Conecte-se Conosco

Mato Grosso

Com o apoio do Sindenergia-MT, Cuiabá recebe maior evento itinerante do setor elétrico, em outubro

Publicado

em

52ª edição do Circuito Nacional do Setor Elétrico – CINASE, reunirá, entre os dias 01 e 02 de outubro, os maiores especialistas do segmento para debater tendências e desafios do mercado de eletricidade – Assessoria

 

Considerado o ponto de encontro do setor elétrico, a 52ª edição do Circuito Nacional do Setor Elétrico – CINASE Região Centro-Oeste, ocorrerá na capital de Mato Grosso, Cuiabá, entre os dias 01 e 02 de outubro de 2025, no Centro de Eventos Cenarium Rural. Organizado pelo Grupo O Setor Elétrico, um dos principais veículos de comunicação especializados do segmento, o evento é voltado a toda a cadeia de energia elétrica de Cuiabá e região, com debates e palestras sobre temas técnicos e discussões sobre políticas energéticas e as novas tecnologias que estão modificando e revolucionando o setor elétrico brasileiro.

Durante os dois dias de Congresso, a 52ª edição do CINASE deverá contar com a participação de mais de 60 palestrantes, entre especialistas renomados do universo das instalações elétricas, provedores de tecnologia e de profissionais, além de dirigentes de empresas e instituições do setor elétrico, sediadas no estado de Cuiabá e região.

Além do conteúdo de alta qualidade técnica, o evento conta ainda com uma área de exposição com mais de 25 empresas do setor elétrico, entre fabricantes, distribuidores de materiais elétricos e prestadores de serviço. Somados, congresso e feira de negócios, os ambientes proporcionam um ecossistema ideal para atualização profissional, realização de negócios e muito networking.

Publicidade

“Criado em 2010, o CINASE tem viajado por diferentes estados brasileiros, ao menos quatro vezes ao ano, com o objetivo de disseminar informações técnicas do setor elétrico, agregadas ao conhecimento que cada Estado tem a oferecer. Com este formato itinerante, o evento se consolidou como um dos mais relevantes para o segmento no país, a partir de debates e palestras que tratam sobre as principais novidades e as novas tecnologias da cadeia elétrica nacional e internacional, além de discutir questões normativas do universo da eletricidade”, explica o diretor do grupo O Setor Elétrico, Adolfo Vaiser.

“A 52ª edição do CINASE representa um marco importante para o setor elétrico brasileiro, reunindo os maiores especialistas para discutir as tendências e desafios. Como representante do Sindenergia, e empresário do setor, vamos para participar desse evento e contribuir com a expertise de nossa entidade, defendendo os interesses do setor e trabalhando em prol de um futuro mais sustentável e eficiente para a geração e distribuição de energia no Brasil”, Carlos Garcia, presidente do Sindenergia MT.

Nesta edição, quarta de 2025, serão discutidos temas que estão na agenda dos principais players do setor elétrico, dentre eles: segurança cibernética, redes inteligentes e transição energética, overview sobre o cenário de desenvolvimento e de investimentos em fontes, como eólica e solar, na região de Cuiabá, cenário e perspectivas sobre as redes enterradas de média tensão, os desafios e as oportunidades para tornar o sistema mais eficiente, engenharia na prática pela visão das maiores empresas de engenharia e instalação, as vantagens da GD e as oportunidades de desenvolvimento com armazenamento de energia, entre outras pautas de discussões técnicas.

Os temas mencionados serão debatidos por profissionais de alto nível técnico e por executivos de instituições e empresas que são os verdadeiros formadores de opinião do Setor Elétrico. Entre as instituições em empresas apoiadoras do evento, estão a ABEE-MT (Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas), Allvar Engenharia, CCR montagens industriais, CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), CREA-MT, CRT-01 (Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 1° Região), E4 Energia, Elétrica Paraná, Instituto Federal Mato Grosso, Mútua, NIEPE UFMT, OHMEGA, PET – Engenharia Elétrica UFMT, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFMT, Qualifio, Sindenergia MT, SINTEC-MT, dentre outros.

Prêmio O Setor Elétrico

Publicidade

Com o objetivo de reconhecer e dar visibilidade a projetos e iniciativas que apresentem soluções inovadoras para o aprimoramento da qualidade e segurança da engenharia elétrica, foi criado, em 2018, o Prêmio O Setor Elétrico. Realizado sempre na véspera de cada edição do CINASE, a premiação é dividida em cinco categorias: Inovação Tecnológica; Instalações Elétricas; Projeto Luminotécnico; Pesquisa & Desenvolvimento; e Energias Renováveis.

“A proposta do Prêmio é incentivar o respeito às normas técnicas e ao desenvolvimento de soluções cada vez mais sustentáveis e eficientes para as instalações brasileiras. A avaliação dos projetos é feita por um grupo de jurados reconhecidos no segmento, e a premiação se destina, entre outros públicos, a universidades, concessionárias de energia, centros de pesquisa, instalações elétricas comerciais e industriais, grandes indústrias, empresas de engenharia, consultorias e projetos locais”, ressalta o coordenador técnico no CINASE, Prof. Danilo de Souza. Para mais informações sobre as categorias, regulamento e os prazos de inscrição, acesse o portal https://premioose.com.br/.

Assessoria

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Boletim de balneabilidade da Sema traz opções seguras para quem quer se refrescar neste fim de semana

Publicado

em

Crédito – Christiano Santoro

 

Para driblar o clima quente e ainda se divertir, o banho de rio no fim de semana é uma boa pedida. Mas antes de fazer a programação, que tal dar uma olhada no boletim da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) divulgada esta semana sobre a qualidade da água em 41 pontos de Mato Grosso?

A boa notícia é que em alguns locais considerados impróprios na análise realizada no ano passado conseguiram reverter o cenário. No município de Diamantino, por exemplo, os moradores já podem frequentar as praias Ribeirão Vermelho, Frei Manoel e Areial. Em Nova Marilândia, a Praia dos Cachorros também saiu da classificação de imprópria para própria.

A estudante de cinema, Lívia Fiuza, disse que sempre que pode vai a Chapada dos Guimarães para se refrescar nas cachoeiras localizadas no parque. Ela destacou a importância do trabalho realizado pela Sema e disse se sentir mais segura em acessar os locais que passaram pela análise.

Publicidade

“A divulgação do boletim de balneabilidade é uma prestação de serviço de saúde pública à população. Eu me sinto muito mais segura em frequentar os locais que estão próprios para banhos. Chapada dos Guimarães tem muitos atrativos que precisam cada vez mais ser cuidados e conservados”, afirmou a estudante.

O coordenador de Monitoramento da Água e do Ar da Sema, Sérgio Figueiredo, explica que a coleta da balneabilidade consiste na realização de amostras, durante 5 semanas consecutivas, em locais utilizados por banhistas para recreação de contato primário (balneabilidade), no trecho onde é possível atingir a isóbata de 1 metro.

São coletadas amostras para análise microbiológica e medido o pH. As amostras são acondicionadas em caixas térmicas e enviadas para análise no Laboratório da Sema, em Cuiabá, onde são processadas. Esse processo vai se repetir uma vez por semana, durante 5 semanas.

Ao final, técnicos da Sema emitem um boletim informando se a praia está própria (excelente, muito boa ou satisfatória) ou imprópria para banho.

Conforme o boletim, também estão próprias para banho as seguintes praias:

Publicidade

Várzea Grande: Passagem da Conceição

Cuiabá: Comunidade Aguaçú, Ponte de Ferro da Guia, Ponte de Ferro no Rio Coxipó, Mutuca, Rio Claro, Balneário Soberbo (Coxipó Açú), Coxipó do Ouro e , Salgadeira.

Chapada dos Guimarães: Cachoeira dos Namorados e Lago de Manso (marinas).

Barra do Garças: Praia da Primavera/Rio Araguaia – do Pontal do Araguaia, Bosque Rio Garças e a Cachoeira Pé da Serra.

Nobres: Rio Estivado (Bom Jardim) e Aquário Encantado

Publicidade

Jaciara: Cachoeira da Mulata e Rio Tenente Amaral (Água Jaciara).

Nortelândia: Rota do Sol

Colíder: Balneário Rancho Baixadão, Cachoeira Mercúrio e Cachoeira da Família;

Guarantã do Norte: Balneário Cachoeirinha, Balneário do Cláudio e Balneário Stregue;

Matupá: Cachoeirinha E-60, Ponte Peixotinho, Captação Rio Peixoto de Azevedo e Lago 1;

Publicidade

Peixoto de Azevedo: Cachoeira da Onze;

Clênia Goreth | Sema – MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Mato Grosso

Diplomacia da Inovação – Programas do CEA-IAC estão na pauta de missão diplomática à Índia, com foco em ambientes de inovação na agricultura

Publicado

em

Assessoria

Jundiaí (SP) – Diretor do Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico (IAC), o pesquisador Hamilton Ramos faz parte da comitiva do Programa Diplomacia da Inovação. A iniciativa, da Embaixada do Brasil na capital indiana Nova Delhi, e dos Ministérios da Agricultura e das Relações Exteriores, tem por objetivo levar à Índia profissionais e pesquisadores do Brasil dedicados a ambientes de inovação, para intercâmbio sobre tecnologias e conhecimento na área agrícola. A viagem ocorre no período de 29 deste mês até 2 de outubro.

Conforme Ramos, a agenda do evento prevê visitas técnicas a institutos de pesquisas e a propriedades rurais da Índia, por exemplo. A programação, ele acrescenta, prevê ainda encontros para troca de informações envolvendo especialistas nas áreas de inteligência artificial e dados, agricultura de precisão, ferramentas de administração de cultivos e outras. Na missão, o pesquisador será o representante oficial do IAC – Instituto Agronômico, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP.

CEA-IAC: referência global em defensivos agrícolas

Segundo o pesquisador, sua participação do programa Diplomacia e Inovação visa a divulgar e buscar parceiros para o conhecido, e reconhecido, trabalho do IAC na área de melhoramento genético vegetal. Ele também apresentará outros cinco projetos de ponta abrigados na sede do CEA-IAC na paulista Jundiaí, nas áreas de tecnologia de aplicação e segurança no uso de defensivos agrícolas. São eles: “Drones SP”, “Adjuvantes da Pulverização”, “Aplique Bem”, “IAC-Quepia” e “Unidade de Referência em Produtos Químicos e Biológicos”, com alcance regional, nacional e internacional.

Publicidade

Financiadas com recursos privados, essas iniciativas cobrem todo o espectro de operações envolvendo o manejo tecnológico e seguro de defensivos agrícolas. “Drones SP” leva até a pequenas, médias e grandes propriedades a tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas por meio de drones.

O programa “IAC-Quepia” tem por objetivo a melhora progressiva da qualidade de vestimentas protetivas agrícolas, ou EPI agrícolas. A iniciativa reduziu no Brasil, em dez anos, de 80% para menos de 20%, o índice de reprovação de qualidade desses equipamentos, utilizados para proteger o trabalhador rural nas aplicações de defensivos agrícolas.

“’IAC-Quepia’ consolidou o CEA-IAC no cenário internacional. O centro de pesquisas figura hoje no Comitê Global da ISO e também no Consórcio Internacional de Equipamentos de Proteção Individual na Agricultura, formado por países como Alemanha, EUA e França”, ressalta Hamilton Ramos.

Outros dois programas atrelados aos defensivos agrícolas ganharam, igualmente, dimensão global: o “Adjuvantes da Pulverização” e o “Aplique Bem”. O primeiro trata de certificações de funcionalidade para adjuvantes agrícolas. Mais de 100 empresas de dentro e fora do país aderiram à iniciativa. O “Aplique Bem” faz treinamentos em pequenas, médias e grandes propriedades, com vistas a promover o uso correto e seguro dos defensivos.

Os números registrados até hoje pelo “Aplique Bem” impressionam. Em 18 anos de existência, são mais de 75 mil agricultores beneficiados no Brasil, acima de 1 000 municípios cobertos e de 1 milhão de quilômetros percorridos nas estradas do país. Financiado pela companhia UPL, o programa também foi exportado para oito países: África do Sul, Burkina Faso, Colômbia, Costa do Marfim, Mali, México e Vietnã, além da própria Índia.

Publicidade

Fernanda Campos

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Mato Grosso

Teste do novo sistema de alerta da Defesa Civil de Mato Grosso será neste sábado (27)

Publicado

em

Christiano Antonucci – Secom – MT

A Defesa Civil de Mato Grosso vai realizar um teste de demonstração do sistema “Defesa Civil Alerta” neste sábado (27.9), a partir das 14h. A ferramenta está em fase de implementação no Estado e busca aprimorar a comunicação com a população em situações de risco e emergência.

A mensagem enviada será: “Defesa Civil DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência de Mato Grosso. Mais informações, consulte o site Defesa Civil Alerta”.

Vai receber o alerta a população que estiver nos municípios de Cuiabá, Rondonópolis, Tangará da Serra e Rio Branco. Todos os aparelhos com conexão 4G ou 5G e com sistema operacional Android superior à versão 11 e iOS 17, dentro da área do município, receberão o aviso.

A mensagem irá aparecer na tela do celular sobreposta aos demais aplicativos que possam estar em uso e será acompanhada de um alerta sonoro, do tipo sirene, que irá tocar mesmo se o celular estiver no modo silencioso. Para receber o alerta não há necessidade de cadastro prévio.

Publicidade

A Defesa Civil reforça que a mensagem é apenas um teste da nova ferramenta e não há motivo para pânico.

Outros canais de comunicação

O novo sistema, Defesa Civil Alerta, complementa outros canais já existentes para comunicação de situações de emergência, como envio de SMS e mensagens no Whatsapp, além das orientações e alertas pelas redes sociais.

Para se cadastrar para receber os alertas via SMS, basta enviar o CEP de interesse para o número 40199. Já para receber alertas pelo Whatsapp, o CEP deve ser enviado para o número (61) 2034-4611. A população também pode se informar pelo Instagram da Defesa Civil Estadual: @defesacivilmt.

Camilla Zeni | Secom-MT

Publicidade

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Tendência