Conecte-se Conosco

Transporte

Governo asfalta rodovia que liga Itiquira até o Terminal Ferroviário do município

Publicado

em

Criminosos morrem em confronto com policiais em Mato Grosso Foto – Arquivo

Na manhã desta sexta-feira (5), dois criminosos morreram após uma troca de tiros com policiais da Patrulha Rural e da Força Tática do 4° Comando Regional, em Rondonópolis, na estrada Mineirinho, em Itiquira-Mato Grosso. Segundo o comandante da 14ª Companhia da Força Tática, tenente-coronel Gleber Cândido, os indivíduos foram alvejados após apontarem armas de fogo contra os policiais.

Os policiais realizavam uma barreira na estrada, conhecida por ser utilizada por quadrilhas especializadas em roubo e furto de veículos, que utilizam a rota para passar para o estado vizinho de Mato Grosso do Sul e seguir até o Paraguai. A região também é uma rota conhecida para o tráfico internacional de entorpecentes.

Os suspeitos estavam em uma caminhonete branca e, ao perceberem a presença da barreira policial, tentaram fugir. “No momento em que eles deram meia-volta e desrespeitaram os sinais sonoros e luminosos da Polícia Militar, houve um breve acompanhamento em um determinado local dessa estrada. Eles desembarcaram do veículo, ambos armados com uma arma tipo revólver, e dispararam contra a instituição policial militar. Os policiais militares reagiram a esta injusta agressão, onde ambos foram alvejados”, explicou o tenente-coronel Cândido.

Os criminosos foram socorridos e levados para Rondonópolis, mas não resistiram aos ferimentos e morreram no hospital.

Publicidade

Um dos criminosos estava usando tornozeleira eletrônica e possuía passagens pela polícia por crimes como tráfico de drogas, comunicação falsa de crime ou contravenção, lesão corporal, porte ilegal de arma de fogo e formação de quadrilha ou bando armado. O segundo criminoso tinha antecedentes por adulteração de veículo, receptação, posse irregular de arma de fogo, associação para o tráfico ilícito de drogas, tráfico ilícito de drogas, apologia de crime, direção perigosa e estelionato.

O incidente reforça a importância das operações policiais na região, que visam combater o crime organizado e garantir a segurança pública. A ação da Patrulha Rural e da Força Tática destaca a prontidão e a resposta rápida das forças de segurança diante de situações de risco iminente.

Fonte: CENÁRIOMT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Transporte

Politec é mobilizada para perícias em cemitério clandestino; primeira vítima é identificada

Publicado

em

Assessoria | Politec -MT

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) mobilizou servidores das unidades de Sorriso, Nova Mutum, e Lucas do Rio Verde para as perícias de localização de cadáveres enterrados em um cemitério clandestino encontrado pela Polícia Civil nesta sexta-feira (10.01). A área está localizada em Lucas do Rio Verde. A primeira vítima foi identificada neste sábado (11.01) como Rafael Pereira de Souza, por meio de exame das impressões digitais.

Foram encontradas dez covas, onde estavam cinco ossadas e seis corpos, totalizando 11 vítimas. Parte dos corpos estava em processo de esqueletização. Uma vítima foi encontrada em estado de putrefação, o que indica que foi um homicídio recente.

A primeira vítima foi identificada neste sábado (11.01) como Rafael Pereira de Souza, por meio exame das impressões digitais.

As equipes acompanharam as forças de segurança na abertura das covas e remoção dos corpos para a perícia de local de encontro de cadáveres. Os restos mortais encontrados serão enviados para as unidades de Medicina Legal do interior e da capital, para exames antropológicos e de necropsia, e para a identificação técnica das vítimas.

O IML realizará uma triagem para avaliar o grau de decomposição e o método mais adequado para a obtenção das identidades das vítimas, sejam elas por papiloscopia, odontologia legal ou DNA.

Publicidade

Identificação Técnica

A Politec orienta aos familiares de pessoas desaparecidas em Lucas do Rio Verde e região para que compareçam em uma das unidades de Medicina Legal do Estado para a coleta de material genético para o confronto genético com as amostras biológicas das vítimas encontradas no cemitério clandestino do município.

Caso a pessoa desaparecida tenha realizado algum tratamento dentário, é aconselhável que a família obtenha com os dentistas o prontuário odontológico da vítima, especialmente exames de imagem (radiografias e tomografias, por exemplo) e os forneçam ao IML.

Para a doação do material genético é necessário que o grau de parentesco dos familiares do desaparecido seja de grau ascendente (pai, mãe, filho, ou mais de um irmão).

A coleta é simples e indolor, com uma espécie de cotonete, que é passado na parte interna das bochechas da pessoa. Os materiais biológicos coletados serão processados e inseridos no Banco Nacional de Perfis Genéticos no laboratório forense da capital.

Publicidade

Caso seja identificado um possível parentesco com os dados de alguma pessoa falecida, os peritos informarão a unidade de Medicina Legal de Lucas do Rio Verde, que entrará em contato com os familiares para que sejam realizados os procedimentos legais de liberação da unidade.

Assessoria | Politec -MT

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Transporte

Jovem desaparecido é localizado pela Polícia Civil a caminho de Curitiba e retorna para casa

Publicado

em

Polícia Civil-MT

O desaparecimento de um rapaz em Rondonópolis teve um final de alívio para os familiares do jovem de 22 anos. Ele desapareceu após sair do trabalho, na terça-feira, e foi localizado após pegar um ônibus a caminho de Curitiba (PR).

O pai de João Gabriel procurou a 1a Delegacia de Rondonópolis, na última terça-feira (07.01) e relatou que o filho, que tem esquizofrenia e faz acompanhamento médico, não retornou para casa após o trabalho. O jovem trabalha durante o dia em um supermercado atacadista na Vila Operária. O pai contou ainda que buscou pelo filho em vários lugares, mas não o localizou.

A equipe da Delegacia de Homicídios iniciou as diligências para localizar o rapaz e conseguiram, por meio de imagens de câmeras de segurança, confirmar o horário em que ele saiu do trabalho.

As investigações prosseguiram e a equipe policial apurou que a vítima havia embarcado em um ônibus com destino a Curitiba. A partir dessa confirmação, a Delegacia de Homicídios monitorou o deslocamento do ônibus e solicitou apoio à Polícia Civil do Paraná.

No momento em que o jovem chegou a Curitiba, ele foi recebido pelas autoridades de segurança pública da cidade e depois foi encaminhado para Rondonópolis.

Publicidade

A equipe da DHPP continuou monitorando o retorno da vítima e aguardou sua chegada. Na noite de quinta-feira (09.01), por volta das 22 horas, o rapaz foi recebido pela equipe policial e seus pais, na rodoviária de Rondonópolis, e voltou para a família.

Raquel Teixeira | Polícia Civil-MT

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Transporte

Operação Metrópole Segura reforça policiamento permanente em Cuiabá e Várzea Grande

Publicado

em

Reprodução

 

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) mantém uma força-tarefa permanente de fiscalização em Cuiabá e Várzea Grande por meio da operação integrada Metrópole Segura. As ações já foram retomadas em 2025, com o reforço policial previsto para 30 dias em dez bairros das duas cidades.

Coordenada pela Secretaria Adjunta de Integração Operacional, a operação reúne a Secretaria Adjunta de Inteligência, Polícia Militar, Força Tática, Ciopaer, Ciosp, Corpo de Bombeiros, Polícia Comunitária e Rede Cidadã. Cada unidade atua conforme sua especialidade, abrangendo desde o policiamento ostensivo e preventivo até o suporte a outros órgãos que compõem a Segurança Pública.

Desde o dia 1º de janeiro, as equipes intensificaram o policiamento nos bairros de Cuiabá: Boa Esperança, Jardim das Américas, Bosque da Saúde, Alvorada e Centro Político Administrativo, nas imediações do Parque das Águas. Em Várzea Grande, as regiões Centro Norte e Sul, Nova Várzea Grande, Ponte Nova e Cristo Rei também contam com o reforço

Publicidade

De acordo com o secretário de Integração Operacional, coronel Fernando Agostinho, a operação é planejada com base em dados estatísticos que apontam os índices criminais das regiões.

“A definição das áreas de atuação é bastante dinâmica baseada em indicadores prévios, priorizando as regiões por número de registros, orientações de inteligência, dissuasão e deslocamento de mancha criminal periférica. Assim, iniciamos a força-tarefa com policiamento intensificado nas ruas e reforço no trabalho de inteligência. Além disso, o Corpo de Bombeiros realiza fiscalizações em estabelecimentos comerciais em conjunto com outras forças de fiscalização”, explicou.

Ainda segundo o coronel, em 2024, a operação contribuiu para a redução dos índices de roubos e furtos nas áreas atendidas, além de fortalecer o combate às facções criminosas. “Mais de 25 bairros foram contemplados, e observamos uma queda significativa nos registros. Também intensificamos as ações no âmbito do programa Tolerância Zero Contra as Facções Criminosas, seguindo a determinação do governador Mauro Mendes. A presença das forças de segurança reprime a criminalidade e proporciona mais tranquilidade à população”, destacou.

Fabiana Mendes | Sesp-MT
Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]
Continue Lendo

Tendência