Conecte-se Conosco

Mato Grosso

Governo entrega 450 escrituras em Cuiabá: “Sou o homem mais feliz do mundo”, diz morador após 30 anos de espera

Publicado

em

Reinoldo Alves de Souza foi um dos beneficiados com a escritura – Foto por: Assessoria/Intermat

 

O Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) entregou escrituras definitivas registradas em cartório para 450 famílias que residem nos bairros CPA I, II, III e IV, em Cuiabá. A entrega aconteceu na noite desta sexta-feira (28.06), na Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).

Esta é a quinta entrega de escrituras para os bairros, que ao todo somam 2.913 escrituras devidamente registradas que já estão nas mãos dos moradores.

Um dos beneficiados nesta entrega foi o segurança Reinoldo Alves de Souza, de 57 anos. Ele mora no CPA IV desde 1994 e se emocionou ao falar sobre a escritura recebida de forma gratuita.

“Depois de 30 anos a casa é minha. Hoje eu sou o homem mais feliz do mundo porque é minha casa e da minha família. Eu agradeço a Deus por tudo e ao Governo de Mato Grosso por esse trabalho. Eu já tentei receber meu documento três vezes, mas agora está concretizado. Só alegria, minha casa será para sempre minha”, afirmou.

Publicidade

O presidente do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), Francisco Serafim, destacou que os trabalhos de regularização fundiária no Estado continuarão a todo vapor.

“Hoje é dia de festa para todas essas famílias. Esse sonho foi transformado em realidade. Nós somos proibidos pelo governador Mauro Mendes de fazer promessas. Sempre ouvimos muitos relatos de moradores de que muitas vezes foram enganados com promessas. E é por isso que nós fazemos compromissos e os realizamos. Essa é a quinta vez que honramos o nosso compromisso com os moradores do CPA e não mediremos esforços para trazer essa satisfação para muitas outras famílias de Mato Grosso”, disse.

O valor para tirar uma escritura custa entre R$ 8 e R$ 10 mil e o Governo de Mato Grosso entrega títulos já registrados em cartório sem custo para o beneficiário que se enquadrar nos requisitos para a gratuidade, que são: renda de até cinco salários mínimos, não ter sido beneficiado com programas sociais e não tenha outro imóvel no nome.

Presente na entrega, o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, falou sobre a parceria entre os Poderes no trabalho de regularização fundiária em Cuiabá.

“Esse é um problema antigo da nossa capital. Era muita conversa fiada, muita reunião para dizer aos moradores que teriam que pagar valores altos, mas ninguém resolvia o problema. Mas desde 2019, no início da atual gestão, isso mudou. O Governo do Estado e a Assembleia Legislativa uniram esforços para trazer esses documentos para vocês”, afirmou.

Publicidade

Os moradores possuem agora a propriedade do imóvel, e não apenas a posse, e passam a ter direitos de venda, acesso a financiamentos e de herança.

Desde o início da atual gestão, já foram entregues mais de 18 mil escrituras em todo Mato Grosso. A meta do Intermat, que tem a Assembleia Legislativa como parceira no trabalho de regularização fundiária, é entregar 20 mil escrituras.

Escrituras são entregues de forma gratuita aos moradores que se enquadram nos requisitos – Créditos: Assessoria/Intermat

Juliana Grou | Intermat

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Sedec assina contrato de participação em feira internacional

Publicado

em

Sedec firma participação do Estado na próxima CIIE. – Foto por: Assessoria

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, assinou o contrato simbólico da participação do Governo de Mato Grosso na 8ª edição da China International Import Expo (CIIE), na tarde de terça-feira (25.3), em São Paulo. O documento foi assinado durante o Simpósio de Apresentação da CIIE aos parceiros do Brasil.

“O ano de 2025 marcará nossa terceira participação na CIIE, uma das maiores do mundo. Na última edição fomos o sétimo expositor mais falado entre 30 organizações estrangeiras, ficando a frente até mesmo de outros participantes do Brasil. Diversos negócios foram fechados com membros participantes da comitiva do Estado. Neste ano iremos fortes com a abertura de caminhos para um ‘novo produto’, o gergelim. Nossa meta é expandir ainda mais nossa presença no mercado chinês”, disse o secretário.

O Simpósio foi realizado para mostrar aos parceiros/participantes do Brasil a proposta da 8ª edição. Na oportunidade, o secretário César Miranda e a adjunta de Agronegócio e Crédito, Linacis Silva, discutiram os pontos de interesse do Estado na participação da próxima feira como a localização do estande, apoio na cobertura e promoção de produtos, entre outros tópicos.

Publicidade

MT na CIIE

Participando por dois anos consecutivos, Mato Grosso reforçou seu protagonismo no mercado global, com enfoque em setores estratégicos como o agronegócio, protagonista da sua relação com a China. Nesta terceira edição, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) planeja agendas e reforços para a comercialização do gergelim. A ação dará sequência em parcerias galgadas na participação de 2024.

O estande de Mato Grosso, na 7ª edição, realizou mais de mil atendimentos qualificados e recebeu inúmeros visitantes que degustaram a carne mato-grossense e conheceram o potencial do Estado no agronegócio sustentável, tecnologia e comércio internacional, reforçando sua posição como um dos principais players do mundo.

Maria Julia Souza | Sedec-MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Mato Grosso

Governo de MT lança Plano de Ação de Combate ao Desmatamento Ilegal e Incêndios Florestais nesta quinta-feira (27)

Publicado

em

Sema-MT

O Governo de Mato Grosso lança nesta quinta-feira (27.3), às 10h, na Sala de Reuniões Garcia Neto, no Palácio Paiaguás, o Plano de Ação de Combate ao Desmatamento Ilegal e Incêndios Florestais para o ano de 2025.

Na solenidade, o governador Mauro Mendes também vai assinar o decreto que trata do período proibitivo de queimadas, declaração de emergência ambiental, entre outras providências.

O Plano de Ação de Combate ao Desmatamento Ilegal e Incêndios Florestais contempla recursos orçamentários para a adoção de medidas voltadas à gestão, monitoramento, responsabilização, fiscalização, prevenção e combate, proteção da fauna e comunicação.

O planejamento foi elaborado pelo Comitê Estratégico para Combate ao Desmatamento Ilegal, Exploração Florestal Ilegal e Incêndios Florestais no Estado de Mato Grosso (CEDIF-MT).

Publicidade

Serviço:

Pauta: Lançamento do Plano de Ação de Combate ao Desmatamento Ilegal e Incêndios Florestais

Data: 27.3

Hora: 10 horas

Local: Palácio Paiaguás – Sala de Reuniões Garcia Neto

Publicidade

Clenia Goreth | Sema-MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Mato Grosso

2º Encontro de Ouvidoria destaca transparência e desenvolvimento no setor público

Publicado

em

1º Encontro de Ouvidoria realizado em 2024 – Foto por: Divulgação

 

No dia 2 de abril, acontecerá o 2º Encontro de Ouvidoria e Transparência do Poder Executivo Estadual, um evento dedicado a discutir as melhores práticas e inovações em transparência pública e ouvidoria. O objetivo é promover a troca de experiências, aprimorar as estratégias de controle social e entregar os primeiros selos de Avaliação de Ouvidoria e Transparência MT, reconhecendo as melhores práticas no estado. O evento será realizado no auditório da Seduc.

A programação contará com palestras de renomados especialistas que abordarão temas fundamentais para o fortalecimento da democracia e a melhoria da gestão pública. Renato Morgado, gerente de Programas da Transparência Internacional – Brasil, será um dos palestrantes e discutirá a importância da transparência e do acesso à informação como pilares da cidadania. Ele abordará como essas práticas são essenciais para garantir a participação ativa da sociedade na administração pública e também os desafios enfrentados pelos estados brasileiros para implementá-las efetivamente.

Maria Fernanda Cortes de Oliveira, chefe da Assessoria de Gestão Estratégica e Projetos do Governo do Distrito Federal, apresentará um case de sucesso sobre governança de serviços. Ela mostrará como o Governo do Distrito Federal implementou práticas inovadoras e transparentes que melhoraram a eficiência administrativa e fomentaram a colaboração cidadã, destacando o papel das ouvidorias na implementação de boas práticas de governança.

Publicidade

Arllon Viçoso, diretor da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO), abordará o tema “Desenvolvimento e Potencialidades das Ouvidorias”. Ele explicará como as ouvidorias podem ser mais eficazes, não apenas como canais de reclamação, mas também como ferramentas estratégicas que podem influenciar as decisões da alta gestão. Arllon trará soluções para fortalecer a atuação das ouvidorias e maximizar sua relevância nas políticas públicas.

Por fim, a psicóloga empresarial Cynthia Lemos falará sobre a importância da inteligência emocional para os ouvidores. Ela fornecerá insights valiosos sobre como desenvolver essa habilidade e aplicar estratégias eficazes para lidar com os desafios diários nas ouvidorias, promovendo mais equilíbrio e assertividade no enfrentamento das demandas cotidianas.

Este encontro será uma excelente oportunidade para refletir sobre o papel das ouvidorias e da transparência como ferramentas essenciais para o fortalecimento da democracia. Além de ser uma chance para a troca de conhecimentos e experiências entre ouvidores, gestores e profissionais da área, o evento também contará com a entrega dos selos “Avaliação de Ouvidoria e Transparência MT”, reconhecendo as instituições que se destacam pela implementação das melhores práticas de ouvidoria e transparência.

Para realizar sua inscrição clique AQUI.

D`Laila Borges | CGE-MT
Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]
Publicidade
Continue Lendo

Tendência