Conecte-se Conosco

Transporte

Sesp realiza cadastro biométrico de visitantes em unidades prisionais da região metropolitana de Cuiabá

Publicado

em

Sesp-MT

 

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) realizou o cadastro biométrico de aproximadamente seis mil visitantes de cinco unidades prisionais da região metropolitana de Cuiabá. A implantação do sistema digital visa aumentar a segurança e evitar falsificações das Carteiras Individuais de Visitantes (CIV).

O acesso exclusivo por meio da biometria ocorre na Penitenciária Central do Estado (PCE), no Centro de Ressocialização Ahmenon Lemos Dantas, na Cadeia Pública de Várzea Grande, na Penitenciária Ana Maria do Couto e na Cadeia Pública de Chapada dos Guimarães. Essas unidades participaram do projeto piloto, que deve ser expandido para atender todas as 41 unidades prisionais de Mato Grosso.

A captação biométrica teve início há um ano e foi realizada pela Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária, através do Núcleo de Atendimentos aos Familiares e Visitantes, integrado a Superintendência de Políticas Penitenciárias. Somente na Cadeia Pública de Várzea Grande o cadastro ocorreu na própria penitenciária.

Publicidade

O secretário adjunto de Administração Penitenciária, Jean Gonçalves, destaca que o cadastramento biométrico de visitantes integra o processo de modernização e controle do sistema penitenciário de Mato Grosso. A medida tem como objetivo coibir a entrada de pessoas não autorizadas, evitando a introdução de materiais ilícitos e a prática de outros crimes.

“O governador Mauro Mendes investiu e vem investindo no sistema prisional e a tecnologia faz parte dessa restruturação na Segurança Pública”, afirmou.

O assistente penitenciário e gestor do Núcleo de Atendimento aos Familiares e Visitantes, Ailton Garcia, afirmou que a modernização, além de evitar falsificações, traz agilidade ao processo.

Com a efetivação do cadastro biométrico no Sistema de Gestão Penitenciária, o familiar se torna apto a realizar visitas em até dez dias, enquanto com a carteira física, o prazo era superior a 45 dias.

“O cadastro biométrico de visitantes resolve um problema antigo relacionado à falsificação de carteiras de visitantes em unidades prisionais e também proporciona mais agilidade no atendimento aos familiares das pessoas privadas de liberdade”, explicou Garcia.

Publicidade

Serviço

Visitantes da Cadeia Pública de Várzea Grande devem fazer o cadastro biométrico na própria unidade. Os demais devem se dirigir à Central Integrada de Alternativas Penais, na Rua Coronel Peixoto, n°85, bairro Bandeirantes, em Cuiabá, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. É necessário fazer agendamento prévio via WhatsApp: (65) 98130-0648.

Fabiana Mendes | Sesp-MT

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

Mídia Rural, sua fonte confiável de informações sobre agricultura, pecuária e vida no campo. Aqui, você encontrará notícias, dicas e inovações para otimizar sua produção e preservar o meio ambiente. Conecte-se com o mundo rural e fortaleça sua

Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Transporte

Polícia Militar prende em flagrante mulher que esfaqueou marido em Sinop

Publicado

em

PMMT

 

A Polícia Militar de Mato Grosso prendeu uma mulher, de 26 anos, por lesão corporal e tentativa de homicídio, na noite deste domingo (1.2), em Sinop. A suspeita foi presa em flagrante após desferir golpes de faca contra o esposo.

A equipe policial foi acionada para uma ocorrência em que um homem, de 57 anos, foi ferido por golpes de faca, no bairro Jardim Vindilina. De acordo com o relato de populares, a vítima foi atingida pela própria esposa.

Os militares se deslocaram até o endereço indicado e localizaram o homem caído ao solo com diversos ferimentos causados por faca. A vítima não conseguiu relatar sobre o ocorrido devido a gravidade do trauma. Uma unidade do Corpo de Bombeiros foi acionada para prestar os primeiros socorros e encaminhar a vítima até uma unidade de saúde.

Publicidade

Em seguida, a equipe entrou em diligências em buscas da suspeita que foi localizada. Questionada sobre a motivação do crime, a mulher não se pronunciou e foi detida, e encaminhada para a Polícia Judiciária Civil para demais providências e investigação do crime.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Leandro Assis | PMMT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Transporte

Operação Lei Seca para motocicletas termina com cinco prisões e 26 veículos removidos em Várzea Grande

Publicado

em

GGI-SESP

 

Uma operação da Lei Seca voltada exclusivamente para motocicletas, realizada na noite desta quarta-feira (28.1), em Várzea Grande, terminou com cinco prisões. Do total, uma foi por embriaguez ao volante, três por adulteração de veículo e uma por guarda ou transporte de droga para consumo pessoal. As abordagens ocorreram na Rua Iara, no bairro Jardim Glória.

De acordo com o relatório do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), 62 veículos foram fiscalizados durante a ação. Além das prisões, 30 multas foram aplicadas e 26 motocicletas removidas ao pátio.

Ao todo, a operação expediu 54 Autos de Infração de Trânsito (AIT). Desses, 19 foram por falta de licenciamento ou registro do veículo e 13 por ausência da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As demais infrações se referem a irregularidades diversas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Publicidade

A Operação Lei Seca é realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública, sob coordenação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), e contou com a participação de equipes do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPMTran), Polícia Militar, Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT), Polícia Penal, Sistema Socioeducativo, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e Guarda Municipal de Várzea Grande.

*Sob Supervisão de Alecy Alves

Maria Klara Duque* | Sesp-MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Transporte

Professor de escola cívico-militar é demitido após puxar orelha de aluna em MT

Publicado

em

PMMT

 

Uma aluna da Escola Cívico-Militar 13 de Maio, em Porto Alegre do Norte (1.139 km de Cuiabá), denunciou ter sido agredida com um puxão de orelha por um professor. O caso ocorreu no fim do ano passado, mas só veio à tona agora.

Após tomar conhecimento dos fatos, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) demitiu o profissional. A pasta informou, por meio de nota, ter adotado “imediatamente as providências cabíveis”.

A estudante foi acolhida pelo professor mediador da unidade com apoio da equipe psicossocial da Diretoria Regional de Educação (DRE), que segue acompanhando a rotina na unidade de ensino.

Publicidade

Ao mesmo tempo, estão sendo realizadas ações de conscientização junto à comunidade escolar “com foco na promoção do respeito, da convivência saudável e do bem-estar no ambiente educacional”.

APARECIDO CARMO/Da Redação/HNT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Tendência