Conecte-se Conosco

Transporte

Atlas da Violência aponta MT como o terceiro estado com maior número de apreensões de cocaína pelas forças estaduais

Publicado

em

Christiano Antonucci – Secom – MT

 

Mato Grosso é o terceiro estado brasileiro com maior volume de cocaína e pasta base de cocaína apreendido pelas forças de segurança estaduais em 2023, com 19,8 toneladas retiradas de circulação. Os dados constam no Atlas da Violência 2025, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O estado fica atrás apenas de São Paulo, que registrou 41,9 toneladas apreendidas, e de Mato Grosso do Sul, com 29,7 toneladas no mesmo período.

A quantidade de drogas apreendidas em Mato Grosso em 2023 chegou ao total de 26,2 toneladas, considerando também as 6,3 toneladas de maconha retiradas de circulação. Isso representa o prejuízo de R$ 467 milhões às facções criminosas. Conforme dados do Observatório de Segurança Pública da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), em 2024, o volume cresceu mais e as forças de segurança apreenderam 41,2 toneladas de entorpecentes, estabelecendo um novo recorde no estado. Isso representa R$ 554 milhões em prejuízo às facções criminosas.

O secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, ressalta que os números refletem o comprometimento das forças de segurança e do Governo do Estado no enfrentamento às facções criminosas.

Publicidade

“Os recordes de apreensão demonstram o empenho do Governo de Mato Grosso no combate às facções criminosas. O programa Tolerância Zero é um exemplo desse esforço, com ações integradas de inteligência, policiamento ostensivo e investigação. Sabemos que o tráfico de drogas é a principal fonte de recursos dessas organizações. Quando retiramos entorpecentes das ruas, estamos descapitalizando essas facções e contribuindo para a redução dos índices de criminalidade”, afirmou o secretário.

Fabiana Mendes | Sesp-MT

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Transporte

Suspeito com 17 passagens criminais é preso pela Polícia Militar por furto

Publicado

em

PMMT

 

Policiais militares do 10º Batalhão prenderam um homem, de 35 anos, pelo crime de furto, na tarde de terça-feira (14.5), em Cuiabá. O homem também estava sendo procurado por furtar outros dois estabelecimentos na capital e foi identificado pela PM com 17 passagens criminais.

A equipe policial foi acionada devido uma ocorrência de furto em um bar e pizzaria, na avenida Historiador Rubens de Mendonça. Os policiais se deslocaram até o estabelecimento e foram informados das características do suspeito, diante de imagens das câmeras de monitoramento do local.

Em diligências, os militares realizaram buscas e localizaram o suspeito na região central. Na abordagem, foram encontrados objetos como uma bolsa e uma carteira.

Publicidade

A equipe identificou que o suspeito possuía outras 17 passagens criminais, além de ter cometido dois furtos no mesmo dia em uma clínica de estética e em uma loja de arsenal de guerra, no bairro Duque de Caxias.

Os outros objetos furtados dos estabelecimentos como fardamentos do exército, armamento de airsoft, panelas, bandejas e aparelhos de celular não foram localizados.

Diante dos fatos, o homem foi encaminhado para a Central de Flagrantes de Cuiabá, para as providências que o caso requer.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Publicidade

*Sob supervisão de Hallef Oliveira

Leandro Assis* | PMMT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Transporte

Polícia Militar detém faccionados por homicídio de rival em Barra do Bugres

Publicado

em

PMMT

 

Policiais militares da Força Tática do 7º Comando Regional prenderam na noite desta terça-feira (13.5), dois homens, de 20 e 21 anos, e apreenderam uma adolescente, de 17 anos, suspeitos pelo homicídio de Kauan Vitor Oliveira dos Santos, de 16 anos, em Barra do Bugres (177 km de Cuiabá). Todos os envolvidos são integrantes de uma facção criminosa que planejavam executar faccionados rivais.

O crime ocorreu na última segunda-feira (12.5). Os policiais militares foram acionados, após um homicídio em uma oficina de bicicletas, na Rua Xavante. O proprietário do local relatou que dois homens chegaram em uma motocicleta, o suspeito que estava na garupa do veículo desceu e efetuou disparos de arma de fogo contra Kauan. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) constatou a morte da vítima.

Após o crime, a dupla fugiu do local. Ainda durante os trabalhos para identificação e localização dos suspeitos, na noite desta terça, os policiais militares receberam informações de que integrantes de uma facção criminosa estavam escondidos em uma residência na Avenida dos Bandeirantes.

Publicidade

Conforme a denúncia, eles planejavam executar faccionados rivais. Assim que as equipes chegaram no local informado, foram recebidos a tiros. Na ação, os policiais revidaram à injusta agressão. Ninguém ficou ferido.

Em seguida, as equipes flagraram um dos suspeitos tentando fugir pulando o muro do fundo da casa, sendo detido posteriormente. Já na casa, os militares realizaram abordagem de um casal. Todos confessaram participação na morte de Kauan.

Com o trio, foram apreendidos um revólver calibre 38, munições, 42 porções de maconha, meio tablete do mesmo entorpecente, uma motocicleta utilizada no crime e outros materiais para embalagem e comercialização de drogas. Os detidos foram encaminhados à delegacia para registro do boletim de ocorrência.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Publicidade

Wellyngton Souza | PMMT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Transporte

Polícia Civil prende último alvo de operação que desarticulou tráfico de drogas no Tijucal

Publicado

em

PJC

 

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc), cumpriu na terça-feira (13.5), o mandado de prisão do último alvo da Operação Impetus Tijucal, deflagrada com foco na desarticulação de facção criminosa voltada ao tráfico de drogas no bairro Tijucal, em Cuiabá.

O alvo da operação, que era considerado foragido, foi condenado a oito anos e dois meses de reclusão, em regime inicialmente fechado, pela Sétima Vara Criminal de Cuiabá.

A primeira fase da operação Impetus Tijucal foi deflagrada em agosto de 2021, para cumprimento de 11 ordens judiciais, visando o enfrentamento ao tráfico de drogas na região, bem como a identificação de vínculos associativos entre os investigados.

Publicidade

Em janeiro de 2023, uma nova fase da operação cumpriu 54 ordens judiciais, identificando lideranças e pontos de tráfico de drogas na região do Tijucal.

Na ocasião as ordens judiciais, sendo 18 de prisão preventiva e 36 de busca e apreensão, foram decretadas pelo Núcleo de Inquéritos Policiais da Capital (Nipo), tendo como base investigações e representações feitas pela Denarc.

As diligências investigativas também tiveram lastro de inúmeras denúncias via 197.

Ao todo 18 dezoito investigados foram condenados pela Justiça pelos crimes de tráfico de drogas, associação ao tráfico de drogas e integrar facção criminosa.

“O cumprimento da prisão preventiva do suspeito encerra um ciclo e, demonstra a persistência da equipe de investigação da Denarc para efetivamente fazer Justiça”, disse o delegado responsável pelas investigações, André Rigonato.

Publicidade

Assessoria | Polícia Civil-MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Tendência