Mato Grosso
“Pista de autódromo do Parque Novo Mato Grosso é superior a várias da Europa”, afirma CEO responsável pela Stock Car no Brasil

Crédito – Tonico Pinheiro/Secom-MT
O CEO da Vicar, Lincoln Oliveira, afirmou que a pista do autódromo do Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá, tem qualidade superior a várias da Europa. A empresa é a promotora oficial da Stock Car e de outros campeonatos de automobilismo no Brasil.
“A pista é construída com tamanha tecnologia que eu conheço pistas do mundo inteiro e pude atestar hoje que, realmente, a pista do Parque Novo Mato Grosso é melhor do que várias da Europa. É um autódromo de qualidade, que está sendo concebido com um padrão internacional. Gostei bastante do asfalto e do espaço, que está sendo projetado para receber equipes, convidados e patrocinadores”, destacou.
O Governo de Mato Grosso anunciou, nesta quarta-feira (15.10), a realização da BRB Stock Car Pro Series como principal atração do evento de inauguração da pista do Autódromo Internacional de Mato Grosso. O anúncio foi realizado pelo governador Mauro Mendes e também por Lincoln. As corridas serão entre os dias 13 e 15 de novembro.
Lincoln comentou que a tecnologia empregada no parque vai permitir que as corridas sejam realizadas, pela primeira vez no país, no período noturno. “Essa sempre foi uma demanda da categoria, e a questão sempre foi a visibilidade. Mas, com a tecnologia de refletores que estão sendo colocados nesse autódromo, a pista terá o mesmo padrão de Singapura. Aceitamos correr à noite por conta da tecnologia que está sendo instalada neste autódromo”, disse.
Além da Stock Car Pro, também foram confirmadas provas do campeonato continental TCR South America Banco BRB e da Turismo Nacional – categoria de formação de novos pilotos que sonham em chegar à Stock Car. Os dois campeonatos também são geridos pela Vicar.
O CEO da Vicar esteve no Parque Novo Mato Grosso, na manhã desta quarta-feira (15.10), para conhecer a pista do autódromo mato-grossense. De acordo com o CEO da Vicar, a pista e a infraestrutura do parque competem com a pista de Interlagos, em São Paulo, outra referência no país. “São Paulo vai ter que se esforçar”, apontou.
Ele também destacou a qualidade do circuito do autódromo, a infraestrutura para receber pilotos, equipes e patrocinadores, além de uma área para as equipes montarem seus boxes.
O autódromo do Parque Novo Mato Grosso recebeu certificação da Federação Internacional do Automóvel (FIA) e da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) para provas de carro e moto, inclusive da Fórmula 1.
“Queremos que as corridas da Stock Car passem a ser permanentes. Entendemos que Cuiabá tem tudo para receber as provas do campeonato. Queremos adotar o parque”, concluiu.
Allan Pereira | Secom-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Governo de MT prorroga até 2028 benefício fiscal que isenta IPVA de veículos novos

Sesp-MT
A redução na base de cálculo do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que isenta o pagamento do tributo no primeiro emplacamento de veículos novos adquiridos em concessionárias estabelecidas em Mato Grosso, foi prorrogada por mais três anos. O benefício fiscal, que encerraria em dezembro deste ano, passa a vigorar até 31 de dezembro de 2028.
De acordo com a Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz MT), esse é um dos incentivos que vem sendo prorrogado sucessivamente, devido ao impacto positivo para o cidadão e para a economia local. A medida reduz a carga tributária do IPVA e estimula o consumo dentro do Estado, promovendo a geração de empregos e o fortalecimento do setor automotivo.
A isenção é concedida automaticamente, a partir da emissão e registro da nota fiscal eletrônica. Para manter o benefício, o veículo deve permanecer registrado em Mato Grosso pelos dois anos seguintes à aquisição.
Caso o proprietário transfira o veículo para outra unidade da federação antes do prazo, deverá pagar o IPVA proporcional corrigido. Nesses casos, é necessário formalizar solicitação à Sefaz para que os débitos sejam lançados e, após o recolhimento dos valores, o veículo será liberado para transferência.
Em caso de dúvidas, os contribuintes podem buscar orientações nos canais de atendimento disponíveis no site da Sefaz.
Lorrana Carvalho | Sefaz-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Duplicação da BR-163 recebe prêmio de asfalto mais confortável do Brasil e é comparada às rodovias alemãs

Crédito – Mayke Toscano/Secom-MT
A duplicação da BR-163 no trecho entre os municípios de Sorriso e Sinop, em Mato Grosso, bateu recorde nacional de qualidade ao atingir o melhor índice de conforto já registrado no Brasil, e recebeu o prêmio de Melhor IRI de Implantação de Obras. O troféu foi entregue nesta quinta-feira (16.10) ao governador Mauro Mendes, ao presidente do Conselho de Administração da Nova Rota do Oeste, Cidinho Santos, e ao diretor-presidente da Concessionária, Luciano Uchôa.
A premiação, concedida pela MOBA (empresa alemã de equipamentos e automação para infraestrutura), é um reconhecimento pela qualidade e pelo conforto alcançados na obra, em um trecho específico de 10 km, que atingiu o Índice de Irregularidade Internacional (IRI) médio de 0,58 m/km.
Quanto menor o valor do IRI, mais liso é o asfalto, o que indica mais conforto ao dirigir, redução do desgaste dos veículos e o aumento da segurança nas vias. A média dos demais trechos duplicados pela Nova Rota do Oeste é de 1,2 m/km, também considerado excelente, conforme parâmetros da convenção internacional.
Para o governador Mauro Mendes, o resultado é motivo de orgulho por colocar Mato Grosso no mesmo patamar das melhores rodovias do mundo. “Fico muito feliz por estarmos entregando uma rodovia com muita qualidade e segurança para a vida dos mato-grossenses. Receber esse prêmio coroa toda a competência técnica dos profissionais envolvidos nessa obra”, afirmou.
De acordo com a gerente-geral da MOBA na América Latina, Patrícia Herrera, é a primeira vez que uma rodovia brasileira alcança um índice tão baixo. “Estamos acostumados com esse padrão de qualidade na Alemanha, que tem a melhor malha rodoviária do mundo. No Brasil, é inédito. Acompanhamos a evolução da pavimentação no país há 10 anos e nunca tínhamos encontrado um IRI tão baixo. Essa qualidade é importante para o país como um todo”, destacou.
O desempenho alcançado reflete a exigência técnica adotada pela Nova Rota do Oeste, conforme explica o diretor-presidente da Concessionária, Luciano Uchôa. “Todo o trabalho que desenvolvemos é focado na qualidade das entregas e na aplicação das melhores tecnologias. Incluímos essas exigências nos contratos e agora colhemos resultados excelentes, como esse reconhecimento. Já tínhamos a maior obra rodoviária do país e agora temos também a rodovia mais confortável”, ressaltou.
O presidente do Conselho de Administração da Nova Rota do Oeste, Cidinho Santos, também destacou o avanço obtido desde o início da concessão.
“Saímos de uma rodovia que mal conseguia tapar buracos para o reconhecimento de melhor trecho rodoviário do Brasil. Esse prêmio é fruto do esforço das equipes desde 2023 para entregar uma rodovia cada vez melhor”, afirmou.
Obras de duplicação
As obras com os melhores resultados são executadas pelo Consórcio Caminhos do Mato Grosso (CCMT), formado pelas empresas Pedrisa Pavimentações e Neovia Engenharia. O IRI desse trecho da rodovia mato-grossense supera até mesmo o padrão exigido para algumas pistas de automobilismo profissional, que estabelecem índice mínimo de 1,00 m/km.
Atualmente, a Nova Rota do Oeste conta com oito lotes de duplicação em execução, de Cuiabá a Sinop, desenvolvendo a maior obra rodoviária em andamento no Brasil.
Análise e premiação
A avaliação da qualidade do asfalto foi realizada pela empresa especializada T-Road Engenharia. Além do alto padrão da BR-163, outro dado que chama a atenção é a consistência do resultado, o que garante maior segurança viária, conforto aos motoristas e aumento da durabilidade do asfalto.
Para chegar a este desempenho, foi exigida a adoção da tecnologia de nivelamento automatizado MOBA Big Sonic-Ski, acoplada às vibroacabadoras. A tecnologia assegura espessura uniforme da camada asfáltica e elimina irregularidades da base. O rigoroso processo de controle de qualidade, aplicado desde a fundação da pista até a camada final, também foi determinante para o resultado.
Raquel Ferreira | Nova Rota do Oeste
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Embrapa oferece curso gratuito sobre Inoculação e Coinoculação em Soja

Foto: Antonio Neto/Arquivo Embrapa
A Embrapa Soja promove um novo curso online gratuito sobre Inoculação e Coinoculação em Soja com informações atualizadas sobre esse tema para profissionais das ciências agrárias, produtores e estudantes. O curso é ministrado pela pesquisadora Mariangela Hungria e pelos pesquisadores Marco Antonio Nogueira e André Prando, da Embrapa Soja. As inscrições podem ser feitas na plataforma E-Campo da Embrapa.
Com carga horária de seis horas, o curso conta com sete módulos: 1) Fixação Biológica do Nitrogênio (FBN), 2) FBN durante o desenvolvimento da soja, 3) Benefícios econômicos e ambientais da FBN, 4) Fertilizante nitrogenado e inoculação anual, 4) Boas práticas de inoculação, 5) Coinoculação e 6) Como garantir o sucesso da FBN na cultura da soja.
Sobre a questão
A inoculação anual de soja com bactérias fixadas de nitrogênio (Bradyrhizobium) é adotada em 85% de toda a área cultivada com soja no Brasil e, em média, aumenta 8% na produção de grãos. Os pesquisadores da Embrapa revelam que esse rendimento é obtido sem nenhuma aplicação de fertilizante nitrogenado.
Outra tecnologia apresentada no curso é a coinoculação da soja, que reúne as bactérias Bradyrhizobium e as bactérias promotoras de crescimento de plantas (Azospirillum brasilense). Lançada em 2014, a coinoculação já foi adotada em aproximadamente 35% da área total cultivada de soja. De acordo com levantamento da Embrapa, os benefícios da inoculação e da coinoculação da soja, somente em 2024, promoveram uma economia estimada de 25 bilhões de dólares, por dispensar o uso de fertilizantes nitrogenados. Além do benefício econômico, o uso dessas bactérias ajudou a mitigar, em 2024, a emissão de mais de 230 milhões de toneladas de CO₂ equivalentes para a atmosfera.
Fonte: Assessoria/Lebna Landgraf
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
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