Conecte-se Conosco

Transporte

Polícia Civil prende faccionados envolvidos com lavagem de dinheiro e entrada de celulares em presídio de Sinop

Publicado

em

PJC

 

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Sinop, deflagrou, nesta quinta-feira (15.5), a Operação Codinome Fantasma II para cumprimento de 94 ordens judiciais, com foco na desarticulação de uma facção criminosa envolvida no tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, venda ilegal de armas de fogo, entrada de celulares e outros itens ilícitos na penintenciária do município.

São cumpridos 31 mandados de prisão, 51 de busca e apreensão e 12 bloqueios de contas bancárias e sequestros de bens, expedidos pela 5ª Vara Criminal de Sinop. As ordens judiciais são cumpridas nas cidades de Sinop, Rondonópolis e Cuiabá, além do Estado de Santa Catarina.

A primeira fase da operação foi deflagrada em outubro de 2024 para cumprimento de 143 ordens judiciais contra o grupo investigado.

Publicidade

Após as prisões e buscas cumpridas na primeira etapa, foram analisadas as provas coletadas que apontaram a prática de novos delitos e identificados novos suspeitos da prática dos crimes de lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, porte e posse ilegal de arma de fogo, facilitação de entrada de aparelho celular em estabelecimento prisional, corrupção ativa e passiva e integrar facção criminosa.

A Operação Codinome Fantasma envolve um efetivo de 215 policiais civis e conta com apoio do Núcleo de Inteligência da Delegacia Regional de Sinop, bem como da Diretoria de Inteligência da Polícia Judiciária Civil.

Investigações

As investigações iniciaram em fevereiro de 2024, após a Polícia Civil em Sinop identificar um esquema de tráfico de drogas que envolvia também a lavagem de dinheiro e comércio ilegal de armas de fogo ligados a uma facção criminosa. Para lavar o dinheiro ilícito obtido com o tráfico de entorpecentes, os investigados utilizavam pessoas jurídicas fictícias.

As investigações constataram ainda que os suspeitos agiam em diferentes núcleos. Entre os alvos identificados, está um policial penal envolvido com a entrada de aparelhos celulares na  Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira (Ferrugem), em Sinop.

Publicidade

Outro núcleo investigado está envolvido na lavagem de dinheiro e tráfico de drogas especialmente no bairro Jardim Violeta. O mesmo núcleo também atuava na troca, compra ou venda de armas de fogo ilícitas com o objetivo da prática de outros crimes com violência ou grave ameaça.

Nome da operação

Codinome Fantasma faz referência à criação de pessoas jurídicas fictícias com objetivo da prática de atividades ilícitas. A operação tem como principal objetivo o combate rigoroso às facções criminosas pela Polícia Judiciária Civil.

A operação integra o planejamento estratégico da Polícia Civil por meio da operação Inter Partes, dentro do programa Tolerância Zero, do Governo de Mato Grosso, que tem intensificado o combate às facções criminosas em todo o Estado.

Assessoria | Polícia Civil-MT

Publicidade

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

Mídia Rural, sua fonte confiável de informações sobre agricultura, pecuária e vida no campo. Aqui, você encontrará notícias, dicas e inovações para otimizar sua produção e preservar o meio ambiente. Conecte-se com o mundo rural e fortaleça sua

Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Transporte

Polícia Civil deflagra operação contra grupo suspeito de aplicar golpe em moradora de MT

Publicado

em

PJC

 

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, nesta quinta-feira (7.5), a Operação Armadilha Virtual, para cumprir mandados judiciais contra suspeitos de aplicar um golpe em uma moradora de Lucas do Rio Verde e causar a ela um prejuízo de R$ 290 mil.

Os mandados judiciais foram cumpridos contra os investigados no município de Caldas Novas, no Estado de Goiás, por uma equipe da delegacia do município mato-grossense.

A vítima foi alvo do chamado golpe do falso gerente bancário, onde os suspeitos fingem ser gerentes ou funcionários de bancos, usam dados reais da vítima e desviam dinheiro das contas.

Publicidade
Foram cumpridos mandados de busca e apreensão, quebra de sigilo telefônico e telemático, quebra de sigilo bancário e indisponibilidade de bens e valores dos suspeitos. O objetivo é preservar provas, rastrear o caminho do dinheiro e identificar outros possíveis envolvidos. As ordens foram decretadas pelo Núcleo de Juiz de Garantias do Polo de Sinop.

Durante o trabalho operacional em Caldas Novas (GO), os policiais civis apreenderam diversos cartões de crédito e dinheiro, entre outros objetos correlacionados.

Apuração

A investigação teve início após a vítima relatar ter sido induzida, por meio de contatos de WhatsApp, a realizar procedimentos em seu aplicativo bancário.

A Delegacia de Lucas do Rio Verde identificou que os golpistas se passaram por um gerente bancário e um assistente de segurança de uma instituição financeira e convenceram a vítima a realizar transferências bancárias, causando o prejuízo de R$ 290 mil.

Conforme apurado, o valor foi direcionado para uma conta bancária de pessoa jurídica, relacionada a um dos investigados. Também foram identificadas linhas telefônicas utilizadas no golpe, além de possível compartilhamento de aparelho celular, contas digitais e vínculos bancários associados aos suspeitos.

Diante dos indícios reunidos, a Polícia Civil representou judicialmente pela expedição dos mandados de busca e apreensão, quebra de sigilo telefônico e telemático, quebra de sigilo bancário e a indisponibilidade de bens e valores dos envolvidos.

Publicidade

As diligências seguem em andamento para a conclusão do inquérito instaurado pela Delegacia de Lucas do Rio Verde e para o indiciamento dos investigados.

Cuidados

A Polícia Civil de Mato Grosso reforça a importância de que a população redobre a atenção diante de contatos telefônicos ou mensagens que solicitem procedimentos bancários, instalação de aplicativos, transferências ou fornecimento de senhas.

Em caso de suspeita de golpe, a orientação é interromper imediatamente o contato, procurar diretamente os canais oficiais da instituição financeira e registrar boletim de ocorrência.

Assessoria | Polícia Civil-MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Transporte

Corpo de Bombeiros reforça campanha Maio Amarelo com ações educativas e preventivas

Publicado

em

CBMMT

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) intensifica, ao longo do mês de maio, as ações educativas e preventivas dentro da campanha Maio Amarelo 2026, movimento nacional voltado à conscientização para a redução de acidentes e mortes no trânsito.

A iniciativa tem como foco a educação, a prevenção e a resposta a emergências, com o objetivo de ampliar o alcance das orientações preventivas e sensibilizar a população sobre a importância de atitudes responsáveis no trânsito.

Somente no primeiro trimestre deste ano, de janeiro a março, foram registradas 4.226 ocorrências de acidentes de trânsito atendidas pela corporação em todo o Estado. O volume expressivo de atendimentos reforça a necessidade de engajamento coletivo na promoção de um trânsito mais seguro, conforme destaca o diretor operacional do CBMMT, coronel BM Rafael Ribeiro Marcondes.

Publicidade

“A campanha Maio Amarelo busca envolver o poder público, as instituições e a sociedade civil na construção de um trânsito mais seguro. A orientação é clara: o respeito às leis de trânsito, a atenção redobrada e a responsabilidade são atitudes fundamentais para reduzir acidentes e preservar vidas”, afirmou.

Durante o período da campanha, todas as unidades operacionais da corporação realizarão palestras e atividades educativas em escolas e empresas, além de blitz orientativa em vias de grande circulação.

Legenda: Palestra do Maio Amarelo nas escolas

As ações abordarão temas essenciais para a segurança viária, como o comportamento seguro de condutores e pedestres, o uso adequado de equipamentos de proteção, os riscos da condução sob efeito de álcool e os perigos das distrações ao volante.

A campanha segue até o dia 31 de maio e conta com a parceria de órgãos de trânsito, forças de segurança pública e prefeituras municipais.

Conesv

Além da campanha Maio Amarelo, o Corpo de Bombeiros Militar promoverá, entre os dias 24 e 26 de junho, o 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária (Conesv), com o objetivo de ampliar e reforçar o debate acerca da segurança viária e da resposta a emergências no trânsito em todo o país.

Publicidade

Sediado em Mato Grosso, o congresso reunirá bombeiros militares e especialistas de vários estados brasileiros para promover a troca de conhecimento técnico-científico e institucional, a atualização de práticas operacionais e a integração entre instituições, contribuindo para o aprimoramento das respostas às emergências viárias.

O congresso ocorrerá no Parque Novo Mato Grosso e as inscrições estarão abertas em breve. Poderão participar bombeiros militares, pesquisadores, estudantes da área da saúde, empresas especializadas em resgate e salvamento, concessionárias de rodovias, representantes da indústria e do comércio, além de públicos impactados direta ou indiretamente por acidentes de trânsito.

Saiba mais sobre o Conesv em: www.conesv.ligabom.com.br

Leia também – Mato Grosso sediará o 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária

SD Karine Miranda | CBMMT

Publicidade

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Transporte

Polícia Militar prende cinco pessoas por tráfico de drogas em bairros de Cuiabá

Publicado

em

PMMT

 

A Polícia Militar de Mato Grosso prendeu três homens e duas mulheres por tráfico ilícito de drogas, na tarde desta quarta-feira (6.5), em Cuiabá. As prisões ocorreram em quatro pontos da Capital e resultaram na apreensão de diversas porções de substâncias análogas à maconha, cocaína e pasta base de cocaína.

No bairro Jardim Paraisópolis, uma equipe do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) se deslocou para verificar uma denúncia sobre um homem que estava vendendo drogas na região. O suspeito foi localizado e fugiu em direção a uma mata, ao ver as viaturas policiais.

Após a fuga, o suspeito foi visto entrando em um imóvel e foi detido. Com ele, foram apreendidas 45 porções de maconha, materiais para embalar a droga e a quantia de mais de R$ 1 mil em dinheiro. Ele recebeu voz de prisão em flagrante e foi conduzido pela Rotam.

Publicidade

Na segunda ocorrência, policiais da 21ª Cia Independente foram ao bairro Grande Terceiro atender uma denúncia anônima sobre um homem que guardava entorpecentes em casa. No endereço, encontraram o suspeito no terreno do imóvel com uma sacola contendo meia barra e seis porções de pasta base de cocaína.

Questionado pela PM, ele confessou fazer a venda das drogas para lucro próprio e que ele era vinculado a uma facção criminosa. Ele foi preso e conduzido para a Central de Flagrantes de Cuiabá.

Ainda durante a tarde, a equipe do 3º Batalhão de PM conduziu três suspeitos no bairro Primeiro de Março. Na primeira prisão, um homem foi visto de modo suspeito, arremessando objetos para o interior de uma casa, ao ver a viatura da PM em patrulhamento.

Ele foi chamado para abordagem e tentou fugir, resistindo à detenção, necessitando ser algemado. Na verificação ao material jogado por ele, os policiais encontraram 23 porções de maconha e 10 porções de cocaína e deram voz de prisão ao criminoso.

No mesmo bairro, uma outra equipe do 3º BPM foi acionada para verificar uma denúncia sobre mulheres que estavam vendendo drogas, em uma área de mata. No local indicado, os militares fizeram buscas, encontrando as duas suspeitas após ouvirem o toque de um celular.

Com a dupla, foi encontrada uma bolsa com 35 porções de maconha, 20 porções de pasta base de cocaína e três porções de cocaína, além de materiais para o tráfico de drogas. Elas receberam voz de prisão e também foram conduzidas para a Central de Flagrantes da Capital.

Publicidade

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Hallef Oliveira | PMMT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Tendência