Transporte
Corpo de Bombeiros realizou 933 resgates de animais silvestres e domésticos em MT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou o resgate de 933 animais em situação de risco, entre os meses de janeiro e março deste ano, em diversos municípios do Estado. As ocorrências envolveram tanto animais silvestres quanto domésticos, frequentemente encontrados em locais perigosos, como telhados, árvores ou nas proximidades de vias movimentadas.
O caso mais recente ocorreu em Campo Verde (a 139,2 km de Cuiabá), na última sexta-feira (04.4), e envolveu o resgate de uma anta de grande porte. O animal estava transitando pelo centro da cidade quando arrombou a cerca de proteção de um posto de combustível.
No local, os bombeiros da 11ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (11ª CIBM) realizaram a contenção do animal, que se encontrava bastante assustado e exausto. A anta foi colocada na carroceria da viatura para ser transportada a um local seguro fora do perímetro urbano e, posteriormente, ser devolvida ao seu habitat natural.
No entanto, após ser colocada na carroceria, devido ao seu porte e força, o animal se debateu e acabou quebrando o vidro traseiro central da viatura. A equipe então conseguiu amarrar as quatro patas da anta para garantir a segurança durante o transporte.
Orientação
Diante desse cenário, o CBMT reforça a importância de que o cidadão não tente atuar em ocorrências desta natureza por conta própria. É fundamental que a população evite qualquer tipo de interação direta com o animal até a chegada da equipe de resgate.
Tentar capturar ou remover um animal sem o apoio de profissionais capacitados pode resultar em ferimentos, tanto para o animal quanto para a pessoa envolvida. Essa orientação é especialmente importante quando se trata de animais silvestres, que podem reagir de maneira imprevisível ao se sentirem ameaçados. Nessas situações, o risco de acidentes ou ataques é significativamente maior, especialmente sob estresse.
A recomendação é de acionar imediatamente o telefone de emergência 193. Assim, os bombeiros militares poderão realizar o resgate de forma segura e eficiente.
Transporte
Congresso Internacional de Incêndios Florestais reforça compromisso global com a preservação

CBMMT
Encerrado nesta quarta-feira (18.6), o Congresso Internacional de Gestão de Incêndios Florestais promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) teve início na segunda-feira (16), promovendo três dias de intensos debates, palestras e capacitações voltados à prevenção e combate aos incêndios florestais.
O evento reuniu especialistas nacionais e internacionais em Cuiabá, consolidando-se como um espaço fundamental para o compartilhamento de estratégias de manejo do fogo, inovação tecnológica e articulação entre instituições. A programação reforçou a urgência de ações coordenadas, principalmente diante dos desafios impostos pela estiagem.
Nesta quarta-feira, o congresso contou com a presença de importantes nomes do cenário internacional, como Alfredo Nolasco Morales, coordenador para a América Latina do Centro Interagências Canadense de Incêndios Florestais (CIFFC), e César Alberto Robles Gutiérrez, da Comissão Florestal Nacional do México, que abordaram as práticas adotadas em seus países no enfrentamento aos incêndios de grandes proporções.
Também palestraram Ramon Santos, responsável pelo Plano Estratégico de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais da Arauco 2025 (Chile); Moisès Galán Santano, chefe de Coordenação Central na Catalunha (Espanha); Jordi Vendrell, da Fundação Pau Costa; Rodrigo Jorquera, gerente de proteção contra incêndios florestais da CONAF (Chile); e o Major Philippe Sallenave, representante da Defesa Civil da França e referência na doutrina europeia de combate aos incêndios.
A programação foi complementada por minicursos técnicos, entre eles o curso “Comportamento Extremo do Fogo e Segurança Pessoal”, ministrado pelo professor Dr. Domingos Xavier Viegas, da Universidade de Coimbra (ADAI), e o curso de “Estratégias e Táticas de Combate Aéreo em Incêndios Florestais”, com Átila Machado de Oliveira, da FIRE.
Durante o encerramento do congresso, o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, destacou a evolução do trabalho em incêndios florestais nos últimos anos e a importância de promover uma abordagem estruturada e integrada sobre o tema.
“Eu me lembro que há oito anos conversávamos sobre incêndios florestais, que aqui no estado olhávamos o incêndio florestal de forma sistemática e não apenas pontual. Fizemos proposituras e definimos eixos importantes a serem fortalecidos para termos uma resposta mais adequada. Lembro de falarmos que era necessário estruturar os bombeiros militares do país, brigadas, normativas. E, olhando para este evento hoje, vejo que o que ele trouxe foi exatamente o que gostaríamos: trazer todas as temáticas de forma sistemática, com palestras científicas, pesquisadores, novas tecnologias para aplicar no cenário operativo e troca de experiências.”
Na oportunidade o comandante reafirmou o impacto positivo do congresso.
“Esse evento mostrou que é preciso. Nós esperamos que os senhores saiam com conhecimento, troca de experiências e conexões. Que esse evento possa mudar a sua empresa, o seu setor e o seu país. Que a nossa experiência mostre para os países de vocês como o Brasil e o estado de Mato Grosso estão comprometidos com a preservação ambiental e com a temática dos incêndios florestais. Carreguem com os senhores que o nosso país tem pessoas engajadas e comprometidas com a causa.”
Patrocínio
O Forest Fire – Congresso Internacional de Gestão de Incêndios Florestais conta com o patrocínio da empresa multinacional Forest Fire, da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), da Aero Agrícola Rondon, do Fórum Agro e da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), da empresa Vallfirest (VTF), da MSA Safety Incorporated – Produtos de Segurança Sofisticados (MSA), e da Cervejaria Louvada.
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Gefron apreende 75 tabletes de entorpecentes e armas na zona rural de Cáceres

O Grupo Especial de Fronteira (Gefron) apreendeu, nesta quarta-feira (18.6), 75 tabletes de entorpecentes, além de duas armas de fogo, na zona rural do município de Cáceres (a 220 km de Cuiabá), na Comunidade do Limão, região próxima à fronteira com a Bolívia.
Durante patrulhamento na BR-070, uma equipe do Gefron visualizou um grupo de pessoas caminhando às margens da rodovia, carregando mochilas. Diante da suspeita de tráfico de drogas na modalidade conhecida como “mula humana”, os policiais tentaram realizar a abordagem, momento em que foram recebidos a tiros e houve revide por parte da equipe.
Após a troca de tiros, os policiais realizaram buscas na mata e localizaram dois suspeitos feridos. Eles foram socorridos e encaminhados ao Hospital Regional de Cáceres, mas não resistiram aos ferimentos. Os demais envolvidos conseguiram fugir.
Na ação, foram apreendidas quatro mochilas contendo 35 tabletes de cloridrato de cocaína, totalizando 25,4 quilos, droga avaliada em aproximadamente R$ 635 mil, e 40 tabletes de skank (conhecido como supermaconha), com peso de 12,9 quilos e valor estimado em R$ 38,7 mil. Também foram encontradas uma espingarda semi automática calibre 12, um revólver calibre 38 e munições.
Todo o material foi encaminhado à Delegacia Especial de Fronteira (Defron), que dará continuidade às investigações.
A ação faz parte da operação integrada Protetor das Fronteiras e Divisas, que recebe apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e da operação Tolerância Zero, do Governo do Estado.
Transporte
Suspeito de esfaquear esposa é preso em flagrante pela Polícia Militar

PMMT
Equipes militares da 5ª Companhia Independente prenderam, na madrugada desta quinta-feira (19.6), homem de 28 anos, suspeito de esfaquear a esposa, de 29 anos, no município de Sapezal (510 km de Cuiabá). A vítima golpeada cerca de 15 vezes, foi socorrida e encaminhada para uma unidade de saúde.
Segundo o boletim de ocorrência, por volta das 1h40, o próprio suspeito teria acionado uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) relatando o crime e que tentaria contra a própria vida, com um espelho.
Em seguida, a vítima acionou a Polícia Militar e afirmou ter sido esfaqueada pelo marido. A vítima contou que estava com fraqueza e prestes a desmaiar. A mulher foi resgatada e encaminhada para uma unidade de saúde, com aproximadamente 15 facadas desferidas pelo suspeito.
Após a denúncia, os policiais militares se deslocaram ao local informado e durante o trajeto, receberam novas informações de que o homem, em um veículo Prisma, branco, teria fugido da casa, em alta velocidade.
Os policiais militares intensificaram o policiamento na região e abordaram o suspeito na Avenida Antônio André Maggi, esquina com a Avenida das Hortênsias. O homem apresentava um comportamento bastante exaltado e com o corpo coberto de sangue.
Após ser questionado o homem alegou que estava tentando socorrer a esposa. Os policiais se deslocaram para o imóvel do casal e encontraram uma faca com vestígios de sangue dentro da pia da cozinha.
O homem foi encaminhado à delegacia para registro do boletim de ocorrência.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
-
Agronegócio7 dias atrás
Preço do algodão atinge alta histórica e reforça necessidade de gestão e investimento no campo
-
Meio Ambiente7 dias atrás
Produtores rurais encontram no crédito de carbono uma aliada para fortalecer a preservação ambiental
-
Pecuária7 dias atrás
Safrinha Reduz Custo de Confinamento e Garante Margem ao Pecuarista em Maio de 2025
-
Agronegócio7 dias atrás
ABPA comemora retomada das exportações brasileiras de carne de frango para o México
-
Agronegócio7 dias atrás
Produção de carne bovina recua no 1º trimestre, mesmo com aumento nos abates, aponta IBGE
-
Meio Ambiente4 dias atrás
Alta tecnologia e sustentabilidade impulsionam conversão de pastagens no Brasil
-
Pecuária4 dias atrás
Recordes nos embarques de carne e nos abates de fêmeas ditarão os preços do boi gordo
-
Mato Grosso7 dias atrás
Seciteci prorroga prazo de inscrições de processo seletivo com 1.160 vagas para cursos técnicos