Mato Grosso
Botelho reúne mais de 100 pessoas e apresenta propostas para zerar déficit na prefeitura

Fotos: Vanderson Ferraz
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União), reuniu com profissionais da área contábil, lideranças comunitárias e servidores para debater a situação fiscal de Cuiabá, que deve fechar o ano de 2024 com um déficit de R$ 1,7 bilhão. Além disso, a prefeitura se encontra com baixa capacidade de investimento, sem condições de buscar novas receitas, descontrole no gasto público, geração de novos gastos continuados em lastro financeiro e um endividamento crescente, o que resulta na baixa capacidade de financiamento das políticas públicas.
Durante o encontro, os participantes puderam apresentar diversas propostas, dentre elas, fomento aos eventos na cidade para gerar emprego e também dinheiro novo, um gabinete de governança central, vinculado ao gabinete do prefeito e ainda a redução da burocracia para incentivar a abertura de empresas, que poderão ser inseridas no plano de governo.
Botelho ressaltou a importância de ouvir quem vive o dia a dia das finanças de Cuiabá e quem sente o impacto da crise financeira da prefeitura que resulta na falta de investimentos e serviços ruins.
“Combate à corrupção, revisão dos contratos, alterar a legislação de incentivos fiscais, aumentar o controle para evitar a evasão fiscal são algumas das medidas necessárias para alterar a realidade financeira de Cuiabá. O próximo gestor precisa mudar esse cenário caótico nas contas da prefeitura para poder aumentar a capacidade de investimento na capital, que será essencial para recuperar Cuiabá da situação que se encontra”, afirmou.
O parlamentar ressaltou ainda que para recuperar as contas de Cuiabá é necessário atuar com propostas sérias, comprometidas com a cidade e que sejam possíveis de cumprir.
“Não podemos permitir que candidatos mintam para as pessoas com propostas vazias como temos visto. Não podemos permitir a candidatura de um prefeito maluco, que não sabe dialogar com ninguém, em um momento que Cuiabá precisa da união de todos para ser reconstruída”, afirmou.
O parlamentar ressaltou ainda que para recuperar as contas de Cuiabá é necessário atuar com propostas sérias, comprometidas com a cidade e que sejam possíveis de cumprir.
“Não podemos permitir que candidatos mintam para as pessoas com propostas vazias como temos visto. Não podemos permitir a candidatura de um prefeito maluco, que não sabe dialogar com ninguém, em um momento que Cuiabá precisa da união de todos para ser reconstruída”, afirmou.
Botelho lembrou que como presidente da Assembleia Legislativa conseguiu deixar as contas no azul e ainda devolver mais de R$ 500 milhões ao longo dos anos. “Tiramos o Parlamento das páginas policiais e vamos fazer o mesmo com a Prefeitura de Cuiabá, que foi alvo de 20 operações, a maioria delas por contratos superfaturados ou fraudes em licitação. E por isso, uma das principais medidas será uma auditoria em todos os contratos e também manter uma auditoria permanente para fiscalizar todos os contratos em vigência na prefeitura”.
A apresentação referente ao plano de governo foi feita pelos economista Guilherme Muller, que tem ampla experiência na área de gestão e auxiliou na elaboração das propostas que preveem um programa para melhorar a eficiência do gasto e da receita pública, buscando equilíbrio e o saneamento do déficit financeiro existente, além de um arcabouço fiscal com regras, objetivos e metas de sustentabilidade fiscal para o Município de Cuiabá, tudo isso com foco em desenvolver ações voltadas para melhorar a eficiência do gasto público.
E Botelho reforçou ainda que junto aos esforços para colocar as contas em dia, também será necessário criar ações voltadas a melhorar a arrecadação das receitas públicas municipais. Segundo ele, isto poderá ser feito com medidas como a reestruturação do Programa Nota Cuiabana, adequar a legislação dos incentivos fiscais para atração de investimentos focada no reforço das atuais cadeias produtivas e estímulo de novas, buscando o aumento da produtividade, competitividade e desenvolvimento municipal.
O deputado também destacou a importância de uma parceria com o governo do Estado para realização de ações direcionadas ao combate à sonegação e evasão fiscal e com isso melhorar a eficácia tributária, mediante reestruturação e fortalecimento do sistema de fiscalização fazendária.
Assessoria
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Governador autoriza free shop em Cáceres; lei será enviada à Assembleia

O governador Mauro Mendes e o vice-governador Otaviano Pivetta – Crédito – Mayke Toscano/Secom
O governador Mauro Mendes autorizou a criação de uma free shop – zona comercial que vende produtos importados livres de impostos – na cidade de Cáceres.
A decisão foi anunciada na manhã desta segunda-feira (12/5), após reunião com diversas autoridades e representantes da região.
“Ouvindo a prefeita, vereadores, deputados, o padre, comerciantes, OAB, vemos que a região Oeste começa um despertar. Fizemos uma análise criteriosa dessa questão e vamos autorizar sim o Free Shop”, decidiu.
Mauro afirmou que ainda nesta semana a lei será enviada para a Assembleia Legislativa, de forma a “dar segurança jurídica” à decisão.
“Como Cáceres já foi reconhecida como cidade-gêmea de San Matias, na Bolívia, agora só precisamos desse aval dos deputados para concretizar. Se Deus quiser, em poucas semanas estaremos em Cáceres assinando o decreto definitivo”, adiantou.
Para o vice-governador Otaviano Pivetta, a medida vai fazer com que Cáceres avance para o futuro e consolide a sua vocação, assim como outros municípios de Mato Grosso fizeram.
“Agora é hora de somar esforços para que o município se desenvolva, atraia empresas, investimentos e seja um novo polo de desenvolvimento”, ressaltou.
O presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi, garantiu que irá trabalhar para aprovar o projeto de lei “o mais rápido possível”.
“Essa ação vai deixar um legado. Vai se somar aos outros grandes investimentos do Governo em Cáceres, como a ZPE [Zona de Processamento de Exportação], as obras no aeroporto, reforma de escolas, novas estradas. Cáceres é o município mais importante da região Oeste e agora todos nós vamos nos sentir motivados a fazer essa ação se tornar realidade”, destacou.
O deputado estadual Valmir Moretto afirmou que o free shop vai impulsionar o desenvolvimento da região, assim como ocorreu com outras cidades que adotaram essa iniciativa, a exemplo de Foz do Iguaçu (PR).
“Todos nós temos o mesmo objetivo: ver a nossa região voltar a crescer. O Governo tem feito importantes investimentos, principalmente em Infraestrutura, e essa ação vai impulsionar Cáceres e os municípios vizinhos”, pontuou.
Para a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato, o free shop vai não só desenvolver o comércio de toda a região, mas também “atrair turistas”.
“Esse free shop vai mudar o perfil de Cáceres. É uma decisão que vai trazer muita coisa boa para o nosso município e para todo o entorno”, registrou.
Também estavam no evento: o deputado federal Nelson Barbudo; os prefeitos Hector Alvarez (Mirassol D`Oeste), Gheysa Borgato (Glória D`Oeste), Marcelinho da Bem Estar (Lambari D`Oeste), Enilson Rios (Araputanga) e Pabollo Victor (Rio Branco); a reitora da Unemat, Vera Maquea; os secretários de Estado Fábio Garcia (Casa Civil), Rogério Gallo (Fazenda), Laice Souza (Comunicação), Dr. Leonardo (Representação do Governo) e Jordan Espindola (Gabinete do Governo); o consul boliviano em Caceres, Davi Perez; a presidente da OAB Cáceres, Cibeli Simões; o ex-senador Márcio Lacerda; entre outras autoridades locais.
Mato Grosso
Mais de 3 mil beneficiários do SER Família CNH Social já estão com habilitação em mãos

Detran-MT
Mais de 3 mil beneficiários do programa SER Família CNH Social, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, já estão com sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em mãos. Os números são do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
“Estamos falando de 3 mil vidas transformadas com a CNH Social em Mato Grosso. Essa não é apenas uma estatística; são 3 mil histórias de superação, de esperança renovada e de um futuro mais promissor. O programa possibilita que essas pessoas consigam emprego, melhorem sua qualidade de vida e construam um futuro mais digno para si e suas famílias. É um investimento no presente e no futuro de Mato Grosso que me deixa imensamente feliz e orgulhosa”, afirmou a primeira-dama Virginia Mendes.
Desde o início do programa, em maio de 2024, o Detran convocou 9.179 candidatos para iniciarem o processo de primeira habilitação em 105 municípios de Mato Grosso.
Segundo o presidente da autarquia, Gustavo Vasconcelos, o Detran irá chamar os demais candidatos ainda no mês de maio, completando a convocação dos 10 mil beneficiários total do programa.
A estudante Talita Gonçalves Soares, de 25 anos, de Cuiabá, é uma das beneficiárias que já está com a habilitação em mãos. “Foi uma ótima experiência. Fiz todas as etapas exigidas pelo Detran e agora já estou com a minha CNH em mãos para buscar uma oportunidade no mercado de trabalho”, relatou.
Até o mês de abril de 2025, os candidatos finalizaram 6.720 cursos teóricos, 4.271 cursos práticos e 5.369 provas práticas. Das 3 mil CNHs emitidas, 1.160 são para categoria A, de moto; e 2.018 para categoria B, de carro.
“Foi muito bom. Estava precisando da CNH e não tinha condição de fazer. Fui beneficiada e estou muito realizada”, declarou a estudante Julia Carla Gonçalves, beneficiária do programa em Várzea Grande.
O programa SER Família CNH Social foi idealizado com objetivo de fornecer a primeira CNH, de forma gratuita, para pessoas de baixa renda em Mato Grosso.
O presidente Gustavo Vasconcelos apontou que o programa oferece para gerar novas oportunidades na vida das pessoas.
“O Detran é um instrumento do Governo do Estado para viabilizar a execução do programa. Sabemos que hoje possuir uma Carteira de Habilitação abre portas para melhores oportunidades de emprego e de melhoria na qualidade de vida das pessoas. Nos sentimos honrados em poder contribuir com mais essa ação social da primeira-dama Virginia Mendes que, com certeza, já está mudando a vida de tantas pessoas em Mato Grosso”, destacou.
Lidiana Cuiabano | Detran-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Com investimentos em infraestrutura e tecnologia, educação de MT passa a ser a 8ª melhor do país

Crédito – Christiano Antonucci/Secom-MT
O ensino na Rede Estadual de Mato Grosso deu um salto histórico ao longo dos últimos seis anos, passando da 22ª posição para a 8ª melhor do país no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
O resultado é fruto de uma série de melhorias nas políticas educacionais, que visam oferecer uma educação de qualidade na rede pública, investindo em infraestrutura, tecnologia de ponta, materiais didáticos e valorização dos profissionais.
“Temos trabalhado incansavelmente para transformar a educação pública de Mato Grosso em um verdadeiro instrumento de mudança social, e, graças ao empenho conjunto de gestores, professores, estudantes e famílias, já colhemos resultados positivos, demonstrando que estamos no caminho certo para uma educação pública de qualidade, que transforma vidas, impulsiona o desenvolvimento regional e prepara nossas crianças e jovens para os desafios do futuro”, afirmou o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.
Nos últimos seis anos, o Governo de Mato Grosso investiu para melhorar as condições das escolas, entregando prédios modernos, com salas de aula climatizadas e equipadas com smart tvs e chromebooks, gerando uma transformação tecnológica na Rede Estadual.
Até o momento, foram distribuídos mais de 142,7 mil chromebooks e 8,5 mil smart tvs, além de 27,2 mil notebooks para auxiliar os professores no planejamento e execução das aulas.
A transformação tecnológica também envolve as aulas de robótica educacional, que foram inseridas no currículo de mais de 100 escolas estaduais a partir de 2023, dentre elas escolas do campo. O objetivo é fortalecer as habilidades organizacionais, sociais, comportamentais, cognitivas e de comunicação dos estudantes, além de tornar a escola mais interessante e conectada com a realidade do mundo atual.
Esse investimento tem rendido resultados positivos para a educação de Mato Grosso. No mês de abril, 10 estudantes das Escolas Estaduais Tiradentes e José Aparecido Ribeiro, ambas em Nova Mutum, participaram de um campeonato mundial de robótica nos Estados Unidos. O grupo passou por competições estaduais, regionais e nacionais, até ser selecionado para representar o Brasil. Nos EUA, os alunos disputaram 10 partidas classificatórias, vencendo 4 delas, e terminaram em 54º lugar, entre 75 equipes.
Infraestrutura escolar
Ao longo dos últimos seis anos, o Governo de Mato Grosso entregou 33 novas escolas para atender a comunidade escolar e ainda constrói outras 49. Também estão em construção 30 Colégios Estaduais Integrados, que serão um novo modelo de escola pública, com laboratórios, bibliotecas, salas amplas, climatizadas e equipadas com chromebooks e smart tvs.
Cinco dessas unidades-modelo já foram entregues, como as duas do Complexo Educacional do bairro Pedra 90, em Cuiabá, que abriga as Escolas Estaduais Malik Didier e Mário de Castro, inauguradas pelo governador Mauro Mendes neste mês de maio. Juntas, as unidades atendem 3,3 mil alunos da região.
Outras escolas também passaram por melhorias, sendo que 70 já foram reformadas, como a Escola Estadual Ledy Anita Brescancin, em Campo Verde, e 98 ainda estão em obras, como a Escola Estadual Raimundo Pinheiro, em Cuiabá.
Muito além de nova pintura, as reformas envolvem a modernização das unidades, readequando as instalações para oferecer espaços dignos e de qualidade para os estudantes.
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) também está implantando novas quadras poliesportivas para a prática de aulas de educação física e projetos sociais. Até o momento já foram 36 novas quadras entregues e outras 19 foram reformadas. Ainda, 70 unidades estão passando por obras.
Ensino militar
O Programa Estadual de Escolas Cívico-Militares, instituído pelo Governo do Estado em 2024, visa melhorar a qualidade da educação por meio de um modelo de gestão que integra a educação cívico-militar aos aspectos pedagógicos. No ano passado, o Estado contava com 31 escolas cívico-militares. Já para 2025, a previsão é de que 100 unidades estejam em funcionamento.
O Governo também ampliou de 8 para 29 o número de escolas militares, e o bom desempenho dos estudantes dessas unidades em avaliações como o Ideb tem demonstrado que o modelo contribui para a entrega de uma educação de qualidade.
Valorização
Outro marco na educação nos últimos seis anos foram as políticas de valorização dos estudantes e professores. Como forma de incentivo aos estudos, o Governo de Mato Grosso lançou o programa MT no Mundo, que leva os 100 melhores alunos e 15 professores para um intercâmbio cultural na Inglaterra, com todas as despesas pagas pelo Estado. Atualmente, o programa está na terceira edição.
Já os professores passaram a contar com 14º e 15º salários, desde 2023, como forma de incentivo para que os profissionais tenham a capacitação continuada e melhorem o desempenho nas atividades educacionais.
Camilla Zeni | Secom-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-
Transporte5 dias atrás
Três são presos suspeitos por roubo de joias e Polícia Militar recupera R$ 2,7 mil
-
Pecuária4 dias atrás
Suplementação Lipídica como Estratégia para Melhorar o Desempenho de Vacas Leiteiras no Pós-parto e Lactação
-
Mato Grosso5 dias atrás
Mapa entrega máquinas a municípios em ação contra os efeitos da seca
-
Pecuária5 dias atrás
ANC abre inscrições para a segunda edição da Fenagen Promebo
-
Notícias4 dias atrás
Produtores rurais recebem esclarecimentos sobre o Programa “Solo Vivo”
-
Pecuária5 dias atrás
Competição mostra o potencial do Braford brasileiro para o mundo
-
Pecuária5 dias atrás
Encerramento da Prova de Ganho de Peso celebra evolução genética da pecuária tocantinense
-
Transporte4 dias atrás
Polícia Civil deflagra operação para apurar tentativa de homicídio a mando de facção em Matupá