Mato Grosso
Botelho começa debate de plano de governo nesta semana com representantes da Educação
Foto: Assessoria
A partir desta semana, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União), começa a debater o plano de governo com setores da sociedade para, além de apresentar algumas propostas, também ouvir as sugestões para as principais áreas e poder apresentar um plano que seja exequível, mas também tenha a participação da população com as principais demandas. Na quinta-feira (4), o pré-candidato, que é também é professor, irá começar a rodada de debate com representantes da Educação para debater as propostas da área. O evento será na sede do União Brasil.
“A gente já está há algum tempo estudando Cuiabá. Buscando informações para poder montar um plano que seja viável para nossa capital, mas agora queremos ouvir a sociedade, porque o plano de governo é algo que nunca está 100% fechado, sempre é possível alterar, trazer novas ideias, sugestões, e nada melhor que fazer isso junto com a sociedade”, afirmou.
Botelho passou 17 anos dentro da sala de aula como professor de Matemática e Física e sabe da importância de se debater a Educação, que é uma área que afeta várias outras. “É com a educação que se transforma a sociedade, que conscientiza a população, e a prefeitura é responsável justamente pelos anos iniciais, fase fundamental para alfabetização, e essencial para o desenvolvimento das crianças. Quero muito focar na qualidade do ensino, melhorar a nota do Ideb, e valorizar os profissionais da educação, mas tenho certeza que ao ouvir a sociedade vamos ter mais ideias que vão aprimorar as nossas sugestões iniciais”, declarou.
Cuiabá também sofre com um déficit de creche para crianças de 0 a 3 anos que precisa ser foco do próximo gestor. Botelho destaca que é inadmissível que faltem vagas em creches na capital do estado. “Uma mãe precisa ter onde deixar seus filhos para poder trabalhar. Temos muitas famílias comandadas por mulheres, além disso, queremos garantir que essas mulheres também tenham independência, e a vaga em creche é fundamental para que essas mulheres possam se inserir no mercado de trabalho. Vamos focar nisso também, mas queremos também uma creche que seja também interativa, que estimule as crianças desde cedo e a prepare para a fase da alfabetização”, explicou.
Além da educação, serão debatidos ainda a questão da mobilidade urbana e infraestrutura, saúde e a gestão fiscal de Cuiabá.
Assessoria
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Faltando três dias para a eleição, Botelho atinge 47,4% dos votos válidos
Pesquisa aponta que o candidato a prefeito Eduardo Botelho (União) alcançou 47,42% dos votos válidos, quando não se leva em conta os votos brancos e nulos. O levantamento mostra ainda um empate técnico na disputa pelo segundo lugar entre Ludio Cabral (PT), com 22,78%, e Abílio Brunini (PL), com 21,62%, visto que a margem de erro é de 2,83%. O candidato Domingos Kennedy (MDB) soma 8,18% das intenções de voto.
Levando em conta a margem de erro, Eduardo Botelho pode chegar a mais de 50% dos votos e vencer a disputa ainda no primeiro turno. A pesquisa foi realizada pelo instituto Sensor, sob encomenda do site DayNews, e divulgada nesta quinta-feira (3).
Na modalidade estimulada, quando os candidatos são apresentados ao eleitor, Botelho atinge 39,66% das intenções de voto, seguido de Ludio, com 19,13%, e Abílio, com 18,15%. Kennedy mantém-se na quarta posição, com 7,10%. Os indecisos somam 9,33%, enquanto os votos nulos ou brancos totalizam 6,62%.
Já na pesquisa espontânea, quando o eleitor fala ativamente em quem vai votar, Botelho tem 37,61%, o que mostra a consolidação do eleitorado em comparação com a pesquisa estimulada.
Em segundo lugar, há um empate técnico entre Ludio, com 17,17%, e Abílio, com 16,84%. Kennedy vem em seguida com 6,54%, enquanto os indecisos somam 13,65%, e 8,18% dos eleitores declaram intenção de votar nulo ou em branco.
A pesquisa, registrada com o Nº MT-02293/2024, ouviu entre os dias 27/09 a 02/10 em uma amostra PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho) de 1200 eleitores das 4 regiões urbanas e distritos de Cuiabá, definidas pelo plano de abairramento da prefeitura de Cuiabá, conforme quotas de sexo, idade, escolaridade e renda definidas pelo TSE – Tribunal Superior Eleitoral e censo IBGE. Apresenta um nível de confiança de 95% e margem de erro de 2,83%.
Assesoria
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Mato Grosso encerra agosto com mais de 3,7 mil vagas de trabalho geradas, segundo Caged
Mato Grosso encerrou o mês de agosto com a geração de 3.733 empregos formais, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na última segunda-feira (30) pelo Governo Federal.
O setor de Serviços foi o principal responsável pela geração de vagas no Estado, com a criação de 2.118 postos em agosto. Em seguida, estão os setores da Construção Civil com 787 novas vagas, do Comércio com 604, e da Indústria com 296.
No período de janeiro a agosto, o Estado já acumulou 54.779 novos empregos formais, o que contribui para o saldo de 1,72 milhão de empregos gerados no país nos primeiros oito meses do ano.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, apontou que os dados refletem os resultados de investimentos e as diversas políticas de incentivo do Governo de Mato Grosso.
“Os dados do Caged constatam que o Estado se destaca em diversos setores, como Agropecuária, Construção Civil, Comércio e a Indústria. Na atual gestão, Mato Grosso se transformou em um excelente ambiente de negócios que atraem diversas empresas e que gera cada vez mais novos empregos e renda para a população. Nenhum lugar no Brasil cresce como nós”, afirma o secretário.
*Sob supervisão de Maria Júlia Souza
Mato Grosso
Obra vai facilitar acesso ao complexo agroindustrial da C.Vale
Foto: C.vale
A C.Vale está melhorando a infraestrutura logística na região. Sessenta dias após a retomada das obras do contorno viário de Palotina, os trabalhos estão mais acelerados que o inicialmente programado. O predomínio do clima seco permitiu o rápido avanço dos serviços pelos mais de 130 operários que atuam na obra.
Dois meses depois do início, em 1º de agosto, o avanço físico está em 8% contra 4% previsto para o período. Três frentes de trabalho atuam na obra. Uma equipe atua no trecho entre a Ariosvaldo Bittencourt e Assis Chateaubriand, outra na PR 364 até a PR 182, sentido a Francisco Alves, e uma terceira na PR 182 até a PR 364, sentido a Terra Roxa. No total, serão construídos 15,2 quilômetros de pistas, viaduto, trevos e rotatórias ligando Palotina a Assis Chateaubriand, Toledo, Francisco Alves e Terra Roxa.
Redação Sou Agro
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-
Agronegócio4 dias atrás
Registro de queimadas em setembro é 30% maior que a média do mês
-
Destaque4 dias atrás
Soldador perde a vida em acidente na rodovia PA-150
-
Pecuária2 dias atrás
Jornadas técnicas a campo alertam pecuaristas para o controle da mosca-dos-chifres em bovinos
-
Mato Grosso3 dias atrás
Botelho rebate oposição, defende fim da Indústria da multa e garante resolver os problemas da saúde
-
Transporte3 dias atrás
Polícia prende trio em MT e recupera R$ 33 mil em andaimes de obras furtados
-
Agricultura2 dias atrás
Sancionada em Rondônia a lei que prevê medidas mais rigorosas contra responsáveis por incêndios florestais
-
Meio Ambiente3 dias atrás
Escassez de chuvas ameaça safra da soja em Mato Grosso e demais regiões produtoras
-
Transporte3 dias atrás
Presa mulher envolvida em roubo de 23 celulares em loja de shopping no MT