Transporte
Rádios digitais usados pelas polícias de MT possuem criptografia que impede criminosos de copiarem frequência

Essa tecnologia proporciona mais segurança e tranquilidade nas operações, impedindo que usuários não autorizados acessem informações da polícia – Crédito – Mayke Toscano/Secom-MT
Os rádios digitais usados pelas forças de segurança dos 142 municípios de Mato Grosso possuem criptografia que evita que a comunicação tenha qualquer interferência externa, garantindo que a frequência não seja copiada por criminosos.
Com a implementação da Rede Digital de Radiocomunicação na Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), as polícias de Mato Grosso avançaram para a era 100% digital, com criptografia de ponta a ponta. A implantação da radiocomunicação digital teve início em 2020 e já foi implantada em todos os municípios de Mato Grosso, com um investimento superior a R$ 90 milhões.

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT
Essa tecnologia proporciona mais segurança e tranquilidade nas operações, impedindo que usuários não autorizados acessem e roubem informações sensíveis e assegurando a confidencialidade das comunicações.
“A rede analógica podia ser invadida por criminosos e hoje, com essa nova ferramenta, temos total segurança e tranquilidade nas ações e na comunicação entre as forças policiais, mesmo em locais de difícil acesso. Esses avanços são resultado dos investimentos realizados pelo governador Mauro Mendes, desde a primeira gestão até agora”, destacou o secretário de Segurança Pública do Estado, César Roveri.

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT
A nova ferramenta abrange a Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Polícia Penal e Sistema Socioeducativo.
O Governo de Mato Grosso adquiriu 4,5 mil terminais digitais, 256 Estações Rádio Base (ERB), 44 rádios fixos, 4.042 rádios portáteis, torres, controladores de sites (SIS), consoles para despacho, mochilas transportáveis, entre outras ferramentas tecnológicas.
A rede também opera com o monitoramento em tempo real para evitar possíveis quedas no sinal.
Roveri lembrou da Estação de Rádio Base (ERB Móvel) usada na região de Confresa para dar suporte de comunicação às atividades de busca durante a operação Canguçu, deflagrada em 2023 para prender criminosos que aterrorizaram o município, com ataque à base da Polícia Militar, e explosão das paredes de uma empresa de transporte de valores do município.
“Tínhamos uma das maiores operações integradas em andamento e com suporte de radiocomunicação, havia cobertura no raio de até 20 quilômetros a partir do posto de comando. Esse suporte foi fundamental para o sucesso da operação”, pontuou.
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Sete são presos durante operação contra caça ilegal em Mato Grosso

PMMT
A Polícia Civil de Ribeirão Cascalheira (780 km de Cuiabá) deflagrou, ontem, a Operação Primorosa, para inibir a caça ilegal noturna na cidade. A ação resultou na prisão de sete pessoas por crimes de trânsito e porte ilegal de arma de fogo.
A operação ocorreu durante o fim de semana de lua cheia, período em que, segundo o delegado Diogo Jobane, a prática ilegal da caça noturna costuma se intensificar em áreas rurais da região. Foram montadas barreiras na Curva da Macaca, ponto que dá acesso ao Assentamento Primoroso, à comunidade Piabanha e ao rio das Mortes, áreas frequentemente usadas como rotas clandestinas por caçadores e infratores ambientais.
Durante a fiscalização, quatro motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool, um deles com índice de 1.2 miligramas por litro no etilômetro, quase quatro vezes acima do permitido por lei.
Também foram presos três homens por porte ilegal de arma de fogo. Dois dos detidos, um de Querência e outro de Ribeirão Cascalheira, estavam com armas, mesmo tendo apenas o registro de posse, o que não autoriza o transporte fora do ambiente residencial.
Um terceiro suspeito, que possuía porte legal, estava com um revólver calibre .357 em desacordo com as regras previstas: a arma estava carregada, com munições no mesmo compartimento e fora do horário e trajeto autorizados pela guia de tráfego.
A Polícia Civil informou que continua monitorando a região.
Só Notícias
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Carga de madeireira irregular carregada em Sinop é apreendida pela PRF

foto: assessoria
A equipe da Polícia Rodoviária Federal apreendeu 51 m³ de madeira serrada transportada ilegalmente hoje de madrugada, no km 211 da BR-364, em Rondonópolis (218 km de Cuiabá).
A abordagem ocorreu por volta da uma hora, quando os policiais rodoviários federais verificaram que o veículo transportava um volume de madeira acima do permitido pela Guia Florestal.
A carga foi carregada em Sinop com destino a São José do Rio Preto (SP), segundo informou a assessoria da PF.
Redação Só Notícias
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Notícias
Motociclista morre em acidente em avenida de Sinop; 3ª vítima em 3 dias

fotos: Só Notícias/Fabiano Marques
O jovem identificado como Hayran Fellipe Campos Severo da Silva, de 18 anos, faleceu, há pouco, em acidente no cruzamento da avenida das Figueiras com a rua Roma, próximo ao bairro Jardim Itália 3. O Corpo de Bombeiros esteve no local, constatou o óbito do jovem e prestou atendimento médico ao garupa da motocicleta, de 19 anos, que sofreu ferimentos na perna.
O sargento Mauro, da Polícia Militar, relatou que a vítima conduzia uma Honda Twister 250 quando houve a colisão com o caminhão betoneira. “A moto seguia pela avenida das Figueiras. Na rua Roma, um caminhão que carregava o concreto fazia o contorno. Segundo uma das vítimas que sobreviveu, falou que ele (Hayran) seguia pela Figueiras e, quando visualizou o caminhão, reduziu a velocidade, mas mesmo assim sem tempo hábil para evitar o choque”, explicou.
Uma câmera de segurança registrou a batida seguida de atropelamento da vítima. Terceiros ainda tentaram acenar para o condutor do caminhão, que não parou no local.
A Politec foi acionada para perícia e apontará a causa e dinâmica do acidente, enquanto a Polícia Civil investigará as responsabilidades do acidente.
Ele é a terceira vítima fatal em acidentes de trânsito nos últimos 3 dias. Conforme Só Notícias já informou, Alexandre Meyer faleceu logo após o acidente envolvendo duas motos, ontem à noite, na avenida São Francisco. Na sexta, uma jovem foi atropelada por carreta perto do quartel dos bombeiros.
Só Notícias/Wellinton Cunha
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-
Agronegócio7 dias atrás
Mato Grosso deve colher safra recorde de milho, mas setor teme prejuízos
-
Notícias6 dias atrás
Vitivinicultura – Tecnologia de Aplicação de agroquímicos em uva foi tema de encontro entre cooperativas vinícolas do RS e CEA-IAC
-
Notícias6 dias atrás
Casos de raiva em morcegos ‘acendem’ alerta no DF
-
Meio Ambiente6 dias atrás
Reflorestar neutraliza contrato com crédito de carbono
-
Pecuária5 dias atrás
Acrimat alerta para impacto de possível taxação da carne bovina nos EUA
-
Agronegócio6 dias atrás
Encontro reúne produtores de frutas no Paraná
-
Agronegócio5 dias atrás
Menor demanda de tilápia pressiona cotações em junho
-
Agronegócio4 dias atrás
Santa Catarina bate recorde histórico nas exportações de carne suína e impulsiona agronegócio no primeiro semestre de 2025