Conecte-se Conosco

Mato Grosso

Sine-MT disponibiliza mais de 2,2 mil vagas de trabalho nesta semana

Publicado

em

O Sine tem 36 postos instalados em 32 municípios do Estado – Foto por: Josi Dias
Técnico em segurança do trabalho, nutricionista e servente são algumas das oportunidades de emprego divulgadas nesta semana pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine), vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc). Ao todo, estão disponíveis 2.279 oportunidades nos 36 postos de atendimento instalados, em 32 municípios de Mato Grosso.

Em Cuiabá e Várzea Grande são 446 novas oportunidades de colocação no mercado de trabalho. Entre elas, estão 98 vagas para auxiliar de linha de produção, 80 vagas para balanceiro, 20 vagas para cortador de carne em matadouro, 20 vagas para retalhador de carne, 20 vagas para servente de pedreiro, 15 vagas para pedreiro, 13 vagas para auxiliar de limpeza, 12 vagas para representante comercial autônomo, nove vagas para operador de caixa, oito vagas para motorista carreteiro, quatro vagas para vendedor interno, três vagas para frentista, duas vagas para eletricista, uma vaga para cozinheiro de restaurante e uma vaga para técnico em segurança do trabalho.

Também são ofertadas 13 vagas para Pessoa com Deficiência (PCD), em Cuiabá e Várzea Grande, sendo quatro para auxiliar de linha de produção, duas vagas para auxiliar de limpeza, duas vagas para frentista, duas vagas para lubrificador de automóveis, duas vagas para operador de caixa e uma vaga para oficial de manutenção.

No interior, o município de Sinop se destaca com a divulgação de 234 oportunidades. São 28 vagas para armador de estrutura de concreto, 22 vagas para concreteiro, 20 vagas de operador de talha elétrica, 12 vagas para auxiliar de linha de produção, seis vagas para soldador, seis vagas para carpinteiro, cinco vagas para ajudante de carga e descarga, quatro vagas para assistente de vendas, três vagas para estoquista, três vagas para auxiliar de laboratório de análises clínicas e uma vaga para mecânico de manutenção de máquina industrial.

Em Barra do Garças, outras 217 oportunidades são disponibilizadas. Entre elas: 30 vagas para servente de obras, 20 vagas para eletricista de instalações, 20 vagas para pedreiro, 18 vagas para desossador, 10 vagas para operador de produção (química, petroquímica e afins), 10 vagas para consultor de vendas, sete vagas para encarregado de expedição, cinco vagas para encanador, três vagas para faxineiro, duas vagas para ajudante de lanchonete e uma vaga para assistente administrativo.

A unidade de Lucas do Rio Verde divulgou 124 oportunidades profissionais nesta semana. São 30 vagas para operador de processo de produção, 10 vagas para motorista carreteiro, 10 vagas de eletricista, oito vagas para auxiliar de cozinha, oito vagas para operador de caixa, cinco vagas para repositor de mercadorias, três vagas para técnico mecânico, duas vagas para atendente de lanchonete, uma vaga para zelador, uma vaga para nutricionista, uma vaga fiscal de obras e uma vaga para recepcionista de hotel.

Publicidade

As vagas ofertadas pela Rede Sine são diárias e a todo momento novas oportunidades são cadastradas. A lista completa e atualizada pode ser acessada diariamente utilizando o Portal Emprega Brasil.

Atendimento

Além do trabalho de intermediação de mão de obra, o Sine realiza serviço de habilitação do seguro desemprego, atendimento orientado sobre a utilização da Carteira de Trabalho Digital. É preciso verificar na unidade a disponibilidade das vagas oferecidas diariamente.

Os interessados devem comparecer aos postos de atendimento portando documentos pessoais. Na região metropolitana, o horário de atendimento dos Sines, localizados nas unidades do Ganha Tempo Ipiranga e do CPA I, é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

No posto do Sine no Centro Estadual de Cidadania do Várzea Grande Shopping, o horário de funcionamento é das 10h às 18h.

Publicidade

Para ter acesso completo a todas as oportunidades disponíveis nos municípios de Mato Grosso, acesse o documento em anexo.

Layse Ávila | Setasc-MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

MT Hemocentro promove conscientização sobre doação de medula óssea

Publicado

em

O evento é realizado com o intuito de promover a integração dos serviços hemoterápicos que integram a Hemorrede Pública do Estado de Mato Grosso – Crédito – Luiza Goulart | SES-MT

 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio do MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, realiza o IX Encontro de Conscientização sobre a Doação de Medula Óssea, o IV Encontro da Hemorrede Pública do Estado de Mato Grosso e o IV Encontro Hematológico e Hemoterápico Mato-Grossense no auditório do Conselho Regional de Medicina, de quarta a sexta-feira (28 a 30.5), das 8h às 17h.

O evento reúne profissionais da saúde, especialistas, gestores de todo o Estado e acadêmicos com o objetivo de promover a integração dos serviços hemoterápicos que integram a Hemorrede Pública do Estado de Mato Grosso, além da troca de conhecimentos e do alinhamento de estratégias para o desenvolvimento contínuo da assistência em saúde.

“Queremos fortalecer a doação de medula óssea e aprimorar as práticas hemoterápicas em Mato Grosso. Para isso, contamos com especialistas e com a presença das Unidades Hemoterápicas da Hemorrede para o compartilhamento de experiências na área hematológica”, explicou a secretária adjunta de Unidades Especializadas da SES, Patrícia Neves.

Publicidade

Segundo o diretor do MT Hemocentro, Fernando Henrique Modolo, esta é uma oportunidade ímpar para dialogar sobre os avanços, desafios e inovações que envolvem o cuidado ao paciente hematológico e as ações voltadas à segurança transfusional e à ampliação do cadastro de doadores voluntários de medula óssea.

“Vamos discutir Saúde Pública e trazer a vivência das pessoas, o que essas unidades passam e quais são os mecanismos que nós podemos trabalhar para melhorar a saúde do nosso Estado”, afirmou.

O diretor também destacou a importância de conscientizar a população para que faça o cadastro no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

“Hoje nós convidamos as pessoas para fazer uma visita ao MT Hemocentro para conhecer nosso espaço. Além de falarmos sobre a questão da medula óssea, nós falamos também sobre a doação voluntária e altruísta de sangue. Então as pessoas podem conhecer um pouco do serviço e desmistificar o tema”, disse.

Após a abertura, a médica hematologista do MT Hemocentro, Paloma Valk, apresentou a palestra “Transplante de Medula Óssea: Critérios e Procedimentos”, em que abordou as regras para a doação de medula óssea e como os profissionais da saúde podem orientar e estimular a doação.

O oncologista pediátrico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), Carlos Eduardo Grecco, realizou a palestra “O Transplante de Medula Óssea no Tratamento da Doença Falciforme”.

“Acho que é importante discutir o transplante [de medula óssea] na doença falciforme pela incidência alta que a gente tem no nosso país e discutir o transplante, porque ele é a única opção terapêutica curativa que a gente tem. Então, a gente discutir os bons resultados que o transplante traz e as indicações é um meio muito rico de a gente direcionar esses pacientes”, avaliou.

Publicidade

De acordo com o médico, levar informações sobre a doação de medula óssea para a comunidade é fundamental. “Muitas vezes as pessoas se sensibilizam em campanhas pontuais, para conhecido, e dificilmente você vai ser doador para um conhecido. Você vai ser compatível com quem você não conhece. Então, divulgar isso acho que é importante”, afirmou.

Até sexta-feira, o evento promoverá diversas palestras e rodas de conversa sobre temas como indicações de transplante de medula óssea em crianças, como funciona o Redome, desafios no diagnóstico das anemias, o papel da enfermagem no processo transfusional, cuidados na hemotransfusão pediátrica e neonatal, trombofilia, tratamento médico de Testemunhas de Jeová, a produção de hemoderivados do MT Hemocentro, hemorragia e distúrbios de coagulação e hemofilia, entre outros.

No primeiro dia, o grupo de siriri “Coração Atalaiense” realizou uma apresentação cultural para entreter o público. O encerramento do último dia de atividades terá a participação da Banda da Polícia Militar.

Confira mais informações sobre a programação do evento neste link.

Como cadastrar para doar medula óssea?

Publicidade

O voluntário pode realizar o agendamento para cadastro por meio deste link. É necessário ter entre 18 e 35 anos, não possuir doenças hematológicas ou neoplásicas, além de doenças infecciosas ou do sistema imunológico, e apresentar documento oficial com foto.

Após a coleta de sangue, o doador passa a integrar o Redome, e aguarda a convocação em caso de compatibilidade para doar medula óssea. Para isso, é importante que os dados de cadastro estejam sempre atualizados.

Luiza Goulart | SES-MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Mato Grosso

Mato Grosso recebe certificação de zona livre de aftosa sem vacinação em cerimônia em Paris

Publicado

em

Nos últimos cinco anos, gestão estadual investiu cerca de R$ 100 milhões em estrutura, pessoal e modernização do Indea – Foto por: Assessoria/Sedec

 

Durante a 92ª Assembleia da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), Mato Grosso obteve a certificação de zona livre de febre aftosa sem vacinação, o mais alto status sanitário do mundo na cadeia de bovinos, bubalinos e suínos. A comitiva mato-grossense, liderada pelo vice-governador Otaviano Pivetta, celebrou o momento aguardado por décadas nesta quinta-feira (29.5), na cerimônia oficial realizada em Paris, na França.

O reconhecimento coroa um trabalho técnico e político de mais de 40 anos, com destaque para os investimentos recentes da atual gestão estadual, que aplicou mais de R$ 100 milhões nos últimos cinco anos em estrutura, pessoal e modernização do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea). Os recursos públicos e privados viabilizaram concurso público, capacitação técnica, reforma de escritórios e unidades regionais, garantindo a segurança necessária para o fim da vacinação obrigatória.

“Agora é oficial, Mato Grosso livre de aftosa sem vacinação. Estamos aqui acompanhando a comitiva do vice-governador Otaviano Pivetta, os representantes do setor produtivo e nossos técnicos do Indea. Estamos muito felizes, pois é o reconhecimento de um trabalho de muitos e muitos anos, onde só o governo do estado nos últimos cinco anos investiu mais de R$ 100 milhões de reais, com concurso público, capacitações junto com os fundos dos produtores, dos pecuaristas, reforma dos escritórios e das regionais do Indea, aquisição de veículos. É um trabalho conjunto da iniciativa privada e do governo que nos faz chegar nesse momento de muita alegria”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda.

Publicidade

O vice-governador Otaviano Pivetta disse que a entrega do certificado representa um marco histórico para o agronegócio brasileiro e reforça o protagonismo de Mato Grosso, maior rebanho bovino do país, com 33 milhões de cabeças. A conquista deverá ampliar o acesso do estado a mercados internacionais mais exigentes, especialmente na Ásia, onde já se concentram as exportações de carne bovina — que somaram US$ 2,1 bilhões em 2023.

“Nós, mato-grossenses, brasileiros, estamos preparados para ajudar a alimentar o mundo com qualidade e com segurança. Essa certificação de hoje coroa o trabalho todo que foi feito e nós brasileiros que temos essa vocação natural de alimentar o mundo, estamos liberados para vender cada vez mais produto com mais qualidade com mais valor agregado. Tantas personalidades brasileiras, recebendo essa certificação que é histórica para nós, foram dezenas de anos trabalhando para isso acontecer. Nossos corpos técnicos, os estados cuidaram da sanidade animal, vigilância. É uma virada de chave para o Brasil. Agora, nós precisamos fazer uma manutenção disso e o desafio é mantermos a vigilância termos esse status para que o Brasil possa exercer a sua vocação, que é ser um grande produtor de bovinos”, afirmou o vice-governador Otaviano Pivetta.

O presidente da Famato, Vilmondes Tomain, também destacou o papel dos produtores na conquista, especialmente os pecuaristas.

“Hoje é só alegria. Nossa alegria como produtor rural, como representante do produtor rural do Mato Grosso. Parabéns aos pecuaristas, né, governador, que fizeram a sua tarefa de casa. Vocês conseguiram elevar o status brasileiro, os livres de aftosa sem vacinação. Isso é motivo de orgulho para nós. Estamos de parabéns. Agora é só cuidar, como os técnicos estão aí preparados para isso, para nos dar o norte do caminho para a gente manter esse status e ganhar mercado para o mundo afora.”

O certificado entregue pela OMSA sela uma transformação iniciada ainda nos anos 1970, quando a febre aftosa era um risco permanente para o rebanho estadual. Desde o último foco registrado em 1996, Mato Grosso avançou com campanhas de vacinação, estruturação institucional e vigilância sanitária. A nova certificação substitui o status de zona livre com vacinação, conquistado em 2001, e representa uma conquista coletiva de produtores, entidades e poder público — que agora precisam manter o padrão sanitário alcançado para preservar e ampliar os mercados internacionais.

Publicidade

Débora Siqueira | Assessoria/Sedec

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Mato Grosso

Primeira-dama de MT promove a entrega de alimentos e cobertores para população em situação de vulnerabilidade

Publicado

em

Crédito – Jana Pessôa

 

Devido ao frio intenso que atingiu a região metropolitana de Cuiabá na quarta-feira (28.5), a primeira-dama Virginia Mendes, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), viabilizou a entrega de alimentos e cobertores para a população em situação de vulnerabilidade social em Cuiabá e Várzea Grande.

Foto: Jana Pessôa

A ação, realizada em parceria com as prefeituras dos dois municípios através do Programa SER Família Solidário, distribuiu 300 marmitas e 200 cobertores.

Foto: Jana Pessôa

Para a primeira-dama de Mato Grosso, Virgínia Mendes, a ação representa o apoio contínuo do Governo do Estado em prol da sociedade.

“Mais uma vez, o Governo de Mato Grosso demonstra seu compromisso com as pessoas que mais precisam. Não podemos deixar ninguém desassistido, principalmente em momentos de adversidade como este”, afirmou.

Foto: Jana Pessôa

Virginia Mendes agradeceu a resposta rápida e eficiente da equipe diante da necessidade da população em situação de vulnerabilidade.

“Agradeço imensamente à Setasc e à Unaf (Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família) pelo empenho incansável. Não esquecemos ninguém no frio; minha equipe me representa muito bem por estarem sempre presentes dando apoio nas ações. Agradeço também aos prefeitos de Cuiabá, Abílio Brunini, e de Várzea Grande, Flávia Moretti, pela parceria fundamental nessa ação. Juntos, conseguimos levar um pouco de conforto e dignidade a quem mais precisa”, declarou a primeira-dama.

Publicidade

A secretária municipal de Assistência Social de Cuiabá, Hélida Vilela, destacou a importância da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura.

“Agradecemos a parceria do Governo do Estado e a iniciativa da primeira-dama Virginia Mendes. Essa ação conjunta foi fundamental para levar ajuda às pessoas que mais necessitam em Cuiabá, demonstrando a importância do trabalho em conjunto para fortalecer a assistência social em nosso município”, disse Hélida.

Foto: Jana Pessôa

A secretária Municipal de Assistência Social de Várzea Grande, Cristina Saito, agradeceu a ação coordenada pela primeira-dama, enfatizando sua necessidade e prontidão em atender a demanda.

“Agradecemos profundamente a primeira-dama Virginia Mendes pela rápida e eficiente resposta a essa necessidade da nossa população. A ação foi extremamente importante e demonstra a sensibilidade do Governo do Estado em atender as demandas sociais de Várzea Grande”, afirmou Cristina.

Além do apoio da Setasc, da Unaf e das assistências sociais municipais, a ação também contou com o apoio da Defesa Civil durante as entregas.

Mailson Prado | Unaf

Publicidade

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Tendência