doçura e rastreabilidade passaram a ter papel decisivo na valorização dos grãos.

Nesse cenário, iniciativas como o Concurso de Qualidade do Café de Mato Grosso contribuem para posicionar o estado entre os novos polos brasileiros de produção de cafés diferenciados.

Com o lançamento oficial em Colniza, a expectativa é ampliar a visibilidade dos produtores mato-grossenses e fortalecer uma atividade que vem ganhando importância econômica e social no estado.

Serviço:

Evento: Lançamento do Concurso de Qualidade do Café de Mato Grosso

Publicidade

Data: 20 de junho de 2026

Horário: 8h

Local: Ginásio Esportivo, ao lado do Centro Cultural, em Colniza (MT)

A iniciativa reforça o compromisso de Mato Grosso com o fortalecimento da agricultura familiar e com a valorização de produtos que conquistam cada vez mais espaço no mercado brasileiro.

Fonte: CenárioMT

Publicidade

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Tendência