Conecte-se Conosco

Transporte

Roubo de cargas: Qual é o Estado com maior incidência?

Publicado

em

Fotos: Chico Ribeiro

 

O Sudeste foi a região recordista em prejuízos envolvendo roubo de cargas, avançando de 82,9% em 2023 para 83,6% em 2024. São Paulo totalizou 45,8% dos sinistros, seguido por Rio de Janeiro (25%) e Minas Gerais (12,1%). A respeito das demais regiões, oNordeste somou 11,7% dos sinistros, à frente do Sul (2%), Centro-oeste (1,8%) e Norte (0,9%).

A divisão dos prejuízos se assemelha à de 2023, exceto pelo Sul, que apresentou redução de 6,5% para 2%. Os dados foram divulgados no report “Análise de Roubo de Cargas” de 2024 da Nstech, empresa líder em software, que atua com o propósito de promover estradas mais eficientes e seguras.
Os números, obtidos pelas três gerenciadoras de risco do grupo , reforçam que ainda que o Rio de Janeiro apareça em segundo lugar no ranking anual, o Estado chama atenção, uma vez que o percentual de prejuízo subiu de 18,9% para 25% na comparação entre 2023 e 2024.

O movimento passa a preocupar o setor, revelando uma possível tendência para 2025. Situação inédita no terceiro trimestre de 2024 foi que as incidências no Estado do Rio (45,8%) ultrapassaram São Paulo (36,6%), que era o principal polo de sinistros do país até então.

Publicidade

Taxa de sinistros evitados em 202

Ao longo de 2024, as empresas de gestão de risco da nstech gerenciaram mais de R$ 2,1 trilhões em cargas. Nesse período, a taxa de sinistros evitados/recuperados ficou acima de 74%. A taxa de sinistralidade – prejuízo final x valores gerenciados – atingiu o melhor índice: a redução foi de 32% no comparativo 2023 x 2024, ou seja, um recorde em redução de prejuízos para os clientes finais e o mercado securitário.
“Isso por conta de investimentos nos nossos três pilares: pessoas, processos e tecnologia. A obtenção desses números é possível a partir da análise de uma gama de dados que nos auxiliam na previsão de ocorrência de sinistro ou não. Com avanços da tecnologia, é possível ser mais assertivo na conclusão se aquilo é um sinistro ou um alarme falso por falha do motorista ou do equipamento, por exemplo”, sinaliza Maurício Ferreira, Vice-Presidente de Inteligência de Mercado da nstech.

Incidência de sinistros por dias da semana e período

A nível nacional, o roubo de cargas continua concentrado à noite e ao longo das madrugadas (57,4%), com maior número de ocorrências às segundas-feiras (40%).

No Rio de Janeiro, as tardes (38%)foram os horários mais vulneráveis para roubos, enquanto quintas-feiras (21,8%) e quartas-feiras (18,5%)foram os dias mais perigosos.

Publicidade

Em São Paulo, o período mais crítico foi à noite (41,5%). Segunda-feira foi o dia da semana com maior incidência (26,8%). Em 2023, o dia correspondia a menos de 15% do total, um aumento de 11 pontos percentuais.

Já em Minas Gerais, o intervalo mais sensível do dia foi a madrugada, com 51% dos sinistros. 27,4% dos prejuízos se concentraram nas quintas-feiras no Estado.
Cargas fracionadas e gêneros alimentícios são os mais roubados

As operações com cargas fracionadas (mercadorias de diversos segmentos em um mesmo veículo) e produtos alimentícios foram as mais visadas pelas quadrilhas de roubo de cargas em 2024. Juntos, estes tipos de carga representaram 72,5% dos prejuízos, percentual superior ao de 2023, quando somaram 66,7% do total sinistrado. Os eletrônicos ficaram com a terceira posição do ranking que, em 2023, era ocupada pelos cigarros (hoje, representam apenas 2,5% do prejuízo total).

Seguindo a tendência dos anos anteriores, as cargas fracionadas sofreram ataques principalmente nas regiões urbanas. Nesses trechos, o valor sinistrado correspondeu a 33,1% do total. O estado mais crítico foi São Paulo, onde a ação dos criminosos concentrou 51,5% dos prejuízos.

Trechos urbanos foram os mais vulneráveis, com 34% do valor total
As áreas urbanas se mantiveram como os locais com maior concentração de abordagens das quadrilhas de roubo de cargas, representando 34,1% dos prejuízos. Durante 2024, se consideradas apenas áreas urbanas, os maiores prejuízos foram nas rotas RJ X RJ (29,9%) e SP X SP (26,6%).

Publicidade

Entre as rodovias, a BR-116 dobrou sua participação no percentual de prejuízo, passando de 6,1% em 2023 para 12% em 2024. O trecho mais vulnerável foi o SC x SP, com 14,8% dos prejuízos nessa rodovia. A participação da BR-101 também aumentou de 5,6% em 2023 para 7% em 2024. Nessa rodovia, o trecho RJ X RJ somou 32,9% dos prejuízos.

Ao longo de 2024, o ecossistema nstech acompanhou a sinistralidade no Brasil com a intenção de oferecer à cadeia logística um conjunto de informações qualificadas sobre o tema e, sobretudo, de promover a segurança nas estradas. “Os investimentos realizados pela nstech, ao longo desses últimos quatro anos, em ferramentas de cadastro de motoristas e veículos e de monitoramento nos possibilitam alcançar um nível mais alto de controle e previsibilidade, antecipando riscos de roubo com base em Inteligência Artificial e Machine Learning. Com isso, ao melhorarmos os nossos índices de sinistralidade, estamos agregando segurança às operações dos nossos clientes e evitando prejuízos de forma consistente, ano após ano, para transportadoras, operadores logísticos, embarcadores e mercado securitário”, finaliza Ferreira.

Fernanda Toigo

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade

Mídia Rural, sua fonte confiável de informações sobre agricultura, pecuária e vida no campo. Aqui, você encontrará notícias, dicas e inovações para otimizar sua produção e preservar o meio ambiente. Conecte-se com o mundo rural e fortaleça sua

Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Transporte

Polícia Civil prende em flagrante pai suspeito de matar filha de 12 anos em Várzea Grande

Publicado

em

PJC

 

Um homem suspeito de agredir a sua filha, de 12 anos, até a morte foi preso em flagrante pela Polícia Civil, na noite de domingo (7.6), em ação realizada pelos policiais da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e Delegacia Especializada de Defesa da Mulher e Vulneráveis 24 horas de Várzea Grande.

O suspeito, de 42 anos, fugiu da residência onde ocorreram os fatos logo após o crime, mas posteriormente se apresentou à Polícia e foi preso em flagrante por feminicídio.

As investigações iniciaram após a equipe de plantão da DHPP receber informações sobre um possível homicídio ocorrido no bairro Serra Dourada, em Várzea Grande, tendo como vítima uma adolescente de 12 anos. A menor, Olga Beatriz Santos da Silva, deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Verdão, em Cuiabá, já sem vida e apresentando diversas lesões decorrentes de agressões físicas.

Publicidade

Diante da gravidade da ocorrência, os policiais civis, sob coordenação do delegado Nilson Farias, se deslocaram imediatamente até a unidade de saúde para apurar os fatos. Em entrevista com a mãe da vítima, ela relatou que foi até a residência do suspeito, pai da adolescente, por volta das 18 horas, para buscá-la.

Segundo a mãe, após insistir por várias vezes no portão da residência, o suspeito saiu do imóvel e afirmou que a filha não estava no local, alegando que ela estaria brincando na casa de uma vizinha. A mulher percebeu que o comportamento do suspeito era incomum e que suas informações não correspondiam à realidade. Em seguida, ele deixou o local correndo e fugiu em direção desconhecida.

Ao entrar na residência, a mãe encontrou a filha caída no chão de um dos quartos, desacordada, com diversas marcas aparentes de agressões pelo corpo e sem sinais vitais. Com ajuda de uma amiga, a mãe levou a adolescente à UPA do Verdão, onde a equipe médica confirmou o óbito.

Paralelamente, os investigadores seguiram para a residência onde ocorreram os fatos, realizaram o isolamento e preservação do local do crime e acionaram a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) para os exames periciais e levantamentos necessários.

Durante as diligências, a equipe recebeu a informação de que o suspeito havia se apresentado espontaneamente na Delegacia Especializada de Defesa da Mulher e Vulneráveis 24 Horas de Várzea Grande.

Publicidade

Os policiais se deslocaram até a unidade policial e realizaram a condução do investigado para a sede da DHPP, onde após ser interrogado, foi autuado em flagrante pelo crime de feminicídio, sendo representado ao Judicicário pela conversão da prisão em flagrante em preventiva.

Segundo o delegado responsável pelo flagrante, Nilson Farias, as agressões contra a menor iniciaram após o suspeito pegar uma conversa da filha com um menino em uma rede social, fato que, a príncipio, seria a motivação do crime.

A Polícia Civil segue com as investigações para o completo esclarecimento dos fatos, incluindo a apuração das circunstâncias e da motivação do crime.

Assessoria | Polícia Civil-MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Transporte

Criança de 4 anos é resgatada após ficar presa em banheiro de residência em Lucas do Rio Verde

Publicado

em

Divulgação

Uma criança de 4 anos foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros Militar na tarde desta sexta-feira (5), após ficar presa dentro do banheiro de uma residência localizada na Rua Amazonita, no bairro Tessele Júnior, em Lucas do Rio Verde.

De acordo com informações do 13º Corpo de Bombeiros Militar, familiares da criança compareceram pessoalmente ao quartel por volta das 12h para solicitar ajuda. Eles relataram que a menina havia entrado sozinha no banheiro e, acidentalmente, acionado o trinco interno da porta, ficando impossibilitada de sair.

Segundo os bombeiros, não havia acesso alternativo pela janela do imóvel e a criança estava bastante assustada com a situação.

Uma equipe de salvamento foi deslocada até o local para avaliar o cenário. Utilizando técnicas especializadas de resgate, os militares realizaram um sistema de alavanca na porta e conseguiram abrir o acesso com segurança.

Publicidade

A operação foi concluída com sucesso e sem ferimentos. Após o resgate, a criança foi entregue aos familiares e passa bem. O incidente terminou apenas com um grande susto para a família.

O Corpo de Bombeiros reforça a importância da supervisão de crianças pequenas em ambientes domésticos e orienta que, em situações semelhantes, a população acione imediatamente os serviços de emergência.

Fonte: CenárioMT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Transporte

Trabalhador de 32 anos morre em área industrial de Sorriso

Publicado

em

Divulgação

 

Uma ocorrência de emergência mobilizou o Corpo de Bombeiros na região da Idemar Riedi, ponto estratégico para o escoamento da safra em Mato Grosso, após um mal súbito fatal nesta quinta-feira (4).

O cenário, marcado pela intensa movimentação de cargas pesadas, transformou-se em local de luto com o falecimento prematuro de Eder William Mendes de Abreu. O motorista de carreta foi encontrado inconsciente ao lado de seu veículo.

Testemunhas que atuavam nas proximidades de um equipamento de limpeza a vapor notaram que o trabalhador não reagia a estímulos. Imediatamente, o protocolo de resgate foi acionado via telefone 193 em Sorriso.

Publicidade

A guarnição dos bombeiros identificou que Eder estava em parada cardiorrespiratória e iniciou as manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) ainda no pátio industrial, sob olhar atento de colegas de profissão.

Mesmo com o uso de desfibriladores e suporte avançado durante o trajeto até o Hospital Regional, o quadro clínico do motorista não apresentou evolução positiva, sendo o óbito confirmado na unidade de saúde.

Setor de transporte em MT lamenta perda de jovem profissional

Eder atuava em uma das atividades mais vitais para a economia do estado. Sorriso, como polo do agronegócio, depende diariamente de milhares de profissionais que garantem a logística de grãos e insumos.

As causas exatas da morte súbita ainda não foram detalhadas em laudo oficial. O caso agora segue para análise das autoridades competentes, que devem investigar se fatores de saúde pré-existentes contribuíram para o episódio.

Publicidade

A fatalidade gerou profunda comoção em grupos de caminhoneiros da região. O episódio reacende o alerta sobre a importância do acompanhamento preventivo de saúde para quem enfrenta as rotinas exaustivas do transporte rodoviário.

Fonte: CenárioMT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Tendência