Conecte-se Conosco

Mato Grosso

Programa Ir para Incluir realizou 1,7 mil atendimentos em sete municípios de MT

Publicado

em

O programa “Ir Para Incluir” será temporariamente suspenso devido ao período eleitoral e retomará as atividades em 2025 – Crédito – SES-MT

 

O programa Ir Para Incluir da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) ofertou 1.716 atendimentos especializados a moradores de sete cidades do interior de Mato Grosso durante o primeiro semestre de 2024. Além dos atendimentos, também houve a capacitação de 207 profissionais de saúde.

As ações ocorreram nos municípios de Primavera do Leste, Querência, Campo Novo do Parecis, Pontes e Lacerda, Comodoro, Confresa e São Félix do Araguaia, entre os meses de fevereiro e junho.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, destacou a importância da atuação do projeto, que proporciona diversos atendimentos especializados para o interior do estado.

Publicidade

“O Ir para Incluir tem facilitado o acesso aos atendimentos especializados por meio de ações itinerantes. Diversas regiões de Mato Grosso já foram contempladas com o serviço, que ocorre desde 2022, e 1,7 mil pessoas foram atendidas no primeiro semestre deste ano”, explicou o gestor.

O projeto contou com a participação da Oficina Ortopédica do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac), que realizou avaliações para futura concessão de cadeiras de rodas e meios auxiliares de locomoção.

Já o MT Hemocentro realizou a coleta de sangue por meio da unidade móvel, além do cadastro de voluntários para a doação de medula óssea.

O Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope) prestou atendimentos odontológicos às pessoas com deficiência e a Unidade Móvel de Imunização esteve presente com a sala de vacinação.

A secretária adjunta de Unidades Especializadas, Caroline Dobes, enfatizou a dedicação da SES em levar atendimentos especializados a diversos pontos do estado.

Publicidade

“A SES tem se dedicado a levar os atendimentos especializados a diversos pontos do estado, para que o suporte prestado seja cada vez mais difundido. Nosso objetivo é possibilitar que todos os cidadãos, independentemente de onde residam, possam contar com atendimento de qualidade e especializado perto de suas casas, por meio das ações itinerantes”, finalizou.

O programa Ir Para Incluir será temporariamente suspenso devido ao período eleitoral e retomará as atividades em 2025.

Ana Lazarini e Arielly Barth | SES-MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Parcerias e inovação: iniciativas de Botelho na segurança pública de MT

Publicado

em

O presidente da ALMT é autor de leis que aumentam proteção no Estado e membro do Comitê de Combate ao Crime Organizado – Fotos: Vanderson Ferraz

 

A segurança pública em Mato Grosso tem sido uma prioridade para o deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Ele é responsável por diversas leis e projetos que modernizam os serviços e garantem a proteção da população.

Recentemente, Botelho liderou a votação do Projeto de Lei Complementar 36/2024, que entre outras medidas, criou a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus/MT). Além disso, ele foi convidado a compor o Comitê Integrado de Combate ao Crime Organizado (Cicco), que supervisiona as metas do programa Tolerância Zero, do governo estadual, intensificando o enfrentamento ao crime organizado.

Uma das medidas defendidas por Botelho é o monitoramento de escolas e creches com câmeras de vídeo. Ele também é autor da Lei Ordinária 12.190/2023, que estabelece o Programa Empresa Amiga da Segurança Pública, incentivando a parceria entre o setor privado e as forças de segurança. Outro destaque é a Lei Ordinária 12.452/2024, que criou o Programa Delegacia Itinerante, permitindo que a Polícia Civil atenda comunidades em regiões mais distantes. “Atuamos no fortalecimento das políticas de segurança, criando leis que abrangem tanto a prevenção quanto o combate à criminalidade”, enfatiza Botelho.

Publicidade

Outro avanço importante é a Lei Ordinária 11.601/2021, que estabelece a Política Estadual de Busca de Pessoas Desaparecidas, reforçando os esforços para enfrentar esse grave problema no Estado. Além disso, a Lei Ordinária 12.482/2024 regulamenta o comércio de materiais recicláveis e bens móveis usados, prevenindo roubos, furtos e a receptação de produtos roubados.

Mais infraestrutura

Botelho destacou a necessidade de uma delegacia especializada para atendimento às mulheres (Indicação 2.515/2024) e a ampliação do videomonitoramento e postos policiais em áreas vulneráveis.

Também propôs patrulhas rurais equipadas, além de ter contribuído para redução de custos na ALMT. O dinheiro economizado, foi investido na aquisição de viaturas e armamentos, fortalecendo a segurança em Mato Grosso.

As iniciativas, aliadas ao trabalho das forças de segurança, segundo Eduardo Botelho, são importantes para avançar. “Com tecnologia, prevenção e infraestrutura, estamos construindo um Estado mais seguro”, afirmou.

Publicidade

Por Itimara Figueiredo – ALMT

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Mato Grosso

Corrida de Reis leva 20 mil pessoas para as ruas da Capital

Publicado

em

Imagens: Vanderson Ferraz (ALMT)

 

A 40ª edição da Corrida de Reis reuniu mais de 20 mil atletas na maior corrida de rua do Centro-Oeste, realizada na manhã deste domingo, 12 de janeiro. Um dos primeiros circuitos realizados no ano, a Corrida de Reis atrai pessoas do mundo inteiro, atletas de outros estados e do interior de Mato Grosso para percorrer 10 quilômetros (km) pelas ruas de Cuiabá. Parceira há anos do evento, a Assembleia Legislativa esteve presente com estande para receber os servidores-corredores e os demais participantes e apoiar iniciativas que buscam melhorar a qualidade de vida da população.

O pódio feminino e masculino, desta vez, foi ocupado por atletas de outros países. O primeiro lugar entre as mulheres foi da tanzaniana Anastazia Dolomongo Ngombengeni. Entre os homens, Joseph Tiophil Panga, também da Tanzânia, ganhou em primeiro lugar. Mas Pontes e Lacerda, município há 444 km de Cuiabá, garantiu a presença dos brasileiros entre os cinco primeiros. Os atletas Suzane Araújo  e Weldell Jerônimo Souza ficaram com a quarta colocação, tanto no feminino quanto no masculino, respectivamente.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União), fez questão de acompanhar os servidores da ALMT na largada da corrida e depois foi até a chegada para recepcionar os atletas. “A Assembleia é uma grande parceira da Corrida de Reis, buscamos incentivar todas as iniciativas que valorizem o esporte. Estamos juntos para incentivar a população e os servidores a praticar esportes”.

Para o deputado Carlos Avallone (PSDB) a Corrida de Reis é um dos eventos mais importantes do estado, com relevância nacional. “É uma das corridas mais tradicionais. São 40 anos, um feito que não é fácil e por isso merece o reconhecimento. Todos os anos a Assembleia participa e deverá continuar sendo parceira”. O deputado, que é entusiasta de corridas de rua, este ano não pode participar por recomendação médica. “Eu sempre corro, este ano treinei três meses para correr, mas apareceu um pequeno vírus no pulmão e minha médica não autorizou”.

Publicidade

A Assembleia foi muito bem representada por servidores-corredores de todos os setores. Edinei Neves, da Secretaria Geral, manteve o “título” de primeiro lugar entre os servidores da Casa e completou os 10 km em 48 minutos, cinco a mais do que no ano passado. “O percurso mudou, estava mais complicado este ano. Mesmo assim consegui completar e é muito bom chegar aqui e poder contar com o apoio da equipe da Assembleia”, declarou o corredor após passar por uma sessão de fisioterapia, realizada pelas profissionais da Superintendência de Saúde e Qualidade de Vida (Qualivida).

Entre as mulheres, Priscilla Marques, da Secretaria de Serviços Legislativo (SSL), foi a que completou a corrida em melhor tempo. “Fiquei feliz em saber, porém o mais importante é a saúde”, diz a servidora que adotou o hábito para ter melhor qualidade de vida.

Felipe Poyer, também da SSL, treinou o ano todo para completar a corrida e agora tem como objetivo participar da Meia Maratona do Rio de Janeiro. São 21 km pela orla carioca, considerada uma das corridas  com percurso mais bonitos do país.

A secretária de Comunicação da ALMT, Rosimeire Felfilli, explicou que a Corrida de Reis é um evento com repercussão dentro e fora da Assembleia, pois mobiliza os servidores, incentiva a população a adotar hábitos mais saudáveis e ainda dá visibilidade não só para Cuiabá, mas para Mato Grosso devido a sua importância. “A Corrida de Reis mobiliza toda a equipe da Secom, preparamos tudo com muito carinho para atender tanto os servidores, mas também para apoiar este que é um dos principais eventos da nossa capital”.

Ivana Mattos Mello, superintendente do Qualivida, explica que a Corrida de Reis envolve toda a equipe desde a preparação do material, depois no dia do evento com o trabalho dos fisioterapeutas, enfermeiras, médicos para garantir o atendimento e a segurança dos servidores que participam.

Apoio Institucional – O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) se juntou à Assembleia Legislativa para divulgar importantes iniciativas voltadas à população durante a Corrida de Reis. No estande da ALMT, o TJMT aproveitou o espaço para divulgar as campanhas de adoção legal e de combate à violência contra a mulher, com distribuição de material informativo.

“Hoje estamos aproveitando esse evento maravilhoso para divulgar os procedimentos, o passo a passo para quem quer adotar uma  criança e esclarecer para toda a sociedade o caminho certo para adoção”, explicou a secretária da Comissão de Adoção do TJMT, Elaine Zorgetti Pereira. A juíza da Vara da Infância e Juventude, Gleide Bispo também participou do evento e esteve presente no estande da ALMT, junto com toda a equipe.

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade

 

Continue Lendo

Mato Grosso

Trânsito na MT-251 permanece em sistema pare e siga até 15 de janeiro

Publicado

em

Sinfra-MT

 

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informa que o trânsito na região do Portão do Inferno na MT-251, estrada que liga Cuiabá até Chapada dos Guimarães, estará operando no sistema de pare e siga até a quarta-feira, dia 15 de janeiro.

O trânsito irá operar desta forma entre às 07h30 e às 16h30. No período noturno as duas pistas permanecerão abertas.

A operação é necessária para realizar os ajustes na barreira dinâmica que foi instalada no local.

Publicidade

Dois pontos de parada estão montados, sendo um próximo a Salgadeira e outro próximo a Casa do Mel. O trânsito será liberado, alternadamente, em uma pista de cada vez.

No entanto, a Sinfra reforça que interrupções totais no trânsito poderão ocorrer nesse período em caso de chuva intensa, acima de 20 milímetros, seguindo protocolo de segurança para o local.

Para mais informações acesse: www.sinfra.mt.gov.br/portao-do-inferno;

Guilherme Blatt | Sinfra-MT

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Tendência