Transporte
Operação da Polícia Civil mira produtor artístico que subtraiu R$ 300 mil de vítima com promessa de contrato internacional

Polícia Civil-MT
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Estelionato e Outras Fraudes de Cuiabá, deflagrou na manhã desta terça-feira (18.06), a Operação Fashion Scam, para cumprimento de cinco ordens judiciais, tendo como alvo um homem que se apresentava como diretor artístico para angariar valores de vítimas para supostos ensaios fotográficos e contratos publicitários internacionais.
Os mandados, sendo dois de busca e apreensão, duas medidas cautelares diversas e um de suspensão de atividade comercial são cumpridos na cidade de São Paulo (SP).
As investigações iniciaram em janeiro deste ano, quando a vítima procurou a Polícia Civil para comunicar que uma pessoa que se passava por diretor visual e artístico havia entrado em contato com ela, por meio do aplicativo Instagram, se dizendo interessado em trabalhar em parceria.
Durante o período em que conversaram, o suspeito demonstrou vasto conhecimento e disse que era vinculado a importantes revistas e agências de publicidade internacionais.
Após algum tempo as tratativas passaram a ser realizadas pelo WhatsApp, quando o suspeito passou a propor a realização de ensaios fotográficos para revistas internacionais, solicitando à vítima transferências de valores para pagamento de despesas com fotógrafos, maquiadores e outros profissionais que estariam envolvidos.
Acreditando nas promessas feitas pelo suposto diretor artístico, a vítima realizou diversas transferências de valores ao suspeito, totalizando o valor aproximado de R$ 300 mil.
Com base nas informações passadas pela vítima, o delegado de polícia Marcelo Martins Torhacs instaurou inquérito policial para apuração dos fatos, sendo representado pelas ordens de prisão contra o investigado, que foram deferidas pela Justiça. As buscas, coordenadas pelo delegado Vinícius Nazário, resultaram na apreensão de aparelhos celulares, notebook e tablet.
Segundo as investigações, o suspeito já responde por outros crimes semelhantes, sendo encontradas matérias jornalísticas, em que ele agiu de modo semelhante, causando prejuízos expressivos a outras vítimas.
O material apreendido passará por análise e as investigações seguem em andamento para identificar outras possíveis vítimas do investigado e a participação de outros envolvidos.
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Polícia Militar prende três suspeitos por roubo e cárcere privado em empresa de Cuiabá

PMMT
A Polícia Militar, por meio das equipes do 1º Batalhão, Companhia Centro e Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), prendeu três homens por roubo e cárcere privado, na madrugada desta terça-feira (25.3), em Cuiabá. Na ação, os policiais recuperaram fios de cobre e apreenderam um veículo e materiais utilizados no crime.
Por volta de 01h30, as equipes do 1º BPM receberam denúncias sobre um roubo em andamento em uma empresa de defensivos agrícolas, no bairro Dom Aquino. Segundo as informações dos funcionários do setor de monitoramento, três homens haviam invadido o estabelecimento e mantido o guarda do local em cárcere privado.
Diante das informações, militares do 1º BPM e da Rotam se deslocaram ao endereço, entrando na empresa e localizando um dos suspeitos no depósito, que foi detido em flagrante. Ainda nas buscas, os militares notaram buracos no teto da empresa e fizeram buscas no telhado, onde os outros dois homens também foram encontrados e detidos.
Em seguida, o guarda rendido pelos criminosos se apresentou para as autoridades policiais e relatou que os homens chegaram na empresa anunciando o roubo, onde ele foi mantido como refém em uma sala. A vítima também afirmou que, em momento de descuido dos suspeitos, conseguiu fugir e acionar o sistema de monitoramento, que fez contato com a Polícia Militar.
Ainda no local, um dos suspeitos afirmou ser funcionário da empresa e que os criminosos tinham como objetivo furtar fios de cobre e defensivos agrícolas da empresa. Os policiais recolheram os fios de cobre que estavam cortados pelos suspeitos para remoção e apreenderam materiais e um veículo utilizados pela quadrilha para a prática do crime.
Os três homens receberam voz de prisão e foram conduzidos para a Central de Flagrantes de Cuiabá, com todo o material apreendido, para registro da ocorrência e demais providências.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Hallef Oliveira | PMMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Polícia Civil realiza “1º Seminário de Investigação de Crimes Cometidos Contra Mulher por Razão de Gênero”

PC-MT
Na próxima quarta-feira (26.3), a partir das 8 horas, a Polícia Civil realizará o “1º Seminário de Investigação de Crimes Cometidos contra Mulher por Razão de Gênero”. Organizado pela Coordenadoria de Enfrentamento à Violência Contra Mulher, em parceria com a Academia de Polícia (Acadepol). O evento tem como objetivo dar amplitude ao “Protocolo de Investigação de Crimes Cometidos Contra Mulher”, bem como ao “Protocolo de Investigação de Crimes Sexuais”.
O Seminário deverá reunir cerca de 110 policiais atuantes nas Delegacias Especializada de Defesa da Mulher e demais Núcleos Especializados de Atendimento à Mulher e Vulneráveis, instalados em diversos polos regionais do Estado de Mato Grosso.
Conforme a coordenadora de Enfrentamento à Violência Contra Mulher e Vulneráveis, delegada Mariell Antonini Dias Viana, o objetivo da capacitação é a apresentação aos policiais civis que atuam na temática a respeito dos protocolos de atuação, visando aperfeiçoar os atendimentos, com perspectiva de gênero, padronizá-los e garantir segurança jurídica aos policiais.
O evento contará com uma programação de palestras voltadas a questões ligadas à proteção aos direitos da mulher. No período matutino serão realizadas duas, em seguida, intervalo para almoço, retornando no período vespertino, com outras duas palestras.
O credenciamento terá início meia hora antes. No decorrer do evento haverá café da manhã, intervalo para almoço e encerramento, às 18 horas.
PROGRAMAÇÃO DAS PALESTRAS
9h – “Feminicídio: relatório de mortes violentas de mulheres e meninas por razões de gênero (2024), ministrada pela escrivã de Polícia Civil Luciene Oliveira
10h – “Investigação com perspectiva de gênero e primeiro acolhimento, humanização, formalização e registro de boletim de ocorrência, ministrada pela coordenadora de Enfrentamento à Violência Contra Mulher e Vulneráveis, delegada Mariell Antonini Dias Viana
14h – Estruturação e preenchimento do termo de declaração, pedido de medida protetiva, preenchimento do Formulário Nacional de Avaliação de Risco (Fonar) e encaminhamento ao Programa SER Família Mulher, ministrada pela delegada Judá Maali Marcondes
16h – Requisições de perícias, articulação com a rede de proteção, retirada de pertences e cuidados relacionados ao cumprimento de decisão judicial que decreta restrição de porte de arma de autor policial civil, ministrada pela coordenadora de Enfrentamento à Violência Contra Mulher e Vulneráveis, delegada Mariell Antonini Dias Viana
Transporte
Incêndio em silo de arroz deixa 2 mortos e diversas pessoas intoxicadas

Foto: SB News
Um trágico incêndio em um silo de arroz, situado na rodovia de acesso ao trevo de Itaqui, marcou a manhã deste domingo (23), resultando na morte de duas pessoas e deixando diversas outras intoxicadas.
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 7h19 para debelar as chamas que consumiam a estrutura e realizar o resgate de trabalhadores.
Indígena é decapitado por colegas após desentendimento agrário
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, as vítimas fatais eram dois trabalhadores que entraram no secador de arroz sem a devida autorização da guarnição, vindo a desmaiar no interior da estrutura.
Apesar do rápido resgate e encaminhamento ao hospital, os dois homens não resistiram e faleceram.
Além das vítimas fatais, a ocorrência deixou dez pessoas intoxicadas, sendo quatro militares do Corpo de Bombeiros e seis civis.
Os militares que apresentaram sintomas foram prontamente atendidos e já receberam alta médica. Os civis, por sua vez, permanecem sob observação em unidade de saúde.
O incêndio teve início em um dos secadores de arroz do silo e demandou um intenso trabalho das equipes de bombeiros. Até o momento, os profissionais continuam no local realizando o resfriamento da estrutura para evitar novos focos.
Joicemar Ifran da Rosa(Pank), de 52 anos, e Ademir Ferreira da Roza Junior, de 34 anos, foram as vítimas fatais.
Os outros três colegas que foram prontamente socorridos e encaminhados ao Hospital São Patrício permanecem internados, recebendo os cuidados médicos necessários.
O Tenente Alex, comandante do pelotão do Corpo de Bombeiros, está à frente das operações no local.
As causas do incêndio e as circunstâncias que levaram à entrada não autorizada dos trabalhadores no secador estão sendo investigadas pelas autoridades competentes.
A comunidade de Itaqui lamenta profundamente o ocorrido e aguarda atualizações sobre o estado de saúde dos civis que permanecem em observação. A identidade das vítimas fatais não foi divulgada até o momento.
(Com Portal do Ferreira)
Fernanda Toigo
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-
Agricultura6 dias atrás
Agricultura digital – Canadense Farmers Edge investe para ser braço digital de empresas do agronegócio brasileiro
-
Agricultura6 dias atrás
Tecnologia agrícola – Reunião no CEA-IAC trata do uso correto de drones no campo
-
Meio Ambiente7 dias atrás
Apesar da seca, mercado segue em alta e com demanda aquecida
-
Notícias6 dias atrás
Fiscalização apreende azeite de oliva adulterado em duas redes de supermercados no Rio Grande do Sul
-
Notícias5 dias atrás
Vigia Mais MT conta com mais de 11,6 mil câmeras integradas à segurança pública em 126 municípios
-
Meio Ambiente6 dias atrás
Secel disponibiliza kits de livros para doação às bibliotecas públicas de Mato Grosso
-
Meio Ambiente6 dias atrás
Reforçando compromisso com a mobilidade sustentável, Shopping Santa Cruz inaugura primeiro eletroposto KARG da região
-
Agricultura6 dias atrás
Doença começa a mudar o mapa da citricultura no Brasil. Ciência ajuda na migração dos plantios