Transporte
Operação integrada identifica e pune responsável por queima ilegal em área em Poconé

CBMMT
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) coordenou, nesta terça-feira (20.5), uma operação conjunta que resultou na identificação e responsabilização dos envolvidos em uma queima ilegal em uma área rural de Poconé (a 105 km de Cuiabá). A ação reforça o compromisso do Governo de Mato Grosso com a política de tolerância zero contra crimes ambientais.
Além do CBMMT, a operação contou com a participação da Polícia Militar, da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (DEMA) e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), em uma atuação integrada para garantir a responsabilização administrativa, civil e penal dos autores.
De acordo com o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-coronel Rafael Ribeiro Marcondes, a operação teve como foco principal responsabilizar o proprietário da área onde a queima ilegal foi registrada, não apenas por se tratar de um crime ambiental, mas também pela proximidade com o bioma Pantanal, uma região extremamente vulnerável aos impactos do fogo.
O manejo e uso do fogo em áreas rurais sem autorização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) configura crime, conforme previsto na Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), além de infração administrativa.
“Quando o Corpo de Bombeiros Militar atua, são tomadas as medidas administrativas cabíveis. No entanto, com o acompanhamento das outras forças de segurança, conseguimos também viabilizar a responsabilização criminal. A ideia é justamente essa: intensificar as ações conjuntas para que possamos punir os responsáveis”, afirmou o comandante.
Ele explicou ainda que a identificação da queima ilegal foi possível graças às ações de prevenção a incêndios florestais desenvolvidas pela corporação por meio da Operação Infravermelho, que tem como objetivo coibir o uso irregular do fogo e reforçar as ações de fiscalização para a redução dos danos ambientais em Mato Grosso.
Como parte da operação, é realizado o monitoramento remoto dos focos de calor em todo o território estadual, através do cruzamento de dados geoespaciais e imagens de satélite. No último fim de semana, o sistema registrou a incidência desses focos na região de Poconé.
Seguindo o protocolo, a equipe tentou contato com o proprietário da área para notificá-lo sobre a ocorrência e orientá-lo quanto à necessidade de adoção imediata de medidas de controle. No entanto, diante da ausência de resposta e de ação por parte do responsável, equipes de fiscalização foram mobilizadas para realizar a verificação in loco e confirmaram a prática de crime ambiental.
No local, foram identificados vários pequenos amontoados de materiais combustíveis, que estavam sendo queimados aos poucos, em uma clara tentativa de burlar o sistema de monitoramento e evitar a detecção do foco de calor pelos satélites, ainda segundo o comandante do BEA.
“Como ainda estamos em um período em que a queima autorizada é permitida, é possível cruzar as informações e verificar se determinado foco de incêndio está dentro de uma área regularizada ou não. Foi exatamente o que ocorreu neste final de semana, quando a Operação Infravermelho identificou focos suspeitos na região de Poconé. Diante da situação, a equipe de inteligência do BEA foi acionada imediatamente para averiguação no local, onde foi constatada, de fato, uma ação de queima ilegal”, afirmou o tenente-coronel Rafael Marcondes.
Com a confirmação do crime, uma pessoa que seria responsável pela queima ilegal e que estava no local foi conduzida à Delegacia Especializada do Meio Ambiente, em Cuiabá. O proprietário da área também foi intimado a comparecer para prestar esclarecimentos. Eles foram autuados administrativamente pelo CBMMT e, além disso, deverão responder por crime ambiental, conforme previsto no artigo 54 da Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais).
Proibição do uso do fogo em MT
Além das ações de prevenção, o Governo do Estado já publicou o decreto nº 1403/2025 que estabelece o período proibitivo de uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais em Mato Grosso. A norma também trata da situação de emergência e institui a sala de situação central no Estado.
No Pantanal, o uso do fogo fica proibido entre 1º de junho e 31 de dezembro. Já na Amazônia e no Cerrado, a proibição vai de 1º de julho a 30 de novembro. Durante o período restritivo, as licenças de queima controlada emitidas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) estarão suspensas.
A proibição não se aplica às queimas realizadas ou supervisionadas por instituições públicas responsáveis pela prevenção e combate a incêndios florestais.
Já o uso do fogo em áreas urbanas é proibido durante todo o ano.
Assessoria | CBMMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Polícia Civil identifica motorista e localiza carro envolvido em acidente com morte em Rondonópolis

PJC
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran) de Rondonópolis, com apoio de outras unidades policiais da cidade, localizou, neste domingo (28.9), o veículo Peugeot branco envolvido em um acidente ocorrido na tarde do sábado (27), no bairro Jardim Iguaçu, em Rondonópolis.
Na motocicleta atingida estavam duas pessoas, uma mulher, de 47 anos, identificada como Ivanira de Oliveira, e um homem de 40 anos. Após a colisão, câmeras de monitoramento registraram o momento em que uma pessoa desce do carro, aproxima-se das vítimas caídas ao solo e, em seguida, retorna ao veículo, deixando o local em direção contrária à que trafegava inicialmente.
As vítimas foram socorridas, porém, neste domingo (28), Ivanira de Oliveira não resistiu aos ferimentos e morreu. O outro ocupante da motocicleta permanece internado em estado grave.
O carro, um Peugeot branco, foi identificado e encontrado em uma casa o bairro Jardim Iguaçu e está passando por perícia realizada pela Politec (Perícia Oficial e Identificação Técnica). Após a conclusão dos trabalhos periciais, o veículo será apreendido e encaminhado à 1ª Delegacia de Polícia de Rondonópolis.
O proprietário do carro já foi identificado, mas ainda não foi localizado. As investigações e buscas seguem em andamento para esclarecer o caso.
“A Polícia Civil agradece o apoio da população de Rondonópolis e solicita que qualquer informação que possa auxiliar nas investigações seja repassada ao número 197, com garantia de sigilo. A instituição também agradece aos meios de imprensa pela ampla divulgação do ocorrido, essencial para o avanço das apurações”, disse o delegado Vinicius Franciscon Prezoto.
Karina Cabral | Polícia Civil – MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Polícia Civil prende líder de facção criminosa foragido de MT em praia em Niterói

Polícia Civil-MT
A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado (Draco), e a Polícia Civil do Rio de Janeiro prenderam, na tarde deste domingo (28.9), o líder de uma facção criminosa de Mato Grosso, que estava foragido no estado fluminense.
O faccionado E.X.L, de 43 anos, conhecido como “Boré”, foi preso enquanto frequentava a praia de Niterói (RJ). Considerado líder da facção em Mato Grosso, o criminoso ostenta diversas passagens criminais por tráfico de drogas, receptação, extorsão e organização criminosa. Ele estava com mandado de prisão decretado pela 13ª Vara Criminal de Cuiabá e, no momento da prisão, estava com um documento falso.
A prisão do foragido ocorreu após investigação e troca de informações estratégicas entre a Polícia Civil de Mato Grosso (GCCO/Draco) e o Departamento Geral de Polícia da Capital da Polícia Civil do Rio de Janeiro (DGPC/1ª DP). Foram cinco dias de monitoramento até a localização e prisão do procurado, abordado em uma praia em Niterói (RJ).
O facionado estava na companhia de dois comparsas, que também foram presos em flagrante pelos crimes de uso de documento falso e receptação.
O delegado titular da GCCO, Gustavo Belão, destacou que a prisão faz parte de um trabalho conjunto para recaptura de foragidos que usam o estado do Rio de Janeiro como esconderijo. “A atuação integrada de inteligência reafirma que a Polícia Civil segue com os trabalhos de monitoramento com foco na prisão de faccionados foragidos para outros estados”, disse o delegado.
Assessoria | Polícia Civil-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Polícia Penal intercepta mais um drone com celulares que sobrevoava penitenciária de Rondonópolis

Sejus-MT
Policiais abateram mais um drone, nesta sexta-feira (26.9), que tentou sobrevoar a Penitenciária Major Eldo de Sá Corrêa, em Rondonópolis, para deixar diversos materiais ilicitos, entre eles, celulares.
A ação policial foi registrada nesta manhã, quando a equipe do plantão Alpha notou que um aparelho, equipado com uma linha de mais de 300 metros de extensão, sobrevoava a unidade prisional para tentar deixar os materiais para os presos. Ao identificar a presença do equipamento, os policiais penais atuaram imediatamente, utilizando os protocolos de segurança para impedir que a carga fosse deixada na penitenciária.
O aparelho carregava dois celulares, uma bateria de celular, um carregador, fones de ouvido e uma carteira de cigarro.
A direção da penitenciária informou que tem reforçado as medidas de vigilância e monitoramento do espaço aéreo da unidade prisional, a fim de coibir ocorrências desse tipo.
“Temos reforçado dia a dia as normas de segurança, contando com a atuação de policiais penais para a identificação e abatimento de drones não autorizados. E a atuação firme, diligente e comprometida de toda a equipe reforça a importância do trabalho desempenhado na preservação da ordem, da segurança pública dentro da unidade e que se reflete também fora dos muros”, observou o diretor Ailton Ferreira.
Entre janeiro e setembro deste ano, aproximadamente 60 drones foram apreendidos ao sobrevoar unidades prisionais de Mato Grosso na tentativa de depositar materiais proibidos. A maioria deles, 40 aparelhos, foi abatida na penitenciária de Rondonópolis pelas equipes da Polícia Penal.
Raquel Teixeira | Sejus-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-
Meio Ambiente7 dias atrás
Produtores reforçam compromisso com a logística reversa e a sustentabilidade em Mato Grosso
-
Pecuária7 dias atrás
MT promove carne bovina em feiras internacionais na Bolívia e no Peru
-
Pecuária7 dias atrás
Arroba do boi gordo em Mato Grosso tem queda de 1,3%
-
Pecuária7 dias atrás
Município de Mato Grosso é o quarto com maior rebanho bovino do país
-
Notícias7 dias atrás
Detran leva palestra sobre segurança no trânsito a estudantes de Cuiabá
-
Agronegócio5 dias atrás
Peixes: Exportações crescem 49% e tarifaço ameaça
-
Agronegócio5 dias atrás
Taxa de 50% dos EUA sobre tilápia brasileira ameaça setor e penaliza pequenos produtores
-
Agricultura6 dias atrás
Tecnologia agrícola – Programa ‘Eloos Herbi’ faz prévia de lançamento de mistura exclusiva para invasoras de difícil controle do milho