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Mato Grosso

“Pista de autódromo do Parque Novo Mato Grosso é superior a várias da Europa”, afirma CEO responsável pela Stock Car no Brasil

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Crédito – Tonico Pinheiro/Secom-MT

 

O CEO da Vicar, Lincoln Oliveira, afirmou que a pista do autódromo do Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá, tem qualidade superior a várias da Europa. A empresa é a promotora oficial da Stock Car e de outros campeonatos de automobilismo no Brasil.

“A pista é construída com tamanha tecnologia que eu conheço pistas do mundo inteiro e pude atestar hoje que, realmente, a pista do Parque Novo Mato Grosso é melhor do que várias da Europa. É um autódromo de qualidade, que está sendo concebido com um padrão internacional. Gostei bastante do asfalto e do espaço, que está sendo projetado para receber equipes, convidados e patrocinadores”, destacou.

O Governo de Mato Grosso anunciou, nesta quarta-feira (15.10), a realização da BRB Stock Car Pro Series como principal atração do evento de inauguração da pista do Autódromo Internacional de Mato Grosso. O anúncio foi realizado pelo governador Mauro Mendes e também por Lincoln. As corridas serão entre os dias 13 e 15 de novembro.

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Lincoln comentou que a tecnologia empregada no parque vai permitir que as corridas sejam realizadas, pela primeira vez no país, no período noturno. “Essa sempre foi uma demanda da categoria, e a questão sempre foi a visibilidade. Mas, com a tecnologia de refletores que estão sendo colocados nesse autódromo, a pista terá o mesmo padrão de Singapura. Aceitamos correr à noite por conta da tecnologia que está sendo instalada neste autódromo”, disse.

Além da Stock Car Pro, também foram confirmadas provas do campeonato continental TCR South America Banco BRB e da Turismo Nacional – categoria de formação de novos pilotos que sonham em chegar à Stock Car. Os dois campeonatos também são geridos pela Vicar.

O CEO da Vicar esteve no Parque Novo Mato Grosso, na manhã desta quarta-feira (15.10), para conhecer a pista do autódromo mato-grossense. De acordo com o CEO da Vicar, a pista e a infraestrutura do parque competem com a pista de Interlagos, em São Paulo, outra referência no país. “São Paulo vai ter que se esforçar”, apontou.

Ele também destacou a qualidade do circuito do autódromo, a infraestrutura para receber pilotos, equipes e patrocinadores, além de uma área para as equipes montarem seus boxes.

O autódromo do Parque Novo Mato Grosso recebeu certificação da Federação Internacional do Automóvel (FIA) e da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) para provas de carro e moto, inclusive da Fórmula 1.

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“Queremos que as corridas da Stock Car passem a ser permanentes. Entendemos que Cuiabá tem tudo para receber as provas do campeonato. Queremos adotar o parque”, concluiu.

Allan Pereira | Secom-MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

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Mato Grosso

Governo de MT prorroga até 2028 benefício fiscal que isenta IPVA de veículos novos

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Sesp-MT

A redução na base de cálculo do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que isenta o pagamento do tributo no primeiro emplacamento de veículos novos adquiridos em concessionárias estabelecidas em Mato Grosso, foi prorrogada por mais três anos. O benefício fiscal, que encerraria em dezembro deste ano, passa a vigorar até 31 de dezembro de 2028.

De acordo com a Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz MT), esse é um dos incentivos que vem sendo prorrogado sucessivamente, devido ao impacto positivo para o cidadão e para a economia local. A medida reduz a carga tributária do IPVA e estimula o consumo dentro do Estado, promovendo a geração de empregos e o fortalecimento do setor automotivo.

A isenção é concedida automaticamente, a partir da emissão e registro da nota fiscal eletrônica. Para manter o benefício, o veículo deve permanecer registrado em Mato Grosso pelos dois anos seguintes à aquisição.

Caso o proprietário transfira o veículo para outra unidade da federação antes do prazo, deverá pagar o IPVA proporcional corrigido. Nesses casos, é necessário formalizar solicitação à Sefaz para que os débitos sejam lançados e, após o recolhimento dos valores, o veículo será liberado para transferência.

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Em caso de dúvidas, os contribuintes podem buscar orientações nos canais de atendimento disponíveis no site da Sefaz.

Lorrana Carvalho | Sefaz-MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

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Mato Grosso

Duplicação da BR-163 recebe prêmio de asfalto mais confortável do Brasil e é comparada às rodovias alemãs

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Crédito – Mayke Toscano/Secom-MT

 

A duplicação da BR-163 no trecho entre os municípios de Sorriso e Sinop, em Mato Grosso, bateu recorde nacional de qualidade ao atingir o melhor índice de conforto já registrado no Brasil, e recebeu o prêmio de Melhor IRI de Implantação de Obras. O troféu foi entregue nesta quinta-feira (16.10) ao governador Mauro Mendes, ao presidente do Conselho de Administração da Nova Rota do Oeste, Cidinho Santos, e ao diretor-presidente da Concessionária, Luciano Uchôa.

A premiação, concedida pela MOBA (empresa alemã de equipamentos e automação para infraestrutura), é um reconhecimento pela qualidade e pelo conforto alcançados na obra, em um trecho específico de 10 km, que atingiu o Índice de Irregularidade Internacional (IRI) médio de 0,58 m/km.

Quanto menor o valor do IRI, mais liso é o asfalto, o que indica mais conforto ao dirigir, redução do desgaste dos veículos e o aumento da segurança nas vias. A média dos demais trechos duplicados pela Nova Rota do Oeste é de 1,2 m/km, também considerado excelente, conforme parâmetros da convenção internacional.

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Para o governador Mauro Mendes, o resultado é motivo de orgulho por colocar Mato Grosso no mesmo patamar das melhores rodovias do mundo. “Fico muito feliz por estarmos entregando uma rodovia com muita qualidade e segurança para a vida dos mato-grossenses. Receber esse prêmio coroa toda a competência técnica dos profissionais envolvidos nessa obra”, afirmou.

De acordo com a gerente-geral da MOBA na América Latina, Patrícia Herrera, é a primeira vez que uma rodovia brasileira alcança um índice tão baixo. “Estamos acostumados com esse padrão de qualidade na Alemanha, que tem a melhor malha rodoviária do mundo. No Brasil, é inédito. Acompanhamos a evolução da pavimentação no país há 10 anos e nunca tínhamos encontrado um IRI tão baixo. Essa qualidade é importante para o país como um todo”, destacou.

Governador Mauro Mendes ressaltou a qualidade das obras na BR-163 | Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

O desempenho alcançado reflete a exigência técnica adotada pela Nova Rota do Oeste, conforme explica o diretor-presidente da Concessionária, Luciano Uchôa. “Todo o trabalho que desenvolvemos é focado na qualidade das entregas e na aplicação das melhores tecnologias. Incluímos essas exigências nos contratos e agora colhemos resultados excelentes, como esse reconhecimento. Já tínhamos a maior obra rodoviária do país e agora temos também a rodovia mais confortável”, ressaltou.

O presidente do Conselho de Administração da Nova Rota do Oeste, Cidinho Santos, também destacou o avanço obtido desde o início da concessão.

“Saímos de uma rodovia que mal conseguia tapar buracos para o reconhecimento de melhor trecho rodoviário do Brasil. Esse prêmio é fruto do esforço das equipes desde 2023 para entregar uma rodovia cada vez melhor”, afirmou.

Trecho entre Sinop e Sorriso recebe obras de duplicação | Foto: Nova Rota do Oeste

Obras de duplicação

As obras com os melhores resultados são executadas pelo Consórcio Caminhos do Mato Grosso (CCMT), formado pelas empresas Pedrisa Pavimentações e Neovia Engenharia. O IRI desse trecho da rodovia mato-grossense supera até mesmo o padrão exigido para algumas pistas de automobilismo profissional, que estabelecem índice mínimo de 1,00 m/km.

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Atualmente, a Nova Rota do Oeste conta com oito lotes de duplicação em execução, de Cuiabá a Sinop, desenvolvendo a maior obra rodoviária em andamento no Brasil.

Análise e premiação

A avaliação da qualidade do asfalto foi realizada pela empresa especializada T-Road Engenharia. Além do alto padrão da BR-163, outro dado que chama a atenção é a consistência do resultado, o que garante maior segurança viária, conforto aos motoristas e aumento da durabilidade do asfalto.

Para chegar a este desempenho, foi exigida a adoção da tecnologia de nivelamento automatizado MOBA Big Sonic-Ski, acoplada às vibroacabadoras. A tecnologia assegura espessura uniforme da camada asfáltica e elimina irregularidades da base. O rigoroso processo de controle de qualidade, aplicado desde a fundação da pista até a camada final, também foi determinante para o resultado.

Raquel Ferreira | Nova Rota do Oeste

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Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

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Mato Grosso

Embrapa oferece curso gratuito sobre Inoculação e Coinoculação em Soja

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Foto: Antonio Neto/Arquivo Embrapa

A Embrapa Soja promove um novo curso online gratuito sobre Inoculação e Coinoculação em Soja com informações atualizadas sobre esse tema para profissionais das ciências agrárias, produtores e estudantes. O curso é ministrado pela pesquisadora Mariangela Hungria e pelos pesquisadores Marco Antonio Nogueira e André Prando, da Embrapa Soja. As inscrições podem ser feitas na plataforma E-Campo da Embrapa.

Com carga horária de seis horas, o curso conta com sete módulos: 1) Fixação Biológica do Nitrogênio (FBN), 2) FBN durante o desenvolvimento da soja, 3) Benefícios econômicos e ambientais da FBN, 4) Fertilizante nitrogenado e inoculação anual, 4) Boas práticas de inoculação, 5) Coinoculação e 6) Como garantir o sucesso da FBN na cultura da soja.

Sobre a questão

A inoculação anual de soja com bactérias fixadas de nitrogênio (Bradyrhizobium) é adotada em 85% de toda a área cultivada com soja no Brasil e, em média, aumenta 8% na produção de grãos. Os pesquisadores da Embrapa revelam que esse rendimento é obtido sem nenhuma aplicação de fertilizante nitrogenado.

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Outra tecnologia apresentada no curso é a coinoculação da soja, que reúne as bactérias Bradyrhizobium e as bactérias promotoras de crescimento de plantas (Azospirillum brasilense). Lançada em 2014, a coinoculação já foi adotada em aproximadamente 35% da área total cultivada de soja. De acordo com levantamento da Embrapa, os benefícios da inoculação e da coinoculação da soja, somente em 2024, promoveram uma economia estimada de 25 bilhões de dólares, por dispensar o uso de fertilizantes nitrogenados. Além do benefício econômico, o uso dessas bactérias ajudou a mitigar, em 2024, a emissão de mais de 230 milhões de toneladas de CO₂ equivalentes para a atmosfera.

Fonte: Assessoria/Lebna Landgraf

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

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