Economia
Mercado de etanol se aquece no Centro-Sul com avanço da moagem e maior demanda

Indústrias; fábricas,Usina de Cana Estivas
O mercado de etanol hidratado e anidro apresentou aquecimento na última semana no estado de São Paulo, segundo levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). O aumento da atividade por parte dos compradores, que atuaram em diversos estados do Centro-Sul, contribuiu para esse movimento. Apesar da maior oferta registrada em algumas regiões, em função da melhora nas condições climáticas e do avanço da moagem da cana-de-açúcar, as usinas mantiveram firmeza nos preços, resistindo à pressão por valores mais baixos.
Entre os dias 5 e 9 de maio, o Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado fechou em R$ 2,7236 por litro (valor líquido de ICMS e PIS/Cofins), representando uma alta de 0,19% em comparação com a semana anterior. Já o etanol anidro, também comercializado no mercado spot, foi cotado em R$ 3,1230 por litro, líquido de impostos, com elevação de 0,76% no mesmo comparativo.
O cenário reflete uma reação do mercado neste início da safra 2025/26, ainda marcada por oscilações entre oferta e demanda. A movimentação reforça a importância do acompanhamento contínuo das condições climáticas e do ritmo de moagem, fatores que seguem determinando o comportamento dos preços no setor sucroenergético.
Fonte: CenarioMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
Economia
477 produtos serão avaliados no Prêmio Queijos do PR

Imagem: Faep
O Prêmio Queijos do Paraná vai revelar, nesta semana, os melhores derivados lácteos de diferentes tipos produzidos no Estado. O evento será realizado nos dias 29 e 30 de maio, no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba. No total, 477 produtos de 76 municípios serão avaliados por um júri técnico, segundo critérios técnico-sensoriais. A iniciativa também contempla o Concurso Excelência em Muçarela – Edição Pizza, que vai eleger os melhores queijos para esta aplicação gastronômica.
Realizado por um comitê-gestor formado pelo Sistema FAEP, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Sebrae-PR, Sistema Fecomércio-PR e Sindileite-PR, o Prêmio Queijos do Paraná conta com 21 categorias, de acordo com o tipo de queijo e de leite utilizado (de vaca, cabra, ovelha ou búfala), além de criações especiais. O objetivo da iniciativa é dar visibilidade aos queijos produzidos no Paraná, colocando-os em posição de destaque, valorizando a cadeia produtiva como um todo.
“Com o Prêmio Queijos do Paraná, nós criamos uma vitrine para colocar nossos produtos e produtores no lugar de destaque que merecem. O Paraná produz queijos de ponta e tem queijeiros que já receberam até prêmios internacionais. Queremos amplificar ainda mais essa excelência”, diz o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette.
No dia 30 de maio, os produtos habilitados serão avaliados simultaneamente, por jurados formados pelo próprio Prêmio Queijos do Paraná. De acordo com os critérios técnico-sensoriais, o júri vai atribuir nota a cada um dos concorrentes. Os queijos que obtiverem pontuação superior a 18 (em um total possível de 20), receberão medalha de ouro. Os que fizerem entre 16 e 18 pontos, ganharão medalha de prata. Por fim, os que tiverem entre 14 e 16 pontos levarão o bronze.
Em uma segunda etapa, os produtos condecorados com a medalha de ouro passarão por uma nova avaliação. Dez desses concorrentes serão premiados também com a medalha super ouro. Por fim, em fase final realizada no auditório do MON, os dez super ouro serão submetidos a um novo julgamento, em que cada um será defendido por um jurado. O produto que obtiver a melhor nota será eleito o melhor queijo do concurso.
Concurso Excelência em Muçarela
Novidade nesta edição, o Concurso Excelência em Muçarela – Edição Pizza será realizado no dia 29 de maio. O objetivo da iniciativa é eleger e premiar as melhores muçarelas de pizza, a partir de características como derretimento, elasticidade e fatiabilidade. Os produtos também serão julgados a partir de critérios sensoriais.
No total, 37 inscritos de 28 municípios oram habilitados a participar do concurso. Os jurados avaliarão um concorrente por vez. Cada queijo será ralado, fatiado e utilizado no preparo da pizza, seguindo os mesmos protocolos. Os jurados farão, na hora, a mensuração e as análises, também de acordo com os critérios pré-estabelecidos.
Minicursos e palestras
Além de celebrar os melhores derivados lácteos produzidos no Estado, o Prêmio Queijos do Paraná também trará uma série de ações voltadas ao fortalecimento desta cadeia produtiva. A programação contempla minicursos e palestras gratuitos, desde temas voltados a produtores de leite até assuntos de interesse do mercado consumidor. Entre os palestrantes estão a premiada chef Manu Buffara e o chef Rui Morshel, referência em cultura gastronômica paranaense.
Há desde palestras sobre o mercado de queijos (que será proferida por Rodrigo Magalhães, que tem mais de 20 anos de experiência na indústria) até sobre o papel dos queijistas com o mercado consumidor (com o queijista Tiago Pascoal). Também haverá apresentação de cases de sucesso e um painel sobre tecnologias e inovações queijeiras.
Além disso, Manu Buffara apresentará a palestra “Jornada de Sabores, Desafios e Empreendedorismo”, com direito a um menu degustação. Outro chef badalado, Rui Morshel falará sobre a importância de se utilizar as mídias sociais a favor de seu negócio. As inscrições para as palestras podem ser feitas neste link.
No dia 29, os minicursos enfatizam receitas com queijos, como strudel com queijo colonial e croquete de cracóvia com queijos paranaenses – ambos, ministrados pelos chefs Débora Borba e Paulo Bedin. Também haverá títulos de harmonização de queijos com cervejas, vinhos e cafés especiais. No dia 30, os minicursos enfatizam opções como pizza, fonduta de queijo com cubinhos de frango e aligot de queijo acompanhado de cordeiro. As vagas para os minicursos já estão esgotadas.
(Com FAEP)
Fernanda Toigo
Colaborou: Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
Economia
CVale Alimentos consolida sua força e posicionamento

Equipe comercial à frente do estande da CVale Alimento na Apas, em São Paulo
A CVale Alimentos, marca comercial da C.Vale, consolidou sua força e posicionamento no mercado nacional na Apas Show 2025, o maior evento supermercadista da América Latina, realizado entre os dias 12 e 15 de maio, em São Paulo (SP).
Com um estande amplo e inovador, centenas de visitantes passaram pelo espaço para reforçar a parceria, fortalecer o relacionamento e fazer bons negócios. “Participamos da Apas Show para mostrar todo o cuidado que colocamos em cada produto do nosso portfólio. O consumidor de hoje quer saber de onde vem o alimento que consome e nós, da C.Vale, temos orgulho de mostrar nosso compromisso com a cadeia produtiva, com a qualidade e a sustentabilidade”, afirmou o diretor industrial da cooperativa Reni Girardi.
O estande também foi espaço para fortalecer vínculos com redes varejistas, distribuidores e parceiros estratégicos. “A feira é uma vitrine importante para quem quer crescer com solidez. É aqui que apresentamos as novidades, ouvimos nossos clientes e geramos novas oportunidades de negócios. A presença na Apas Show reforçou o crescimento da cooperativa como uma fornecedora competitiva e confiável”, explicou o gerente comercial da C.Vale, Fernando Aguiar.
Novidades de sucesso
Com uma linha completa de cortes de frango, tilápia e industrializados, a CVale Alimentos lançou, no evento, dois novos produtos: os Cubos de Frango e as Tiras de Frango, ambos cozidos, levemente temperados e práticos para compor as mais diferentes receitas. Outra novidade foi a apresentação ao mercado do projeto Store in Store, uma estratégia de varejo que consiste na montagem de um espaço exclusivo da marca dentro do supermercado, atuando como um ponto de venda independente, mas integrado ao ambiente.

(Com Assessoria de Imprensa C.Vale)
Fernanda Toigo
Colaborou: Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
Economia
Startup do Paraná simplifica a capacitação de vendas no agronegócio

Marcelo Curbete, diretor da Pro Solus, e Fabrício Pelloso Piurcosky, head de Inovação do Grupo Integrado, criaram a primeira startup do Brasil que oferta a jornada completa de treinamentos pelo WhatsApp às equipes comerciais do agronegócio – Ana Carolina Menechini
Os vendedores do agronegócio ganharam um novo aliado para auxiliar nos conhecimentos técnicos dos produtos comercializados e nas necessidades individuais para fechar mais vendas. Esses são os grandes diferenciais da AGREDU; primeira startup de educação do Brasil voltada às empresas do agro.
A plataforma disponibiliza a jornada completa de treinamentos [Mapa de Habilidades, Conteúdo Personalizado e Comunidade Exclusiva] ao time de vendas, direto pelo WhatsApp, e responde dúvidas em tempo real. Ao entrar pela primeira vez, o usuário faz um teste que avalia dez habilidades socioemocionais, que são essenciais para vendedores.
Após o teste, a Inteligência Artificial embutida analisa o perfil do aluno, identifica os pontos fortes, as áreas que precisam ser desenvolvidas e oferece um plano de capacitação contínuo, personalizado e sob medida; tudo para ajudar no fechamento das vendas.
O material multimídia tem vídeos, áudios, questões interativas e outros formatos para moldar o aprendizado à forma como o aluno melhor absorve o conteúdo. O usuário também acessa uma Comunidade Exclusiva do agronegócio que traz informações extras, troca de experiências com outros profissionais do ramo, recebe mentorias, participa de eventos, atualizações e tendências do mercado.
Soma de conhecimentos
A AGREDU é fruto da parceria entre a Pro Solus – desenvolvedora de soluções tecnológicas para o agronegócio – com o Grupo Integrado; instituição paranaense de ensino com 38 anos de mercado, que tem um ecossistema de inovação para fomentar a mentalidade empreendedora e também um Corporate Venture Capital (CVC) de R$ 5 milhões para investir em startups.
“Identificamos que os profissionais da área comercial tinham dificuldades no fechamento de vendas, muitas vezes em razão da falta de conhecimento técnico sobre os produtos e da ausência de algumas habilidades comerciais e interpessoais” explica Marcelo Curbete, diretor da Pro Solus.
Dessa forma, a Pro Solus forneceu subsídios financeiros, técnicos e de mercado para a definição do projeto inicial, enquanto o Grupo Integrado investiu parte de seu CVC, contribuiu com especialistas para desenvolver materiais sobre comunicação, mercado, habilidades relacionais e outros temas de vendas.
Crescimento acelerado
Em menos de 30 dias após o lançamento, a AGREDU já atende cerca de 460 usuários e ficou entre as três finalistas do Prêmio Bett Brasil Edtech Awards, concorrendo na categoria Early Stage. As metas para a plataforma são ambiciosas e os investidores pretendem atingir 14 mil usuários do agronegócio até 2027.
“Buscar projetos e parcerias que fomentem a inovação faz parte do nosso DNA. Queremos investir ainda mais em startups do agro, da saúde, da educação e que estão relacionadas aos nossos negócios”, explica Fabrício Pelloso Piurcosky, head de Inovação do Grupo Integrado. Em outubro de 2024, a instituição paranaense investiu outro montante de seu CVC na fintech Baasic.
O acesso ao AGREDU é por meio de uma assinatura individual, que pode ser cancelada a qualquer momento. No plano mensal sai por R$ 79,90.
Sobre o Grupo Integrado
O Grupo Integrado foi fundado em 1986 com o objetivo de oferecer educação básica de qualidade à população de Campo Mourão–PR e região. Diante da necessidade de ampliar o acesso ao ensino superior na cidade, em 1997 foi criada a Faculdade Integrado de Campo Mourão, que em 2017 tornou-se o Centro Universitário Integrado.
Atualmente, o Integrado oferece mais de 60 cursos de graduação nas modalidades presencial, semipresencial e a distância — incluindo áreas como Medicina e Odontologia — além de mais de 70 cursos de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento.
O Grupo também é composto pelo Instituto Integrado de Ciência e Tecnologia (IN2), Integrado Genética, Super Professor e Coonect.se. Recentemente, recebeu destaque nacional com a criação da primeira vertical do agronegócio brasileiro: a BeAgro Integrado, que une educação, inovação e tecnologia para formar profissionais preparados para os desafios do setor.
Em 2022, lançou o Integrow — Ecossistema de Inovação Integrado, promovendo uma cultura de empreendedorismo, pesquisa aplicada e inovação. Em 2024, avançou ainda mais com a criação de uma frente de negócios voltada ao investimento em startups por meio do seu Corporate Venture Capital (CVC), além da inauguração de um espaço interativo de aprendizado no Família Shopping, fortalecendo o vínculo com a comunidade local e oferecendo novas experiências educacionais.
Com mais de três décadas de história, o Grupo Integrado segue firme em sua missão de transformar vidas por meio da educação, formando profissionais e cidadãos preparados para atuar de forma ética, responsável e inovadora na sociedade.
Crédito da imagem – AGREDU
Relacionamento com a imprensa | www.grupointegrado.br
Mem Comunicação – www.memcomunicacao.com.br
João Alécio Mem – (41) 9 9124-9748 – joaoalecioassessoria@gmail.com
Marlise Groth Mem – (41) 9 9908-0511 – marliseassessoria@gmail.com
Jornalismo / Assessoria de Imprensa / Consultoria em Comunicação e Eventos / Produção e Revisão de Conteúdo
@mem_e_mem_agencia_de_noticias
Colaborou: Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
-
Agricultura6 dias atrás
Agricultura – Adjuvantes nas aplicações de agroquímicos será tema de apresentações em Jaboticabal e Ribeirão Preto
-
Agronegócio6 dias atrás
Queda de preço do frango pode aliviar um pouco inflação
-
Agronegócio6 dias atrás
Expocafé destaca portfólio robusto da Albaugh e ampliação do registro do inseticida Afiado®
-
Agronegócio6 dias atrás
Cotações Agropecuárias: Maior oferta interna de carne de frango provoca queda na carne de boi
-
Agronegócio6 dias atrás
Preços de suínos avançam em maio com pequenas variações
-
Pecuária6 dias atrás
Anuário ASBIA 2025 apresenta raio-x completo do mercado de genética bovina com números e depoimentos de especialistas em corte e em leite
-
Transporte6 dias atrás
PF deflagra operação contra crimes financeiros cometidos por associação criminosa em Rondônia
-
Transporte6 dias atrás
Quatro dos cinco fugitivos do presídio de Água Boa foram recapturados