Conecte-se Conosco

Transporte

Policiais civis da Gerência de Operações Policiais participaram de 124 operações deflagradas em MT

Publicado

em

PC-MT

A Gerência de Operações Especiais (GOE) participou neste primeiro semestre de 124 operações policiais deflagradas pela Polícia Civil em Mato Grosso. A unidade de elite da Polícia Civil atua em atividades de eminente risco e de alta complexidade, dando suporte operacional durante as ações policiais. A unidade também atendeu 90 acionamentos nos seis primeiros meses do ano.

A GOE é uma força especial destinada a combater situações de violência declarada, cuja gravidade ultrapassa os meios normais de atuação policial, como nos casos de apoio às operações com alvos considerados de alta periculosidade, resgate de reféns, ocorrências envolvendo explosivos, ambientes confinados e altura.

De janeiro a junho deste ano, as equipes da GOE participaram de operações deflagradas pelas unidades da Diretoria do Interior, da Diretoria de Atividades Especiais, da Diretoria Metropolitana, além de operações desencadeadas por outras instituições parceiras.  No mesmo período,  a unidaderealizou nove atendimentos em ocorrências envolvendo artefatos explosivos em todo o Estado. A reativação da Divisão Anti-bombas é considerada uma das importantes reestruturações da GOE nesta gestão.

Nesse mesmo período a GOE participou de 38 capacitações, ministradas aos servidores da capital e  interior, buscando nivelar conhecimentos com aulas teóricas e práticas, em procedimentos operacionais e meios táticos visando a atuação adequada em cada situação.

Conforme o gerente da GOE, delegado Frederico Murta, o primeiro semestre foi extremamente produtivo para a Polícia Civil, e consequentemente, exigiu bastante do empenho das equipes da Gerência de Operações Especiais.

Publicidade

“Nossos profissionais estão preparados para desempenhar as atividades e atender as demandas com todas as alternativas necessárias a uma unidade tática de força policial, prontos para agir a qualquer momento”, destacou o delegado.

Qualificações 

A Gerência de Operações Especiais ministrou diversos cursos em parceria com a Academia de Polícia (Acadepol), com objetivo de transmitir conhecimentos aos servidores para atuarem cada vez mais com eficiência nas ações deflagradas pela Polícia Civil.

Durante as capacitações os instrutores da GOE abordaram diversas disciplinas, como abordagens de veículos e pessoas, cumprimento de mandados de alto risco, cumprimento de mandados em área rural, planejamento operacional e gerenciamento de crises.

Um dos cursos ministrados que merece destaques é o Curso de Operador de Mandado de Alto Risco (COMAR), que já está em sua sétima edição deste ano, com previsão de outras cinco edições ainda em 2024.

Publicidade

A Unidade

Os policiais civis da GOE têm formação ampla, com grande quantidade de cursos e treinamento contínuo, além de participarem de capacitação e aprimoramento técnico para o desempenho de missões que precisam de especializações e doutrinas relativas às operações policiais especiais. Estão sempre preparados e são constantemente acionados para atender às diversas demandas, razão pela qual praticam atividades físicas que exigem muito fôlego e disposição.

Assessoria | Polícia Civil-MT

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

Mídia Rural, sua fonte confiável de informações sobre agricultura, pecuária e vida no campo. Aqui, você encontrará notícias, dicas e inovações para otimizar sua produção e preservar o meio ambiente. Conecte-se com o mundo rural e fortaleça sua

Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Transporte

Polícia Militar prende em flagrante mulher que esfaqueou marido em Sinop

Publicado

em

PMMT

 

A Polícia Militar de Mato Grosso prendeu uma mulher, de 26 anos, por lesão corporal e tentativa de homicídio, na noite deste domingo (1.2), em Sinop. A suspeita foi presa em flagrante após desferir golpes de faca contra o esposo.

A equipe policial foi acionada para uma ocorrência em que um homem, de 57 anos, foi ferido por golpes de faca, no bairro Jardim Vindilina. De acordo com o relato de populares, a vítima foi atingida pela própria esposa.

Os militares se deslocaram até o endereço indicado e localizaram o homem caído ao solo com diversos ferimentos causados por faca. A vítima não conseguiu relatar sobre o ocorrido devido a gravidade do trauma. Uma unidade do Corpo de Bombeiros foi acionada para prestar os primeiros socorros e encaminhar a vítima até uma unidade de saúde.

Publicidade

Em seguida, a equipe entrou em diligências em buscas da suspeita que foi localizada. Questionada sobre a motivação do crime, a mulher não se pronunciou e foi detida, e encaminhada para a Polícia Judiciária Civil para demais providências e investigação do crime.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Leandro Assis | PMMT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Transporte

Operação Lei Seca para motocicletas termina com cinco prisões e 26 veículos removidos em Várzea Grande

Publicado

em

GGI-SESP

 

Uma operação da Lei Seca voltada exclusivamente para motocicletas, realizada na noite desta quarta-feira (28.1), em Várzea Grande, terminou com cinco prisões. Do total, uma foi por embriaguez ao volante, três por adulteração de veículo e uma por guarda ou transporte de droga para consumo pessoal. As abordagens ocorreram na Rua Iara, no bairro Jardim Glória.

De acordo com o relatório do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), 62 veículos foram fiscalizados durante a ação. Além das prisões, 30 multas foram aplicadas e 26 motocicletas removidas ao pátio.

Ao todo, a operação expediu 54 Autos de Infração de Trânsito (AIT). Desses, 19 foram por falta de licenciamento ou registro do veículo e 13 por ausência da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As demais infrações se referem a irregularidades diversas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Publicidade

A Operação Lei Seca é realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública, sob coordenação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), e contou com a participação de equipes do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPMTran), Polícia Militar, Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT), Polícia Penal, Sistema Socioeducativo, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e Guarda Municipal de Várzea Grande.

*Sob Supervisão de Alecy Alves

Maria Klara Duque* | Sesp-MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Transporte

Professor de escola cívico-militar é demitido após puxar orelha de aluna em MT

Publicado

em

PMMT

 

Uma aluna da Escola Cívico-Militar 13 de Maio, em Porto Alegre do Norte (1.139 km de Cuiabá), denunciou ter sido agredida com um puxão de orelha por um professor. O caso ocorreu no fim do ano passado, mas só veio à tona agora.

Após tomar conhecimento dos fatos, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) demitiu o profissional. A pasta informou, por meio de nota, ter adotado “imediatamente as providências cabíveis”.

A estudante foi acolhida pelo professor mediador da unidade com apoio da equipe psicossocial da Diretoria Regional de Educação (DRE), que segue acompanhando a rotina na unidade de ensino.

Publicidade

Ao mesmo tempo, estão sendo realizadas ações de conscientização junto à comunidade escolar “com foco na promoção do respeito, da convivência saudável e do bem-estar no ambiente educacional”.

APARECIDO CARMO/Da Redação/HNT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Tendência